Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cpu em 100% no gta v


Posts recomendados

Galera, espero que vocês possam me ajudar. Possuo uma GTX 750TI 2GB da EVGA em conjunto com um FX-4300. O problema é que quando abro GTA V, o rivatuner mostra que minha CPU está em 100% de uso e incríveis 83 graus, sem nem sequer abrir o jogo completamente. Enquanto isso a placa usa somente cerca de 50% de sua capacidade. Já diminuí a qualidade gráfica, tudo no normal, filtros desligados. Meu monitor é 1366x768 da LG. O que pode ser? Minha configuração completa é:

 

AMD FX-4300

GTX 750TI 2GB SC 

M5A78LM LX/BR

8GB DDR3 HYPERX 1600MHZ

CX 430 da Corsair

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leandro96 Maninho, isso se chama gargalo, processadores AMD não tem gráficos integrados no chip, resultando em baixo desempenho da placa de vídeo, estou passando pelo mesmo que você, tenho um FX-8350 e uma GTX 970 e minha placa fica com uso bem baixo, estou migrando pra um processador top da Intel, se puder faça um Upgrade, no mínimo um i5 5º Geração pra ficar tranquilo. AMD é furada... Boa sorte cara!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, MatrixWHOIS disse:

@Leandro96 O cooler está bem fixado ? Ligou o FAN no jumper da placa-mãe ?

Eu observei e ele tá ligado onde está escrito "CPU FAN". Está correto? O cool n Quiet está habilitado. Será problema na pasta térmica? Está bem seca!

1 hora atrás, Minayumi disse:

@Leandro96 Maninho, isso se chama gargalo, processadores AMD não tem gráficos integrados no chip, resultando em baixo desempenho da placa de vídeo, estou passando pelo mesmo que você, tenho um FX-8350 e uma GTX 970 e minha placa fica com uso bem baixo, estou migrando pra um processador top da Intel, se puder faça um Upgrade, no mínimo um i5 5º Geração pra ficar tranquilo. AMD é furada... Boa sorte cara!

No futuro vou pegar um Intel mesmo. Qual você me indica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Minayumi Não tem nada a ver o processador ser inferior a um intel pela falta de gráfico integrado, a partir do momento que se tem uma placa de vídeo offboard todo gráfico integrado é desabilitado.

 

@Leandro96 Veja se o cooler está com problema, faça uma limpeza, coloque pasta térmica nova.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, SóGamer disse:

@Minayumi Não tem nada a ver o processador ser inferior a um intel pela falta de gráfico integrado, a partir do momento que se tem uma placa de vídeo offboard todo gráfico integrado é desabilitado.

 

@Leandro96 Veja se o cooler está com problema, faça uma limpeza, coloque pasta térmica nova.

Faz 1 uns 10 meses que está com a mesma pasta térmica.  Olhei e vi que já está bastante ressecada. Como retiro o resíduo da pasta velha? Somente com álcool isopropílico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, provavelmente é gargalo do processador. O gta v é osso duro. Se voce quiser tentar otimizar a maquina, tente formatar e reinstalar seu sistema e demais coisas (nao esqueca do backup). Isso pode dar um folego, mas se puder o melhor é partir para um fx 6300. Sua dupla processador +vga esta bem no limite pro gta. Veja o video abaixo:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, consegui resolver a questão da temperatura. Troquei a pasta térmica e o processador não passa de 55° em full load. Mas o problema do gargalo persiste. O GTA V tá com tudo setado no normal, em 1366x768, e o processador fica de 95% a 100%. As texturas somem, a placa de vídeo trabalha com 34% da capacidade. Não é possível q esse processador seja tão fraco. Já vi ele rodar esse jogo em full hd em testes no youtube. Alguém tem alguma sugestão? Tô sem grana pra fazer upgrade agora, por isso quero segurar até 2017, pois vou comprar um i5 4690k.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leandro96 Agora que resolveu o problema da temperatura podemos começar procurar o problema. Primeiro realmente o CPU é fraco para GTA 5 em resolução baixa ainda. Ele vai dar gargalo, mas dai você precisava informar como ta o desempenho atual, não consegue atingir 60fps? Se estiver fazendo 60fps e a placa com uso baixo você ta sortudo e reclamando de barriga cheia. A resolução que jogas é baixa e tende até sobrar força dessa 750ti quando o CPU não é capaz de empurrar mais de 60fps.

 

Mas o interessante é você relatar das texturas não carregarem, isso é problema que até onde sabia só atingia CPU's de 2 threads. Ou o FX 4300 é pior do que eu imaginava ou talvez outra coisa está causando esse problema das texturas, mas esse tipo de problema é bem coisa de CPU no GTA 5. Como ta saúde do HD e temperatura dele? Também a fragmentação.

 

Além da falha de carregar texturas tem queda intensa de fps ou é só textura e baixo uso da GPU?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nowinskit Obrigado pelos esclarecimentos. Eu tenho o HD Tuner instalado no meu PC. Verifiquei a saúde do HD ontem e está tudo ok. A temperatura é de 30°, chegando a bater 34° quando muito exigido. Mando uns prints mais tarde. Os FPS do jogo ficam entre 45 e 55, sem quedas. Sobre a questão de fragmentação, você pode me explicar melhor? Sou leigo nesse assunto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leandro96 Fragmentação do HD você pode usar o software Auslogics DiskDefrag, manda analisar primeiro para ver a situação, após se aparecer muito fragmentado(acima de 30%) manda desfragmentar. Fragmentaçao significa que os dados estão muito espalhados pela parte física do disco(fora de ordem), e desfragmentar vai transferir os arquivos para locais mais próximos um do outro, isso ajuda o HD achar os arquivos mais rápidamente quando está lendo, no caso o GTA 5 quando você fica correndo no veículo ele não para de buscar dados no HD.

 

Mas seu FPS está decente, creio que não vai conseguir muita coisa além disso com esse CPU, está no limite dele no GTA 5 o prórpio Fx-8350 também não faz mais que 50fps nas partes da cidade que exigem mais força dos núcleos. Veja que você tem um CPU que é metade de um fx-8350 e tem o mesmo desempenho praticamente.

No CPU de 2 threads a causa das travadas e problema de carregar textura é a mesma, talvez seja possível que a solução que fiz para 2 threads resolva seu problema de textura. Mas é uma modificação que você precisa fazer toda vez que entrar no jogo, ai vai depender se você tem vontade de fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nowinskit Qual modificação?

4 minutos atrás, jeab disse:

se o jogo nao trava, é normal, nao tem porque se preocupar com uso da cpu em jogo. e sempre que voce abre o jogo a cpu vai a 100% pra carregar os arquivos do jogo, isso é normal.

tenho fx6300 e no gta 5 nao usava nem 60% do cpu.

@jeab Não usava nem 60% após carregar? Não entendi direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

durante o jogo eu verificava o uso da vga e cpu, o processador nao passava de 60% de uso. nunca vi usar mais que isso em jogo algum, so a placa de video xfx hd7870 core edition que vai pra 100%. e roda o gta a 60fps com filtros desativados(oclusao de ambiente, antialiasing, simbras no medio, texturas no alto) depende do que voce ativar nas configuraçoes de video

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leandro96

 

O FX-4300 é meio fraco mesmo.. Mas a resolução do seu monitor não ajuda.. Menor resolução, menos trabalho pra placa de vídeo.. Ela gera mais FPS.. Gerando mais FPS, gera mais carga na CPU.. Aí, começa o problema, se a CPU for mais fraca..

 

O que você pode tentar (e não sei se funciona) é ativar o DSR no Painel da NVIDIA.. Forçar a VGA a renderizar o jogo em FullHD, por exemplo, pra forçar mais ela e aliviar a CPU..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leandro96 Eu deixei o link do video do autor da solução na descrição do video que postei, no video dele ele mostra o que se faz para diminuir as engasgadas no jogo e também acaba removendo problema de textura em CPU de 2 threads, pois ambos problemas são causados por CPU lento que não consegue renderizar os 10+ threads do GTA 5. Como FX 4300 deve ser um pouco lento para renderizar o GTA 5 em alta velocidade acaba ocorrendo a falha na renderização das texturas(achismo meu sobre o fx4300). A solução é diminuir a prioridade do thread principal(mais pesado) do GTA 5 para que o CPU não gaste muito tempo apenas executando ele e termine de executar os outros para não gerar falhas como engasgadas e bug gráficos.


Isso só atrapalha em CPU's bem lentos no caso os de 2 threads, com 4 threads não seria comum acontecer mas com CPU AMD tudo pode acontecer. Testa ai para ver se resolve o problema das texturas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Cara to com o mesmo problema mais no meu caso a CPU fica com 50 a 55 graus bem normal, mas a CPU fica a 100% todo o momento isso é bem frustrante. E isso só acontece no GTA 5, jogo the witcher 3 com graficos no alto e o CPU se comporta normal nesse jogo e em outros... esse lance do CPU a 100% a todo momento só acontece com o gta, mas o mais frustrante é que isso não acontecia simplesmente um dia abri o game e o processador começou a surtar no gta e usar 100%. Pode ser vírus? Minha maquina: GTX 1050 Ti - Pentium G4560 - 8 gb de ram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!