Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trocar termistor ntc queimado em fonte atx.


madix

Posts recomendados

Tenho uma fonte de 500w reais, com certificar 80 plus bronze, como essa da Kabum Fonte Iceage 500, e o termistor dela queimou.

Bom, eu até consegui um termistor para colocar nela, mas não é o mesmo. O que veio nela é o ntc 5d20, mas o que eu consegui é o ntc 5d15. Reparei que o 5d20 é um pouco maior do que o 5d15. Gostaria de saber se é muito arriscado substituir o 5d20 pelo 5d15. Será que pode danificar o computador? Segue as fotos da fonte:

 

Local onde estava o Termistor que já foi retirado.

WP_20160521_15_30_10_Pro2.jpg

 

Esse outro componente também foi danificado, pois estava perto do termistor que torrou. Será que precisa ser substituído?

WP_20160521_15_29_52_Pro2.jpg

 

Imagem geral da fonte, aparentemente sem mais nenhum componente queimado.

WP_20160521_15_32_44_Pro.jpg

 

Termistor que eu consegui em outra fonte.

WP_20160521_14_09_14_Pro.jpg

 

Termistor que queimou (essa imagem foi retirada até de outro post aqui do forum, uma fonte do mesmo modelo)

Termistor queimado.jpg

 

Desde já agradeço ao pessoal do fórum pelo espaço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dá uma conferida se essa sua fonte por acaso não é uma Ice Age falcatrua, como essa dai que lhe mostro, com uma etiqueta fajuta colada por cima da bomba chamada IA6500HP que levou o maior pau nos testes do CdH..

Veja ai os testes dessa IA6500HP: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-da-fonte-de-alimentacao-3r-system-iceage-ia6500hp80-650-w/2079

Foi tão mal que passou a não conseguir vender nem que pintassem ele de ouro. Que o representante no Brasil (cujo nome aparece ai na foto) fez para não amargar com o mico????

Colou uma nova etiqueta por cima e tascou no rabo do incauto comprador que acabou pagando o pato...

Confira se a sua por acaso não é uma etiqueta dupla, se for, nos mostre, vale a pena, para que outros evitem de cair nessa..

 

IA6500HP80%20Ice%20Age_zps9onifoy2.jpg

 

Ou, em outro usuário vergonhosamente enganado:

IceAgeIA5000HP80porcimafontebombaporbaix

 

 

Eu, preventivamente, manteria enorme distância dessa marca dai.. O histórico dela é mais sujo que pau de galinheiro...

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, albert_emule disse:

Danificar a fonte não. 

Mas corre o risco do mesmo defeito voltar logo logo. 

 

Então vou fazer a gambiarra aqui e ver se ela aguenta mais uns tempos. rsrsrs :thumbsup:

 

 

1 hora atrás, faller disse:

Dá uma conferida se essa sua fonte por acaso não é uma Ice Age falcatrua, como essa dai que lhe mostro, com uma etiqueta fajuta colada por cima da bomba chamada IA6500HP que levou o maior pau nos testes do CdH..

Veja ai os testes dessa IA6500HP: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-da-fonte-de-alimentacao-3r-system-iceage-ia6500hp80-650-w/2079

Foi tão mal que passou a não conseguir vender nem que pintassem ele de ouro. Que o representante no Brasil (cujo nome aparece ai na foto) fez para não amargar com o mico????

Colou uma nova etiqueta por cima e tascou no rabo do incauto comprador que acabou pagando o pato...

Confira se a sua por acaso não é uma etiqueta dupla, se for, nos mostre, vale a pena, para que outros evitem de cair nessa..

 

IA6500HP80%20Ice%20Age_zps9onifoy2.jpg

 

Ou, em outro usuário vergonhosamente enganado:

IceAgeIA5000HP80porcimafontebombaporbaix

 

 

Eu, preventivamente, manteria enorme distância dessa marca dai.. O histórico dela é mais sujo que pau de galinheiro...

 

Bom, dessa do adesivo aí eu não sabia, sempre confiei nela. Verifiquei ela aqui, comecei a retirar o adesivo, mas aparentemente não tem outro por baixo, parece ser uma IA500HP80 comum. Na época pesquisei bastante e se não me engano era recomendada até mesmo aqui no CdH. Mas é bom saber para a galera ficar longe dessa marca.

Acho que ela durou até bastante tempo, quando eu comprei ela no Kabum, paguei menos de R$200,00 na época, um bom custo benefício, hoje ela está R$300,00. Aguentou uns 5 anos o meu velho Phenom II x4 965 e minha GTS 450. Ela abriu o bico mesmo foi esse ano, quando eu substitui a GTS 450 por uma Radeon R9 380. Bom, mas acho que isso já era esperado rsrsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente o termistor em fontes chaveadas tem a função de limitar o surto de corrente inicial, que ocorre quando se liga a fonte e os capacitores do filtro, logo após a retificação da tensão da rede, se encontram descarregados. Neste caso, o surto de corrente é limitado pela resistência na temperatura ambiente do termistor. Logo a seguir, o termistor esquenta e o valor de sua resistência cai a ponto de não representar muita perda de energia, já que o valor da corrente cai bem, após este surto. Ele costuma trabalhar "quentinho" (claro que com cargas relativamente próximas ao máximo de consumo). Se o dito cujo queimou, ou ele foi mal projetado, ou alguma coisa ocorreu no circuito, que fez o consumo de corrente nele aquecer demais e torrar. Neste último caso, a maior probabilidade do causador do problema costuma se encontrar nos semicondutores de potência, nos capacitores e por aí vai.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aproveitando o comentário do MOR, justo aqui em cima, imagine uma fonte ligada, em regime, entregando uma boa potência ao PC e consequentemente drenando da tomada também bastante energia. Seu termistor vai estar quente, bem quente e a resistência por ele apresentada será bastante baixa.. Imagine agora por qualquer razão que seja falta energia na tomada por mais de meio ciclo da rede, algo como 10 mili segundos.

Duas coisas são muito claras:

Uma que o termistor em nada ajudará na retomada da energia;

Outra é que o capacitor de entrada estará perto de estar vazio, ou seja, na retomada da energia ele pedirá muita corrente para poder carregar o capacitor..

 

O varistor, coitado, não poderá ajudar em nada pois 10 mili segundos não dá sequer dele baixar sua temperatura em um grau que fosse..

 

A tendência nesses casos é que esse varistor até mesmo se danifique. Note que essa "falta de energia" é típica de um Tlec daqueles batidas de relé em um estabilizador. Essa é uma das razões pelas quais um estabilizador atrapalha e em muito uma fonte de alimentação..

Por essa e por outras, estabilizador jamais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!