Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia! Estou com dificuldades para entender o circuito grampeador. Sei que é a adição do capacitor que faz com que ele atue como grampeador, porém não estou entendendo como. Sei que o capacitor mantem uma tensão e não se descarrega. Porque?

• Membro VIP
Postado

Se estás falando de grampeador como aquele que foi usado no telefone do Tio Lula, se tivesse sido executado sobre a linha telefônica, o capacitor age como acoplador. Isola a tensão DC que vai existir sobre esse capacitor, necessária para que a telefonia básica, fim de linha se estabeleça (leia sobre o princípio de operação do telefone)  Também o capacitor acopla, deixa passar a tensão AC representada pela componente de áudio do sinal.. Passa o sinal AC fica o sinal DC..

Atualmente não se usa mais fazer grampo direto na linha quando se tem acesso ao sistema telefônico. As operadoras quando solicitadas a "grampear" um telefone acessam o Time slot do sinal PCM ou digital, na central telefônica e segregam os múltiplos time-slots daquele telefone, os somam e gravam como sinal digital.

Não se faz necessário nenhum hardware físico adicional. É tudo manobrado em um PC. Daqui do Rio Grande do Sul se pode colocar em grampo um telefone de Manaus por exemplo, desde que pertencente a planta da mesma operadora.

O capacitor tem a propriedade de manter a tensão sobre o mesmo mas não é isso que faz dele um grampeador, pois uma bateria tem a mesma função e entretanto não consiste em um grampeador.. Para saber sobre capacitor estude o mesmo..

Postado

Olá @faller, quanto tempo, como vai você? Me refiro a este circuito:

Ashampoo_Snap_2015.12.16_07h30m34s_060_.

Ele funciona como um elevador (ou abaixador) de tensão, e transforma a entrada numa tensão elevada ou baixada em relação ao nível de referência, como pode ver na imagem abaixo:

https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQEJWIcbIvK8zeBKZbo9lT130JcF6fO7NiyVPfAS3jcwDmcVx4l3Q

Mas eu não sei porque o capacitor faz isso, como ele faz isso.

Postado

Não manjo nada de eletrônica, mas assim como o faller, eu pensei que era grampo telefônico, mas pelo sim pelo não, se for esse o caso e quiser grampear um telefone na própria residência, pode ligar a linha em um modem de conexão discada no pc e usar um programa para esse fim, o único inconveniente é que deverá deixar o pc ligado...

Postado
1 minuto atrás, misterjohn disse:

Não manjo nada de eletrônica, mas assim como o faller, eu pensei que era grampo telefônico, mas pelo sim pelo não, se for esse o caso e quiser grampear um telefone na própria residência, pode ligar a linha em um modem de conexão discada no pc e usar um programa para esse fim, o único inconveniente é que deverá deixar o pc ligado...

Neste caso do meu circuito creio que grampear esteja em outro sentido, não o grampeador de um telefone. Neste caso o circuito grampeador eleva ou abaixa a tensão em relação a um referencial, só que não consigo entender como o capacitor faz isso.

• Curtir 1
Postado

Nesse caso só o faller ou outro cara bom de eletrônica é que podem responder...mas esse termo "grampear" existe?

Sou da área elétrica e trabalhei junto com pessoal de eletrônica, de instrumentação e nunca ouvi falar nesse termo.

Postado
agora, misterjohn disse:

Nesse caso só o faller ou outro cara bom de eletrônica é que podem responder...mas esse termo "grampear" existe?

Sou da área elétrica e trabalhei junto com pessoal de eletrônica, de instrumentação e nunca ouvi falar nesse termo.

Eu também estou querendo entender @misterjohn, a matéria que estou vendo isso cita grampeador positivo (eleva a tensão para cima), grampeador negativo (eleva a tensão para baixo), circuito grampeador, etc.

Eu sei que durante a tensão direta, a corrente passa pelo diodo e carrega o capacitor. Durante a tensão reversa, o diodo comporta-se como aberto logo não passa corrente por ele, porém o capacitor deveria se descarregar (já que tem caminho livre através do resistor de carga), mas não é isso que acontece, a tensão nele permanece, e é isso que não entendo.

Postado
4 minutos atrás, albert_emule disse:

Não.

Viu o vídeo? 

O vídeo explica tudo 

O vídeo só diz que a tensão se eleva (ou abaixa), diz que é o capacitor que faz isso, mostra o mesmo circuito que postei e a mesma saída de onda que postei. Mas não explica como o capacitor eleva ou abaixa a tensão.

Postado
6 minutos atrás, gomesricardo disse:

@albert_emule , obrigado pelo vídeo, mas não responde à questão, ele só diz o que falei, mas não explica porque o capacitor faz o que foi falado.

Explica sim. Talvez você não tenha observado.

A partir dos 2 minutos e 18 segundos o cara mostra a forma de onda de entrada e de saída. Só isso já explica tudo.

Uma imagem vale mais do que mil palavras:)

Por causa do diodo o capacitor se carrega com a tensão do topo da senoide.

Ou seja: Se a tensão for 127Vac, o capacitor se carregará com 179V DC. 

Então já podemos concluir que num semi-ciclo o capacitor é carregado por causa do diodo.

Mas no outro semi-ciclo de 60Hz, o semi-ciclo inicia a partir da linha do zero V porém se somando com a tensão do capacitor.

Podemos então tirar a segunda conclusão: 

Que a tensão de saída tem o topo da senoide com amplitude dobrada, pois soma o topo da senoide da fonte AC com a tensão do capacitor, que também tem a mesma amplitude do topo da senoide, pois o capacitor havia sido carregado no semi-ciclo negativo. 

Daí podemos tirar a terceira conclusão: 

Quando o semi-ciclo positivo parte do zero V, ele naturalmente se soma à tensão do capacitor.

No exemplo da tensão e 127Vac, o capacitor já estaria com 179V DC, então quando a senoide parte do zero, ela já vai estar completamente deslocada pró lado positivo. 

A resposta é essa: 

A senoide fica deslocada pro lado positivo pois tem "uma bateria" em série.

Tem uma fonte DC em série com a fonte AC.

• Curtir 1
Postado

Só existe um jeito de entender perfeitamente um circuito dinâmico, sistema no qual fenômenos ocorrem simultaneamente: Matemática Avançada. Explicarei o circuito grampeador para você por esse método GbhmuXl.gif.

Primeiramente, considere o diagrama de circuito abaixo em que são denotadas determinadas tensões e correntes. O objetivo principal é encontrar a relação entre a tensão de entrada vi(t) e a tensão de saída vo(t).

OxMcFch.png

Usando as Leis de Kirchhoff, além das equações do capacitor, do diodo e do resistor, vem que:

SJPUSFy.gif

Como pode ser percebido a saída vo(t) é dada, em relação à entrada vi(t), de forma implícita pela equação diferencial acima, que pode ser entendida como a equação que rege o comportamento do grampeador. Tomando agora uma entrada senoidal vi(t) = VP.sen(ωt) V cujo pico é VP e a frequência é f tal que ω = 2πf, tem-se F5Rua4D.gif:

48AN55d.gif

Ao resolver essa última equação, seria encontrada a tensão de saída vo(t) do grampeador ! Infelizmente, ela não é linear e, portanto, deve ser resolvida numericamente, o que foi feito abaixo através do MATLAB considerando um diodo comum de silício e uma entrada senoidal de pico 5V e frequência 10kHz.

B5Cov9f.png

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

• Curtir 4
Postado
37 minutos atrás, albert_emule disse:

Mas no outro semi-ciclo de 60Hz, o semi-ciclo inicia a partir da linha do zero V porém se somando com a tensão do capacitor.

@albert_emule , entendi perfeitamente seu raciocínio teórico, está corretíssimo. Porém a minha dúvida está por traz disso, o porque se soma com a tensão do capacitor, se é pra ele estar se descarregando? você está supondo que a tensão no capacitor seja constante e isso é válido a primeira vista apenas para corrente contínua.

13 minutos atrás, rjjj disse:

Ao resolver essa última equação, seria encontrada a tensão de saída vo(t) do grampeador ! Infelizmente, ela não é linear e, portanto, deve ser resolvida numericamente, o que foi feito abaixo através do MATLAB considerando um diodo comum de silício e uma entrada senoidal de pico 5V e frequência 10kHz.

Olá @rjjj , estou sentindo que as equações são a resposta, porém tem como traduzi-las em forma de explicação para mim? E o diodo de comum de silício creio que não pode ser usado para altas frequências, certo?

No livro de malvino diz

"Ligeiramente acima do pico negativo, o diodo entra em corte. A constante de tempo RC é feita deliberadamente muito maior que o período T do sinal. Definimos muito maior como pelo menos 100 vezes maior. Por essa razão, o capacitor permanece quase que totalmente carregado durante o tempo que o diodo está em corte"

Podem ver no link: https://books.google.com.br/books?id=x2Fl3NnI5RUC&pg=SA4-PA32&lpg=SA4-PA32&dq=circuito+grampeador+malvino&source=bl&ots=IyaCZ2ISTn&sig=oyRZt1bIBk8BC97G7E54laVURS4&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiA7rLmiNzLAhXIjJAKHUgRBTsQ6AEIOTAF#v=onepage&q=circuito%20grampeador%20malvino&f=false

Porém que tempo RC é esse que ele fala? Como relacionar as duas coisas? É isso @albert_emule .

Postado
23 minutos atrás, gomesricardo disse:

@albert_emule , entendi perfeitamente seu raciocínio teórico, está corretíssimo. Porém a minha dúvida está por traz disso, o porque se soma com a tensão do capacitor, se é pra ele estar se descarregando? você está supondo que a tensão no capacitor seja constante e isso é válido a primeira vista apenas para corrente contínua.

Pois então. Ele está sim descarregando. 

Porém num circuito real costuma-se usar um valor de capacitância que faz a descarga do capacitor se tornar mínima. 

Vamos supor que a capacitância do capacitor seja tal, que ele descarregue apenas 5V durante a operação de soma da senoide com a tensão DC do capacitor.

Então, 5V diante de 179V não vai ser nada praticamente. 

Daí você pode considerar o capacitor como uma fonte de tensão constante. 

E ele é sim de corrente contínua.

No circuito ele vai manter a tensão praticamente constante em corrente contínua. 

O efeito seria o mesmo, caso você colocasse uma fonte de 179V DC em série com uma fone AC de 127Vac. 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
37 minutos atrás, gomesricardo disse:

Olá @rjjj , estou sentindo que as equações são a resposta, porém tem como traduzi-las em forma de explicação para mim? E o diodo de comum de silício creio que não pode ser usado para altas frequências, certo?

Às vezes o que te falta é um pouco de SEVIROL. Tuas perguntas tem sim sentido, são importantes e chegam a beirar as respostas. Falta um pouquinho desse SEVIROL para que tu mesmos as responda. Vejamos.

O capacitor sim está se descarregando e carregando novamente a cada semi ciclo..

Ele se carrega via diodo, em um semi ciclo, com uma impedância bem baixa e desse modo se carrega rapidamente.. Ele se descarrega através de um resistor de 100k no exemplo exercitado no modelo bem mais lentamente e desse modo ele sequer descarrega de modo significativo..

Você fala no diodo não servir para alta frequência mas a frequência usada foi de 1 KHz, longe muito ;longe da alta frequência..

Consultando o datasheet do diodo fica facílimo de se perceber que ele pode operar acima de centenas de megaHertz..

Excelentes perguntas mas sem o menor embasamento ou razão de ser.. uma pensadinha e daria de matar o problema só consultando ou arrazoando dados que se tem.

Portanto, de 8 em 8 horas um comprimido de SEVIROL lhe fará bem. Te fará entender, como autodidata, fixando esse seu novo conhecimento de uma melhor forma.. Tome SEVIROL e vire-se muito mais eficientemente.

• Curtir 3
Postado
7 minutos atrás, faller disse:

Às vezes o que te falta é um pouco de SEVIROL. Tuas perguntas tem sim sentido, são importantes e chegam a beirar as respostas. Falta um pouquinho desse SEVIROL para que tu mesmos as responda. Vejamos.

O capacitor sim está se descarregando e carregando novamente a cada semi ciclo..

Ele se carrega via diodo, em um semi ciclo, com uma impedância bem baixa e desse modo se carrega rapidamente.. Ele se descarrega através de um resistor de 100k no exemplo exercitado no modelo bem mais lentamente e desse modo ele sequer descarrega de modo significativo..

Você fala no diodo não servir para alta frequência mas a frequência usada foi de 1 KHz, longe muito ;longe da alta frequência..

Consultando o datasheet do diodo fica facílimo de se perceber que ele pode operar acima de centenas de megaHertz..

Excelentes perguntas mas sem o menor embasamento ou razão de ser.. uma pensadinha e daria de matar o problema só consultando ou arrazoando dados que se tem.

@faller , obrigado por fazer uma análise de meus conhecimentos. A única ressalva a fazer é que minhas perguntas tem algum embasamento sim, mas com algumas falhas, só isso. Mas agora já deu para entender, o que você disse @faller conseguiu responder uma outra dúvida que também estava surgindo neste circuito, e por isso eu acho que você é um gênio e matou a charada. Eu te amo @faller!!! Obrigado também @albert_emule e @rjjj !

Postado
25 minutos atrás, faller disse:

Portanto, de 8 em 8 horas um comprimido de SEVIROL lhe fará bem. Te fará entender, como autodidata, fixando esse seu novo conhecimento de uma melhor forma.. Tome SEVIROL e vire-se muito mais eficientemente.

É isso mesmo q o faller disse .

Sou novo aqui .mas para tentar ajudar a compreender como um capacitor funciona em sinais e/ou tensões alternados ,recomendo analisarem como funciona um dobrador de tensão.

Postado

@gomesricardo

Você pode entender intuitivamente o circuito em questão como se fosse uma fusão de um ceifador paralelo com um filtro RC passa-alta. O filtro RC tenderia a fazer trocas de tensão entre o resistor e o capacitor, mantendo uma forma de tensão sinusoidal na saída. Já o ceifador tenderia a manter somente a parte positiva do sinal, eliminando a negativa F5Rua4D.gif.

Matematicamente, o diodo adiciona um termo exponencial envolvendo a saída em uma equação diferencial de sinais sinusoidais que deveria ter a resposta praticamente sinusoidal. Esse termo (em azul abaixo), entre outros efeitos, provoca no sinal de saída resultante um deslocamento para cima, obviamente sempre conservando a energia total do sistema.

mmiav7h.png

Acima, o que o livro do Malvino chama de constante de tempo seria o produto RC em vermelho, um valor característico do circuito que estaria relacionado à reação do mesmo à variações no tempo do sinal de entrada.

Quanto à sua dúvida sobre o grampeador em altas frequências, o tratamento matemático que fiz funcionaria também. Porém, seria necessário considerar outro capacitor em paralelo com o diodo, que representaria as capacitâncias parasitas da junção, que no caso não poderiam ser desprezadas.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

• Curtir 2
Postado

@rjjj Melhor explicação que isso impossível! Me ajudou com certeza, agora poderei seguir tranquilamente com os estudos. Mais uma etapa vencida! Ah se os livros fossem explicativos assim. Obrigado!!!

Postado

Esse circuito é simples para ser usado em um mais complexo. Antes de aprender calcular derivada e integral, você tem que saber somar, subtrair, multiplicar e dividir né @aphawk?

Postado

@gomesricardo ,

Hehehe boa observação, perfeita para o nosso ensino de hoje em dia !

O princípio de funcionamento desse circuito pode ser estendido até os chamados multiplicadores de tensão :

http://eletronicassim.blogspot.com.br/2015/03/multiplicador-de-tensão.html

Por um lado, ver a excelente análise do @rjjj me dá saudades de meu tempo de faculdade.

Por outro lado, também me dá raiva por ter perdido tanto tempo com equações , cálculo integral, calculo diferencial, transformadas de Laplace, transformadas de Fourier....., tudo isso foi absolutamente inútil em todos os lugares que trabalhei. E continua sendo inútil nos projetos que me pedem para ser feito.

Eu sempre digo que o maior legado que tive na faculdade foi aprender o raciocínio de um engenheiro, que é totalmente lógico ao dividir um grande problema em problemas pequenos, e com isso aprendemos a ver as coisas físicas de uma maneira mais abrangente.

O uso da lógica analítica permite a você deduzir o funcionamento, sem ter de chegar em cálculos sofisticados.

Já imaginou analisar com matemática avançada um amplificador de audio de 100 watts classe AB ? Ou pior ainda, um classe D ?

Lembro de Einstein, com seus experimentos mentais, que permitiram a ele deduzir a Relatividade, simplesmente com a ideia de estar sentado em um raio de luz e imaginar o que ele veria.... a sua famosa Teoria da Relatividade que resultou desse simples experimento mental foi apenas a confirmação matemática do que ele já tinha consciência de como tudo funcionava.

Para mim, o verdadeiro poder de um Engenheiro é este : chegar rapidamente a uma conclusão de como algo funciona, baseado em sua experiência e capacidade lógica.

Paulo

• Curtir 2
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!