Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
danilomelotti

Usar outro tipo de transistor em um projeto

Recommended Posts

Olá!

Gostaria de fazer o circuito abaixo, porém, Q1 é um mosfet de canal P. Não possuo nenhum desse tipo aqui. Eu tenho alguns mosfet's de canal N e alguns transistores BJT de potência (tanto PNP como NPN) Algém pode me dá uma força para alterar o esquema abaixo? (Obs: O circuito é um desulfatador de baterias, retirado do site: http://blog.novaeletronica.com.br/circuito-desulfatador-de-bateria/ )

Grato!

Desulfatador.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode-se substituí-lo por um transistor PNP adequado, encaixando-o de modo que os terminais B, C e E correspondam a G, D e S no diagrama, respectivamente F5Rua4D.gif.

Contudo, um resistor de base teria que ser adicionado para aumentar a impedância de entrada do transistor substituto. O cálculo para o mesmo dependeria de características técnicas do transistor escolhido, como o parâmetro β.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Compartilhar este post

Link para o post

Além do referido resistor de base maior mencionado, um resistor entre a base e o emissor também poderia ser incluído, para garantir o corte do transistor e aumentar a velocidade de corte.

Um outro detalhe seria que o transistor trabalhando na saturação, exige maior corrente de base, já que o ganho de corrente (hfe na saturação) cai de valor. Um projeto aceitável, para a maioria dos transistores solicitando até 2A (Fuse 2A), seria considerar um ganho de 10 na saturação. O que talvez exija um segundo transistor de menor potência (de sinal mesmo) para interfacear entre o 555 e o transistor de potência.

Em tempo:

O diodo D1 tem que ser rápido e suportar a corrente que passa nele.

Os indutores não são simples de obter, ou fazer.

MOR_AL

Editado por MOR
  • Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@rjjj e @MOR valeu pela ajuda! Estou muito grato :).

Mor, estou mandando a baixo o esquema com as alterações que você falou. Por favor, da uma olhada pra mim. Valeu mesmo!

O único diodo rápido que tenho é o FR105, que segundo o datasheet soporta 1A. Será que serve? Segundo o site consultado, o circuito (em sua forma original) gera picos de de corrente de 40mA e 30V pico a pico, e eu poderia também botar um fusível de 0,5A ao invés de 2A.

docimg.jpg

Editado por danilomelotti

Compartilhar este post

Link para o post

Hummm!!!:huh:

No circuito original, com o pino 3 low, o mosfet conduz, já no seu último circuito, com o pino 3 low, Q1 não conduz.

O LM555 tem um pequeno detalhe. Um dos semi períodos é menor, ou no máximo igual ao outro. No seu último circuito, você inverte isso, podendo dar algum problema.

Fiz um circuito baseado no primeiro.

Acredito que este seja melhor, mas se decidir montar é por sua conta.

Em tempo:

O TIP42 talvez precise de dissipador.

MOR_AL

555.jpg

Editado por MOR
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, MOR disse:

Hummm!!!:huh:

No circuito original, com o pino 3 low, o mosfet conduz, já no seu último circuito, com o pino 3 low, Q1 não conduz.

O LM555 tem um pequeno detalhe. Um dos semi períodos é menor, ou no máximo igual ao outro. No seu último circuito, você inverte isso, podendo dar algum problema.

Fiz um circuito baseado no primeiro.

Acredito que este seja melhor, mas se decidir montar é por sua conta.

Em tempo:

MOR_AL

555.jpg

Valeu mesmo! Para saber se o circuito está funcionando, basta botar um multímetro na bateria e ver se a tensão com o circuito plugado é maior que com o circuito desplugado, correto?

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei.

Só sei fazer o circuito, não sei a finalidade.

MOR_AL

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais