Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte minipa dc power suply mpl-1303


Jimmy 2
Ir à solução Resolvido por diegosoares90,

Posts recomendados

Olá,

 

Tenho uma fonte variável Minipa MPL-1303. Esta ligada sem carga e de repente deu um clarão, saiu fumaça e eu desligue.

 

Identifiquei um componente torrado (ver fotos), com 1RT1 marcado na placa.

 

Sou estudante iniciante de automação (mas já sou velho) e tenho interesse em aprender, concertando eu mesmo a fonte.

 

Procurei pelo esquema na internete mas não achei.

 

Alguém poderia dar uma luz de que componente pode ser esse, ou onde posso conseguir o esquema do aparelho?

 

Obrigado

 

Jimmy

Componente - Detalhe.jpg

Componente - geral.jpg

Equipamento.jpg

Componente - Detalhe claro.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 5 meses depois...

@diegosoares90, obrigado pela resposta.

 

Realmente não são muitos, é uma placa simples (uma face), e consigo tirar o esquema, porém, meu interesse no esquema é ver a especificação do componente que queimou, e não o esquema em si.

 

Não tenho conhecimento técnico suficiente para deduzir qual era o componente apenas analisando o esquema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@diegosoares90

 

Finalmente consegui comprar e trocar o componente.

 

:D A fonte voltou a funcionar perfeitamente!! Concluo que o componente, por algum motivo, deixou de subir a resistência, mesmo com a temperatura subindo. Assim, a corrente continuou acima do normal, e a temperatura foi subindo até torrar.

 

Obrigado pela grande ajuda que você me deu. 

 

Abraço

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • 1 ano depois...

JIMMY 2,

 

Você poderia me ajudar a encontrar o Fusível PTC de 60V, 0,1A, pois estou com o mesmo problema em minha fonte, e como resido no Nordeste atualmente, estou com dificuldade em encontra-lo. Encontrei na China, mas vai demorar um pouco. Só encontrei em uma loja virtual no Brasil, mas esta esgotado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Saudações à todos,

Durante a pandemia do CoVid-19 resolvi levantar o esquema da placa de potência da minha fonte MPL-1303 (a antiga), já que vários colegas relataram não encontraram nada na internet e que pedir ajuda à Minipa e conversar com uma porta era o mesmo.
Pelo que percebi, realmente é uma fonte chinesa renomeada.  Na net vi algumas bem parecidas com a MPL-1303.

 

Lavolta BPS305, Yaxun PS-305d, Yihua PS-305D, Zhaoxin PS-305D, TT Technic 305D, WEP PS-305D, Tech Star PS-305D, Hielec HY3005, VAR TECH 3005, Voltech HY3005D, Maisheng MS-305D, Jin Li Yang PS-A305D, TECHpower TP3005D, Minipa MPL-1305, ProsKit TE-5305...

 

Bom, estou disponibilizando aqui o esquemático de forma a contribuir com todos que tenham uma parecida.

Pelo que percebi a MPL-3303 é a mesma fonte com o circuito duplicado. Evidenciei os circuitos  de tensão de referência, a fonte de controle (12V) e o limitador de corrente.

Sds. 

 

BFSZ0143a.jpg

EJWE8712a.jpg

IMG_3324a.png

IMG_3325a.png

IMG_3326a.png

MPL-1303.png

IMG_3268a.jpg

Esquemático da placa da fonte.pdf

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ôpa!
Seguem as imagens do leiaute que levantei antes de tudo assim como a máscara de serigrafia...

Não tive tempo para fazer o mesmo com a placa de ajustes de tensão e corrente.

Sds.

 

Leiaute.jpg

IMG_3327.PNG

IMG_3312a.jpg

IMG_3279a.jpg

adicionado 8 minutos depois

Tive a mesma impressão na hora de montar mas deixei como veio de fábrica.

Nesse período complicado não encontrarei lojas de eletrônica abertas então deixarei pra inverter num momento mais oportuno.

Mas valeu pela observação!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo_Schramm

Comparei a primeira foto da postagem #16 com o diagrama esquemático da postagem #14. Mais precisamente no que se refere aos dois componentes 1D5 e 1C5. 

Observe que, na foto, o catodo do diodo e o positivo do eletrolítico vão ao negativo de 1C2 e não como está no diagrama.

Parece que os dois componentes de sua última foto estão montados corretamente.

Resumindo. Basta corrigir no diagrama esquemático.

MOR_AL

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 3 meses depois...

@Eduardo_Schramm

Olá Eduardo.

Tenho duas fontes Minipa MPL - 1303. Comprei a segunda um tempo depois da primeira. Apesar das duas possuírem o mesmo código, a aparência externa são diferentes.

Uma delas começou a apresentar lentidão para entrar em estado ok. Ao ligá-la os displays começavam quase apagados e depois de um tempo ela passava a funcionar direito. Mas cada vez mais esse tempo ia aumentando, até que não funcionou mais.

Como mencionei, possuo duas de mesmo código, porém com imagens diferentes.

Pensei! Vou abrir as duas e comparar as tensões, aí descubro onde se encontra o problema.

Ao abrir as duas fiquei surpreso, pois até as placas de circuito impresso são diferentes, impossibilitando a comparação das tensões.

Aí me lembrei que o colega Eduardo havia apresentado o diagrama esquemático de uma das placas. 

Comecei a acompanhar o diagrama e depois de algum tempo, acabei descobrindo o problema.

Nesse meio tempo observei que tem mais uma pequena modificação no diagrama apresentado.

Assim que puder, vou apresentar o diagrama do colega com a nova correção.

Digo que foi muito útil o diagrama esquemático apresentado. 

Valeu!

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

@cardela

No lugar dos dois potências o 2SD1047, dá pra usar o TIP35C ou o 2SC5200. 

Nesse último deve tomar cuidado, pois existe muita falsificação dele. 

 

O 2N5551 não é difícil achar pra comprar, tem sites da Internet vendendo. Mas caso não encontre pode substituir pelo BC639, atenção a este que tem a polaridade invertida nos terminais B e C. Outro equivalente seria o BC337, esse tem os terminais C e E invertidos, bastando apenas virar o transistor ao colocar na placa. 

 

Já o 2SD313 pode ser substituído pelo TIP31 sem nenhum problema. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...