Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Componente queimando


Matthwus
Ir à solução Resolvido por MOR_AL,

Posts recomendados

Gente montei esse circuito a fim de controlar brilho dos leds, tem uma posição que ele ajuda automático com o ldr, e na outra manual com o potenciômetro, montei liguei e funcionou, ai desliguei e depois não ligar mais, já verifiquei os fios tudo normal certinho porém não acende, estou achando que o BC 548 queimou, ainda não testei, alguém sabe o que pode esta acontecendo ?

 

Alimentação: 12v 1A

Led é muito parecido com esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-686819042-modulo-5630-smd-3-led-ip65-prova-dagua-bco-frio-12v-6500k-_JM

ele é 12v porém só tem dois leds.

a primeira vez que liguei e funcionou eu coloquei a mão nos transistores e nenhum estava esquentando, tudo funcionava bem, só desliguei e quando liguei já não pegava, testei os leds e estão funcionando.

 

Segue circuito utilizado:

fghgfhfg.jpg

 

EDIT: testei com o LDR controlando e também testei com o potenciômetro manual em nenhum dos casos ele funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Parece que o seu BC548 queimou. Caso afirmativo, troque-o, mas ...

Você deve fazer uma das duas alterações seguintes:

1 - Desconecte o coletor de Q2 da fonte e conecte-o no coletor de Q1.

 Ou

2 - Desconecte o coletor de Q2 e insira um resistor de 1K ohm entre este coletor e a fonte. Esta última opção considera que a corrente solicitada pelos leds seja de 60mA, conforme informado no anúncio.

 

Em tempo, eu trocaria o resistor R3 de 220 ohms para 3k3 ohms.

 

Seu Q2 queimou por não haver limitação de corrente de coletor para ele, além de que, durante a condução, a potência dissipada pelo Q2 é superior ao que este transistorzinho pode suportar.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, MOR disse:

Parece que o seu BC548 queimou. Caso afirmativo, troque-o, mas ...

Você deve fazer uma das duas alterações seguintes:

1 - Desconecte o coletor de Q2 da fonte e conecte-o no coletor de Q1.

 Ou

2 - Desconecte o coletor de Q2 e insira um resistor de 1K ohm entre este coletor e a fonte. Esta última opção considera que a corrente solicitada pelos leds seja de 60mA, conforme informado no anúncio.

 

Em tempo, eu trocaria o resistor R3 de 220 ohms para 3k3 ohms.

 

Seu Q2 queimou por não haver limitação de corrente de coletor para ele, além de que, durante a condução, a potência dissipada pelo Q2 é superior ao que este transistorzinho pode suportar.

MOR_AL

Quando eu chegar em casa vou testar o BC, ai posto aqui, também vou medir o consumo do led.

 

Das opções qual você acha a melhor, unir os coletores ou adicionar o resistor limitador ? digo em relação ao brilho, as duas vai manter o controle igual ou muda alguma coisa no brilho ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não está claro o circuito da carga.

Não sei se ao se reduzir a tensão nela, a luminosidade também se reduz proporcionalmente.

Pode ocorrer que os leds só fiquem em dois estados; ligados ou desligados.

 

De qualquer modo este circuito está mais para ligar ou desligar o led, mesmo que rápido e imperceptível ao olho, do que acenda de modo linear. 

O anúncio do ML contém um erro (como muitos deles, que seguem as inconsistências dos produtos XingLing).

Mostra que a potência é de 1,5W, mas se multiplicar a tensão (12V) pela corrente (0,06A) você chega a 0,72W.

Diante dessa dúvida, (do funcionamento da carga) fico receoso com relação às duas soluções apresentadas.

Se você tirar esta dúvida sobre a carga (Leds), eu poderei fazer um circuito para o seu caso.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, MOR disse:

Não está claro o circuito da carga.

Não sei se ao se reduzir a tensão nela, a luminosidade também se reduz proporcionalmente.

Pode ocorrer que os leds só fiquem em dois estados; ligados ou desligados.

 

De qualquer modo este circuito está mais para ligar ou desligar o led, mesmo que rápido e imperceptível ao olho, do que acenda de modo linear. 

O anúncio do ML contém um erro (como muitos deles, que seguem as inconsistências dos produtos XingLing).

Mostra que a potência é de 1,5W, mas se multiplicar a tensão (12V) pela corrente (0,06A) você chega a 0,72W.

Diante dessa dúvida, (do funcionamento da carga) fico receoso com relação às duas soluções apresentadas.

Se você tirar esta dúvida sobre a carga (Leds), eu poderei fazer um circuito para o seu caso.

MOR_AL

Nos leds que tenho não marca nada, se eu medir o consumo deles com multímetro ajuda ?

 

medi o consumo dos leds, ficou variando entre 0,06A e 0,07A, posso colocar aquele resistor de 1k no coletor do bc ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifique antes, se a tensão sobre os leds fica com os 12V. Caso afirmativo, pode colocar.

O uso do potenciômetro faz com que os leds acendam suavemente?

Caso afirmativo, deve haver uma pequena faixa do potenciômetro, que faz isso. fora esta faixa, deve haver duas outras faixas em que os leds ou estejam totalmente acesos e apagados.

MOR_AL

Em Tempo:

Faça uma tabela.

Divida o cursor do potenciômetro em etapas de 10% do seu valor total. Exemplo. Se for de 20k Ohms, divida de 2k em 2k.

Para fazer corretamente, mova a chave para a posição do LDR e meça (com o ohmímetro) entre o contato móvel e o terra.

Aí conecte o multímetro em tensão cc entre os leds.

Retorne a chave para o potenciômetro e meça a tensão.

Você deverá ter a seguinte tabela:

0% de R potenciômetro (ohms)   -----      VLed (V)

10% de R potenciômetro (ohms)   -----      VLed (V)

20% de R potenciômetro (ohms)   -----      VLed (V)

30% de R potenciômetro (ohms)   -----      VLed (V)

40% de R potenciômetro (ohms)   -----      VLed (V)

...

100% de R potenciômetro (ohms)   -----      VLed (V)

 

Com esta tabela é possível descobrir o comportamento da carga.

Inclua nesta tabela onde começa a acender os leds e quando a luminosidade não aumenta mais.

Se der apresente a progressão da luminosidade dos leds na tabela.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/06/2016 às 13:03, MOR disse:

Verifique antes, se a tensão sobre os leds fica com os 12V. Caso afirmativo, pode colocar.

O uso do potenciômetro faz com que os leds acendam suavemente?

Caso afirmativo, deve haver uma pequena faixa do potenciômetro, que faz isso. fora esta faixa, deve haver duas outras faixas em que os leds ou estejam totalmente acesos e apagados.

MOR_AL

Em Tempo:

Faça uma tabela.

Divida o cursor do potenciômetro em etapas de 10% do seu valor total. Exemplo. Se for de 20k Ohms, divida de 2k em 2k.

Para fazer corretamente, mova a chave para a posição do LDR e meça (com o ohmímetro) entre o contato móvel e o terra.

Aí conecte o multímetro em tensão cc entre os leds.

Retorne a chave para o potenciômetro e meça a tensão.

Você deverá ter a seguinte tabela:

0% de R potenciômetro (ohms)   -----      VLed (V)

10% de R potenciômetro (ohms)   -----      VLed (V)

20% de R potenciômetro (ohms)   -----      VLed (V)

30% de R potenciômetro (ohms)   -----      VLed (V)

40% de R potenciômetro (ohms)   -----      VLed (V)

...

100% de R potenciômetro (ohms)   -----      VLed (V)

 

Com esta tabela é possível descobrir o comportamento da carga.

Inclua nesta tabela onde começa a acender os leds e quando a luminosidade não aumenta mais.

Se der apresente a progressão da luminosidade dos leds na tabela.

MOR_AL

Troquei o BC e adicionei o resistor no coletor, porém agr não acende nada, quando abro o potenciômetro no max a tensão no led fica entre 4v e no minimo 3 volts, não funciona nem no potenciômetro nem no ldr, não posso remover o bc e pegar a ligação da base do bc e jogar direto na base do tip ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

este circuito foi você quem bolou ou pegou da net? Tanto faz mas acho que ele pode ser melhorado 1 pouco como p.ex. uns 220R na base de Q1 pra não forçar Q2. (e alguns indizíveis etc)

@Isadora Ferraz

Peguei na net...

 

@MOR

agr não consigo medir a corrente talvez amanha.

 

se tiver algum outro circuito que pode fazer isso que eu preciso, também aceito.

o led alimentado com 12,4 volts drena uma corrente de 0,06 a 0,07A.

de preferência bem pequeno e simples, pois onde fica não tem muito espaço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, MOR disse:

@Matthwus

Faz as medidas que eu te pedi e a foto do circuito. Hoje qualquer um tem um smartfone, que dá para fotografar.

Somente conhecendo a carga é que se pode fazer um circuito sem erro.

MOR_AL

É que só vou estar com ele em mãos nova mente na sexta a noite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!