Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quantos amperes sai da tomada 110 ou 220?


Blumer Celta

Posts recomendados

  • Membro VIP
Em 14/09/2016 às 18:20, cesardelta1 disse:

fio padrão para tomadas é 2,5mm² que suporta 21 amperes, se você descartar a tomada e ligar uma carga diretamente nos fios, e esse fio for o 2,5mm²,  sua "tomada" suportará 21A.

 

Da hidrelétrica até a tomada há vários limitadores:

 

– Cabos

— Conexões

— Emendas

— Derivações

— Dispositivos

 

São alguns.

 

Tanto limitação física (resistividade, dissipação térmica) como limitação "intencional" (desligamentos, consumos).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 02/11/2020 às 14:34, Joao Batista Dos Santos Junior disse:

Mas no caso Se eu pegar um fio de cobre fino curto-circuitar, a tensão será limitada pela resistência interna do fio, usa-se a segunda lei de ohm certo?

Mas quando você curto-circuita, leva questão de segundos (ou mili segundos) para o fio de cobre derreter, certo ?

Mas se tivéssemos um fio de cobre com a bitola 100m² ou um fio de cobre sem "resistência interna", ai a corrente seria a máxima que o transformador suporta certo?

@Joao Batista Dos Santos Junior fez a pergunta que eu tinha, pois ao ler as explicações do pessoal aqui, parecia que quem limitava a corrente no momento de um curto-circuito era o fio que muita das vezes é de 2,5mm², o que me fazia não ver lógica, pois a resistência de um fio de cobre de 2,5mm² de 10m de comprimento, por exemplo, daria uma resistência elétrica minima de aproximadamente 0,07 ôhms, logo se dependesse apenas do fio, resultaria numa corrente altíssima de 1.814,3A, o que acho pouco provável...então, pelo que entendi, me baseando nas respostas à pergunta do @Joao Batista Dos Santos Junior, foi:


1º) Fio de 2,5mm² para tomadas de 127V é a recomendação da bitola para que o fio não superaqueça, mas ele não limita a corrente a 10A.

2º) Se alguém curto-circuitar uma tomada de 127V, inicialmente a corrente se elevaria imediatamente e quem cortaria a energia elétrica (ou corrente no fio), isto é, funcionaria como proteção inicial, seria o disjuntor da casa, que fica em torno de 50 ou 60A, antes que o fio derretesse.

É isso ou entendi alguma coisa errada, pessoal ?

*Última dúvida, onde posso encontrar a informação de corrente de desarme recomendada do disjuntor (50A ou 60A) ? é numa NBR? se sim, qual ?
Agradeço se alguém conseguir me responder.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Entendeu corretamente amigo. Quanto ao disjuntor, tem normas sim mas alguém do ramo pode lhe orientar melhor. Só sei que lem casa coloquei 10A pra lâmpadas (na época incandescentes) e 20A pras tomadas (apesar que acho que é 10). A dúvida é de fato curiosa pois atualmente pelo menos as lâmpadas led consomem menos, bem como as TVs portanto pode ter havido atualizações. Ah e pro chuveiro (220) tinha colocado 25A mas a chave caía - o que não era totalmente ruim pois evita-se ficar muito tempo 😁. Coloquei de 40 depois. De novo, opções pessoais que não refletem normas...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Ccem Morais disse:

Última dúvida, onde posso encontrar a informação de corrente de desarme recomendada do disjuntor (50A ou 60A) ? é numa NBR? se sim, qual ?

Em instalações residenciais Disjuntores acima de 50A são usados como chave geral. Em raras exceções, como por exemplo os chuveiros de 127V eles são utilizados diretamente na carga.

Os fios usados para eles são os de 10mm² no 50A e 16mm² no de 60 ou 63A.

Para um fio de 2,5mm² usado em tomadas, deve ser usado disjuntor de 16 ou 20A. Depende do tipo de instalação. 

 

A norma que estabelece isso é a NBR 5410.

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if Um erro muito comum, que é cometido até por eletricistas, digamos, pouco experientes, é de que o DSJ deve proteger a carga e não o cabo. O correto é proteger o cabo. Se você usa um cabo de 2,5 mm², o DSJ desse circuito deve ser de no máximo 20 A independente da carga ou do que esteja na tomada. Seguindo esse raciocínio, todos os circuitos devem ter essa premissa. A capacidade máxima do cabo é o valor máximo do DSJ. No caso de seus chuveiros, a troca do DSJ deve levar em conta o cabo que tem, a fim de protegê-lo. Se apenas aumentou o valor do DSJ sem mudar o cabo, avalie a integridade dele observando a cor do cobre e se produz muito calor durante um banho normal. Ou pela bitola que tem, se o DSJ não ficou fora dos parâmetros.

@Ccem Morais A construção dos DSJ's segue as normas da ABNT que as cria e as divulga através das NBR's. Veja melhor abaixo:

 

https://www.desterroeletricidade.com.br/blog/eletrica/tabela-de-disjuntores-como-escolher-normas-tipos-dicas-passo-a-passo/

 

Para ver as normas diretamente, tem que pagar, mas o governo liberou um acesso através do DNIT. Baixe o manual e, se desejar, acesse pelo sistema do DNIT.

 

https://www.gov.br/dnit/pt-br/assuntos/planejamento-e-pesquisa/ipr/arquivos-ipr/acesso-as-normas-abnt-normas-tecnicas-brasileiras-nbr-mercosul-nm-e-iso

 

http://www.nbr.org.br

 

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

  

6 horas atrás, Mega Blaster disse:

Um erro muito comum, que é cometido até por eletricistas, digamos, pouco experientes, é de que o DSJ deve proteger a carga e não o cabo. O correto é proteger o cabo. Se você usa um cabo de 2,5 mm², o DSJ desse circuito deve ser de no máximo 20 A independente da carga

☝️☝️ Se dimensionar corretamente, isso nunca acontece. DSJ deve proteger o cabo, sempre.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Mega Blaster ,

 

Como curiosidade :

 

Sou radioamador e tenho equipamentos que podem consumir pouco mais de 1000 watts da rede de 110V.

 

Para evitar uma queda de tensão excessiva, usei fios 10 AWG, mesmo sabendo que a carga nunca passará de 15A.

 

E usei disjuntores de 20A. Mesmo que os meus cabos suportem 35A.

 

Não concordo com dimensionar pelo cabo, pois sei que o meu consumo nunca passará de 15A em condição normal. Se por algum acaso puxar 20A, algo deu errado e pode até pegar fogo caso eu usasse um disjuntos de 30A. É correr risco desnecessário.

 

Sempre é melhor pensar, do que decorar regras ....

 

Paulo

  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, aphawk disse:

Para evitar uma queda de tensão excessiva, usei fios 10 AWG, mesmo sabendo que a carga nunca passará de 15A.

 

E usei disjuntores de 20A. Mesmo que os meus cabos suportem 35A.

 

Não concordo com dimensionar pelo cabo, pois sei que o meu consumo nunca passará de 15A em condição normal. Se por algum acaso puxar 20A, algo deu errado e pode até pegar fogo caso eu usasse um disjuntos de 30A. É correr risco desnecessário.

Nesse caso você super dimensionou os fios porque achou mais interessante ao seu uso, as normas não impedem isso. 

No mais, há mais coisas nas normas elétricas que não foram citadas, e aí seguindo-as você tem toda razão. 

 

Nas tomadas comuns, o fio deve ser de no mínimo 2,5mm², já o disjuntor é de no máximo 20A (independente do fio) . 

 

Se a carga for acima de 20A, aí são tomadas especiais. Aí o disjuntor é dimensionado de acordo com a carga e o fio deve suportar corrente maior. Em alguns casos desses nem é permitido o uso de tomadas, faz se a ligação com emendas, bornes ou outro tipo de conexão de acordo com a corrente necessária. 

  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mega Blaster ,

 

Em um projeto de elétrica, você deve seguir as normas para que o projeto final fique dentro das normas as quais se aplicam. Se você melhorar o seu projeto, após ter seguido as normas, não tem de refazer todo o dimensionamento para se encaixar de novo nas normas.

 

Aumentar a bitola do fio para diminuir a queda de tensão e poder no futuro aumentar a carga ( apenas trocando o disjuntor SEM ter de trocar os fios ) não implica em usar um disjuntor maior imediatamente, justamente para evitar que ocorra algum imprevisto como por exemplo um curto-circuito de valor ôhmico não muito baixo que cause aquecimento até pegar fogo, sem causar a queda do disjuntor.

 

Neste caso, o projetista ( eu ) pensou em uma melhoria, e se seguisse robóticamente a regra ABNT, aumentando novamente o disjuntor para uma futura carga maior, estaria comprometendo a segurança do projeto. 

 

Foi neste sentido que eu disse que é melhor pensar do que decorar regras : não tenho de redimensionar o Disjuntor !

 

Agora, se o projeto não for seu, realmente tem de seguir apenas, sem pensar em otimizações principalmente pelo fator custo...

 

 

 

 

15 horas atrás, Renato.88 disse:

Nesse caso você super dimensionou os fios porque achou mais interessante ao seu uso,

 

Não se perde nada ao super dimensionar bitolas de fios, a não ser um pouco de dinheiro....

 

Fios mais grossos irradiam menos interferências, perdem menos volts no caminho, e permitem um upgrade de carga sem ter de trocar tudo, bastando apenas a troca dos disjuntores ..... e como tem um valor ôhmico menor, tem uma maior imunidade a ruídos. 

 

 

Paulo

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!