Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fx 6300 + ga 970a-d3p rev-2.0


MViana

Posts recomendados

  • Membro VIP

@MViana  não existe nada pronto, nada stock. Eu aprendi a fazer overclock com o @Jorno em Phenom e fui muito bem sucedido, e que me disse que FX não é a praia dele...

 

O @AmarildoJr me deu dicas, e hoje eu vejo ele dizendo que não sabe @ at all

 

então a vida é aprendizado meu caro.. mas se partires do overdrive, terás uma boa base....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola a todos! 

aproveitando a discursao, estava vendo aqui um fx6300 com cooler DeepCool Gammaxx 400, rodando win10 64b e, conferindo os dados no Overdrive percebi que quando ativado a opcao "ganho de desempenho" (aquela bolinha verde no canto superior direito da janela do overdrive), o clock dos núcleos em idlle fica em 4,1ghz com vcore em 1,425v. Em stress single core, o clock cai para 3,5 com vcore 1.237 e, 2 ou 3 núcleos com  3,8 ghz e vcore de 1,3v. Ja em multi core, todos os núcleos ficam em 3,5ghz e 1.237v. 

Desativando esse botao (bolinha verde no canto superior direito), em idlle os núcleos variam conforme demanda (1,4ghz... 2ghz... 4,1ghz). Em stress single ou muiti core, alguns núcleos em 3,5ghz e 2 ou 3 em 3,8ghz. 

Nas configuracoes de desempenho e energia do win10, so consigo usar as opções pre-definidas (alto desempenho e economia de energia). Se tentar personalizar uma dessas como o desempenho especifico do processador, o painel de controle trava.

As temperaturas do processador estão ok. Em stress pelo prime95, apos 6 min, a temperatura estabiliza em 47o (com 25o ambiente). Gabinete bem refrigerado (Aerocool Strike-X Cube Red Edition) e fonte corsair 430w. placa-mãe asus M5A78L-M/USB3. Como disse, temperaturas sempre boas. A bios esta setada com as opções padroes, salvo as recomendadas para uso de ssd.

 

Fiquei preocupado principalmente com esse vcore de 1,425 a 4,1ghz, em idlle.

Esse comportamento seria o correto? 

Qual seria a relação recomendada do vcore para clock de 4,1ghz?

 

desde ja, agradeco a todos e um otimo fim de semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, drcyberjr disse:

Fiquei preocupado principalmente com esse vcore de 1,425 a 4,1ghz, em idlle.

Esse comportamento seria o correto?  Qual seria a relação recomendada do vcore para clock de 4,1ghz?

 

Se isso for um overclock autromático do AMD Overdrive, por isso que está alto. Como cada chip pede um Vcore diferente, então eles colocam o Vcore lá nas alturas para servir para todos os chips - bons e ruins. Resultado, CPU rodando com Vcore na lua. 

 

Considero isso perigoso, pois muito provavelmente se você colocar acima de 4.2Ghz vai passar dos 1.5v. Por exemplo, se eu colocar meu i7-3770K com 4.4Ghz no auto (que é um over bem fajuto), o Vcore sobe a 1.48v, que para os Intel já está no limite. Outro dia eu vi o vídeo de um cara "ensinando" a fazer over dizendo que podia fazer no auto a 4.5Ghz logo de saída. Se eu seguisse os conselhos dele, minha CPU provavelmente rodaria com Vcore de 1.55v e correria o risco de dar xabú. Entende o perigo?

 

Acredito que em 4.1Ghz você consiga setar a 1.25v ou até menos. isso manualmente, pelo BIOS. Pode até tentar 4.2Ghz a 1.25v. Já vi gente chegando aos 4.6Ghz com Hyper TX3, então acho que você pode chegar fácil nos 4.6ghz.

 

Eu não mexeria nas opções de energia do Windows. Só esquenta a CPU e não adianta nada. Mantenha ela no padrão que vai escalonar de acordo com a carga. 

 

Se quiser ter um ganho, faça o overclock manual pelo BIOS. Se não quiser se dar ao trabalho, a melhor coisa a fazer é deixar no Turbo Boost mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, ilkyest disse:

@Contiusa O AMD Overdrive não sobe mais que 1,420. É o limite da AMD.... eles inclusive citam isso

 

Se vocÊ passar, o AMD Overdrive não executa o teste

 

Mas o dele não está batendo em 1.425v? Mesmo que não seja perigoso a essa altura, meio que sem sentido rodar a 4.1Ghz com Vcore de 1.425v.

 

@drcyberjr você está fazendo over automático pelo AMD Overdrive? Caso sim, faça um teste e coloque a 4.2Ghz e veja quando chega o Vcore no CPU-Z.

Ou de repente não tem como mexer nos valores assim no AMD Overdrive. De qualquer forma, recomendo fazer manualmente.

 

Vou me retirar da discussão porque de AMD eu estou por fora (ainda que eu tenha um FX-6300 :P)

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu apenas entrei no overdriver e clickei no botao verde do canto superior direito. Assim o proprio overdrive assumiu os novos valores de frequencia e tensão do processador. Fiz o teste de estabilidade e nao travou. Fiz o teste de stress no prime95 e tudo ok. Fiz stress do cpuz e tudo ok tbem. Como achei alto a tensão, desabilitei. Mas como disse, fica assim em idlle. Em full ele desce frequencia e tensão.

Na opcao de turbo core, tem as definicoes de ganho de desempenho nivel 0 e nivel 1. No 1, o turbo seta em 3.8ghz. No nível 0, seta em 4.1ghz, MAS NAO SALVA essa configuração. é dar o ok que volta pro nivel 1.

Como nao estou na frente desse pc, mas tarde coloco prints e os valores e nomes corretos. 

Desde ja, obrigado a todos.

Continuemos nessa força!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta mobo é boa para overclock, recomendo fortemente fazer OC pela bios em vez de software.

 

Overclock com o presente kit GA 970A DS3P rev 2.0 + FX 6300:

(Tenho o mesmo kit, vou tentar passar alguns macetes e lembrando que cada hardware se comporta de maneira diferente mesmo sendo modelos iguais, o que funcionou para mim, pode ou não dar certo para você)

Procedimento padrão para overclock:

1- Desabilite o Turbo Core, Desabilite todas as opções de economia de energia, desabilite apm na bios, salva e reinicia.

1.1-Trava todas as opções em manual conforme o padrão, Hyper Transport seleciona o padrão, BLCK(FSB) seleciona o padrão, trava tudo no padrão mas manualmente.

 

A partir daqui são minhas dicas:

2- Trava as memórias em 1600 mhz ou 1333 mhz, salva e reinicia.

3- Trava o vcore em 1.35, salva e reinicia.

4- Aumenta o multiplicador de modo que o clock fique 4ghz.

4.1 Com o clock em 4ghz tenta iniciar o Windows e roda o utilitário OCCT por 30 minutos, se der erro sobe o vcore um pouco e testa novamente, se não der erro sobe o clock para 4.1ghz e testa novamente com o mesmo vcore setado.

 

Recomendaria não ultrapassar o vcore acima de 1.41.

 

Atenção fique de olho nas temperaturas, o FX 6300 não pode passar de 70 graus segundo a própria AMD.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, gente ! Minha Oi Velox está com muito problemas, não para de cair por conta de manutenção não estava conseguindo usar a net.

 

@ilkyest  Eu alterei algumas opções da Bios na parte CPU configuration. Eu coloquei o multiplicador para setar em 4.0 Ghz e deixei a Vcore do processador em 1.30000v. O computador ligou normalmente e fiquei usando por algumas horas, depois deu tela azul no Windows 10. Será que essa vcore está baixa para 4.0 ?

 

 

@OCCT obrigado pelas dicas, eu vou tentar fazer uma configuração semelhante a essa que você me passou, mas devo ter que incluir outros valores, pois a Mobos são diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa

 

Boa noite, fera ! Estou com o AMD Overdrive instalado e estava lendo algumas coisas sobre OC, é meio confuso, mas creio que lendo e vendo mais vídeos vou conseguir me aprofundar mais. No caso, em cada mudança nos valores da Bios eu devo fazer o teste de estabilidade no Overdrive por 1 hora para verificar se o OC passou, né ?

 

Outra coisa que achei interessante, vi que você também tem uma configuração AMD. Você sente muita instabilidade com ele ? Como disse na criação do post, eu quero fazer um OC decente pra ver se melhoro um pouco o desempenho. As vezes acho que esse processador não é potente pra carregar R9, pensei nisso várias vezes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, MViana disse:

@Contiusa

 

Boa noite, fera ! Estou com o AMD Overdrive instalado e estava lendo algumas coisas sobre OC, é meio confuso, mas creio que lendo e vendo mais vídeos vou conseguir me aprofundar mais. No caso, em cada mudança nos valores da Bios eu devo fazer o teste de estabilidade no Overdrive por 1 hora para verificar se o OC passou, né ?

 

Outra coisa que achei interessante, vi que você também tem uma configuração AMD. Você sente muita instabilidade com ele ? Como disse na criação do post, eu quero fazer um OC decente pra ver se melhoro um pouco o desempenho. As vezes acho que esse processador não é potente pra carregar R9, pensei nisso várias vezes.

 

Cara, o meu FX-6300 é o micro da família, então eu mantenho ele em stock. Por ele ser um hexacore e ser de uso familiar, acho que ele vai morrer em stock :P Duvido que até 2020 ele gargale.

 

Eu acho que dá para rodar menos no primeiro teste. Se for só para ir descendo o Vcore de 05 em 05 para encontrar o limite, pode até fazer testes de 10 minutos. Quando o Vcore está muito baixo ele dá erro logo nos primeiros minutos (Intel). Geralmente no primeiro minuto.

 

Vá experimentando e mudando o Vcore até você chegar onde você gostaria de deixá-lo e ele passar nesses testes curtos do OCCT. Aí você começa a mexer no ajuste fino para equilibrar o clock / Vcore / LLC. Nessa altura você já vai estar com a manha. Quando você sentir que tem uma boa base para começar a estabilizar, aí começe a fazer testes de uma hora. Se der erro, suba 05 de Vcore ou suba o LLC, ou desça o clock. Faça mais uma hora de teste. Quando passar e você sentir que está legal, deixe rodando da noite para o dia.

 

Pelo menos no Intel, o básico é o clock / Vcore e LLC. Os outros ajustes são para habilitar ou desabilitar o Turbo Boost, as configurações de stepping, etc, que costumam ser fixas. Pesquise por isso primeiro - sobre como deixar o BIOS preparado para mexer no clock / Vcore e LLC.

 

O LLC eu gosto de deixar em extreme, assim ele não influencia no ajuste de clock e Vcore. O Vcore vai subir um pouco com o LLC em extreme. Por exemplo, se você seta o Vcore em 1.3v e coloca o LLC em extreme, no CPU-Z o Vcore bate em 1.33v no OCCT. Mas aí é só baixar o Vcore. Costuma ficar mais estável do que colocar o Vcore em 1.35 com LLC em médio, por exemplo.

 

Mas isso eu estou falando de Intel. Não sei como se comporta os FX.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AmarildoJr

 

Boa tarde ! Eu fiz todas as configurações que você me disse, e comecei a mexer na vcore. Primeiro eu coloquei em 4.0 Ghz  e deixa a vcore em 1.3 mas depois de algumas horas o PC dava tela azul.

 

Ainda agora eu tentei outra mudança, coloquei em 4.2 com vcore em 1.35, mas quando tava quase logando no Windows, deu tela azul no PC. Agora eu mantive 4.2 e setei a vcore em 1.368 e o PC ligou, mas senti tipo uma tremida azul naquela tela azul de carregamento do Windows. Talvez ainda esteja baixa e devo ter que setar lá pelo 1.38, vou rodar algo aqui pra ver como está.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MViana Você está mexendo no Multiplicador do FSB? Pois ao fazer isso você também aumenta outras frequências.

 

Eu faço assim (tenho uma colinha aqui do que eu edito na BIOS):

 

  • CPU Clock        20.5x        4100 MHz
  • CPU NB            x11           2200 MHz
  • CPB                   Disabled
  • (não mexo em nada, tudo padrão até o próximo item)
  • HT Link Frequency         x12         2400 MHz
  • Mem Clock                     [Auto]      1866 MHz
  • DRAM Config - Troco o DCT Mode para Ganged
  • System Voltage Control   [Manual]
  • North Bridge                   [+0.1v]  -  [1.2v]
  • DDR3                             [Normal]   [1.5v]
  • CPU                               [1.26V]
  • CPU NB                         [Normal]

 

Ai na outra página, Advanced BIOS Config (algo assim);

 

  • Load Line Calibration     [Regular]
  • Virtualization                  [Enabled]

 

Por isso que é importante mexer SÓ no CPU Clock para ver onde ele chega, pois se mexer no FSB ele vai ferrar com tudo.

 

Se mesmo mexendo só no CPU Clock ele dá Tela Azul, acompanhe com programas como AIDA64 ou CPU-Z como anda a tensão no vcore enquanto o processador está em 100% de uso, pois é capaz da sua fonte oiu placa-mãe não estarem mandando a tensão correta. Veja também as temperaturas do processador enquanto ele está com 100% de uso.

 

Eu pessoalmente acho o prime95 fraquinho. Ele bota o processador a 100% de uso, mas parece que não é a mesma coisa que compilar um Kernel no Linux ehehehe. Com o prime, não consegui fazer o processador passar de 45 graus, enquanto compilando o Kernel ele chegou a 61 :P

 

Se tudo estiver OK, ou seja, temperaturas e tensão em Full Load, então não deve restar muito além de aumentar a tensão. Se você for ver, a própria AMD aumenta pra 1.38V quando ele chega a 4.1 (ou 3.5, não lembro), então essa pode ser uma boa tensão pra começar (sim, começa lá de cima mesmo). Se ficar estável, digo, rodando o prime95 por umas 2 horas sem travar ou ter Tela Azul, então ABAIXE a tensão ou aumente o clock ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/07/2016 às 13:39, Contiusa disse:

@MViana O Hyper 212X está um pouco caro para o que oferece. Você pode comprar um Raijintek Themis (o Evo não cabe no seu gabinete) que está barato e vai permitir você fazer um over decente, talvez de 4.6Ghz.

 

Só para corrigir (não posso mais editar) que esse Raijintek não é indicado para o soquete AMD (às vezes eu faço confusão). Ele só monta soprando para cima. Só serviria para gabinetes com grelha em cima e com a VGA no slot de baixo ou sem VGA.

 

Hyper TX3 e Hyper T4 também não são indicados para AMD pelos mesmos motivos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, SóGamer disse:

@Contiusa Se tiver a "grelha" superior pode? pois tenho um TX3 em FX, uso para cima e já usei para trás. o_O

 

O TX3 tem uma gambiarra que você pode atravessar a presilha por entre os heatpipes, mas ele não foi feito para ser instalado dessa forma, então...

 

Tem uns testes aqui do CDH que mostra que colocar para cima (se tiver a grelha) é melhor do que para o lado. Faz sentido, porque o ar quente sobe, então ajuda o trabalho de resfriação. O problema é quando você tem uma VGA no primeiro slot PCI, especialmente nas placas curtas que o primeiro slot PCI-e 16X fica logo em cima. Aí o calor do backplate da VGA fica literalmente na boca do cooler. 

 

Os fans de sleeve também não são indicados para colocar para cima. Pode fazer ruído ou diminuir a vida útil. Mas eu só me preocuparia com barulho, porque a vida útil não é tão importante, já que eles são baratos e é fácil de trocar.

 

(off-topic, me desculpem)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

@AmarildoJr ,  Boa tarde !

Ultimamente tenho anotado tudo que eu mudo no caderno, a última modificação se encontra dessa forma :

BCLK Control 200.00 Mhz (Isso aqui que é o tal do FSB ?) Deixei no mesmo valor, só setei manualmente.)

CPU Northbridge Frequency 2000 Mhz (Posso aumentar isso aqui em 200 também ?)

HT Link Frequency 2400 Mhz

CPU Clock Ratio  21.0

System Memory Multiplier 6.67

Na parte de Voltagens segue os seguintes valores :

CPU Vcore - 1.38125V ( Alterei pra 1.38750V ainda agora.)

Dynamic Vcore (DVID) + 0.00000V

NB Core 1.18750V

Dynamic NBcore (NBDVID) + 0.00000V

DRAM Voltage 1.500V

DRAM Terimnation 0.750V

Vcore Loadline Calibration + 100% (Aqui se tirar do auto que é 100% tenho as seguinte opções : Normal/Extreme/Medium/Low/Standart) Só não sei qual dessas é a mais eficiente nessas mudanças.

 

Anteriormente eu fiz aquelas mudanças que citei, mas o computador reiniciava. Eu estava jogando aqui, mas mesmo com 1.38125V deu tela azul ainda agora, depois de umas 3 horas mais ou menos de jogo. E pelo que reparei, o Overdrive mostra temperatura errada pra mim também, meu processador batendo 20°C totalmente impossível. Antes de iniciar novamente, como travou com a vcore anterior eu coloquei agora 1.38750V. Percebi que o aumento vcore sobe de 625 em 625, acho que isso é normal.


Aqui tem um print do CPU-Z. Mostra o valor do FSB

http://i63.tinypic.com/4r7ogj.jpg

Só não entendi muito bem porque no CPU-Z mostra a Vcore um pouco maior que a que eu setei na Bios.

 

Não posso esquecer de citar também, que quando testei vcore de 1.368 eu fiz um teste de estabilidade pelo Overdrive, selecionei tudo e deixei rodar, mas o PC reiniciou uns 3~4 minutos depois no máximo. A mesma coisa com o OCCT, mas esse eu não sei muito bem. Só abri ele com as configs que já vem, cliquei no ON e reiniciou bem rápido também. Mas desde que mudei pra casa dos 1.38v pra cima ainda não fiz teste nenhum, só fiquei jogando mesmo e deu a tela azul ainda agora, aí subi a vcore. Meu OCCT tá assim :

http://i66.tinypic.com/2dt3y3o.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, MViana disse:

BCLK Control 200.00 Mhz (Isso aqui que é o tal do FSB ?) Deixei no mesmo valor, só setei manualmente.)

Acredito que seja sim.

 

9 horas atrás, MViana disse:

CPU Northbridge Frequency 2000 Mhz (Posso aumentar isso aqui em 200 também ?)

Ou até mais, só testando pra saber :D Eu só aumentei em 200 MHz pois não quero adicionar tensão ainda.

 

9 horas atrás, MViana disse:

HT Link Frequency 2400 Mhz

Qual é o padrão?

 

9 horas atrás, MViana disse:

System Memory Multiplier 6.67

E o padrão dessa valor, qual é? E a frequência que aparece?

 

9 horas atrás, MViana disse:

Vcore Loadline Calibration + 100% (Aqui se tirar do auto que é 100% tenho as seguinte opções : Normal/Extreme/Medium/Low/Standart) Só não sei qual dessas é a mais eficiente nessas mudanças.

Depende do que eficiência significa hehehe. Extreme vai aumentar ainda mais o vcore, para que a queda em Load não seja tão grande.

 

9 horas atrás, MViana disse:

Anteriormente eu fiz aquelas mudanças que citei, mas o computador reiniciava. Eu estava jogando aqui, mas mesmo com 1.38125V deu tela azul ainda agora, depois de umas 3 horas mais ou menos de jogo. E pelo que reparei, o Overdrive mostra temperatura errada pra mim também, meu processador batendo 20°C totalmente impossível. Antes de iniciar novamente, como travou com a vcore anterior eu coloquei agora 1.38750V. Percebi que o aumento vcore sobe de 625 em 625, acho que isso é normal.

Eu pessoalmente acho que o OverClock não é o problema. Se só depois de 3 horas dá pau, então creio ser outro fator que está causando tela azul, provavelmente dois módulos de Kernel em conflito.

Você tem um HD virgem para instalar o Windows, depois só os drivers e os jogos para testar? Sem programas adicionais, nada, só Windows+Jogos+Drivers.

 

9 horas atrás, MViana disse:

Aqui tem um print do CPU-Z. Mostra o valor do FSB

http://i63.tinypic.com/4r7ogj.jpg

Só não entendi muito bem porque no CPU-Z mostra a Vcore um pouco maior que a que eu setei na Bios.

Justamente por causa do LLC, que aumenta a tensão para que o VDROOP não afete a estabilidade do computador. Por exemplo (não é preciso, é só para que entendas como funciona), se sem LLC o vcore caía de 1.3 pra 1.2v em FullLoad, o LLC vai aumentar a tensão do processador para 1.4, para que quando o processador estiver em FullLoad a queda vá até 1.3v.

 

9 horas atrás, MViana disse:

Não posso esquecer de citar também, que quando testei vcore de 1.368 eu fiz um teste de estabilidade pelo Overdrive, selecionei tudo e deixei rodar, mas o PC reiniciou uns 3~4 minutos depois no máximo. A mesma coisa com o OCCT, mas esse eu não sei muito bem. Só abri ele com as configs que já vem, cliquei no ON e reiniciou bem rápido também. Mas desde que mudei pra casa dos 1.38v pra cima ainda não fiz teste nenhum, só fiquei jogando mesmo e deu a tela azul ainda agora, aí subi a vcore. Meu OCCT tá assim :

http://i66.tinypic.com/2dt3y3o.png

Nossa, agora que eu vi que os valores de tensão 3.3v, 5v, e 12v estão MUUUUUUUUUUUITO abaixo do normal.

 

Agora seu problema faz todo sentido. Eu veemente acho que o problema é a sua fonte. Ou há um cabo conectado de forma errada e por isso a sua alimentação está tão pobre, ou a fonte está com problemas.

 

Você consegue testar outra fonte?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!