Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Alvaro Rodrigues

Processador perde potência do nada.

Recommended Posts

Boa noite. Eu estou realmente perdido.  Não entendo o que está acontecendo. Durante o uso normal ele fica sempre a 4 ghz e de repente desse pra 1.44 ghz, se mantém assim um tempo e volta ao desempenho normal. Alguém teria alguma informação sobre como resolver esse problema? ( ps: na imagem ta 3.7 porque eu queria ver se diminuindo o clock resolveria o problema, aprentemente não muda em nada)

tvKgJ1E.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sua placa-mãe, qual é?

Compartilhar este post

Link para o post

Essas placas mãe com chipset 760G tem o histórico de causar problemas de desempenho com a linha FX, pode ser ela a culpada.

Compartilhar este post

Link para o post

@Alvaro Rodrigues Não tem absolutamente nada a ver com a placa-mãe ou chipset. Tenho uma placa-mãe muito parecida (GA-78LMT-USB3) que tem o mesmo chipset e estou jogando BF3 no Ultra com 64 players a 90-130 FPS enquanto gravo vídeo do jogo, CSGO a 250-300 FPS, e CSS a 500 hehehehehe.

Quase todos os processadores fazem isso, no caso da AMD chama-se "Cool and Quiet", onde a placa-mãe baixa o clock e tensão no vcore para economizar energia (além de deixar o fan bem quietinho e aumentar a vida útil do mesmo). Ela faz isso até mesmo quando o uso de CPU está alto, mas é por décimos de segundo e não causa perda de desempenho.

Para testar os valores reais de clock sugiro usar o prime95, e olhar o uso dos núcleos no aida64. Estou fazendo isso agora e minha CPU (FX6300) está com 100% de uso e 4.1 GHz em todos os núcleos (eu desativei o Core Performance Boost na BIOS e deixei o clock da CPU em 4.1 GHz).

Compartilhar este post

Link para o post
agora, AmarildoJr disse:

@Alvaro Rodrigues Não tem absolutamente nada a ver com a placa-mãe ou chipset. Tenho uma placa-mãe muito parecida (GA-78LMT-USB3) que tem o mesmo chipset e estou jogando BF3 no Ultra com 64 players a 90-130 FPS enquanto gravo vídeo do jogo, CSGO a 250-300 FPS, e CSS a 500 hehehehehe.

Quase todos os processadores fazem isso, no caso da AMD chama-se "Cool and Quiet", onde a placa-mãe baixa o clock e tensão no vcore para economizar energia (além de deixar o fan bem quietinho e aumentar a vida útil do mesmo). Ela faz isso até mesmo quando o uso de CPU está alto, mas é por décimos de segundo e não causa perda de desempenho.

Para testar os valores reais de clock sugiro usar o prime95, e olhar o uso dos núcleos no aida64. Estou fazendo isso agora e minha CPU (FX6300) está com 100% de uso e 4.1 GHz em todos os núcleos (eu desativei o Core Performance Boost na BIOS e deixei o clock da CPU em 4.1 GHz).

Mas isso acontece durante os jogos também, como pode ver na imagem o cpu burner estava usando 100% da cpu quando aconteceu. O cool and quiet é só pra quando o sistema ta em idle, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

@Alvaro Rodrigues Não, porque jogos nunca usam 100% dos núcleos, nem mesmo GTA V por exemplo.

Alguns núcleos do meu baixam para 1400 MHz durante alguns jogos, e outros ficam a 3500/4100 Mhz. Tudo depende do uso.

Teste com o prime95 e veja como ele se sai ;) Todos os núcleos tem que ficar a 100%, e os clocks devem ficar a 4000 MHz no seu caso, baixando para uns 3200/3000 por alguns décidmos de segundo de vez em quando.

Compartilhar este post

Link para o post

@Alvaro Rodrigues Deixe o prime95 rodando por uns 5 minutos.

Como está o CPU-Z? O que ele mostra?

Aparentemente o Gerenciador de Tarefas não é preciso. Veja anexo.

Untitled.png

Compartilhar este post

Link para o post

@Wal SJC Pode ser. Eu esqueci de perguntar sobre as temperaturas :P

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Alvaro Rodrigues Você ainda está usando o Gerenciador de Tarefas do Windows, mesmo depois de eu ter mostrado que ele não é preciso (pelo menos pra mim).

Baixe o aida64, ele é gratuito na versão Trial e permite você ver corretamente o uso dos núcleos.

Compartilhar este post

Link para o post

@AmarildoJr Eu usei ele e o cpu-z que você falou ali também, quando tava 1.3 ghz no gerenciador ele também ficou no cpu-z só to usando o gerenciador porque ele mostra ali bonitinho o gráfico linear

Durante todo aquele sobe e desse no gráfico o prime 95 tava ativado. :(

Compartilhar este post

Link para o post

@Alvaro Rodrigues atualize a BIOS da sua placa-mãe. 

Se continuar nesta brincadeira, é seu VRM que está fritando. 

Mobos de chipset 760G, tem o costumo de não se dar bem com FX 8350. 

https://www.asus.com/br/Motherboards/M5A78LMUSB3/HelpDesk_Download/

• Curtir 4

Compartilhar este post

Link para o post

@Alvaro Rodrigues Só que o AIDA64 tem várias coisas úteis, como por exemplo um medidor de temperatura (importante para seu caso), e um medidor de clock de cada núcleo. ,

O CPU-Z e o gerenciador do Windows vão marcar "1400" quando UM núcleo baixar pra 1400, o que não é o correto. Então você pode baixar o AMD OverDrive, ele vai dizer corretamente quantos MHz cada núcleo está rodando.

O gerenciador do WIndows está marcando 3.5 GHz, mesmo todos meus núcleos estando em 4.1 o tempo todo, baixando para 3.5 por alguns décimos de segundo.

http://download.amd.com/Desktop/aod_setup_4.3.2.0703.exe

Por isso estou recomendando outras ferramentas, pois com elas podemos ter leituras precisas e confiáveis :)

Compartilhar este post

Link para o post

@alissomrex eu fiz isso agora pouco, continuou na mesma. Isso é bem triste. To sem grana agora e eu procurei as paradas antes de comprar e vi pessoas com a mesma combinação sem problemas. Aparentemente agora vou ter que comprar outra placa mais cara. Sacanagem os caras da asus colocarem na lista do site que a parada funciona e quando você vai usar fica esse lixo

Compartilhar este post

Link para o post

@Alvaro Rodrigues colocar um dissipador nos VRM, é uma opção, para ver se este 

problema para, caso seja isso mesmo, já que atualizou a BIOS. 

Do contrário, comprar uma GA-970A-DS3P, ou UD3P

Compartilhar este post

Link para o post

@Alvaro Rodrigues Não pule para conclusões precipitadas ;)

Primeiro, vá até a BIOS e desabilite:

K8 Cool and Quiet control

e

Thermal throttling

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
14 minutos atrás, AmarildoJr disse:

@Alvaro Rodrigues Não pule para conclusões precipitadas ;)

Primeiro, vá até a BIOS e desabilite:

K8 Cool and Quiet control

e

Thermal throttling

Bom, agora eu preciso dormir. Acordo cedo amanhã e só chego em casa terça de tarde, aí eu tento fazer isso. Muito obrigado a todos que tentaram me ajudar. Boa noite, terça feira eu dou update nesse post com os resultados.

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

estou com um misterio a resolver com meu fx 6300 que fica ultilizando só 39% e por 20 segundos fica 95%  e dps volta pra os 39% estou altamente desconfiando da mobo que é uma As Rock n68 s3 fx ... alguem me garante que se eu comprar uma placa-mãe melhor resolve?

Compartilhar este post

Link para o post

Então, boa tarde. Terça feira e esse é o balanço:
Atualizei a bios, desativei o K8 Cool and Quiet control mas não achei como desativar o thermal throttling.

O problema continua o mesmo. Alguém tem mais alguma ideia? :/

Compartilhar este post

Link para o post

Desabilitar "C1E Support" na bios (CPU Configuration).

E, se não resolver, pode ser que o VRM da sua mobo esteja em processo de tostamento gradual.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais