Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte minipa dc power suply mpl-1303


Jimmy 2
Ir à solução Resolvido por diegosoares90,

Posts recomendados

  • Membro VIP
5 horas atrás, cardela disse:

1JD1 e 1JD2 seriam chaves?seria fácil encontrar para comprar?

1jd2 é um relé. Fácil. Clique

4 horas atrás, cardela disse:

comprei a fonte sem essa placa e queria refazer a placa toda, será que vou conseguir?

Só Deus sabe.😁

Então você comprou basicamente o trafo e gabinete... Dica: compre um kit de fonte pra montar ( clique) :Um bom começo.😁

 

 Ok . Mas continuo achando que pelo 'tom de voz' do garoto, vale a pena cogitar a compra um kit e adaptar na carcaça...ou não..🤪🤔😁

D_NQ_NP_804451-MLB25851302012_082017-O.w

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1694841184-kit-para-montar-fonte-ajustavel-tenso-e-corrente-0-a-30v-3a-_JM?matt_tool=18956390&utm_source=google_shopping&utm_medium=organic

15 minutos atrás, Renato.88 disse:

placa faltante é o setor de potência

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, .if disse:

Então você comprou basicamente o trafo e gabinete...

Não. Esta fonte é bem complexa. 

Existe a placa do painel que tem os medidores e um circuito regulador com proteção de curto feito com comparador de tensão. 

A placa faltante é o setor de potência com uma fonte secundária que alimenta o painel. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, .if disse:

Mas continuo achando que pelo 'tom de voz' do garoto, vale a pena cogitar a compra um kit e adaptar na carcaça...ou não..

Idem. 

2 minutos atrás, cardela disse:

Renato, você esta em Santo Andre?Sou de Maua.você trabalha com conserto de fontes?

Sim, sou de Santo André, mas não estou em casa agora. 

Na eletrônica atuo apenas como hobby, raramente conserto coisas pra outras pessoas. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, cardela disse:

gostaria de manter, se possivel, todos os outros componentes, refazendo a placa de potencia.você acha que seria muito complicado?

O ser complicado ou não é relativo, depende do conhecimento e experiência na área. 

4 minutos atrás, cardela disse:

você acha muito complicado pra mim?

Mesmo você começando agora, já tem o esquema e o desenho da placa em mãos o que facilita bastante. 

Será complicado pra você a montagem caso a fonte não funcione ou tenha outro problema no restante. 

Também não sei se você conhece bem o processo de desenhar as placas de circuito impresso, é meio difícil fazer uma boa assim de primeira. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 minutos atrás, cardela disse:

refazendo a placa de potencia.

@cardela essencialmente o kit que te mostrei é apenas a potência mesmo. você  manteria os d+ módulos (que conheço menos que o amigo @Renato.88 )Também julgo ser mais barato e prático. Mas reconheço que serás desafiado a adaptar e conectar certinho nos demais circuitos. Pra mim (que tenho um pouco de conhecimento) seria relativamente simples.  Assim sendo minha opinião é neutra pois depende de suas habilidades, necessidades, vontades e desejos...😁

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cardela tem muito componente pra soldar um no outro. 

Tem outras formas mais simples de testar o restante. 

Uma delas é alimentar o painel, testar os medidores e aplicar tensões nos pinos para simular o funcionamento. 

Nesse caso tem que conhecer bem, pois se fizer besteira vai estragar tudo. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if , o problema seria adaptar os outros modulos existentes da fonte para esta nova fonte comprada no mercado livre, entendeu?

1 minuto atrás, cardela disse:

@.if , o problema seria adaptar os outros modulos existentes da fonte para esta nova fonte comprada no mercado livre, entendeu?

o transformador da fonte é um toroidal com varia saidas, nao saberia conecta-lo a esta fonte sugerida

3 minutos atrás, cardela disse:

@.if , o problema seria adaptar os outros modulos existentes da fonte para esta nova fonte comprada no mercado livre, entendeu?

o transformador da fonte é um toroidal com varia saidas, nao saberia conecta-lo a esta fonte sugerida

se conseguisse uma placa de circuito impressa pronta , que fosse equivante a original, seria realmente bem mais fácil, somente ia soldando os componentes, mas consultando a Minipa eles nao conseguem ajudar 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, cardela disse:

transformador da fonte é um toroidal com varia saidas, nao saberia conecta-lo a esta fonte sugerida

Três fios alimenta o painel, o restante é a saída da fonte. 

Deve escolher os que tem a tensão mais próxima da exigida pela placa. 

Só que o legal dessa fonte é que ela tem um circuito que troca os taps do trafo de acordo com a tensão selecionada, isso é bom pois evita aquecimento desnecessário dos transistores de saída. 

 

Tudo está ali no esquema que disponibilizaram aí no fórum, mas percebo que você tem dificuldade em entendê-lo. Aí complica mais pra você montar a placa. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo_Schramm , Eduardo bom dia, como nao tenho esta placa e pretendia construi-la novamente, precisava saber a sequencia de cores do soquete de 9 terminais, você pode me ajudar?  

@Renato.88 , acho que entendi o esquema, so estou precisando esclarescer algumas duvidas 

2 minutos atrás, cardela disse:

@Eduardo_Schramm , Eduardo bom dia, como nao tenho esta placa e pretendia construi-la novamente, precisava saber a sequencia de cores do soquete de 9 terminais, você pode me ajudar?  

@Renato.88 , acho que entendi o esquema, so estou precisando esclarescer algumas duvidas 

outra duvida é com relação aos transistores D1047. na minha fonte existem dois presos num trocador grande de calor que fica atras do gabinete.Nas fotos deste blog parece que existem outros dois presos em pequenos trocadores, presos na propria placa da fonte de potencia.Seriam 4 transistores no total, ou pode ser que sao apenas dois, e na minha placa eles foram colocados fora, pra melhorar a troca termica??!!     

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, cardela disse:

o problema seria adaptar os outros modulos existentes da fonte para esta nova fonte comprada no mercado livre, entendeu?

Entendi e respeito suas limitações sim amigo. Que legal que estás disposto a superar-se e restaurar a fonte mesmo assim. E sim, amigo...

1 hora atrás, cardela disse:

 eles foram colocados fora, pra melhorar a troca termica??!!  

... isso faz todo o sentido e foi exatamente o que fiz numa minha fonte yaxun, exatamente esta...

fonte-de-alimentacao-yaxun-yx-1502ds-110

A lei da física é implacável... mesmo a 5V 250mA o dissipador (seu trocador de calor) vira 'uma brasa, mora?'😁

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, cardela disse:

@Renato.88 Não sei não, parece que são originais, tem dois transistores na placa de potência e dois nesse trocador de calor

Depende da versão do modelo também, já vi muitos aparelhos de mesmo modelo com modificações dependendo da época de fabricação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 to procurando os resistores desta fonte, e estou com algumas duvidas:

 

1).......0R85x6W(1R11 e 1R12), so estou achando o 0R82x5W , sera que eu poderia trocar por este?

2)........o resistor 2Kx6W(1R3), so estou encontrando com 5W,  de 1,8K ou 2,2K, sera que posso trocar sem perder alguma coisa?

3)........o resistor de 100Rx6W(1R5) so acho o de 5W, você ve problema trocar?

4)........quanto aos resistores simples, estou achando com varias potencias(0,25W,  0,5W,  1W ou 2W).Qual seria o mais adequado?

 

5)........outra duvida é quanto ao 1RT1, fusivel PTC(60V /0,1A), so estou encontrando com corrente de disparo maior que 0,1A, por exemplo 0,5A.Sera que perderia muito em protecao se trocasse por este.você teria alguma sugestao pra substituicao deste fusivel termico resetavel, trocando por alguma coisa de mercado mais atual? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cardela nada a ver esses resistores de 6W, o ideal seria de 7 ou 10W.

15 minutos atrás, cardela disse:

so estou achando o 0R82x5W , sera que eu poderia trocar por este?

Pode por 0,82R mas não com 5W prefira 7 ou 10W. 

15 minutos atrás, cardela disse:

2)........o resistor 2Kx6W(1R3), so estou encontrando com 5W,  de 1,8K ou 2,2K, sera que posso trocar sem perder alguma coisa?

Prefira o de 2k2, mas se for montar na protoboard não coloque ele. 

17 minutos atrás, cardela disse:

4)........quanto aos resistores simples, estou achando com varias potencias(0,25W,  0,5W,  1W ou 2W).Qual seria o mais adequado?

0,25W.

 

19 minutos atrás, cardela disse:

5)........outra duvida é quanto ao 1RT1, fusivel PTC(60V /0,1A),

Deixa sem. 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 você entendeu no esquema do Eduardo, onde esta ligado o fio preto(BLK) do soquete 1X5 de 3 terminais ?

1 minuto atrás, cardela disse:

@Renato.88 você entendeu no esquema do Eduardo, onde esta ligado o fio preto(BLK) do soquete 1X5 de 3 terminais ?

seria o ground (GND), pois ele chega na placa onde estão os bornes de saida da fonte (+ GND -)?

3 minutos atrás, cardela disse:

@Renato.88 você entendeu no esquema do Eduardo, onde esta ligado o fio preto(BLK) do soquete 1X5 de 3 terminais ?

seria o ground (GND), pois ele chega na placa onde estão os bornes de saida da fonte (+ GND -)?

nao entendi onde estaria ligado este fio preto nesta placa de fonte

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!