Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhoro meu PC ou monto uma nova máquina?


Posts recomendados

Fala galera! Sou novo aqui no fórum, então desculpem-me caso esteja postando na categoria incorreta, mas acredito que esteja certo.

 

É o seguinte pessoal, quero um PC que não trave quando eu estiver editando alguma imagem no Photoshop, e que rode jogos e vídeos com uma quantidade decente de quadros por segundo, mas não quero gastar muito.

 

Tenho o meu computador aqui em casa, montei ele tem por volta de 2 anos e meio, e ele tem configurações simples. Quero saber se vale a pena melhorar este, ou montar um novo. Se eu melhorar este, será que conseguirei pelo menos um nível "médio" de desempenho? Quais as recomendações de vocês?

 

Seguem as especificações do meu computador atual:

 

  • Uma placa de memória DDR3 de 4GB 535Mhz;
  • Um HD de 500GB (não sei a marca);
  • Processador AMD Athlon II X2 270 com um clock de 3.4Ghz;
  • Placa mãe (ASRock N68-S3 FX);

Não possuo placa de vídeo, as conexões USB são 2.0 e o gabinete está meio acabado, então, se fosse ficar com este PC, trocaria também o seu gabinete por outro melhor. Também colocaria mais 4GB de memória e um SSD de 120GB. Mas não sei se eu precisaria trocar a placa de memória que já tenho pelo seu clock ser baixo. Também quero colocar uma placa de vídeo (que não passe de $1.000,00).

 

E aí, o que vocês acham, posso fazer alguma coisa por este meu velho companheiro (rsrs) ou uma máquina toda nova vale mais a pena? Agradeço a todos.  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá pra comprar um processador FX 6300, tirar essa memória e colocar um pente de 8GB 1600MHz e comprar uma GTX 960. Agora tem que ver se a tua fonte suportaria, que fonte você tem? E teu orçamento total é de quanto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá pra comprar um processador FX 6300, tirar essa memória e colocar um pente de 8GB 1600MHz e comprar uma GTX 960. Agora tem que ver se a tua fonte suportaria, que fonte você tem? E teu orçamento total é de quanto?

Tenho uma fonte genérica (máximo de 220 Watts). Certamente precisarei trocá-la né? Qual você me indica? Não gostaria de gastar muito a princípio, mas vou ajeitando-o aos poucos. Coloco de cara a placa de vídeo e as memórias , ou algo assim.. Mas, com este processador novo, precisarei trocar minha placa de mãe? (soquete AM3). Agradeço pela sua ajuda!  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cláudio, para ficar mais fácil a gente te recomendar as peças fala o seu orçamento total.

Você já disse que tem 1000 para a placa de vídeo, agora fala quanto você tem para o resto.

E uma coisa muito importante, você só vai colocar a placa de vídeo nova depois de trocar essa fonte. Se ligar uma placa nela você vai ter sorte se a placa não queimar em um mês.

Então repetindo, qual seu orçamento total???

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma fonte genérica (máximo de 220 Watts). Certamente precisarei trocá-la né? Qual você me indica? Não gostaria de gastar muito a princípio, mas vou ajeitando-o aos poucos. Coloco de cara a placa de vídeo e as memórias , ou algo assim.. Mas, com este processador novo, precisarei trocar minha placa de mãe? (soquete AM3). Agradeço pela sua ajuda!  :)

Tua placa suporta AM3+ sim, pode conferir no site da marca. Os FX não são muito indicados pra ela por ela ser antiga e talvez você tenha que atualizar a bios e o processador não desempenhe sua capacidade máxima.

 

Eu vejo duas opções: upar essa máquina mantendo essa placa mãe (mais barato) e montar outra máquina com placa mãe melhor (mais recomendável, porém mais caro).

 

Mantendo a N68-S3 FX (R$ 1985,26 na Pichau)

- Processador: FX 6300 = R$ 465,52

- VGA: EVGA GTX 960 SC 2GB = R$ 1011,12

- RAM: HyperX Fury 8GB 1600MHz = R$ 297,43

- Fonte: EVGA 430W 80 Plus White PFC Ativo = R$ 211,19

 

Trocando de placa mãe (R$ 1965,62 na Kabum)

- Processador: G3250 = R$ 323,76

- Placa mãe: GA-B85M-D3PH = R$ 299,90

- VGA: Sapphire R9 270X 2GB OC = R$ 829,90

- RAM: HyperX Fury 8GB 1600MHz = R$ 269,90

- Fonte: CX 430W = R$ 242,16

 

Outra opção seria pegar a GTX 960, uma das fontes que recomendei e a memória agora, ir usando com essa placa mãe e esse processador (ele dará gargalo na VGA, mas mesmo assim já terá um grande ganho de desempenho) e depois quando tiver dinheiro pegar uma placa mãe B85 ou H97 e o processador que recomendei ou um i3/i5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tua placa suporta AM3+ sim, pode conferir no site da marca. Os FX não são muito indicados pra ela por ela ser antiga e talvez você tenha que atualizar a bios e o processador não desempenhe sua capacidade máxima.

 

Eu vejo duas opções: upar essa máquina mantendo essa placa mãe (mais barato) e montar outra máquina com placa mãe melhor (mais recomendável, porém mais caro).

 

Mantendo a N68-S3 FX (R$ 1985,26 na Pichau)

- Processador: FX 6300 = R$ 465,52

- VGA: EVGA GTX 960 SC 2GB = R$ 1011,12

- RAM: HyperX Fury 8GB 1600MHz = R$ 297,43

- Fonte: EVGA 430W 80 Plus White PFC Ativo = R$ 211,19

 

Trocando de placa mãe (R$ 1965,62 na Kabum)

- Processador: G3250 = R$ 323,76

- Placa mãe: GA-B85M-D3PH = R$ 299,90

- VGA: Sapphire R9 270X 2GB OC = R$ 829,90

- RAM: HyperX Fury 8GB 1600MHz = R$ 269,90

- Fonte: CX 430W = R$ 242,16

 

Outra opção seria pegar a GTX 960, uma das fontes que recomendei e a memória agora, ir usando com essa placa mãe e esse processador (ele dará gargalo na VGA, mas mesmo assim já terá um grande ganho de desempenho) e depois quando tiver dinheiro pegar uma placa mãe B85 ou H97 e o processador que recomendei ou um i3/i5.

Amigo, agradeço muito pela sua ajuda e atenção! Ainda estou um pouco em dúvida sobre melhorar esta máquina, ou então montar uma completamente nova. Estou pensando em montar uma só que com a arquitetura da Intel, usando o i5 ou algo do tipo juntamento com a placa de vídeo que vocês me recomendaram e um SSD, mas se for fazer isso, será para daqui uns 2 meses, para montar um bom computador. Novamente agradeço pela ajuda de todos, até logo!  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Seria (mais) viável a segunda opção que recomendei então, certo?

 

 

Até a ideia de manter CPU e MOBO, por enquanto, seria boa também..

 

Jogar 400 contos num FX e não conseguir usá-lo direito, seria muito frustrante..

 

Então para poupar dinheiro e mesmo assim conseguir um desempenho considerável, temporariamente, será que consigo isso mantendo esta placa mãe e este processador?

 

A adição dos 8GB de memória, um SSD para o sistema e a placa de vídeo já vão dar uma melhoria considerável para a máquina?

 

Se conseguisse melhorar seu desempenho mantendo esta placa-mãe e o processador seria bom, será que dará certo, ou estarei desperdiçando dinheiro?

 

Agradeço a atenção de todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@claudiojuniorj18

 

Dimensionar esse "desempenho considerável" seria complicado..

 

Certamente, dependendo da placa de vídeo, você sentirá um gargalo na CPU.. O ideal seria trocar o conjunto todo mas, sabemos que a coisa anda complicada.. Um SSD faria diferença sim, mesmo com essa placa-mãe.. 8GB de RAM, ajudariam bastante..

 

Caso você precise comprar as peças por partes, daria pra pensar numa sequencia de upgrades, até chegar no ideal...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!