Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como calcular psu manualmente, sem usar sites psu calculator


Posts recomendados

Olá galera, beleza.

 

Estou desenvolvendo um sistema de um site e queria saber como as calculadoras PSU online funcionam. Sei que aqui não é a área sobre desenvolvimento web, mas só preciso que alguém me explique como eu faço para calcular a potência necessária de uma fonte para uma determinada configuração de forma manual, ou seja, quais valores usar de cada componente(cpu, vga, memorias, etc).

 

Minha ideia era usar o TDP como referência para esse cálculo, mas como nas especificações de muitos componentes não possui essa informação(memórias, hd, ssd, etc), fiquei na dúvida sobre quais valores usar e como fazer esse cálculo.

 

Quem souber como esses cálculos são feitos e puder me explicar, fico agradecido pela ajuda.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

geralmente o pessoal pega o consumo do processador + consumo da placa de vídeo + 50 ou 100w do resto, já que HDs,SSDs fans etc não gastam quase nada

 

um HD costuma consumir 5w,SSD 1w, fan 2 ou 3w,water cooler uns 10w é nessa faixa ai

 

não é o consumo exato mas funciona bem, HDs normalmente tem o consumo de cada linha na etiqueta

 

86822.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, rubens.rocha disse:

Olá galera, beleza.

 

Estou desenvolvendo um sistema de um site e queria saber como as calculadoras PSU online funcionam. Sei que aqui não é a área sobre desenvolvimento web, mas só preciso que alguém me explique como eu faço para calcular a potência necessária de uma fonte para uma determinada configuração de forma manual, ou seja, quais valores usar de cada componente(cpu, vga, memorias, etc).

 

Minha ideia era usar o TDP como referência para esse cálculo, mas como nas especificações de muitos componentes não possui essa informação(memórias, hd, ssd, etc), fiquei na dúvida sobre quais valores usar e como fazer esse cálculo.

 

Quem souber como esses cálculos são feitos e puder me explicar, fico agradecido pela ajuda.

 

Abraço

As calculadoras online provavelmente possuem um banco de dados com o consumo de cada peça. Depois do banco de dados pronto, o cálculo é simples (soma de cada componente).

 

O consumo de pico em jogos da GTX 1070, por exemplo, é de 151w: power_peak.png

 

Vale lembrar que todas as calculadoras que já vi na internet exageram e muito o consumo da máquina, logo, seu uso deve ser feito com bastante cautela.

 

PS: TDP o consumo são coisas bem distintas. Não sei até que ponto usar o TDP (Thermal Design Power) de um componente é forma mais correta de se calcular o seu consumo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rubens.rocha

 

Pra processador e placa de vídeo eles devem usar TDP mesmo.. Ou uma porcentagem dele, o que seria mais perto do consumo real.. Pro resto, eles devem usar alguma referência, em datasheet das outras peças..

 

É sabido que: componentes com motor (driver de CD/DVD e HDs mecânicos) tem consumo maior.. SSD, RAM, fans, tem consumo muito baixo..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, com base na calculadora do Outervision, fiz uma planilha apenas para referência do consumo de cada tipo de componente. Deixei alguns itens de fora pois acredito que não são tão utilizados ou populares, como por exemplo dispositivos de armazenamento IDE/SCSI/SAS, memórias DDR2, etc; foquei apenas nos tipos mais atuais e populares.

 

Acho que agora consigo começar a planejar como farei minha calculadora, rs. Acho que somando o consumo de todos os componentes e colocar uns 100-150W a mais do resultado pode ser uma boa ideia para recomendação da potência da fonte dando uma margem de segurança bacana, o que acham?

 

Segue em anexo a planilha pra quem precisar de algo semelhante.

 

Abraço

Tabela de Referencia para Calculo de PSU.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, rubens.rocha disse:

Galera, com base na calculadora do Outervision, fiz uma planilha apenas para referência do consumo de cada tipo de componente. Deixei alguns itens de fora pois acredito que não são tão utilizados ou populares, como por exemplo dispositivos de armazenamento IDE/SCSI/SAS, memórias DDR2, etc; foquei apenas nos tipos mais atuais e populares.

 

Acho que agora consigo começar a planejar como farei minha calculadora, rs. Acho que somando o consumo de todos os componentes e colocar uns 100-150W a mais do resultado pode ser uma boa ideia para recomendação da potência da fonte dando uma margem de segurança bacana, o que acham?

 

Segue em anexo a planilha pra quem precisar de algo semelhante.

 

Abraço

Tabela de Referencia para Calculo de PSU.xlsx

Se você usar como base o Outervision, o resultado dele já está com cerca de 100w~150w a mais do que o consumo. Se você aumentar mais 150w em cima do valor já inflado, começa a ficar sem noção (como o próprio Outervison já é).

 

Quanto ao consumo das memórias, um pente de memória de 4gb DDR4 consumirá o mesmo tanto que um pente de memória DDR4 de 8gb. Então o consumo tem que ser avaliado por pente e não por quantidade de memória.

 

16gb por consumir, por exemplo, 10w (se for dois pentes de 8gb [5w cada]) ou 20w (4 pentes de 4gb [5w cada]).

adicionado 2 minutos depois
15 minutos atrás, faller disse:

Pode sim usar a TDP que o resultado não será desastroso não..

Confira com base na GTX1070:

power_peak.png

 

NVIDIA%20GPU%20data_zpsf1xc3s6k.jpg

Insisto que o TDP não deve ser utilizado como padrão de consumo. Nesse seu próprio exemplo, o TDP de uma GTX 980 representa 165w, mas o consumo dela pode chegar perto de 200w.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@braconius Eu peguei os valores do Outervision da seguinte forma.

 

Removi todos os itens de todas as opções e mandei calcular, deu 60w, por isso coloquei na minha tabela esse valor como sendo base. Depois fui testando 1 unidade de cada tipo de componente e fui vendo a diferença em cima dos 60w de base e coloquei esses valores na tabela; portanto, não tem 100-150w a mais.

 

Exemplo: adicionando apenas 1 memória DDR4 8GB, o valor base que era 60w pulou para 63w, uma diferença de 3W, que é o valor de consumo para esse componente em específico.

 

Fiz esse mesmo procedimento para todos os itens da tabela, tendo assim um valor de referência para o consumo de cada componente, que somados darão o consumo total de uma determinada configuração. Veja um exemplo:

 

1x Core i5 6600k(91w)[site da intel]

1x GTX 1080(180W)[site da NVIDIA]

2x DDR4 16GB(5w cada)

1x HD Sata 7200RPM(11w)

1x SSD Sata(1w)

1x Drive DVDRW(30w)

4x Fans 120MM(3w cada)

Teclado + Mouse Gamer(5w)

1x Watercooler(10w)

------------------------------------------

Consumo Total: 350w

 

Esse valor é bem pequeno, mas como a própria NVIDIA recomenda uma fonte a partir de 500w pra serie 10xx e necessário colocar uma margem extra para suprir a necessidade da VGA. Sendo assim, acho que uma margem de uns 160w, totalizando 510w, recomendar uma fonte de 550w deve ser suficiente para essa configuração. A questão é encontrar um valor ideal para servir de margem de segurança, pois os 160w foi apenas para exemplificar.

 

O que acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, rubens.rocha disse:

@braconius Eu peguei os valores do Outervision da seguinte forma.

 

Removi todos os itens de todas as opções e mandei calcular, deu 60w, por isso coloquei na minha tabela esse valor como sendo base. Depois fui testando 1 unidade de cada tipo de componente e fui vendo a diferença em cima dos 60w de base e coloquei esses valores na tabela; portanto, não tem 100-150w a mais.

 

Exemplo: adicionando apenas 1 memória DDR4 8GB, o valor base que era 60w pulou para 63w, uma diferença de 3W, que é o valor de consumo para esse componente em específico.

 

Fiz esse mesmo procedimento para todos os itens da tabela, tendo assim um valor de referência para o consumo de cada componente, que somados darão o consumo total de uma determinada configuração. Veja um exemplo:

 

1x Core i5 6600k(91w)[site da intel]

1x GTX 1080(180W)[site da NVIDIA]

2x DDR4 16GB(5w cada)

1x HD Sata 7200RPM(11w)

1x SSD Sata(1w)

1x Drive DVDRW(30w)

4x Fans 120MM(3w cada)

Teclado + Mouse Gamer(5w)

1x Watercooler(10w)

------------------------------------------

Consumo Total: 350w

 

Esse valor é bem pequeno, mas como a própria NVIDIA recomenda uma fonte a partir de 500w pra serie 10xx e necessário colocar uma margem extra para suprir a necessidade da VGA. Sendo assim, acho que uma margem de uns 160w, totalizando 510w, recomendar uma fonte de 550w deve ser suficiente para essa configuração. A questão é encontrar um valor ideal para servir de margem de segurança, pois os 160w foi apenas para exemplificar.

 

O que acha?

Eu conheço bem essa ferramenta, já havia entendido o "modus operandi" da sua ideia. Apenas dei algumas dicas pra refinar a sua ferramenta.

 

Agora vamos fazer uma comparação com a sua configuração e o seu resultado (350w).

 

Da uma olhada nesse review da Anandtech: http://www.anandtech.com/show/10325/the-nvidia-geforce-gtx-1080-and-1070-founders-edition-review

 

Olha a configuração usada nesse teste: http://www.anandtech.com/show/10325/the-nvidia-geforce-gtx-1080-and-1070-founders-edition-review/18

 

Core I7 4960x 3,6 Ghz (overclockado pra 4,2Ghz)

placa-mãe Fatal1ty X79 Professional

4x 8gb RAM DDR4

 

É uma configuração EXTREMAMENTE superior à do seu exemplo, com componentes muito mais parrudos e gastões.

 

Agora vamos analisar os resultados de consumo: http://www.anandtech.com/show/10325/the-nvidia-geforce-gtx-1080-and-1070-founders-edition-review/30

 

Crysis 3 (335w):

82907.png

 

Furmark (318w):

82908.png

 

Analisando esses dados, qual é a possibilidade da configuração do seu exemplo chegar a 350w de consumo? Absolutamente nenhuma, na minha opinião.

 

Por isso digo que essa ferramenta deve ser usada com cautela. Já vi muitos aqui no fórum comprando fontes de 700w ou mais para configurações que mal consomem 300w, por causa de uso indevido dessas calculadoras.

 

Até criei um tópico sobre o assunto, sinta-se À vontade em visitar, caso queima:

 

Abraços.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@braconius Obrigado pela suas opiniões, está sendo bem útil mesmo.

 

Na sua opinião, qual das opções abaixo você acha mais correta:

 

. Manter o resultado da soma do consumo sem adicionar margem e já recomendar a potência da fonte. No me exemplo que deu 350W, recomendar uma fonte a parir desse valor;

. Tornar fontes de 500w como sendo a potência padrão para casos em que a soma da configuração seja inferior a 500w, e em configurações com consumo superior a 500w recomendar de acordo com o resultado da soma sem adicionar margem. Imagino que tornar uma fonte de 500w como padrão mínimo não interfira muito, já que fontes abaixo de 600w tem tido uma queda de preço significativa(vi uma CX600 por menos de R$200 no boleto dias atrás) e de modo geral elas não custam tão caro quanto fontes com maior potência, e certamente dão conta de upgrades futuros desde que não seja com duplas/trios de VGA's muito famintas de energia é claro, rs.

 

Lembrando é claro, que o objetivo é montar configurações para jogos e/ou tarefas pesadas(edição de vídeo, etc), por isso recomendar fontes abaixo de 350W não é adequado para esse público alvo, pois se fosse apenas para PC's domésticos isso tudo nem seria necessário, rs.

 

Pra mim, a segunda opção me parece mais certa e menos arriscada, mas quer saber o que você acha.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, rubens.rocha disse:

@braconius Obrigado pela suas opiniões, está sendo bem útil mesmo.

 

Na sua opinião, qual das opções abaixo você acha mais correta:

 

. Manter o resultado da soma do consumo sem adicionar margem e já recomendar a potência da fonte. No me exemplo que deu 350W, recomendar uma fonte a parir desse valor;

. Tornar fontes de 500w como sendo a potência padrão para casos em que a soma da configuração seja inferior a 500w, e em configurações com consumo superior a 500w recomendar de acordo com o resultado da soma sem adicionar margem. Imagino que tornar uma fonte de 500w como padrão mínimo não interfira muito, já que fontes abaixo de 600w tem tido uma queda de preço significativa(vi uma CX600 por menos de R$200 no boleto dias atrás) e de modo geral elas não custam tão caro quanto fontes com maior potência, e certamente dão conta de upgrades futuros desde que não seja com duplas/trios de VGA's muito famintas de energia é claro, rs.

 

Lembrando é claro, que o objetivo é montar configurações para jogos e/ou tarefas pesadas(edição de vídeo, etc), por isso recomendar fontes abaixo de 350W não é adequado para esse público alvo, pois se fosse apenas para PC's domésticos isso tudo nem seria necessário, rs.

 

Pra mim, a segunda opção me parece mais certa e menos arriscada, mas quer saber o que você acha.

 

Abraço

Aqui no fórum, costumamos recomendar mais ou menos assim:

 

Para configurações que possuem uma única placa de vídeo, e esta necessita de apenas um conector PCI-e de alimentação (normalmente placas de vídeo mid-end e inferiores), recomendamos fontes com cerca de 400w. As mais recomendadas: Seasonic 420w, XFX XT 400 ou Corsair CX 430 Bronze. A PCyes também tem uma fonte nessa faixa de potência (Electro 430w).

 

Para configurações com apenas uma placa de vídeo que necessite de dois cabos de alimentação PCI-e (normalmente Mid-hi e Hi-End de fato), recomendamos fontes de 500w. As mais recomendadas: Seasonic 520w, XFX XT 500 ou Corsair CX500 Bronze. Novamente a PCyes tem uma versão de 500w (também da série Electro).

 

Em ambas faixas de potência existem fontes da EVGA (430 White e 500 White). São fontes bem mais simples que as recomendadas acima, e que só valem a pena se realmente for necessário (e possível) economizar.

 

De modo geral, uma fonte de qualidade com cerca de 500w será suficiente pra uma configuração gamer com apenas uma placa de vídeo (SingleGPU), independente de qual seja. Essa faixa de potência também é uma boa opção para aquelas pessoas que, no momento, estão adquirindo uma placa de vídeo simples, mas que pensam em futuramente investir numa placa de vídeo superior. Em vez de comprar uma fonte de 400w (que é suficiente para a placa de vídeo simples) e depois ter que trocar por uma de 500w, o correto é já investir numa boa fonte de 500w (que já será suficiente para futuros upgrades.)

 

 

 

Tudo isso é de modo generalizado. É óbvio que cada caso é um caso, e em pedidos que "saem da curva" temos que avaliar com mais atenção (SLIs/Crossfires, Overclocks, etc).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@braconius Meu objetivo com minha ferramenta de cálculo é apenas filtrar as fontes cadastradas no sistema de acordo com o consumo da configuração que o usuário escolheu.

 

Independente de marca/modelo o objetivo é não mostrar fontes com potências que não suportarão a configuração que o usuário escolheu, por isso a necessidade de fazer esse cálculo e tentar estabelecer um valor mínimo.

 

Então, para encerrar a questão: vou manter as fontes de 500W como padrão para configurações onde a soma de consumo seja igual ou inferior a 500W, e para casos onde o consumo supere os 500W, somente fontes com maiores potências aparecerão nos resultados para que o usuário escolha a marca/modelo/potência que preferir. Tudo isso sem adicionar margens de segurança de 50-200W com acontece com outras calculadoras online, ao mesmo tempo que não irá mostrar fontes de 430W se o usuário montar um SLI/Crossfire, por exemplo.

 

Agradeço muito por compartilhar comigo seu conhecimento e ter tido a boa vontade de falar comigo sobre essa questão, que foi bastante útil pra mim e tenho certeza que outros que lerem este tópico também poderão aproveitar esse nosso bate-papo e poderão fazer uma boa escolha na hora de comprar a fonte de seus PC's.

 

Forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, rubens.rocha disse:

@braconius Meu objetivo com minha ferramenta de cálculo é apenas filtrar as fontes cadastradas no sistema de acordo com o consumo da configuração que o usuário escolheu.

 

Independente de marca/modelo o objetivo é não mostrar fontes com potências que não suportarão a configuração que o usuário escolheu, por isso a necessidade de fazer esse cálculo e tentar estabelecer um valor mínimo.

 

Então, para encerrar a questão: vou manter as fontes de 500W como padrão para configurações onde a soma de consumo seja igual ou inferior a 500W, e para casos onde o consumo supere os 500W, somente fontes com maiores potências aparecerão nos resultados para que o usuário escolha a marca/modelo/potência que preferir. Tudo isso sem adicionar margens de segurança de 50-200W com acontece com outras calculadoras online, ao mesmo tempo que não irá mostrar fontes de 430W se o usuário montar um SLI/Crossfire, por exemplo.

 

Agradeço muito por compartilhar comigo seu conhecimento e ter tido a boa vontade de falar comigo sobre essa questão, que foi bastante útil pra mim e tenho certeza que outros que lerem este tópico também poderão aproveitar esse nosso bate-papo e poderão fazer uma boa escolha na hora de comprar a fonte de seus PC's.

 

Forte abraço!

O objetivo do fórum é exatamente esse: compartilhar informações. :thumbsup:

 

Outra coisa importantíssima nessa sua ideia (e que talvez não seja seu objetivo) é o resultado final da recomendação de potência: qual fonte comprar? Não adianta muito recomendar uma fonte de 500w sem definir com clareza marca e modelo da fonte.

 

Imagina a situação: sua ferramenta recomenda fonte de 500w, o ser vai lá e compra uma Bluecase Blu 500-K. Pronto, sua ferramenta perdeu a função.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@braconius Entendo sua colocação, mas como meu objetivo é apenas criar a ferramenta, não vou estabelecer esse critério. Meu objetivo é apenas criar a ferramenta, o uso que será feito dela vai depender de quem irá usá-la, então as fontes que vão ser mostradas nos resultados dependem dos modelos que estarão cadastrados no sistema.

 

Se quem estiver usando a ferramenta cadastrar fontes genéricas no banco de dados, elas serão mostradas normalmente, pois o filtro que estou criando usa como referência apenas a potência, não marca/modelo/qualidade/preço. Então a questão da qualidade das fontes depende unicamente de quem cadastrar os modelos disponíveis no banco de dados do sistema.

 

Mais pra frente, depois de terminar essa ferramenta que faz parte do sistema que estou desenvolvendo, caso eu decida criar um novo sistema mais aperfeiçoado ou para usar em um projeto meu, aí sim vou levar esse tipo de questão em consideração na hora de recomendar as fontes.

 

Depois que eu terminar, volto aqui pra mostrar como ficou e vai ver e entender como tudo funciona, rs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, rubens.rocha disse:

@braconius Entendo sua colocação, mas como meu objetivo é apenas criar a ferramenta, não vou estabelecer esse critério. Meu objetivo é apenas criar a ferramenta, o uso que será feito dela vai depender de quem irá usá-la, então as fontes que vão ser mostradas nos resultados dependem dos modelos que estarão cadastrados no sistema.

 

Se quem estiver usando a ferramenta cadastrar fontes genéricas no banco de dados, elas serão mostradas normalmente, pois o filtro que estou criando usa como referência apenas a potência, não marca/modelo/qualidade/preço. Então a questão da qualidade das fontes depende unicamente de quem cadastrar os modelos disponíveis no banco de dados do sistema.

 

Mais pra frente, depois de terminar essa ferramenta que faz parte do sistema que estou desenvolvendo, caso eu decida criar um novo sistema mais aperfeiçoado ou para usar em um projeto meu, aí sim vou levar esse tipo de questão em consideração na hora de recomendar as fontes.

 

Depois que eu terminar, volto aqui pra mostrar como ficou e vai ver e entender como tudo funciona, rs.

Combinado!

 

Ficamos no aguardo.

 

Obs: quando voltar a postar, cite nossos usuários para sermos notificados da sua postagem. :thumbsup:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...