Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
braconius

Problema com memória ram

Recommended Posts

Boa tarde pessoal, 

Montei uma máquina recentemente, tive alguns problemas relacionados ao SO, que foram corrigidos com uma formatação diferente (Windows 7 Pro 64bits). O problema é que agora parece que estou com problemas de memória (ou alguma configuração errada, sei lá!). O que ocorre:

- O computador reconhece os 8gb (1x8Gb Kingston HyperX 1866mhz) de RAM, mas quando o consumo de RAM atinge 4,2gb de memória RAM consumida o jogo trava e o Windows gera o alerta mostrado no anexo. É como se a máquina possuísse apenas 4gb de RAM.

Alguém tem ideia do que pode estar acontecendo?

GforceExp.jpg

Configuração:

I5 4460

GA-B85M-D3Ph

Gigabyte GTX 970 G1 Gaming

XFX XT 500

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@braconius fala companheiro, tudo bem?

de uma checada no MSconfig, aqui tem as configurações mesmo que a microsoft recomenda(link a seguir

http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows7/Start-System-Configuration

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@braconius fala companheiro, tudo bem?

de uma checada no MSconfig, aqui tem as configurações mesmo que a microsoft recomenda(link a seguir

http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows7/Start-System-Configuration

Que tipo de configuração seria necessário fazer no "msconfig"? Está tudo padrão!

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ser a memória virtual que está curta. Já tive problemas assim(Não parece esse problema, mas é uma tentativa)

Acho que você sabe: Configurações avançadas do sistema> Desempenho> Memória virtual. Eu gosto de deixar fixo (no meu caso, 2048mb no mínimo) pois assim o espaço já fica alocado no HD

Compartilhar este post

Link para o post

@braconius recentemente meu pc estava reiniciando por uma duzia d problemas

1 deles era por tentar usar mais ram do q estava disponivel.

uso 2 pente d 4gb 

e 4gb ficavam reservados para hardware, sempre q o pc precisava ir alem dos 4gb disponiveis ele reiniciava.

use o gerenciado d tarefas e verifique se esta tendo este problema

Compartilhar este post

Link para o post

@DcBarbosa Quando eu tive esse problema, era defeito na RAM. (Por isso só tenho 2gb hoje), mas descartei o problema já que ele tem apenas 1 pente de 8gb

Compartilhar este post

Link para o post

@FunkyClearMen Cat

n querendo poluir o topico (posso apagar essa msg depois)

sua memoria parou d funcionar logo após isso ?ou foi pouco tempo depois

apenas retirei os modulos, coloquei 1 liguei o pc

adicionei o outro e a memoria esta funcionado

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Oh rái de problema! O mundo todo te recomenda 8GB pra jogar Battlefield 4 e quando o windows atualiza suas atualizações gordas, 8gb nao segura o jogo!

amigo , crei que é problema do windows mesmo, atualizações nao otimizadas. por isso coloquei 16gb de ram e nunca mais tive esse problema. vendi meu kit de 8gb e comprei o de 16g

e te encorajo a colocar 16g pois ja tem jogos pedindo 16g como quantum break e o mirrors edge novo abç

Compartilhar este post

Link para o post

@DcBarbosa Era uma memória bem ruim, veio no pc, então já tava bem antiga. Ela não queria pegar de jeito nenhum, não dava boot sozinha. Eu fui olhar no gerenciador e vi isso de "reservada" sendo que não estava reservada pra nada. Ela deu defeito mesmo.

O engraçado é que essa da Corsair eu já comprei usada, está bem gasta, o cobre está comido em uma parte, e ela continua funcionando. Corsair é qualidade...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@braconius tenta um reset na Bios (clear CMOS).

E dá uma verificada na memória reservado para o hardware (gerenciador > aba desempenho >  monitor de recursos >  memória. 

E veja também quanto tem de memória virtual http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/change-virtual-memory-size#1TC=windows-7

Ex. do meu: 

22.png

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, FunkyClearMen Cat disse:

Pode ser a memória virtual que está curta. Já tive problemas assim(Não parece esse problema, mas é uma tentativa)

Acho que você sabe: Configurações avançadas do sistema> Desempenho> Memória virtual. Eu gosto de deixar fixo (no meu caso, 2048mb no mínimo) pois assim o espaço já fica alocado no HD

Boa noite colega, 

A memória virtual está desativada, mas não é este o problema. O computador está fechando os programas com 4gb consumido, metade do total de memória disponível.

3 horas atrás, ApoloBrz disse:

@braconius tenta um reset na Bios (clear CMOS).

E dá uma verificada na memória reservado para o hardware (gerenciador > aba desempenho >  monitor de recursos >  memória. 

E veja também quanto tem de memória virtual http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/change-virtual-memory-size#1TC=windows-7

Ex. do meu: 

Aí o meu monitor de recursos. O PC deu erro com 4,3gb de memória consumida, sendo que ainda tem quase 4gb disponível.

Quanto a memória virtual, como disse acima, ela está desabilitada, mas no meu ponto de vista, não justifica o problema, pois a memória virtual só deveria ser necessária ao acabar a memória física (RAM). Estou correto?

Muito obrigado!!

Erro_MEmo.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

@braconius Olha broder, é um problema estranho mesmo, apesar de já estar moderando a algum tempo, tem certas coisas que não manjo ainda, e o uso da memoria virtual é uma delas...

Tem como você testar colocar a memória em outro slot e rodar o jogo pra ver se o erro persiste?

Ali aponta 8 falhas, não sei se é relevante, mas sugiro então fazer um teste neste pente de memória, rode o diagnostico do windows ou o memtst86. 

Compartilhar este post

Link para o post

@braconius Errado. Até onde eu sei, alguns programas usam a memória  virtual

De qualquer forma ative e veja se o problema ocorre, se continuar a ocorrer, você desativa. É só uma opção válida pra tentar

Porque sério, já vi pc com 8gb der esse problema acusando memória no Age of Mythology(que é muito leve)

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, ApoloBrz disse:

@braconius Olha broder, é um problema estranho mesmo, apesar de já estar moderando a algum tempo, tem certas coisas que não manjo ainda, e o uso da memoria virtual é uma delas...

Tem como você testar colocar a memória em outro slot e rodar o jogo pra ver se o erro persiste?

Ali aponta 8 falhas, não sei se é relevante, mas sugiro então fazer um teste neste pente de memória, rode o diagnostico do windows ou o memtst86. 

Opa, olá!

O diagnóstico do Windows está parado em 10% já faz quase 1h... Eu já havia rodado esse mesmo diagnóstico logo que comprei o PC e não havia acusado nenhum erro.

Com relação ao memtst86, eu tentei usá-lo outro dia e não consegui iniciar o teste. Ocorreram erros. Vou tentar rodá-lo novamente, e com um vídeo explicativo se necessário.

1 hora atrás, FunkyClearMen Cat disse:

@braconius Errado. Até onde eu sei, alguns programas usam a memória  virtual

De qualquer forma ative e veja se o problema ocorre, se continuar a ocorrer, você desativa. É só uma opção válida pra tentar

Porque sério, já vi pc com 8gb der esse problema acusando memória no Age of Mythology(que é muito leve)

Bom, eu estou envolvido com hardware e afins faz muitos anos e nunca ouvi falar nisso. Aliás, meu antigo PC também tinha 8gb, sempre com a memória virtual desativada e nunca tive esse problema. Mas é um teste válido, vou tentar!!

Obrigado!!

Compartilhar este post

Link para o post

@braconius você deixou o teste padrão no diagnostico? se colocou o outro vai demorar um bocaquinho sim. 

O memtest86, se você tiver alguma distro de linux por ai, é só colocar o cd ou pendrive e dar o boot por ele que aparece a opção de testar a memória. Aqui o site do memtest: http://www.memtest86.com/download.htm

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, ApoloBrz disse:

@braconius você deixou o teste padrão no diagnostico? se colocou o outro vai demorar um bocaquinho sim. 

O memtest86, se você tiver alguma distro de linux por ai, é só colocar o cd ou pendrive e dar o boot por ele que aparece a opção de testar a memória. Aqui o site do memtest: http://www.memtest86.com/download.htm

Entendi. Da outra vez não demorou tanto, por isso achei que havia ocorrido um erro. Acabei resetando o PC. 

Estou tentando rodar o MEMTEST86+, assim que houver alguma novidade volto aqui!

Abraços!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, ApoloBrz disse:

@braconius teste de memória é chatinho mesmo...e devo lhe sugerir testar nos outros 3 slots da placa-mãe...pra garantir.

Já tentei nos outros slots, ocorre o mesmo problema em todos eles!

Estou rodando o MEMTEST pela segunda vez. A primeira tentativa, em modo multitthread, travou com cerca de 15min (travou mesmo, nenhum dos menus funcionava, nem o sinalizador de estado (State). A segunda tentativa segue rodando há cerca de 30min.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
10 horas atrás, ApoloBrz disse:

@braconius deixa rolar uns 8/9 pass´s 

um pente que tenho e que suspeitava estar ruim, apresentou o defeito logo de cara.

Amigo @ApoloBrz  e demais: @FunkyClearMen Cat @DcBarbosa @GabrielLP14

Ontem a noite iniciei o MEMTEST em modo multithread e ele travou logo em seguida. Reiniciei o programa e rodei em modo safe (apenas 1 núcleo), o teste rodou durante toda a noite e chegou a 8 pass's. Hoje pela manhã reiniciei o programa e coloquei novamente em modo multithread, o teste travou exatamente no mesmo lugar (vide imagem).

O que acham? Será que todo esse problema também pode ter a ver com o processador?

MEMTEST.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

@braconius Você desativou a memória virtual? Experimente ativar novamente.

E sobre o uso de tal memória, ele não ocorre só quando a memória ram está cheia. Aqui eu monitoro o computador em tempo real, e eis que, mesmo agora, quase sem fazer nada, veja o uso de recursos:

pagina_o.png

Difícil é ver algum momento em que ele não use o arquivo de paginação... 

Compartilhar este post

Link para o post
34 minutos atrás, Foxwalt disse:

@braconius Você desativou a memória virtual? Experimente ativar novamente.

E sobre o uso de tal memória, ele não ocorre só quando a memória ram está cheia. Aqui eu monitoro o computador em tempo real, e eis que, mesmo agora, quase sem fazer nada, veja o uso de recursos:

pagina_o.png

Difícil é ver algum momento em que ele não use o arquivo de paginação... 

Interessante este programa. Em teoria, posso considerar que a parte suprior é a memória RAM (física) e o campo PAGE a memória de  virtual, de paginação? Porque minha preocupação atual é que, se o consumo de memória ultrapassar os 4,3GB e o SO não fechar os jogos por falta de memória, não sou saber se os 8gb estão realmente sendo utilizados.

Vou testar habilitando a memória virtual, mas eu creio que os jogos irão funcionar. O problema é que eu não quero que eles funcionem utilizando a memória virtual em vez da física. Desde que tenho SSD's, sempre usei meus sistemas com arquivode paginação e memória virtual desabilitados.

Compartilhar este post

Link para o post

@braconius O nome desse gadget é All CPU Meter. É isso mesmo, em cima é a memória real e abaixo é a virtual. Você pode usar ele mesmo aí durante os seus jogos para medir se vai passar dos 4,3GB. Faça o teste.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Estranho esse travamento, você tentou dar um reset na  BIOS?

Dá uma olhada na BIOS na parte da memória, pra ver se o perfil XMP não está ativado.

Compartilhar este post

Link para o post
9 minutos atrás, Foxwalt disse:

@braconius O nome desse gadget é All CPU Meter. É isso mesmo, em cima é a memória real e abaixo é a virtual. Você pode usar ele mesmo aí durante os seus jogos para medir se vai passar dos 4,3GB. Faça o teste.

Farei agora na hora do almoço!

Valeu as dicas, amigo!

2 minutos atrás, ApoloBrz disse:

Estranho esse travamento, você tentou dar um reset na  BIOS?

Resetar a BIOS é remover a bateria por alguns minutos e colocar de novo? Se sim, sim, ela foi resetada!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais