Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador com MJ15003


Matthwus

Posts recomendados

Galera tenho 2 MJ15003 que era de um antigo amplificador, tenho também o transformador e os capacitores, pensei em montar um amplificador com esses componentes, alguém tem algum circuito para montar um amplificador com esses MJ15003 ?

 

O transformador é de 38 0 38 volts, original já que tinha no amplificador, não tenho os componentes que citei, queria algum esquema para utilizar eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Um amplificador de potência, etapa de saída, geralmente usa par complementar, MJ15003 / MJ15004, mas se colocares no Tio Google a seguinte string de busca  "amplificador com MJ15003" vais receber de retorno uma pilha de  use esquemáticos...

Ai é só procurar para algum deles que apresente os dois últimos transistores do mesmo valor e polaridade (que no caso seria o MJ15003) e logo, para excitar os mesmos, use par de transistores complementares (PNP/NPN)..

 

Por exemplo essa topologia abaixo mostrada:

 

 

 

M%C3%B3dulo-de-pot%C3%AAncia-Profissiona
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, faller disse:

Um amplificador de potência, etapa de saída, geralmente usa par complementar, MJ15003 / MJ15004, mas se colocares no Tio Google a seguinte string de busca  "amplificador com MJ15003" vais receber de retorno uma pilha de  use esquemáticos...

Ai é só procurar para algum deles que apresente os dois últimos transistores do mesmo valor e polaridade (que no caso seria o MJ15003) e logo, para excitar os mesmos, use par de transistores complementares (PNP/NPN)..

 

Por exemplo essa topologia abaixo mostrada:

 

 

 

M%C3%B3dulo-de-pot%C3%AAncia-Profissiona
Andei dando uma procurada e sempre acho com MJ15003 e MJ15004 posso colocar os dois MJ15003 um de cada lado ? para exitar vou utiliar tip 41c e 42c.
 
posso utilizar esse esquematico e colocar o MJ15003 tanto no lado positivo quanto no negativo ?
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Foi exatamente a topologia que te sugeri, pode sim. O ideal é que encontrasse esquemático com dois MJ15003, pois os resistores já estariam corretamente calculado desse modo..

Caso não encontres improvise, teste...

 

 

Procurando melhor, com auxílio do Tio Google, é possível achar a topologia por ti desejada, veja ai, derivada desse site: http://ampslab.com/c200qc.htm

c200_schemaqc.gif

 

Procure por:  Quasi-complementary output

A busca no Tio Google te dará uma resposta na direta proporção da string de busca usada...

Olhe ai, todos circuitos quasi complementares..

https://www.google.com.br/search?q=Quasi-complementary+output&ie=utf-8&oe=utf-8&gws_rd=cr&ei=pkFvVoPgNoKjwgS05JjoCQ

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, faller disse:

Foi exatamente a topologia que te sugeri, pode sim. O ideal é que encontrasse esquemático com dois MJ15003, pois os resistores já estariam corretamente calculado desse modo..

Caso não encontres improvise, teste...

 

 

Procurando melhor, com auxílio do Tio Google, é possível achar a topologia por ti desejada, veja ai, derivada desse site: http://ampslab.com/c200qc.htm

c200_schemaqc.gif

 

Procure por:  Quasi-complementary output

A busca no Tio Google te dará uma resposta na direta proporção da string de busca usada...

Olhe ai, todos circuitos quasi complementares..

https://www.google.com.br/search?q=Quasi-complementary+output&ie=utf-8&oe=utf-8&gws_rd=cr&ei=pkFvVoPgNoKjwgS05JjoCQ

 

Antes de comprar os componentes, sabe me dizer se 1 amplificador com esses MJ15003 tem uma boa qualidade ? esses transistores aqui aparenta ser bem antigos mais estão funcionando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui a placa original onde estava os MJ15003, fiquei na dúvida de onde era soldado a base coletor e emissor, mas dando uma analisada acho que soldei certo, liguei ele nada esquentou tudo normal, porém na saída está apresentando uma tensão DC entorno de 50 a 55 volts continuo alguém sabe o que pode ser ? logo mais postarei fotos da placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, _xyko_ disse:

Está saindo 38 * √2 = ~55V, que é a tensão alternada retificada e filtrada. Resumindo, ou está entrando DC na base ou os transistores estão em curto, coletor e emissor.

Acabei de medir, na escada de diodo coletor e emissor estão normal, e com a escada em 200vdc coloquei a ponta preta no GND e encontrei a tensão DC na base dos MJ15003 na faixa de 53v, os Mj é exitado por tip 41c e tip 42c tem alguma ideia de como resolver ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!