Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade processador: como proceder?


Posts recomendados

Boa noite amigos.

 

Antes de começar, vou apresentar minha config atual:

 

i3 4170 3.7ghz STOCK

B85M-E ASUS

R7 370 4gb/256b GDDR5 Sapphire

2x4gb Kingston DDR3 Fury 1600mhz

WD 1tera HDD

430w EVGA 80 White

Thermaltake v3 black edition

 

Mês passado eu fiz um upgrade na minha VGA, que era uma 750 SC EVGA 2gb, estava boa, mas sentia que ela tava no limite em alguns games. Então fiz duas aquisições: um monitor novo de 144hz e a nova VGA da AMD. Agora estou querendo fazer um upgrade no processador, e de preferência, para a nova geração (um i5 da 6º, tipo o 6400 Skylake), pois acho que compensa mais.

 

Então, logo de cara, já terei que mexer na placa-mãe. Minha pergunta é: se eu optar por colocar um de 6º geração da Intel, qual MOBO, fonte e memória (pois eu aproveitaria para colocar DDR4 logo) eu poderia optar, tendo em mente um orçamento de até R$2.000,00?

 

Grato desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria interessante dizer quais os jogos que roda atualmente e que possa pretender rodar. Porque se não fala os jogos fica complicado analisar e entender as escolhas que você fez. Eu já ia acompanhar o @Phoenyx e fazer várias críticas, mas podem ser desnecessárias se seu foco for apenas MOBA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 Não entendi a referência. Meu post foi em relação a como o OP empregou os recursos dele nas compras em geral, investindo em um monitor 144hz e ao mesmo tempo investindo em uma VGA bem fraca e querendo trocar o CPU para empurrar essa VGA limitada.

Única validação dele ter feito essas escolhas é para jogar esses MOBAs que são bem leves ou CS GO da vida, mas se o foco dele for os jogos multiplataforma AAA foi um gasto muito mal feito na minha avaliação.

 

Em jogos DX11 CPU-bound vai precisar de intel com overclock para aproveitar a capacidade do monitor se fizer questão de aproveitar os hertz do monitor mesmo nos jogos limitados por CPU, e claro os gráficos terão que ser capados para passar dos 60fps com essa GPU.

Por isso a pergunta é interessante para saber que tipo de jogos ele está focado. Em jogos AAA o aproveitamento do monitor dele nem se fosse um 60hz seria aproveitado com essa placa, se o foco for AAA deveria ter gasto menos em monitor 60hz mesmo e colocado o resto numa VGA que fosse capaz de fazer pelo menos 60fps com boa qualidade gráfica. Essa placa não consegue fazer 60fps em witcher 3 com qualidade no low, até monitor de 60hz seria sub-aproveitado com essa placa para jogos AAA. E como @Phoenyx comentou pular de uma gtx750 para r7 370 foi lá um grande salto, se ele esperasse a r7 470 pelo mesmo preço iria ganhar muito mais desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nowinskit @Phoenyx @GabrielLP14 Obrigado pela resposta de todos! Bom, como eu trabalho o dia todo, chego a noite e gosto de jogar jogos para desestressar. Nao jogo MOBA (quando mais novo jogava). Atualmente jogo CSGO, r6 siege e comecei a jogar fallout... Em relaçao a gargalar, o meu PC no momento não está com gargalos. Acontece que eu senti a necessidade de fazer um upgrade agora, que estou com um pouco mais de grana em relação ao ano que se passou, justamente para manter essa máquina por mais 4, 5 anos, como foi a minha anterior a essa. Por isso perguntei acerca dos novos processadores SKy. Sobre o upgrade da 750 para a r7 370, senti uma diferença enorme em gráficos e desempenho. Me agradou bastante as novas GPUs da AMD.

 

Bom, se eu fizer um upgrade para um i5 4460, e colocar uma outra VGA (r9 series?), com toda certeza teria que trocar minha fonte, não? E sobre as memórias RAM: mantenho os 8gb ou só iria para 16gb caso transformasse em DDR4?

 

Grato e desculpem o transtorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A 370 é uma boa placa, o problema é que o "pulo" foi pequeno, igual a você ter um carro 1.0 e gastar tudo de novo num carro 1.2 entende?

O certo aí era você colocar uma 970 ou R9 390, daí pra cima, com este monitor, e depois pensar em trocar o CPU. Pra jogos fps fez boa escolha no monitor, só errou neste upgrade na placa de vídeo.

 

Upgrade que você poderia fazer aí, já que gastoou recentemente na VGA, era um SSD pra loading mais rápidos nos games.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Hahaha, não, não. Sou apenas um amante da tecnologia. Já tive mais tempo... mas em relação ao monitor 144hz, na verdade o framerate e refreshrate dele tem mais utilidade em FPS, daí a minha vontade em ter ele há algum tempo.

 

 

@Phoenyx

 

Pois é, cara. Fiquei triste agora olha... e a placa não foi tão barata. Eu vou ver de quanto acho um i5 4460 e esse SSD que voce disse. Esses SSD que se liga em RAID 0 né? Já ouvi falar disso, mas nunca estudei a fundo. O SSD ficaria como sistema principal e o meu HDD ficaria como backup?

 

Grato pelas respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vou te falar que pra CS:GO e Rainbow Six Siege eu nem mexeria agora no CPU. Seu gargalo tá na placa de vídeo pra conseguir os 144fps no R6 com boa qualidade gráfica.

 

SSD é como se fosse um HD, mas feito de chips de memória não volátil. Você pode fazer RAID-0 tmb, mas um SSD só já é muito superior a um HD, depois que você utiliza pela primeira vez nunca mais irá querer saber de HD pro sistema. Sim, instala o S.O. e jogos/programas no SSD e deixa o HD pra dados/backup/vídeos.

 

Se for pegar SSD corre dos V300 da Kingston, e pega pelo menos 250GB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Phoenyx disse:

Vou te falar que pra CS:GO e Rainbow Six Siege eu nem mexeria agora no CPU. Seu gargalo tá na placa de vídeo pra conseguir os 144fps no R6 com boa qualidade gráfica.

 

SSD é como se fosse um HD, mas feito de chips de memória não volátil. Você pode fazer RAID-0 tmb, mas um SSD só já é muito superior a um HD, depois que você utiliza pela primeira vez nunca mais irá querer saber de HD pro sistema. Sim, instala o S.O. e jogos/programas no SSD e deixa o HD pra dados/backup/vídeos.

 

Se for pegar SSD corre dos V300 da Kingston, e pega pelo menos 250GB.

 

Eu tava vendo exatamente um v300 de 128gb HAHAHAHA, Achei que a Kingston era referencia em SSD...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Yuri Herculano São os mais baratos e safados, todo mundo vai direto neles na primeira vez... kkkkk

Veja quanto você gasta com jogos e programas, aí você define quantos GB você precisa pro SSD. Na minha experiência 120GB é pouco, 250GB pra mim já tá pequeno tmb. Mas isso é de usuário pra usuário.

 

Os melhores custo-benefício são os Samsung EVO 850, aí você escolhe 250GB, 500GB, etc. Se quer economizar pode pegar os Sandisk. Procure por ambos no mercado livre, em lojas a galera mete a faca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Yuri Herculano São os mais baratos e safados, todo mundo vai direto neles na primeira vez... kkkkk

Veja quanto você gasta com jogos e programas, aí você define quantos GB você precisa pro SSD. Na minha experiência 120GB é pouco, 250GB pra mim já tá pequeno tmb. Mas isso é de usuário pra usuário.

 

Os melhores custo-benefício são os Samsung EVO 850, aí você escolhe 250GB, 500GB, etc. Se quer economizar pode pegar os Sandisk. Procure por ambos no mercado livre, em lojas a galera mete a faca.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-750901761-hd-ssd-sandisk-plus-480gb-520mbs-sata-3-suporte-desktop-_JM

Esse acima é com suporte Desktop.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-747254760-hd-ssd-sandisk-plus-480gb-520mbs-sata-3-23x-mais-rápido-_JM

Esse é sem suporte.

 

Esse suporte é a baia que o SSD fica pendurado? Precisa realmente disso? Acho que vou pegar esse, os EVO da samsung de 500gb estão na faixa de R$900,00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Yuri Herculano O suporte é um adaptador pra baia 3.5" (no local do leitor de DVD) acredito eu. Se o seu gabinete for moderno não precisa disso.

Quanto ao Samsung, se quiser pode pegar esse, é a mesma coisa tanto pra desktop quanto pra notebook: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-731373214-hd-notebook-ssd-samsung-850-evo-500gb-3d-v-nand-sata3-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!