Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Defeito em fonte chaveada 24v x 5a


Ir à solução Resolvido por Pedrolobo8,

Posts recomendados

Olá.

 

Tenho uma fonte similar à essa: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-702590777-fonte-automotiva-chaveada-24v-5a-120w-_JM

 

Estou usando ela para desenvolver uma fonte digital/carregador variável de bancada. Durante os testes, acabei fechando curto nela. A mesma desligou e não quis mais funcionar. Após uns minutos fora da tomada, a liguei novamente e voltou a funcionar normalmente. Após mais um vacilo, fiz a mesma operar com sobrecarga. Ocorreu tudo da mesma forma, porém ao liga-la novamente o fusível abriu. 

 

Não sou um grande conhecedor de fontes chaveadas, minha área é programação. Na placa há a inscrição de que o fusível deve ser de 250V x 3,15A, porém o que estava soldado era de 250V x 5A. Acredito que isto tenha causado maiores danos. Retirei os capacitores, ponte retificadora e transistores de chaveamento. Destes, apenas os capacitores não ficaram danificados. Fiz a substituição por peças similares, parâmetros do datasheet parecidos, e liguei novamente. Os capacitores carregam, porém nada acontece. Fiz mais uma inspeção e verifiquei que a retificação da parte de baixa também havia sido prejudicado. Troquei o diodo e fiz novamente o teste, mas ainda sem sucesso. Testei todos os demais capacitores e transistores e estão todos funcionando bem.

 

O CI da mesma é o TL494CT. Realizei a troca dele por um outro que tinha aqui, mas por ser sucata não sei se está funcionando. Procurei as trilhas de alimentação do TL494 e vi que não está chegando nenhuma tensão nele. Observando o circuito, descobri que o GND dele vem da parte de baixa e o VCC vem de dois terminais do maior transformador. Verifiquei os demais diodos e estão todos OK. 

 

Não sei mais o que pode ser. Troquei todas as peças danificadas. Gostaria de saber se alguém poderia me ajudar.

 

Grato pela atenção.    

20160808_120925.jpg

20160808_120932.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Teste os transistores Q3 e Q4 fora da placa, eles podem estar com fuga e na placa você não perceberá, outro componente é o duplo diodo D9, como houve sobrecarga, ele pode ter queimado.

Dê preferência de usar os dois transistores chaveadores exatamente iguais (e não semelhantes), e perto deles existe alguns resistores de baixo valor (1R ou 2,2R) eles também podem estar queimados...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

... mais de 150V cada dando + de 300Vdc alimentando o sistema (!). É a precondição pro sistema todo.
Verifique Q4 e Q5. Parecem ser excitadores do trafo driver.  Mas penso que o problema reside nisso...

   

19 horas atrás, Pedrolobo8 disse:

alimentação do TL494 e vi que não está chegando nenhuma tensão nele

\Algum resistor vindo dos 300vcc retificado da rede deve dar uma prealimentada nele. Verifique se abriu ou se o que ele alimenta está em curto ou baixa impedância.
Para um diagnóstico menos baseado em bola de cristal, intuições ou chutes por gentileza pesquise ou levante e publique o esquema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Olá, pessoal.

 

Agradeço pelas respostas.

 

Nunca imaginei que poderiam ser os resistores. Troquei fusível, ponte retificadora, o CI, diodo D9 da parte de baixa e não funcionava. Após a dica do Bcpetronzio dos resistores ela voltou a funcionar. Agradeço pela atenção e boa vontade de todos.

 

Pode fechar o tópico.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!