Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Se você está mexendo aí e n sabe o que é uF (microFarad), então melhor nem continuar !! Mas, como exemplo la na sua primeira foto, tem o capacitor de 470uF 25V, você pode substituir por um de 470uF com uma tensão maior, já q essa tensão especificada no capacitor é a tensão máxima suportada pelo mesmo. A temperatura n precisa ver, porque todos os capacitores eletroliticos operam na mesma faixa de temperatura mesmo. E quando você colocar o capacitor de volta fique atento a polaridade do mesmo. Você vai substitui-los do monitor ?

Postado

@eusouomelhor ,

Agora sim, melhorou muito ! 

Pela foto, esse é um capacitor usado em fontes chaveadas e aguenta surtos altos de corrente, podendo aquecer bastante, repare que no corpo está escrito 105 Graus Celsius. Colocar um eletrolítico comum vai pifar rapidinho. Procure adquirir algum capacitor próprio para esse uso, ou pelo menos do tipo 105 também, de 470 uF mesmo, e a tensão no mínimo de 25 volts. A tensão pode ser maior, ok ?

Paulo

• Curtir 1
Postado
14 horas atrás, aphawk disse:

@eusouomelhor ,

Agora sim, melhorou muito ! 

Pela foto, esse é um capacitor usado em fontes chaveadas e aguenta surtos altos de corrente, podendo aquecer bastante, repare que no corpo está escrito 105 Graus Celsius. Colocar um eletrolítico comum vai pifar rapidinho. Procure adquirir algum capacitor próprio para esse uso, ou pelo menos do tipo 105 também, de 470 uF mesmo, e a tensão no mínimo de 25 volts. A tensão pode ser maior, ok ?

Paulo

Conhece lojas brasileiras que vendam capacitores de qualidade?

Todo capacitor que compro sempre está com ESR acima do normal. 

Mas vejo que estes capacitores de fonte tem um ESR bem baixo. São realmente bons, de alta qualidade. 

E não adianta:

Mesmo se comprar de 105 graus por 407uF, tem grandes chances do capacitor ter elevado ESR por ser de baixa qualidade. 

Os capacitores que os fabricantes usam nas fontes são de alta qualidade. 

Mas sorte dele que esta fonte não deve drenar muita corrente, e mesmo o de baixa qualidade vai funcionar.

Mas se fosse uma fonte ATX já complicaria.

Eu fiz manutenção na fonte ATX do meu PC. Não achei capacitores de qualidade. Tive que colocar capacitores de outra fonte de sucata. 

Postado

@albert_emule ,

voce falou uma coisa que tá mesmo matando a gente no Brasil....

Já tive problemas tanto com capacitores como com indutores. Principalmente com indutores, usando em RF,é um caos, quase nada funciona como deveria.

Para poder pelo menos testar, eu comprei um belo instrumento no Japão : um DE-5000 que mede tudo o que se imagina possível de capacitores e indutores. Aí, pelo menos tenho a chance de testar eles antes de colocar em um circuito.

Uma vez, acho que foi em 2011,  eu fui em um cara que consertava dezenas de fontes ATX por dia, e conversando com ele, ele disse que sucateava muitas fontes para usar os componentes em outra, aí convenci ele a me vender vários capacitores dessas fontes, e fiquei com um bom estoque que me atendeu até hoje. 

Sugiro a você fazer a mesma coisa, pois hoje tem gente que vende fonte ATX recondicionada no Mercado Livre por menos de 20 reais, e eles com certeza podem te vender alguns.

Como você disse, se precisar colocar em fonte chaveada, ou mesmo em fonte de alta corrente, comprar capacitores novos nas lojas é um caos... esquentam, incham, e alguns  não esquentam e a gente acha que eles são bons.... aí peguei um desses que não esquenta e fui medir ...... kkkk em vez de 470 uF tinha menos de 100, e o ESR era tão grande que nem circulava corrente nele suficiente para esquentar.....

Hoje, compro eles no Ebay. Existem alguns fornecedores honestos, ( por incrível que pareça ) , e vendem produtos bons. Não são baratos, e no caso de capacitores grandes é certeza de ser taxado pela Receita.

Como norma, sempre converso com eles antes de comprar, explico que procuro um bom produto, nem que eu tenha de pagar mais caro do que ele está vendendo, e alguns já me ofereceram outro produto no lugar, um pouco mais caro, dizendo que eram melhores, e comprei, e não me arrependi.

Mas uma coisa a gente sabe : a culpa não é de nossas lojas, mas de nosso mercado. O lojista não quer ter um produto que venda muito menos do que o que os outros estão vendendo; além disso existe um mercado gigante de falsificações, principalmente nesses de temperatura mais alta, que quase sempre são comuns, com uma nova capinha plástica impressa como 105 .

Como diferenciar um verdadeiro do falso apenas olhando ?

Se você precisa de quantidade e qualidade, compre da Mouser ou da Farnell , fora do Brasil.

Porque aqui..... cada vez mais vale a lei de Gérson :         O negócio é levar vantagem em tudo, certo ?

Paulo

• Curtir 2
Postado
16 minutos atrás, aphawk disse:

@albert_emule ,

voce falou uma coisa que tá mesmo matando a gente no Brasil....

Já tive problemas tanto com capacitores como com indutores. Principalmente com indutores, usando em RF,é um caos, quase nada funciona como deveria.

Para poder pelo menos testar, eu comprei um belo instrumento no Japão : um DE-5000 que mede tudo o que se imagina possível de capacitores e indutores. Aí, pelo menos tenho a chance de testar eles antes de colocar em um circuito.

Uma vez, acho que foi em 2011,  eu fui em um cara que consertava dezenas de fontes ATX por dia, e conversando com ele, ele disse que sucateava muitas fontes para usar os componentes em outra, aí convenci ele a me vender vários capacitores dessas fontes, e fiquei com um bom estoque que me atendeu até hoje. 

Sugiro a você fazer a mesma coisa, pois hoje tem gente que vende fonte ATX recondicionada no Mercado Livre por menos de 20 reais, e eles com certeza podem te vender alguns.

Como você disse, se precisar colocar em fonte chaveada, ou mesmo em fonte de alta corrente, comprar capacitores novos nas lojas é um caos... esquentam, incham, e alguns  não esquentam e a gente acha que eles são bons.... aí peguei um desses que não esquenta e fui medir ...... kkkk em vez de 470 uF tinha menos de 100, e o ESR era tão grande que nem circulava corrente nele suficiente para esquentar.....

Hoje, compro eles no Ebay. Existem alguns fornecedores honestos, ( por incrível que pareça ) , e vendem produtos bons. Não são baratos, e no caso de capacitores grandes é certeza de ser taxado pela Receita.

Como norma, sempre converso com eles antes de comprar, explico que procuro um bom produto, nem que eu tenha de pagar mais caro do que ele está vendendo, e alguns já me ofereceram outro produto no lugar, um pouco mais caro, dizendo que eram melhores, e comprei, e não me arrependi.

Mas uma coisa a gente sabe : a culpa não é de nossas lojas, mas de nosso mercado. O lojista não quer ter um produto que venda muito menos do que o que os outros estão vendendo; além disso existe um mercado gigante de falsificações, principalmente nesses de temperatura mais alta, que quase sempre são comuns, com uma nova capinha plástica impressa como 105 .

Como diferenciar um verdadeiro do falso apenas olhando ?

Se você precisa de quantidade e qualidade, compre da Mouser ou da Farnell , fora do Brasil.

Porque aqui..... cada vez mais vale a lei de Gérson :         O negócio é levar vantagem em tudo, certo ?

Paulo

ótimas dicas.

A resposta vai servir até para o amigo acima e para muitos outros.

Eles nem sequer sabem que existe este problema no mercado brasileiro. 

Eu achava a Farnell, a melhor loja do Brasil. Praticavam preços um pouco acima do mercado, mas forneciam componentes de alta qualidade. 

Eles tinha aqui no Brasil um estoque muito grande. Muitas vezes não tinha o componente no site, mas era só falar com o vendedor, pois tinha no estoque.

A crise levou a Farnell.

O governo não permitia divulgar todo o catálogo que era internacional, isso também ajudou a Farnell sair do país.

Eles vendiam em pequena quantidade. 

Vendiam acima de R$ 50,00

• Curtir 1
Postado

A partir deste artigo que traduzi, encontrei os melhores capacitores do mundo para filtragem de fonte chaveadas:

https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-PT&sl=en&u=https://en.wikipedia.org/wiki/Polymer_capacitor&prev=search

Apresento-lhes os melhores capacitores do mundo para filtragem:

http://www.niccomp.com/news/productpress/pressreleases/NSPE-x_PR0809.asp

Um tipo de capacitor que é híbrido e usa tanto eletrólito líquido, como sólido.

Ao que parece que no desenvolvimento da tecnologia, esta foi a melhor combinação:

Muito menos resistência série e muito mais vida útil.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!