Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows 10 travando - alto consumo de memória


Yunes
Ir à solução Resolvido por Yunes,

Posts recomendados

Olá pessoal.

Tenho um notebook com o Windows 10 instalado e desde 3 dias até hoje, ele vem travando constantemente. Quando isso ocorre, minha única saída é desligar o note na tomada e ligá-lo novamente, já que nenhum comando do teclado ou do mouse funciona - inclusive, se eu baixar a tela do notebook, ele não entra no modo "Suspender". Acredito que isso esteja ocorrendo principalmente porque tenho o costume de abrir vários aplicativos de uma vez: Chrome (provavelmente o grande causador do problema), Spotify e alguns programas mais leves, como TexMaker, Geogebra, utorrent, enfim. Além disso, a luz que indica o consumo de memória fica acesa quando há o congelamento da tela. Agora pouco, percebi o note lento e decidi abrir o gerenciador de dispositivos. O mesmo travou com o gerenciador aberto e consegui tirar uma foto, demonstrado o consumo quase total da memória e disco. Pude ver que o problema estava sendo causado pelo "Host de serviço: Sistema Local" mas não consegui tirar a foto com este selecionado.

 

http://imgur.com/lIaKgop

O que pode ser feito quanto este problema?

Meu processador é um Intel Core i5-3210M, 2.50GHz, com memória RAM de 4 gb. Agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Windows 10 necessita muita memoria para funcionar. Quando trava, é só deixar ele trabalhando. Após uns 3 ou 5 minutos ele volta ao normal.

 

Já cheguei a deixar por volta de 10 minutos e nada, a tela simpelsmente congelava.

O problema é que os travamentos estão de tornando cada vez mais constantes, e eu tenho por volta de 15 à 20 minutos para mexer no notebook até ele travar e eu reinicia-lo à 'força', repetindo o ciclo. Uso o Windows 10 a um pouco mais de um mês e isso nunca havia acontecido, até o achava mais estável e melhor que o Windows 8.1, mas pelo jeito terei que formatar e talvez fazer um donwgrade :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ilkyest,

 

Testei a solução que você passou, embora eu não precisasse dela. O resultado foi o seguinte: Meu PC ficou 30 minutos tentando carregar o W10, sem conseguir terminar. Tive que forçar um desligamento e depois entrar em modo de segurança, voltando as configurações atrás. Não sei se foi só comigo mas, não funcionou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Francisco Meyen

 

Só tenho uma coisa a dizer meu caro... chama o padre!!!!!

 

Um processo nativo do windows 'briga com ele mesmo'... tá esquisitíssimo isso.

 

não tem nenhum agendamento no schedule do sistema, ou na inicialização, que tá deixando isso tudo lento? tentou abrir como administrador o msconfig, e na aba inicialização, ver se não tem "nenhum intruso" ali?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dois processos que consomem muito são Windows Defender e o indexador de busca (searchindexer).

 

O ideal é você conseguir entrar no Gerenciador de Tarefas e clicar na aba "detalhes", depois em "memoria" para ordenar os processos por ordem de maior valor de consumo. Assim você saberá exatamente qual processo está sobrecarregando o sistema.

 

Para paralisar o Windows Defender temporariamente vá em Iniciar > Configurações > Atualização e Segurança > Windows Defender > clique no botão ao lado de "Ativado" para desativar temporariamente o Defender. Veja se a performance do computador melhora.

 

Outras duas coisas comprometem o desempenho do sistema e vale verificar: drivers rodando em modo de compatibilidade e/ou desatualizados, e Windows desatualizado. Tente usar o Driver Booster para verificar se algum driver na sua máquina pode ser atualizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aconteceu comigo algo semelhante depois de atualizar para o win 10. Após 30 min ligado o PC estva consumindo quase toda a memória que tinha instalada, coisa de 8 Gb.

Acessando o gerenciador de tarefas descobri que era o serviço de transferência inteligente de tela de fundo, que ia aumentando paulatinamente o consumo de memória. Este serviço atua junto com o serviço de update do windows. Renomei a pasta "SoftwareDistribution", que fica em c: windows, para "SoftwareDistribution.old", sem aspas, e reiniciei o PC e o problema acabou. Há também o que chamam de fuga de drivers, procure na web. Através do Gerenciador de Tarefas você pode descobrir que arquivo ou serviço está consumindo muita memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, vim aqui explicar minha experiencia de usuario de windows, e espero poder te ajudar de certa forma narrando os fatos. Eu tinha um windows 8.1 atualizei para o 10 e comecei a enfrentar bug's, problemas de travamento (cujo um eu irei citar, a barra do menu iniciar não carregava e a mensagem surgia na minha tela me informando para "reiniciar" que voltaria funcionar, mas neste caso eu fazia isso nada de mudar para funcionar, mas depois de eu ter feito um arquivo no cmd, cujo arquivo que fiz num bloco de notas e salvei numa extensão obs. eu não lembro a extensão, eu vi num site da internet, ai sim, reiniciei e isso fez voltar a funcionar "normal") mas começou a trancar, ficar pesado e enfim... eu tive que mandar meu computador para formatar e fazer backup para não perder meus arquivos, paguei 175 dilma$ ao técnico e valeu a pena voltar usar o Windows 7. Ele me explicou que 8.1 da alguns problemas (mas que comigo antes de eu atualizar eu não enfretava problema algum) e que o 10 esta em versão teste, ou seja, no meu caso que conheço o básico, melhor e ter um software funcionando do que um atualizado me dando constantes problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Pessoal, peço desculpas pela demora em responder. 

 

O notebook chegou a um estado crítico que não inicializava, nem em Modo de Segurança. Minha saída foi fazer um pendrive bootável com o Ubuntu, fazer o backup dos meus arquivos (o notebook não apresentava lentidão no Ubuntu) e depois formatá-lo. Fiz a instalação limpa desta vez e o note está normal até então.

 

Muito obrigado pela ajuda de todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!