Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Semana passada testei algumas distros e fiquei mais tempo com o Kaiana.

Passei uns 3 dias ( cheguei a ficar com dor de cabeça que só sarou no dia seguinte ) inteiros configurando o sistema e acabei perdendo-o numa simples configuração da resolução do monitor.

Tem que ser um desocupado pra usar Linux e ainda saber solucionar os problemas que aparecem.

Postado
10 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Semana passada testei algumas distros e fiquei mais tempo com o Kaiana.

Passei uns 3 dias ( cheguei a ficar com dor de cabeça que só sarou no dia seguinte ) inteiros configurando o sistema e acabei perdendo-o numa simples configuração da resolução do monitor.

Tem que ser um desocupado pra usar Linux e ainda saber solucionar os problemas que aparecem.

a palavra [e ser paciente, é ter muita paciência. você acha que informática é coisa de gente desocupada? só por que não está ganhando dinheiro com isso, pelo menos está ganhando conhecimento ou experiência.

aprender já é difícil, na informática é pior, pois dá muito mais erros, deve ser uma das area que mais dá erro.

mas pelo menos tem botão de reset e qualquer coisa é só formatar!

tem que aprender a mexer, com algum linux, funções básicas do linux. e pelo menos com programas básicos.

acho que não dá para substituir pelo windows, mas dá para complementar com o linux.

e é isso que estou procurando, o linux como complemento do windows.

e linux para atividades basicas que dão para substituir o windows totalmente.

• Curtir 1
Postado

Avalanche de bugs e obsolescência, estou com meu XP firme e forte num notebook pau velho, meus Ubuntu 10.04 aqui não fazem nem metade.

Postado
35 minutos atrás, SimPos disse:

meus Ubuntu 10.04 aqui não fazem nem metade.

Isso porque o sistema é velho, e o Linux envelhece de forma diferente do que Windows.

Enquanto ainda é possível manter Windows XP e instalar ALGUNS programas atuais, o Ubuntu está com bibliotecas mais recentes hoje do que em 2010, e por isso vai ser complicado manter um Ubuntu velho rodando com programas novos (já falamos sobre isso naquele seu tópico do som que não funciona no painel frontal).

Isso porque no Linux os programas usam as bibliotecas do sistema (LibGL, libc6, etc), e se as bibliotecas estão defasadas vai ser difícil fazer algo novo funcionar. A melhor saída é usar um sistema que ainda tem suporte, como o Ubuntu 12.04 que ainda tem suporte até o ano que vem, ou o Debian Jessie.

A única razão do Linux não funcionar bem pra você, SimPos, é porque você TEIMA em usar peça de museu. O Ubuntu 10.10 já não é mais útil faz uns 4 anos, coisa que pra Linux já pode ser considerado velharia.

Não tem porque reclamar usando um sistema tão velho.

Postado

Bem, tenho estado a acompanhar e vou entrar no tópico para deixar minha perspetiva.

Eu migrei completamente para Linux, faz ~3 anos.

Experimentei várias distros e acabei (para já) por me ficar com o Fedora. Continuo a experimentar novas distros porque gosto de ir descobrindo o que se vai fazendo... Gosto da variedade que o Linux nos dá. 

Discordo que seja assim tão difícil ou impossível mudar completamente para Linux. Há uma curva de aprendizagem, é verdade, mas a partir de um determinado período ganhamos autonomia com o Sistema Operativo e aprendemos a ver o poder da linha de comandos... É como se eu conseguisse falar com o meu pinguim.. :P

A autonomia ganha-se com a prática. Impossível é ganharmos autonomia sem praticar.

Concordo que para cada programa rodando em Windows existem, pelo menos 2 boas alternativas em Linux.

E, pela minha experiência, o que acontece é que ao fim de algum tempo de utilizarmos Linux, algumas funcionalidades e sobretudo alguns erros do Windows nos parecem ser ridículos, pela simples razão de não existirem em Linux.

Por fim, não esquecer o aspeto que para mim é fundamental e que diz respeito ao Open Source. Em windows 90% do software é pirateado ou ilegal...a começar pelo próprio Windows.. No Linux não.

É uma opinião pessoal, mas a minha conclusão sobre a transição para linux é que foi das melhores decisões que tomei.

Cumprimentos a todos.

• Curtir 4
Postado
37 minutos atrás, Virneto disse:

Discordo que seja assim tão difícil ou impossível mudar completamente para Linux. Há uma curva de aprendizagem, é verdade, mas a partir de um determinado período ganhamos autonomia com o Sistema Operativo e aprendemos a ver o poder da linha de comandos... É como se eu conseguisse falar com o meu pinguim.. :P

A autonomia ganha-se com a prática. Impossível é ganharmos autonomia sem praticar.

é isso ai....:thumbsup: - A maioria morre de medo do Linux., é um bando de fracote.....igual criança que faz birra por não ganhar bala ou ter perdido a chupeta., e o detalhe principal é que ao invés de começar pelo básico ( com distros "mais fáceis") querem ir direto ao Slackware, ao Arch....e até a distros destinadas a testes de invasão., como em um post perdido por ai.

Postado

Acho que o que dificulta o uso e adoção em massa do Linux seria falta de alguma diretriz ou padronização, com exceção do modo texto, cujos comandos são lugar comum em qualquer distro.

Cada distro acaba adotando componentes e ambientes gráficos diferentes, cada grande distro precisa ter seu próprio repositório de pacotes, um pacote compilado para uma distro pode ter problemas pra rodar em outra distro ou mesmo em uma versão mais recente da mesma distro, e isso meio que inviabiliza grandes programas comerciais de receberem versões Linux.

Poderia ter algo com se fosse uma ISO, uma diretriz comunitária e de adoção facultativa para orientar o desenvolvimento de programas, de forma que distros que sigam essas diretrizes sejam capazes de rodar alguns programas proprietários, cuja natureza comercial meio que torna dispendioso ficar compilando milhares de pacotes para dezenas de distros...

Postado
17 horas atrás, kifirefox disse:

a palavra [e ser paciente, é ter muita paciência. você acha que informática é coisa de gente desocupada? só por que não está ganhando dinheiro com isso, pelo menos está ganhando conhecimento ou experiência.

aprender já é difícil, na informática é pior, pois dá muito mais erros, deve ser uma das area que mais dá erro.

mas pelo menos tem botão de reset e qualquer coisa é só formatar!

tem que aprender a mexer, com algum linux, funções básicas do linux. e pelo menos com programas básicos.

acho que não dá para substituir pelo windows, mas dá para complementar com o linux.

e é isso que estou procurando, o linux como complemento do windows.

e linux para atividades basicas que dão para substituir o windows totalmente.

Você não entendeu, as pessoas em geral que usam Windows não têm conhecimentos suficientes para usar Linux e nem tempo e até interesse em aprender pois muitas estão ocupadas com outras coisas ( trabalho, estudos, tarefas etc ). Só gente desocupada, disposta a adquirir experiência nesse sistema e com conhecimento, pode se dar ao luxo de ficar horas a fio tentando resolver problemas. Eu mesmo estou há mais de uma semana tentando resolver uma situação com a resolução no Kaiana, pesquisando até em sites gringos, e ainda não consegui. As pessoas em geral nem pesquisar direito sabem quanto mais em inglês. Linux é dor de cabeça e por isso muitos ficam trocando de distros por não conseguirem resolver suas necessidades.

Não me venha com essa de que Linux é fantástico, é um mar de rosas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...