Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como saber a bitola de um fio?


xb15

Posts recomendados

Olá,

 

Na minha caixa interna de disjuntores, quero saber qual a bitola do fio que vai pro chuveiro, onde tenho um disjunto de 40a.

 

Eu peguei a ponta do fio desencapada, passei um pedacinho de papel na circunferência dele toda, ai peguei o papel e medi na régua, deu 10mm. Isso quer dizer que fio é bitola 10mm² ??

 

Eu lí que o correto é usar um paquimetro, mas não tenho aqui.

 

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao usar uma fita de papel voce mediu o perímetro, quando deveria ter medido a secção transversal com um paquímetro.

Antigamente era utilizada a tabela AWG hoje usa-se o diâmetro do fio para identificar um condutor

 

http://2.bp.blogspot.com/-6Zv2jVo1xao/UtBCHXrADrI/AAAAAAAAAKg/FOQlX3w6_xI/s1600/capacidade_conducao_corrente.png

 

http://www.tnt-audio.com/gif/awg.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caso tenha medido o perímetro do fio, não o diâmetro, a seção deve ser calculada assim F5Rua4D.gif:

 

 

 

ZOHyN69.gif

 

 

 

Pelo pouco que me lembro de Eletrotécnica, é mais provável que um fio de chuveiro elétrico tenha essa seção do que a calculada anteriormente.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caso tenha medido o perímetro do fio, não o diâmetro, a seção deve ser calculada assim F5Rua4D.gif:

 

 

 

ZOHyN69.gif

 

 

 

Pelo pouco que me lembro de Eletrotécnica, é mais provável que um fio de chuveiro elétrico tenha essa seção do que a calculada anteriormente.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

 

 

Opa, então provavelmente considerando a margem de erro do papelzinho, meu fio provavelmente é bitola 8mm.

 

Portanto aguenta a corrente de 40a tranquilo.

 

Valeu galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada mm² de um condutor conduz 5 ampères, então 40 A requer um fio de 8 mm, mas convém lembrar que sempre utilizamos uma tolerância em circuitos elétricos, alias em tudo que é projeto seja mecânico, elétrico, existe uma tolerância, que não deve ser usada, salvo alguma emergência.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A área da seção reta do fio vai depender do comprimento do fio e da potência da carga.

Imagine que a carga do chuveiro seja de 4500W @ 127Vca. Issso dá uma resistência de 4,58 ohms. Se a resistência do fio for 1/20 da resistência do chuveiro, então a potência no chuveiro vai diminuir para 4082W e a dissipação no fio vai ser de 204W.

 

Costuma-se usar fios com área da seção reta igual a 10mm2, para  chuveiros em uma residência.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!