Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
FiGN

Proteus 8.5

Recommended Posts

Boa noite, estou utilizando o software proteus 8.5 para simular circuitos eletrônicos e obtive um problema com os instrumentos de medição. O voltímetro e amperímetro (dc e ac) não estão funcionando. O programa sofre um erro quando tento simular com esses medidores. Alguém sabe me explicar o motivo?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Filipe Neiro disse:

Boa noite, estou utilizando o software proteus 8.5 para simular circuitos eletrônicos e obtive um problema com os instrumentos de medição. O voltímetro e amperímetro (dc e ac) não estão funcionando. O programa sofre um erro quando tento simular com esses medidores. Alguém sabe me explicar o motivo?

Eu utilizo a versão 8.4 e funciona perfeitamente, poderia postar o esquema ?

Compartilhar este post

Link para o post

Estava simulando o funcionamento da fonte a sempre que coloco um amperímetro ou um voltímetro aparece o erro da figura

Sem título.png

adicionado 33 minutos depois

Editado por Filipe Neiro

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que estou vendo, está faltando o gerador de tensão no primário do trafo e, sendo assim, os instrumentos  não tem o que medir.

Onde estão as especificações do transformador?

Editado por _xyko_

Compartilhar este post

Link para o post
9 horas atrás, Filipe Neiro disse:

Estava simulando o funcionamento da fonte a sempre que coloco um amperímetro ou um voltímetro aparece o erro da figura

Sem título.png

adicionado 33 minutos depois

Realmente aparenta ser um erro no programa, faltando uma dll que provavelmente mostraria o valor no display, só por curiosidade tem algum terminal de  ground no circuito ? o 8.4 não simula direito faltando o groud.

adicionado 1 minuto depois
14 minutos atrás, _xyko_ disse:

Pelo que estou vendo, está faltando o gerador de tensão no primário do trafo e, sendo assim, os instrumentos  não tem o que medir.

Ele está com uma fonte de tensão (V1) no primário do trafo, e mesmo sem a fonte de tensão o display liga, porém fica mostrando tudo 00,0

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, _xyko_ disse:

Eu simulei a fonte e o VSINE do primário do trafo está gerando 127V de acordo com o osciloscopio. O transformador está reduzindo de 127Vrms para 18Vrms (primário com 24.89mH e secundário com 500uH).

2 horas atrás, Matthwus disse:

Realmente aparenta ser um erro no programa, faltando uma dll que provavelmente mostraria o valor no display, só por curiosidade tem algum terminal de  ground no circuito ? o 8.4 não simula direito faltando o groud.

adicionado 1 minuto depois

Ele está com uma fonte de tensão (V1) no primário do trafo, e mesmo sem a fonte de tensão o display liga, porém fica mostrando tudo 00,0

Está com terra sim. consigo simular a saída da fonte com osciloscópio e com aquele gráfico de análise estática, mas quando coloco voltímetro ou amperímetro da problema. Depois que clico em "OK" naquele aviso de erro o voltímetro some do lugar que coloquei, ficando em aberto.

Compartilhar este post

Link para o post

O  erro é justamente a dll que está faltando. O arquivo é responsável pela medição dos instrumentos. 

Tente reinstalar o Proteus, ou se baixou da Internet, tente baixar em outro lugar. 

Compartilhar este post

Link para o post

Reinstalei o programa e o problema sumiu.

Tenho uma dúvida com relação ao osciloscópio. Quando eu pego uma fonte com 180V de pico (127Vrms) o voltímetro AC lê o valor de 127Vrms. Até aí tudo bem, mas quando eu coloco o osciloscópio para ler a onda aparece com 90V de pico e não os 180V, o que teoricamente é incorreto, pois quando se diz que a onda tem 180V de pico isso quer dizer que se tem 180V do zero até o pico superior e não do pico inferior ao superior. A imagem abaixo mostra isso.

Se no voltímetro AC aparece 127Vrms, a forma da senoide deveria ter 180V de pico, e não 90V igual no gráfico gerado.

img.png

img2.png

Compartilhar este post

Link para o post
17 minutos atrás, Filipe Neiro disse:

Reinstalei o programa e o problema sumiu.

Tenho uma dúvida com relação ao osciloscópio. Quando eu pego uma fonte com 180V de pico (127Vrms) o voltímetro AC lê o valor de 127Vrms. Até aí tudo bem, mas quando eu coloco o osciloscópio para ler a onda aparece com 90V de pico e não os 180V, o que teoricamente é incorreto, pois quando se diz que a onda tem 180V de pico isso quer dizer que se tem 180V do zero até o pico superior e não do pico inferior ao superior. A imagem abaixo mostra isso.

Se no voltímetro AC aparece 127Vrms, a forma da senoide deveria ter 180V de pico, e não 90V igual no gráfico gerado.

img.png

img2.png

Acho que você está fazendo confusão por ai da uma analisada nessa imagem.

ABAAABaZEAK-6.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Quando coloco o voltímetro AC ele lê 127Vrms, o que indica que a tensão de pico é 180V aproximadamente, certo?. Só que quando ploto o gráfico dessa tensão aparece 90V de tensão de pico e 180V de tensão pico a pico (gráfico verde). Porque isso acontece?

Editado por Filipe Neiro

Compartilhar este post

Link para o post
8 horas atrás, Filipe Neiro disse:

Quando coloco o voltímetro AC ele lê 127Vrms, o que indica que a tensão de pico é 180V aproximadamente, certo?. Só que quando ploto o gráfico dessa tensão aparece 90V de tensão de pico e 180V de tensão pico a pico (gráfico verde). Porque isso acontece?

Olhe a imagem que postei, tensão de pico é do 0v até  a crista maior, tensão de pico a pico é da crista menor até a crista maior, se a tensão de pico a pico está em 180v, logo a tensão de pico que vai do zero até a crista maior tem que ser a metade dessa, dando os 90v.

Entre o 0v e a crista menor se tem -90v, entre o 0v e a crista maior se tem 90v, entre a duas crista (tenso de pico a pico) se tem os 180v.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas por que a tensão rms do voltímetro AC aparece 127? Não deveria aparecer ser 0,707*90V já que a tensão de pico é 90V?

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, Filipe Neiro disse:

Mas por que a tensão rms do voltímetro AC aparece 127? Não deveria aparecer ser 0,707*90V já que a tensão de pico é 90V?

90/0,707=127v

Compartilhar este post

Link para o post

Então você está dizendo que a tensão de pico é 90V e a rms é 127V? Não faz sentido ou eu estou confundindo uma coisa muito simples kkkk. Para se ter 127Vrms (voltímetro AC) a tensão de pico tem que ser 180V e não de 90V como mostra o gráfico.

Editado por Filipe Neiro

Compartilhar este post

Link para o post
8 minutos atrás, Filipe Neiro disse:

Então você está dizendo que a tensão de pico é 90V e a rms é 127V? Não faz sentido ou eu estou confundindo uma coisa muito simples kkkk. Para se ter 127Vrms (voltímetro AC) a tensão de pico tem que ser 180V e não de 90V como mostra o gráfico.

Tensão de pico a pico tem que ser 180v

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu configurei a fonte pra ter tensão de pico de 180V, e não de pico a pico. Tanto que a leitura do voltímetro está 127 Vrms

Compartilhar este post

Link para o post

Qual a referência do osciloscópio? 

Você aterrou o gerador de energia? 

As vezes ocorrem esses erros por isso. 

Compartilhar este post

Link para o post

@Filipe Neiro ,

Nossa, falei besteira também... deixe eu corrigir :

127 VRms = 180 Volts Pico, sendo que em relação ao zero volt pode subir até 180 Volts ou descer até -180 Volts.

Paulo

Editado por aphawk
Lavar a boca com sabão kkkkk

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, Mestre88 disse:

Qual a referência do osciloscópio? 

Você aterrou o gerador de energia? 

As vezes ocorrem esses erros por isso. 

Não sabia disso. Coloquei um terra no terminal negativo da fonte e agora está normal! Coloquei 180V de pico e a tensão rms lida pelo voltímetro foi de 127V e o gráfico mostrou uma senoide com 360V de pico a pico, como era esperado. Obrigado!

Se eu simular uma fonte linear com transformador, vai dar resultados incorretos se não houver o terra?

Editado por Filipe Neiro
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Sim. Qualquer coisa que for simular sem o terra vai dar erro, tem simulador que não inicia a simulação sem ele. Para simular fontes, você colocar o terra nos anodos dos diodos, ou no center tap do trafo. 

Se você for fazer medições na entrada, então deve aterrar o gerador de energia também. 

Editado por Mestre88

Compartilhar este post

Link para o post
59 minutos atrás, Filipe Neiro disse:

Tem como mudar a referência do osciloscopio?

A referência do osciloscópio é o terra, você que escolhe onde vai colocá-lo. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais