Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amd zen


Posts recomendados

Olá! Minha placa-mãe está indo para o saco de vez e vinha planejando fazer um upgrade e, com isso já havia comprado uma placa M5A99FX PRO R2.0 e futuramente compraria um processador FX-8350, mas agora fiquei com uma situação tosca: seria melhor comprar uma placa-mãe barata só pra segurar o computador funcionando no meu Phenom II 955 até o lançamento da série Zen ou acham que o Fx-8350 ainda vão durar segurando sem gargalo em jogos por alguns anos? Um detalhe: não sou rico. HAHAHAHA!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Você parece ser fã da AMD e quer usar AMD no próximo processador. Mas acho que os Zen vão ser bem caros, parece que os caras da AMD conseguiram fazer a performance do Zen chegar bem perto da performance da linha Core i7 Extreme da Intel. Não vender processadores de quatro núcleos por um bom tempo ainda, pelo que parece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na realidade AMD sempre foi uma escolha por ser financeiramente mais acessível e, apesar de ter performance inferior à Intel, tem sido suficiente. Eu li que a AMD quer realmente pegar pesado pra meio que se equiparar à Intel e que provavelmente vai ficar cara também. É por isso que estou temendo a linha Zen. O meu problema em ter predador Intel é que até placa-mãe é muito mais cara. Acabo pagando pelo menos duas vezes mais sem necessariamente ter o dobro de desempenho.

Enfim, blá, blá, blá à parte, acho que vou acabar ficando com o FX-8350 e juntando pro próximo upgrade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Evandro

 

Resumindo:

 

No link eu vi o esquema da arquitetura de uma possível octa-core:

Zen_Summit_Ridge_First.jpg

Arquitetura interessante, pois usa SMT, mas dividiu o octa-core em 2 módulos quad-core.

 

Desta vez cada núcleo físico é inteiro e terá sua memória  L2 individual para cada núcleo físico e o cache L3 compartilhado entre 4 núcleos ou 1 módulo.

 

O processador Zen já vem com southbridge, suporte a DDR4, novo Hyper Transport com maior largura de banda.

  

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se estou enganado, mas noticiaram um tempo atrás que a AMD lançaria apenas CPU's desktop de 8 núcleos do Zen.

Se for correto e ele tiver realmente paridade de desempenho com i7 5930k ou 5960x, então nós não teremos CPU's para o mercado mainstream(U$200) a princípio com arquitetura Zen, somente CPU's acima de 500 dólares. Ai vai ficar o próprio fx-8350 ainda como mainstream e as futuras APU's de 4 núcleos com arquitetura Zen que possam vir.

 

Se o Zen 8 cores for tão bom assim ele não será para meros mortais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, OCCT disse:

@Evandro

 

Resumindo:

 

No link eu vi o esquema da arquitetura de uma possível octa-core:

Zen_Summit_Ridge_First.jpg

Arquitetura interessante, pois usa SMT, mas dividiu o octa-core em 2 módulos quad-core.

 

Desta vez cada núcleo físico é inteiro e terá sua memória  L2 individual para cada núcleo físico e o cache L3 compartilhado entre 4 núcleos ou 1 módulo.

 

O processador Zen já vem com southbridge, suporte a DDR4, novo Hyper Transport com maior largura de banda.

  

 

 

 

 

Valeu!
Parece ser um chip pequeno, achei curioso ter tanto L3 e em duas partes.

 

 

2 horas atrás, nowinskit disse:

Não sei se estou enganado, mas noticiaram um tempo atrás que a AMD lançaria apenas CPU's desktop de 8 núcleos do Zen.

Se for correto e ele tiver realmente paridade de desempenho com i7 5930k ou 5960x, então nós não teremos CPU's para o mercado mainstream(U$200) a princípio com arquitetura Zen, somente CPU's acima de 500 dólares. Ai vai ficar o próprio fx-8350 ainda como mainstream e as futuras APU's de 4 núcleos com arquitetura Zen que possam vir.

 

Se o Zen 8 cores for tão bom assim ele não será para meros mortais.

 

No começo, sim, mas é muito provável que apareça um com 4, pela foto acima, e versões "capadas" de 6 ou 2 núcleos, sem contar as APUs, que é onde a AMD vai atacar no mercado maisntream.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Evandro

 

Interessante esta arquitetura, nada menos que o Jim Keller o mesmo que projetou os Atlhon XP e 64, tem o dedo dele novamente nos Zen.

 

Se o desempenho geral de um Zen octa-core for o dobro de um FX 8370, espere um processador encostando que nem sombra no i7 5960x.

 

@nowinskit

 

É certeza que iremos ter quad-core e octa-core conforme visto na foto da arquitetura, mas ainda acho que eles vão colocar dual-core para concorrer frente os i3.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT @Evandro A leitura que faço é a seguinte, para quem tem CPU para jogos a maioria de 2011 até agora ja está com um i3-i5-i7 desde o Sandy até o skylake que tem pouca diferença de desempenho. A AMD perdeu o timing de entregar algo equivalente durante o período 2012-2014, e se agora ela trouxer produtos iguais por mesmo preço como ela vai roubar market share da Intel? Ela só vai vender os CPU's para quem está com hardware defasado e precisando atualizar ou para fãs com FX.

 

Eu tenho um i7 4 núcleos, só vou mudar de CPU quando algo com mais núcleos virar mainstream. Quem tem i3 e i5 da mesma forma só vai migrar se oferecerem algo melhor, se for igual ninguém vai trocar 6 por meia dúzia.

 

O que vejo de ruim é isso, como AMD está voltando muito atrasada no mercado de CPU ela teria que entregar algo melhor pelo mesmo preço pra roubar clientes da intel, senão ela vai ficar no mesmo market share de sempre querendo oferecer um produto igual ao que o consumidor já possui.

Esse é um problema por chegar muito tarde ao mercado com um produto que o concorrente já entrega há mais de 4 anos.

 

O cara tem um i5 sandy bridge de 2011 que ele pagou $200 ai ele vai hoje querer fazer upgrade e pegar outro CPU de 200 porque acha que depois de 5 anos os CPU's evoluíram, então ele vai olhar a Intel tem o mesmo produto e a AMD acaba de chegar ao mercado com 5 anos de atraso entregando o que ele comprou 5 anos atrás. Ninguém com intel Sandy Bridge pra frente vai migrar de CPU até que os CPU's de $200 ou $350 façam valer a mudança.

 

Quero ver que coelho a AMD vai tirar da cartola para resolver essa questão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diferentemente do que a maioria dos entusiastas dizem, grande parte das pessoas que compram processadores da AMD, compram pelo baixo custo, não porque são "fans" da AMD. Digo isso porque é muito comum, mesmo aqui no cdh, pessoas que optam pela AMD serem tachadas de fanboys.

 

Acredito que a AMD simplesmente escolheu um segmento do mercado pra vender seus processadores. Se deu certo ou errado eu não sei dizer. Mas particularmente acho que os FX são processadores relativamente bons que apesar de antigos, tem bom custo benefício. Pois como o autor do tópico bem mencionou, os da intel são mais caros, mas não oferecem desempenho condizente com a diferença de valor. Na prática em vários testes a diferença é pouca, algumas vezes nenhuma. Em termos de valor, com o preço do 8320e por exemplo só da pra pegar um i3, sendo que esse perde em multitarefa pro FX. Então nesse ponto, pelo menos pra mim, é um ponto pra AMD. 

 

Pessoal também gosta de dizer que as placas mães são caras, mas a culpa também não é da AMD se o mercado brasileiro é limitado em peças de informatica. Lá fora as placas 970 e 990 custam bem pouco. 

 

Não é questão de AMD vs Intel. Se esse ZEN custar tão caro como as pessoas estão dizendo, vai fugir ao propósito pra muitas pessoas comprar processadores da AMD.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!