Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema na retificação de ac


ljMonteiro

Posts recomendados

Olá,

 

Desde ontem venho tentando instalar o controle do portão automatizado de minha residência no painel da minha motocicleta para acioná-lo junto ao farol alto. No processo descobri que a corrente que alimenta o farol é alternada, logo teria que colocar uma ponte retificadora na entrada de força do controle, e assim o fiz.

Estou com problemas justamente nesta etapa. Em teste (com multímetro), o conector do farol apresenta entre 13 e 14 volts AC, porém a saída da ponte retificadora apresenta apenas 6v DC. Testei a ponte na rede elétrica (220v) e ela apresentou saída de 190v, aproximadamente. Confeccionei a ponte com 4 diodos IN4007 e estou intrigado com o fato dela apresentar apenas metade da tensão.

Outro fato que me deixou curioso, é que o multímetro apenas marca a tensão AC em uma posição das ponteiras. Ao invertê-las ele não marca a tensão. Isto não deveria ocorrer em corrente alternada, certo?

 

O sinal produzido pelo alternador da motocicleta possui alguma característica específica? Qual erro estou cometendo, o que não percebi?

 

Estou considerando colocar um dobrador de tensão junto a ponte retificadora para obter os 12v. Há algum problema nisso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certifique-se de que os quatro diodos da ponte retificadora foram posicionados corretamente no circuito. Pelos meus cálculos, parece que o que está acontecendo de fato é uma retificação de meia onda em vez de uma retificação de onda completa F5Rua4D.gif:

 

 

 

diode20.gif?81223b

 

 

 

O problema de o seu voltímetro AC não funcionar com AC após as pontas de prova serem invertidas é estranho. Talvez você tenha medido outro tipo de tensão por engano ou tenha usado uma opção errada no multímetro.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Lázaro Monteiro Jr disse:

Olá,

 

Desde ontem venho tentando instalar o controle do portão automatizado de minha residência no painel da minha motocicleta para acioná-lo junto ao farol alto. No processo descobri que a corrente que alimenta o farol é alternada, logo teria que colocar uma ponte retificadora na entrada de força do controle, e assim o fiz.

Estou com problemas justamente nesta etapa. Em teste (com multímetro), o conector do farol apresenta entre 13 e 14 volts AC, porém a saída da ponte retificadora apresenta apenas 6v DC. Testei a ponte na rede elétrica (220v) e ela apresentou saída de 190v, aproximadamente. Confeccionei a ponte com 4 diodos IN4007 e estou intrigado com o fato dela apresentar apenas metade da tensão.

Outro fato que me deixou curioso, é que o multímetro apenas marca a tensão AC em uma posição das ponteiras. Ao invertê-las ele não marca a tensão. Isto não deveria ocorrer em corrente alternada, certo?

 

O sinal produzido pelo alternador da motocicleta possui alguma característica específica? Qual erro estou cometendo, o que não percebi?

 

Estou considerando colocar um dobrador de tensão junto a ponte retificadora para obter os 12v. Há algum problema nisso?

 

A tensão está correta :thumbsup:

Você precisa ler sobre tensão RMS eficaz. Pesquise na internet. 

 

 

O farol recebe a tensão RMS correta quando a tensão é alternada.

Quando retificado, ainda receberá a tensão RMS eficaz correta. 

 

O seu multímetro não registra isso, pois ele não é TRUE RMS. Experimente medir com um aparelho TRUE RMS.

 

O fato dele medir a tensão em apenas uma polaridade, é porque multímetros simples, sem ser daqueles de modelo TRUE RMS, só retificam em meia onda para medir e depois fazem uma operação matemática para saber o valor eficaz médio. Só que o cálculo só serve para ondas senoidais alternadas. 

A partir do momento que retificou, o calculo perde o efeito. Por isso que mostra 6V ao invés de 14V. 

 

 

 

senoides.jpg

princpios-de-corrente-alternada-10-638.j

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A causa o amigo Albert já deu. Se achar interessante alguma solução, coloque um capacitor na saída da ponte. Ele vai tentar armazenar o valor de pico e facilitar a medição pelo seu multímetro. Considere a corrente máxima que seu projeto necessita pra saber o valor do cap. Na pauta também está a frequência. Não sei qual tensão e corrente seu projeto espera receber ao ligar o farol alto mas chuto um cap de uns 2200uF/25V

E claro, atenção à polaridade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Consegui "resolver" colocar o dobrador de tensão na ponte retificadora, junto a um regulador de tensão lm7812. Estou obtendo os 12v desejados na saída.

Há algum problema em utilizar o circuito desta maneira?  Utilizei dois capacitores 470uF x 25v.

 

O controle é um Rossi tx click, que opera com 12v DC. Acredito que a corrente utilizada seja baixa, não ultrapassando 1A.

 

 

figura_1_comutador_automatico.jpg

 

Albert,

 

Muito interessante, não tinha conhecimento das limitações desse multímetro minipa (justamente o que eu uso), contudo, mesmo o multímetro marcando errada, a tensão da saída da ponte não ativou o controle. Portanto acredito que a tensão está realmente abaixo.

Os diodos tem alguma limitação quanto a frequência? Um dado relevante que não havia considerado é que o alternador de um veículo gera onda bem acima dos 60Hz convencionais, já que em marcha lenta o rotor gira em 1000 ~ 1500 rpm.

 

Isadora,

De fato um capacitor poderia reduzir o ripple, corrigindo a medição. Boa dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Lázaro Monteiro Jr disse:

Albert,

 

Muito interessante, não tinha conhecimento das limitações desse multímetro minipa (justamente o que eu uso), contudo, mesmo o multímetro marcando errada, a tensão da saída da ponte não ativou o controle. Portanto acredito que a tensão está realmente abaixo.

Os diodos tem alguma limitação quanto a frequência? Um dado relevante que não havia considerado é que o alternador de um veículo gera onda bem acima dos 60Hz convencionais, já que em marcha lenta o rotor gira em 1000 ~ 1500 rpm.

 

O único problema é que você retificou sem filtragem. Veja a imagem abaixo: 

http%3A%2F%2Fi137.pho

 

 

No caso de uma tensão AC de 14V, o topo da senoide retificada irá ter 19,74V aproximadamente.

Daí se você usa um capacitor para filtrar, a tensão DC retificada ficará fixada em 19V DC. 

 

Mas se medir com o multímetro dará menos de 14V mesmo.

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No entanto acabei de me lembrar que mutas motos possuem um regulador tipo Shunt que limita a senoide em uns 14V:

 

voltreg2.jpg

O mais curioso disso tudo é que mesmo se medir a tensão diretamente nas bobinas do alternador, verá que a tensão estará estabilizada. 

Daí mesmo que retifique com diodos externos, a tensão ainda estará sem filtragem. Então equipamentos eletrônicos podem não funcionar.

 

O que estou dizendo é baseado em medições que fiz numa moto que usa um regulador retificador. Este tipo aqui funciona conforme o esquema acima. 

14505-MLB3134671094_092012-O.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lázaro Monteiro Jr

 

 

O que o albert_emule disse faz sentido se você tiver tentado medir a saída da ponte com um multímetro digital ajustado para medir tensão AC. Nesse caso, a medição só seria válida se o multímetro fosse do tipo True RMS, sendo que seria exibido o valor RMS da forma de onda conforme a complexa equação abaixo.

 

 

 

8UFTj3x.gif

 

 

 

Porém, se você tiver medido a saída da ponte com o multímetro ajustado para tensão DC, então algo não está certo. Isso pelo fato de que o multímetro leria normalmente a tensão média da forma de onda pulsante, que seria igual a F5Rua4D.gif:

 

 

 

KiOytEO.gif

 

 

 

Lembrando que isso valeria para uma ponte sem cargas que pudessem alterar sua saída, como capacitores em paralelo.

 

 

 

Bem, sugiro que você poste diagramas explicando como deve ser o circuito final da motocicleta e como é o circuito no qual estão sendo feitas as medições, além de outros detalhes. Assim poderíamos explicar porque saídas de tensão mais baixas do que o esperado estão sendo obtidas.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema na medição ocorria em DC. Em AC o multímetro exibe uma taxa(mesmo que imprecisa), porém coerente (~ 14v). Em DC é que a medição apresentava cerca de metade da tensão em AC.

O circuito está funcionando com a ponte retificadora com dobrador de tensão e um regulador de tensão. Por mais que a tensão de pico possa chegar a 30v ~ 40v o regulador fornece os 12v corretamente e o controle é ativado sem problemas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lázaro Monteiro Jr

 

 

De qualquer forma, parece que o problema já foi resolvido com o dobrador de tensão. Se não tivesse sido, precisaríamos analisar o circuito da motocicleta a procura de possíveis causas dessa queda de tensão (correntes excessivas através de resistências significativas, por exemplo).

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, aphawk disse:

@Lázaro Monteiro Jr ,

 

Lembre-se de que o regulador 7812 tem como tensão máxima na entrada 35 Volts.  Se realmente a tensão tem picos até 40 Volts, use 5 diodos tipo 1N4001 em série entre o seu circuito dobrador e a entrada do 7812.

 

Paulo

 

O pico não passa de uns 28V, no caso de ter dobrador. 

O Regulador retificador ceifa os picos num valor de 14V aproximadamente.

 

O regulador é do tipo Shunt 

É incrível, mas é assim mesmo que funciona. Deve ser algum sistema antigo, antes da invenção do PWM ou do mosfet, que usam até hoje nos dias atuais.  

 

O alternador da moto, ao que parece tem um limite natural de corrente. 

Um efeito de corrente limitada que limita a potência a uns 150W.

voltreg2.jpg

 

 

 

 

 

Eu tirei a prova colocando uma ponte retificadora trifásica externa, onde conectei diretamente nas três fases do alternador. Daí coloquei um capacitor de 10000uF.

A tensão no capacitor não passada dos 14V, comprovando que o regulador é do tipo shunt. 

 

Outra prova que o regulador é do tipo shunt é que mesmo sem estar usando farol e piscas, o regulador está sempre quente, como se tivesse no uso a plena carga. Na verdade está sempre a plena carga:D  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo não entendi " toda moto "a corrente passa pelo retificar regulador e vai para a bateria que vai pro resto da moto, até onde eu trabalhei 5 anos como instalador sempre instalei tx car  em moto e carro e nunca teve problemas.

A tens ao que vai para o farol nas moto que vi era continua

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

@ljMonteiro

Em 24/03/2016 às 15:40, ljMonteiro disse:

A ponte está correta, tanto que funciona na rede elétrica (220v). Já me certifiquei das ligações do circuito. De fato, parece está ocorrendo uma retificação de meia onda, contudo a ponte retificadora é esta do esquema.

 

meu farol nao chega 12 volts e dessa forma nao aciona o comando para abrir o portao alguem tem alguma dica para solucionar isto 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/03/2016 às 00:47, ljMonteiro disse:

O problema na medição ocorria em DC. Em AC o multímetro exibe uma taxa(mesmo que imprecisa), porém coerente (~ 14v). Em DC é que a medição apresentava cerca de metade da tensão em AC.

O circuito está funcionando com a ponte retificadora com dobrador de tensão e um regulador de tensão. Por mais que a tensão de pico possa chegar a 30v ~ 40v o regulador fornece os 12v corretamente e o controle é ativado sem problemas.

 

 

@gidalton, sua pergunta já foi respondida. Utilize um dobrador de tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!