Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estou montando um pc antigo pra games leves, mas surgiu um problema.

Configuração do PC:

placa-mãe: IPM41-D3

Processador: Intel Celeron E3300 2,5Ghz

Memorias: 2x2GB DDR3

HD: 230GB

Fonte: 250W

Sem Placa de Video (Onboard)

O problema é que estou tentando troca processador por um Intel Core 2 Quad Q9550, PC Liga, mas não da sinal na tela só funciona os fans e o cooler nada mais.

Já tentei tirar componente um por um para ver se tinha problema em um deles e nada.

Detalhe: Atualizei a BIOS com que está disponível no site da PCWARE.

     //     :PC funciona normal com E3300.

    //      : Em outra placa-mãe IPM31 DDR2 o Q9550 funciona normal.

   //       : No site do fabricante diz que a IPM41-D3 Suporta o Q9550.

  //        : Não da nenhum BIP.

Postado

Segundo frabricante existe suporte sim: http://www.pcwarebr.com.br/cpu/Processadores_Suportados_IPM41-D3.pdf

 

O que talvez esteja ocorrendo é que o TDP do core 2 quad é 95W enquanto do celeron é 65W. A configuração toda com o core 2 quad consome 212W, segundo o site http://outervision.com/power-supply-calculator

 

Ou seja, ja tá quase no limite, considerando que a fonte nunca entrega exatamente os 250W e considerando mais ainda que talvez seja genérica essa fonte, há 90% de chances que o problema esteja aí.

 

Só pra ter certeza se o problema é realmente esse, você disse que em outra placa-mãe o Q9550 funciona normal, você fez este teste com a mesma fonte ou foi outra?

  • Curtir 2
Postado
4 minutos atrás, Foxwalt disse:

Meu voto é na fonte. Qual é o modelo dela? Deve ser porcaria, com essa potência aí...

 

Nunca confie em porcarias.

 

Até mesmo se existisse uma fonte de qualidade com essa potência (250W), está muito no limite pra configuração dele(mesmo considerando o celeron). Eu recomendaria a troca da fonte urgente, mesmo se o problema não for exatamente esse.

  • Curtir 1
Postado

@Rafael.Ioost.Rodalles

 

Fico feliz que descobriu a fonte de seu problema! (nossa que trocadilho horrivel)

 

Só uma recomendação. Compre uma fonte de qualidade, não confie em preços baixos demais porque são fontes porcarias. As 3 marcas mais confiáveis para fontes no mercado atual do Brasil são EVGA, PCYES e Corsair, sendo EVGA geralmente a mais barata.

 

Qual placa de vídeo pretende colocar? Dependendo, uma fonte de 430w é o suficiente.

  • Curtir 3
Postado

Pra que fonte de 600w? vai coloca uma Titan X aí kkkk. Pega uma de 430w ou 500w de qualidade, como o Narak disse.

9 minutos atrás, Narak13 disse:

Fico feliz que descobriu a fonte de seu problema! (nossa que trocadilho horrivel)

Kkkkkkkk.

  • Curtir 2
  • Coordenador
Postado
9 horas atrás, Torres Bastos Gabriel disse:

Como não tem placa de vídeo, pode ser que a entrada onboard que vem na placa-mãe esteja queimada, colocando uma placa de video pode ser que o problema se resolva, se não só trocando a placa-mãe mesmo.

Amigo, o problema já foi resolvido... E era a fonte.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...