Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Nvidia GTX 750 ti oc com problemas


Ir à solução Resolvido por JJMMS,

Posts recomendados

Sinceramente é desesperador. Já tive 2 placas de vídeo que foram pro saco. Anteriormente as duas eram ATI e acredito que devido ao uso diário e sem uma boa refrigeração elas sofreram muito e por isso duraram pouco. A primeira durou cerca de 1 ano e meio quando começou a mostrar as tradicionais "listras pretas na tela" e depois não entrou mais no sistema. A segunda foi a mesma coisa começou piscando a tela e foi piorando até que começou a travar o PC mostrando cores cinzas na tela até que não entrou mais no sistema, durou certa de 1 ano e meio também. Os modelos das duas eram "XFX, a primeira uma 6870 e a segunda 7850 (as duas 256 bits).

 

Cansado de perder as placas ATI decidi ir pra uma Nvidia Pyn GTX 750 TI  OC de 128 bits. Acreditando que se ela esquentasse menos duraria mais. Realmente fiquei surpreso com a baixa quantidade de calor gerado pela placa, coisa de 30 - 40 graus em jogos comuns e 50 - 55 graus em Elder scrolls online que é o jogo que mais gosto e jogo atualmente. Tomo cuidado de ,quando não estou em horário de pico de energia ( 17 - 21 H), jogar com o ar condicionado ligado  e isso faz com que diminua uns 4 a 5 graus de calor gerado pela placa. Agora já não mais faço tudo no pc, tenho um notebook e pra estudar, ler coisas na internet e ver vídeos eu uso o notebook pra evitar o desgaste do pc gamer e mais especificamente da placa de vídeo.

A nova placa não tem nem um mês e simplesmente começou a apresentar alguns problemas que parecem com os que tive com as ATI's. jogando elder scrolls hoje vi que a tela piscou algumas vezes assim como fez quando eu estava assistindo um vídeo tutorial no youtube, fiquei assustado, mas fez isso somente uma vez e parou então achei que era normal. Depois jogando elder scrolls novamente umas listras verdes apareceram no canto da tela do PC, elas ficavam piscando. (diferente das outras duas placas que tive essa coisa de listras verdes nunca apareceram em quanto as placas estavam se desgastando.) Fiquei muito chateado e sai do jogo, o que fez as listrinhas verdes sumirem. Minha placa-mãe tem suporte a cross fire e da vez que a tela piscou quando eu estava assistindo youtube mudei a VGA de pci-e, mas quando apareceram essas listras verdes no elder scrolls vi que talvez era na placa e não algum eventual problema na placa-mãe, já que ela tem uns 4 anos de uso e poderia está ficando ruim.

Em resumo digo que estou muito irritado com minha falta de sorte. A terceira placa de vídeo que compro e mal tem um mês de uso e já está com problemas. Sabendo o que tinha acontecido com as outras 2 anteriores, tomei precauções. Deixei aberta a lateral do pc e ligo o ar quando é possível, mas com tão pouco tempo de uso acho que é irrelevante o que ela tenha passado em tão pouco tempo e suponho que meu azar me arrumou uma VGA já lascada de fábrica. Será o caso de eu tentar acionar a garantia? Comprei pela net e vai ser um trabalhão, mas se for o jeito...

Estou postando aqui pra ver se alguém acha que pode ser algo na VGA ou se tem uma ideia do que possa ser. Jogo também mass effect 3 e nunca deu nenhum problema nele.

A config do pc é essa:

placa-mãe: Asus M4A88T-V EVO/USB3 (4 anos de uso)
Memórias: 2 x 4 Gb geil ultra value plus (3 anos de uso)

Processador: AMD Phenom x6 T1100 (4 anos de uso)
Fonte: C3 Tech vídeo edition (500W) (4 anos de uso)
SSD SanDisk Plus  (novo comprei junto com a placa de vídeo)

Placa de vídeo: Nvidia GTX 750 TI OC


Edit---
Andei falando com um amigo que é formado em TI e ele  me perguntou qual era meu monitor. Falei pra ele sobre o monitor. Um AOC que nunca gostei de usar. O monitor já nas antigas placas tinha problemas em definir a resolução, aparecia a mensagem "resolução não suportada", mas depois a imagem aparecia de boa. O cara tava me falando que poderia ser o monitor dessa vez e das outras (a questão de piscar a tela). O fato de as placas antigas terem dado problema realmente foi o tempo de uso e quando ficaram ruim começou a aparecer as listras pretas e o pc a travar, mas que a questão de piscar era o monitor. Então concluiu que dessa vez era o monitor também. Só o questionei sobre as listras verdes, mas nada impede que seja problema dele também, visto que o único comportamento em comum entre a nova placa e a antiga era o monitor piscar, mas as listras verdes eram novidade.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

No mínimo é bem estranho... tenho uma GTX 660 Ti a mais de 4 anos e nunca me deu este tipo de problema.

Veja sua fonte... é uma C3 Tech... esta marca é comum em ser bomba.. 

Pense na possibilidade de ser outras peças internas além do seu monitor( apensar que acho muito improvável que seja monitor)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bem provável ser a fonte já que pelo que entendi o problema só aparece quando sistema é exigido em jogos.Mas é melhor se certificar antes de condenar essa ou aquela peça,o bom era ver o consumo do teu pc em uso, o aida extreme é um software que certamente vai ajudar a verificar as tensões da fonte e o consumo do sistema.Pode ser que ele não seja tão preciso como um multímetro mas já é uma ajuda.Faz uns print screen e manda pra nós aí fica mais fácil de ajudar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Nob Ody Em placa de vídeo, não tenho sugestões pois estou por fora dos preços.. mas fontes... procure pelas corsair ou que pelo menos ela tenha PFC ativo e selo 80 plus. dá uma lida neste artigo: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-certificacao-80-plus/1694

 

No mais, espere o pessoal que tem um domínio sobre placas de vídeo, que pode tirar a sua dúvida a limpo.

Na minha opinião, acho que a última coisa ali que eu diria é que seja monitor. Deposito minhas opiniões na fonte. ou qualquer outra peça. No pior do casos.. placa-mãe.

 

Se puder,  teste sua placa de vídeo em outro computador, fazendo alguns testes de estresse para GPU, e claro sempre monitorando as temperaturas 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É somente na fonte mesmo que quero opinão. A placa de vídeo ainda tá salva ( eu acho ).

Logo postarei as imagens do AIDA. 

adicionado 7 minutos depois

É muita coisa pra enviar, se puderem me dizer quais sessões eu tiro print vai ficar mais fácil. Contudo já vai algumas ai que achei importante.

1.png

2.png

3.png

4.png

5.png

adicionado 11 minutos depois

Achei essa fonte aqui (tem o selo 80): http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=48575&origem=52&gclid=CNq38e-rsM4CFYcGkQodXGgO9Q

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/08/2016 às 20:09, dif disse:

@JJMMS As vezes ele entrega resultado errado. Principalmente no sensor de temperatura. Mas isso é uma questão mais de gosto pessoal. 

A diferença aqui é de 1°C , acho aceitável é a mesma margem de erro que o CDH adota nos testes.Veja a imagem e tire suas conclusões.

20160813_164952[1].jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@JJMMS Amigo, eu disse que isso é de gosto pessoal. Não atribua "testes" ao CDH só por eu ser moderador OK?

EU disse que AS VEZES ele entrega resultados diferentes. NO seu CASO foi de 1grau a diferença. 

Não me venha com essa conversa OK?  

4 minutos atrás, JJMMS disse:

Veja a imagem e tire suas conclusões.

Minhas conclusões tem pouca relevância aqui. E por fim não vamos desvirtualizar o tópico, pois não é a pauta discurtir qual programa é melhor. O autor me que questionou e  eu respondi. Não tome as dores dele OK?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nob Ody Eu percebo uma ocilação no clock da gpu e no clock da memoria da gpu,pode ser o intervalo entre um ciclo e outro do teste ou temperatura da gpu alta ou ainda falta de alimentação (energia suficiente) para gpu.

adicionado 15 minutos depois

ME desculpe, mas o fato de você ser moderador não vem ao caso.Eu não gosto de falar do que não tenho provas e a o assunto de maneira nenhuma desvirtualizei o tópico , mas concordo com você não vamos discutir.Obg por essa oportunidade de responder e expressar minha opinião ,por sua educação ao me responder.E repito jamais pensei em citar os  testes do CDH por você ser moderador, minha intenção foi usalos como referência , visto que eu  respeito o CDH e acho  metodologia dos testes um exemplo.V:thumbsup:aleu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, obrigado pela ajuda. Fui numa loja que estava com o estoque em promoção e achei uma fonte que pesquisei na net, e pensei ser um bom custo/benefício.
"Fonte AeroCool ATX 700W XPredator"
Essa foi a fonte. Acho que posso ter exagerado na potência, mas o preço estava mais barato do que na internet e geralmente na minha cidade as peças tem um preço entre 10% a 30% mais alto que na net. Então achei viável e comprei.

O resultado me deu um alívio e provou que o senhores estavam certos porque tudo voltou ao normal. A tela não pisca mais e nunca mais apareceu nenhuma "listra verde". De qualquer forma estou testando ainda a plaquinha, jogando os jogos com os gráficos na maior qualidade possível para testá-la. Mais tarde vou refazer o teste de estresse e postar aqui para os senhores, se quiserem, avaliarem novamente. Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Nob Ody O problema da C3Tech Video Edition de 500W é mentir a potência máxima. Fora isso, até 440W, a fonte é segura e pode ser usada sem problemas, além de poder ser considerada boa: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-da-fonte-de-alimentacao-c3tech-500r-ve-dsa-500ve/1974/9

 

Seu computador não chega a usar sequer metade da potência que a fonte da C3Tech entregaria com segurança. Se a troca da fonte resolveu, provavelmente a unidade que você estava usando tinha problemas. Você usa estabilizador? NUNCA use, ele pode e vai danificar a fonte.

 

E, sim, você exagerou e muito na fonte. Seu computador mal alcança sequer 200W em pico, logo não teve custo x benefício em comprar essa fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou usando o PC ligado num filtro da SMS "Filtro de Linha SMS Clean Energy".

 

Desde sexta feira que eu jogo Elder Scrolls Online e no gráfico High e nada aconteceu. (cheguei a jogar por quase 4 horas seguidas e nada aconteceu, tudo normal), mas há poucos minutos eu estava olhando o youtube e minimizei pra ver uma coisa na área de trabalho dai a tela piscou mas diferentes das outras vezes os icones da área de trabalho piscaram juntos. (igual quando a pessoa clica em "atualizar" na área de trabalho). Acho que foi oscilação na rede de energia mesmo.

 

Refiz os testes nos 2 programas (Aida 64  e OCCT).

 

Olhem:
AIDA 64
1.png2.png3.png4.png

 

OCCT
 

66.png77.png88.png

2016-08-14-17h24-FPS-FPS.png2016-08-14-17h24-Frequency-GPU #0 Mem.png2016-08-14-17h24-Frequency-GPU #0.png2016-08-14-17h24-Voltage-VIN3.png2016-08-14-17h24-Voltage-VIN4.png2016-08-14-17h24-Voltage-VIN6.png2016-08-14-17h24-Voltage-VIN7.png2016-08-14-17h24-Voltage-VIN8.png

 

Em quanto o software rodava eu mexia no paint tirando as screens da tela (não sei se isso interfere no teste.) :X

adicionado 5 minutos depois

AH esqueci de dizer! Na minha cidade só achei as fontes:

c3 tech igual a que eu tinha e de potência maior.
Corsair de 500W e 650W. (a de 500W era modular e extremamente cara)

a que escolhi: AeroCool pretador de 700W mais barata que as corsair (mesmo a de corsair 650W era mais cara, diferença de 50 reais). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!