Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Q6600: gts 250 1gb ou gtx 650 1gb ?


Posts recomendados

@GuilhermeGB Eu ia trocar a pasta do processador agora (apesar dela não estar velha), mas me deparei com uma coisa... Porque quando comparo o HW Monitor com o AIDA64, as temperaturas da placa-mãe, da Placa de Vídeo, e dos HDs estão batendo certinhas um com o outro, mas a diferença que apresenta de temperatura no Processador é muito diferente !? Sendo que no AIDA64 mostra temperatura de 41ºC pro processador (o que bate com o da BIOS), e no HW Monitor mostra 57ºC. :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora complicou. Mas não custa trocar a pasta térmica se você tiver um pouco aí e se tiver muito tempo que não troca. O problema aí nem é muito o processador, apesar das altas temperaturas, é a VGA mesmo que está trabalhando de acordo com a temperatura, pelo jeito ela segura o desempenho para não passar dos 85ºC, sendo que a temperatura máxima segura para uma placa de vídeo trabalhar é 80ºC. Provavelmente você nunca trocou a pasta térmica da sua placa, então troque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Cara, troquei a pasta térmica da placa de vídeo e do processador. E troquei o cooler do processador também. Tinha um Intel Box e eu coloquei um Cooler Master (esse). Te digo que não mudou quase nada. Abaixou 2ºC apenas no processador e na placa de vídeo. Mas qualquer coisa que começo a usar no PC, ele já sobe pro mesmo que estava antes. (Em jogo ainda não testei.)

Temp_Nova.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Desculpe a demora. Tive uns problemas aqui, tive que viajar, enfim...

 

O bom, é que pelo jeito percebi que realmente existe uma coisa que todos comentam, que eu nunca acreditei: o tempo de cura, das pastas térmicas. Que leva ai pelo menos uns 3 ou 4 dias pra ela se acertar. Pois como é nova, vai esquentando e esfriando, e melhorando o desempenho.

 

Bem, esses dias esteve bem friozinho aqui onde moro (e mais o tempo de cura da pasta), posso dizer que o processador abaixou bem a temperatura, mas a placa de vídeo quase não fez muita diferença. Abaixou um pouco a mais, coisa de uns 2ºC, mas nada tão significante. Ela só fez diferença mesmo, em idle, uns 2 dias que fez um bom friozinho (coisa de 18ºC...20ºC temperatura ambiente, considerando que isso é frio aqui onde eu moro.)

 

O que achei estranho foi que, nos jogos, o desempenho continua quase o mesmo. Teve ai talvez uma pequena melhora nos FPS, e uma boa melhora na temperatura da placa e do processador. A placa de vídeo e o processador estão rodando conforme a tabela abaixo:

 

Need For Speed (Low Quality - FullHD)

Temperatura da Placa de Vídeo: 63ºC a 70ºC

Temperatura do Processador: 49ºC a 51ºC

 

FarCry 3 (Low Quality - FullHD)

Temperatura da Placa de Vídeo: 67ºC a 74ºC

Temperatura do Processador: 55ºC a 56ºC

 

DmC: Devil May Cry (Ultra Quality - FullHD)

Temperatura da Placa de Vídeo: 68ºC a 70ºC

Temperatura do Processador: 50ºC a 52ºC

 

Realmente em jogos não houve mais aquela temperatura absurda de 84ºC-86ºC igual estava ocorrendo. Mas em idle mudou mínima coisa. As vezes fica até mais alta.

 

O que eu percebi apenas (considerando os prints iniciais) que achei estranho, foi que antes nos jogos, a placa de vídeo ficava com temperatura muito alta, mas com processamento em torno de 65%. Agora a temperatura caiu bem, mas ela fica direto com o processamento entre 95%-99%.(Observe nos novos prints).

 

E ai, o que me diz !?

 

Para não ficar com um monte de links de fotos, eu juntei todos os prints e fiz um arquivo RAR. Basta abri-lo e terá os novos prints de todos os jogos citados. BAIXE AQUI

 

Ademais, vou postar aqui no post mesmo os prints em idle das temperaturas mais baixa que consegui aqui esses dias.

 

Obrigado.

Temp (1).png

Temp (2).png

Temp (3).png

Temp (4).png

Temp (5).png

Temp (6).png

Temp (7).png

Temp (8).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lprtrindade É o seguinte: em idle não mudou muita coisa porque a placa não esquenta muito, a diferença tem que ser em full load, e diminui bastante mesmo. Agora o uso da CPU subiu porque a temperatura não é mais o fator limitante, agora sua CPU pode trabalhar mais em baixa temperatura. O desempenho em jogos melhorou, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Entendi... Quando mencionei sobre trabalhar em 97%...99% eu me referi a placa de vídeo (ela esta trabalhando em Full Load porque como esquenta menos, ela consegue atingir o máximo dela, é isso !?). O processador em si não está chegando ao máximo. No DmC está em torno de 55% a 65%. No FarCry 3 está em torno de 65% a 80%, e no NFS está em tono de 60% a 65%. Quanto a melhora nos games, pra ser sincero, não senti diferença. Na verdade senti uma leve diferença no FarCry 3, que antes ficava variando entre 17FPS a 23FPS, e agora parece estar mais estabilizado entre 20FPS e 23FPS. Apenas isso. O resto está tudo igual. Inclusive no NFS tem momentos que aparece reflexo de sol e tal e o FPS cai pra 4.5FS, 4.7FPS... (imagem anexa).

 

Você acha que aumentando a memória RAM do PC pode ajudar em algo ou não ? Ou isso é mais limitação da placa de vídeo mesmo ? (Questiono inclusive pois tenho 4Gb de RAM, e se observarmos nos prints, os jogos estão usando apenas em torno de 2,3Gb a 2,5Gb. Não passam disso.)

 

Obrigado.

 

PS.: @RS Faria

NFS1.png

NFS2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Segue link para um RAR com novos Prints que fiz agora. (AQUI)

 

Aparentemente o Clock de Núcleo e o Clock Shader estão em ordem. A memória também não está toda utilizada, pois ela tem 1Gb de capacidade, e os jogos estão usando entre 300Mb e 400Mb, com exceção do NFS que está puxando uns 750Mb. O que me estranhou foi a taxa de dados da memória que esta cravada em 1.102Mhz em todos os jogos, sendo que em tese, deveria estar trabalhando a 2.200Mhz, não !? Que é a especificação da placa. :huh: (veja abaixo).

 

Sistema operacional:                  Windows 8.1 Pro with Media Center, 64-bit
Versão do DirectX:                      11.0
Processador da GPU:                  GeForce GTS 250
Versão do driver:                         341.95
Versão da API Direct3D:              10
Cores CUDA:                                128
Clock do núcleo:                          738 MHz
Clock do Shader:                         1836 MHz
Taxa de dados da memória:         2200 MHz
Interface da memória:                 256bits
Memória total de gráficos disponível:    3071 MB
Memória de vídeo dedicada:                  1024 MB GDDR3
Memória de vídeo dedicada:                  0 MB
Memória compartilhada do sistema:      2047 MB
Versão BIOS do vídeo:                            62.92.7D.00.11
IRQ:                                                          16
Barramento:                                            PCI Express x16
ID do dispositivo:                                     10DE 0615 26011682

 

Quanto aos drivers, está tudo atualizado. PC foi formatado recentemente. Inclusive a pouco tempo ele estava dando aquele problema que as vezes aparecia aquele tootip escrito "O driver de vídeo parou de responder e foi recuperado...". Ai desinstalei o driver, limpei tudo, e reinstalei o drive mais recente; ai parou de dar problema.

 

Existe a possibilidade do MSI Afterburn estar limitando ? Lembrando que eu não alterei em nada as configurações de perfil dele, e eu não ativei a opção de overclock. Está tudo automático.

MSI.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O clock da memória está normal, todas as memórias são assim. As memórias RAM 1333Mhz só exibem 666Mhz nos programas, as memórias 1600Mhz só mostram 800Mhz, minha placa é 5000Mhz mas só exibe 2500Mhz no MSI Afterburner.

 

Não consegui baixar os prints porque não tenho conta no DropBox, mas se você está obtendo erro de driver não é bom sinal, geralmente esse problema está mais relacionado a hardware do que software, então pode ser algum defeito na placa de vídeo (causado por consequência das altas temperaturas, talvez). Esses dias um usuário estava tendo erro no driver da placa, mas descobriu que o problema mesmo era na memória RAM, depois que trocou não teve mais, então recomendo que faça testes nos componentes do seu PC antes de mais nada.

 

EDIT: Só mais uma observação, sua placa é DDR3, essas memórias são bem lentas, ainda mais em 1080p, sem falar que 1Gb mal dá conta de rodar jogos mais atuais em 720p. Faça o teste em 720p e veja se melhora muito ou pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Sim, já fiz tudo hehehe... De vez em quando faço pra saber se esta tudo em ordem. Rodo o Data Life Guard (Western Digital), SeaTools (Seagate) e HD Tune, para os HDs, e MemTest86 para memórias. Aparentemente, estão tudo normal. (inclusive vou até verificar a memória novamente. Último teste que fiz foi final de Março. Hehehe...

 

Quando ao driver, ele não está dando erro não. A placa estava rodando normalmente, ai atualizei para um driver mais recente, ai começou a dar erro. Ai depois desinstalei ele, limpei, e instalei um drive mais recente ainda, e ai parou o erro.

 

Por curiosidade, o aumento de memória RAM pode ajudar em algo em desempenho ou não ? Ou o problema está apenas no vídeo mesmo !?

 

Obs.: Não sabia que precisava ter conta para baixar. Deixei até como público para não ter problemas... =(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A memória RAM só atrapalha se for insuficiente, os sintomas disso é pequenos travamentos no jogo (quedas rápidas de FPS), e também se você ver o uso da RAM perto limite. Você tem 4Gb, certo? Ali está mostrando 2.5Gb de uso, então está longe do limite. Fez o teste em 720p?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Ah tá, é só a resolução. Kkkkkkkkkkk... Achei que tinha que fazer algo a mais. Vou testar...

 

Cara, fiz o teste em 1366x768, e não fez diferença nenhuma. Só ficou zuada a qualidade de imagem. Hahahaha... Pra não dizer que não fez diferença, deu diferença de 1FPS no FarCry 3 e 2FPS no NFS (Em algum pontos. No geral rodou com o mesmo FPS...) :(

 

Eu tenho 2x2Gb (4GB) em Dual-Channel. Se eu pegar emprestado um pente de 2Gb (da mesma marca) e colocar (pra ficar com 6Gb), vou estragar o Dual-Channel ? Ou vou ficar com 4Gb trabalhando em Dual e mais 2Gb trabalhando em single ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lprtrindade Não, não vai "estragar" rsrs, vai ficar um dual-channel e outro single. Bom, parece que algo está errado com sua VGA mesmo:

 

-Uso da GPU no máximo (sem sinal de gargalo)

-FPS baixo mesmo em baixa qualidade gráfica ou resolução mais baixa

-Uso da CPU e RAM baixos (mais uma vez, sem sinal de gargalo)

 

Não sei o que pode ser além de sua VGA com problema. Tem como testa-la no PC de um amigo para ter certeza?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Me expressei mal com o "estragar". Hehehe...

Eu achei que quando colocasse 3x2Gb quebrasse o dual-channel e trabalhasse os 3 pentes em single channel. Acha que vale a pena colocar mais um pente de 2Gb (para ficar com 6Gb) pra testar !?

 

Então, "acho" que tenho como testar em outro PC; porém este outro PC é idêntico ao meu. Hahahaha... Única coisa que muda é a placa de vídeo dele que é uma GeForce XFX 8500 GT Fatal1ty - 512Mb. Será que compensaria testar nele, haja vista ser idêntico ao meu !? (Inclusive é a memória dele que eu iria colocar no meu pra ficar com 6Gb pra testar.)

 

Obs.: Pra desencargo de consciência, resolvi testar mais uma vez os jogos em baixa resolução. Só que desta vez, ao invés de testar em HD, testei em resolução menor ainda ou seja, testei em 1280x960. Cara, deu uma diferença sim. Diferença esta que em 1366x768 não tinha mudado em nada.

 

Em 1280x960, o Far Cry 3 passou de 18~23fps para 30~35fps. E o NFS passou de 17~24fps para 35~39fps. (Isso comparando com a resolução de 1920x1080). Abaixo de 1280x960 se manteve os mesmos FPS, e de 1366x768 pra cima, se manteve a mesma coisa que o FullHD.

 

Lembrando que esses testes todos só mudei a resolução. Os jogos continuaram com tudo no mínimo e tudo desativado.

 

Obs2.: Dei uma fuçada na internet, e pelo que andei vendo por ai, aquela questão de temperatura que a gente sanou no começo do tópico, realmente é da placa mesmo. Essa placa esquenta de mais. Inclusive estive conversando recentemente com um colega e ele disse que tinha um GTS igual a tinha, e acabou por tendo que trocar pra uma GTX 650Ti de tanto que esquentava. Parece ser normal da placa esquentar (trabalhar na casa dos 80~85ºC em jogos.). A minha depois que troquei a pasta térmica não passa de 70º~71ºC. E vi alguns reviews sobre o Far Cry 3 e o NFS. Sobre o NFS, os FPS da galera tava mais ou menos igual o meu rodando em 1280x1024. alguns um pouco a mais, na casa dos 45~50fps, mas em geral nessa média de 40~45fps. E o Far Cry 3 não vi FPS, mas tinha galera rodando ele com tudo no ultra, mas em resolução de 1280x1024, mais que isso não vi ninguém rodando não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lprtrindade Bom, não custa nada tentar 6Gb, mas tem 99% de chance de não mudar nada. GPU trabalharar a 80+ ºC a 50% é completamente anormal, mesmo em 100% de uso, qualquer temperatura acima de 80ºC é bom ficar esperto, temperatura alta danifica o hardware. Mas agora que eu fiquei sem entender nada, quer dizer que só "melhora" em 1280x960? :confused: Desconfio cada vez mais da placa. E se puder testar em outro PC, não importa a configuração, só para descobrir se é alguma coisa no seu PC ou na placa mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Quanto a temperatura, como eu disse no post anterior, depois que eu troquei a pasta térmica, ela está trabalhando em 68~71ºC, não passa disso (trabalhando em FULL, entre 95%~97%). Só essa questão do FPS mesmo que só melhora em 1280x960. :(

 

Vou ver se eu consigo testar no outro PC. Tem problema testar nele com 2Gb de RAM só !?

 

Se for algo na placa, tem como recuperar !?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lprtrindade Não, agora a temperatura está normal, antes não estava nem perto de normal. Não tem problema testar com 2Gb, no máximo você vai ter travadinhas em jogos mais pesados, mas se o problema não for na placa você conseguirá FPS mais altos, mas se quiser pode colocar 4Gb só pra não ter problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Cara... Fiz novos testes aqui com 6Gb de RAM, e os resultados foram incríveis perto do que estavam até agora. :eek:

 

Vou postar uma tabela abaixo dos FPS e consumo de RAM do PC:

 

Need For Speed (Low Quality)

1920x1080: 40~45 fps (50~52 fps em alguns pontos)

1366x768: 50~55 fps

1280x1024: 58~61 fps

Consumo de Memória RAM: 2,65~2,7Gb.

 

Need For Speed (Medium Quality)

1920x1080: 30~35 fps

1366x768: 43~45 fps

Consumo de Memória RAM: 2,65~2,7Gb.

 

Need For Speed (Ultra Quality)

1920x1080: 18~20 fps

Consumo de Memória RAM: 2,7~2,85Gb.

 

FarCry 3 (Low Quality)

1920x1080: 40~45 fps

1366x768: 58~63 fps

Consumo de Memória RAM: 2,15Gb.

 

FarCry 3 (Ultra Quality)

1920x1080: 20~25 fps

Consumo de Memória RAM: 2,35Gb.

 

DmC: Devil May Cry (Ultra Quality - FullHD)

1920x1080: 60~65 fps

Consumo de Memória RAM: 1,8~2,0Gb.

 

Deu uma diferença enorme perto dos FPS anteriores. Até mesmo no DmC que já rodava liso em 30~35 fps com tudo no ultra, foi pra 60~65 fps.

 

O que achei engraçado é que o consumo de memória RAM continuou praticamente o mesmo. Aumentou na verdade ai coisa de 100~200mb apenas em cada jogo. Mas pra quem tem 4Gb subir de 2,5Gb pra 2,8Gb não foi nada. Mas os jogos rodaram lisinhos, sem travamento, nem lags, nem nada.

 

A única coisa que fez uma diferença grande foi a temperatura da GPU. Quando estava tudo no LOW, ela ficava naquilo que falamos anteriormente, entre 68~71ºC com Load de 95~98%. Quando coloco os jogos no ULTRA ela fica com temperatura entre 80~84ºC com Load em 95~98% também. É só diminuir a qualidade gráfica ou sair do jogo que a temperatura da GPU cai.

 

Será que a RAM teve algo a ver com esse aumento de FPS !? :huh:

 

De qualquer forma, haja vista esse ganho de FPS, eu nem testei a placa no outro PC. Só coloquei mas 2Gb no meu mesmo (pra ficar com 6Gb e testar) e o resultado foi esse acima.

 

Obs.: Após os testes, eu retirei o pente adicional e voltei a ficar com 4Gb. Fiz os testes novamente. O NFS e o DmC se mantiveram com o FPS mais alto, igual no teste com 6Gb, e o Far Cry 3 voltou a ter o FPS baixo novamente. Que coisa estranha... o.O

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lprtrindade Agora fiquei sem entender nada. Será que algum dos slots ou uma das memórias não estão com algum problema? Só pode ser isso. A temperatura da VGA cai quando não está trabalhando com todo seu potencial, mas se fosse assim não deveria trabalhar com essa porcentagem de uso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, GuilhermeGB disse:

@GuilhermeGB mas se fosse assim não deveria trabalhar com essa porcentagem de uso...

 

Não entendi. :huh:

 

Quanto as memórias, eu testei elas recentemente e não havia problema algum, nem nos pentes, nem nos slots. De qualquer forma, vou ver se testo hoje de novo. (Eu ia testá-las essa noite já pra postar o resultado agora. Mas deu um temporal aqui que fiquei com medo de deixar ligado o PC.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!