Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mudando de fx para skylake


phnunees

Posts recomendados

Boa tarde pessoal, desculpem por postar essa dúvida, sei que tem muito assunto disponível, mas como não sou muito expert, quanto mais eu leio com mais dúvidas eu fico.

 

Vamos lá, meu atual pc é um

fx 6300 

vga sapphire r9 280x 3gb 

MOBO Gigabyte GA-990XA

Fonte corsair tx850 (já me alertaram que é um exagero, quando comprei não entendia nda de pc, o bom é que fica ai por muito tempo cmg rsrs)

2x4Gb RAM corsair 1600mhz 

ssd crucial 120 gb

2 hd 2Tera WD green

 

O motivo do meu up é me antenar na atualidade, e como estou conseguindo compradores pro meu processador, MOBO e memorias, já casa! 

As duvidas:

1 - Estou numa dúvida se o i5 6400 vai rodar tranquilo esta VGA http://www.kabum.com.br/produto/79566/placa-de-video-vga-sapphire-radeon-rx-480-4g-gddr5-1306mhz-nitro-11260-02-20g (vale a pena pegar ela ou devo investir numa com 8gb de memoria?)

 

2 - Outra opção que tenho agora é vender a minha vga atual e comprar esta RX citada acima, meu fx 6300 vai dar conta dela? Esta opção é visando esperar os Zen da AMD, ou vocês acham que ir de i5 6400 não vou me arrepender? Vou usar 2 dessas memorias http://www.kabum.com.br/produto/63932/memoria-kingston-hyperx-fury-4gb-2133mhz-ddr4-cl14-black-series-hx421c14fb-4

 

3 - me sacrifico e pego logo um i5 6500 ou o i5 6400 ja vai me satisfazer em rodar os jogos tudo no ultra a 60fps? Fui jogar Quantum Break e deu um lag monstro com minha configuração atual kkkkk

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Rafael Tuco disse:

Ir de i5 6400 não te causará arrependimento.

Mas por uma pequena diferença, vale a pena pegar o 6500.

 

Obrigado. Acho que vou manter o i5 6400 e daqui a alguns meses quando o orçamento folgar pego um i7.

Complementando, a mobo que pretendo usar é essa: http://www.kabum.com.br/produto/80612/placa-mãe-msi-p-intel-lga-1151-matx-b150m-bazooka-ddr4/?tag=b150

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, phnunees disse:

 

Obrigado. Acho que vou manter o i5 6400 e daqui a alguns meses quando o orçamento folgar pego um i7.

Complementando, a mobo que pretendo usar é essa: http://www.kabum.com.br/produto/80612/placa-mãe-msi-p-intel-lga-1151-matx-b150m-bazooka-ddr4/?tag=b150

 

Hmmmmm.... Não é mais negócio pegar um i5 6600 de cara, invés de pegar um i5 6400 agora depois um i7? Pois em jogos i5 para i7 não a diferença.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, phnunees disse:

1 - Estou numa dúvida se o i5 6400 vai rodar tranquilo esta VGA http://www.kabum.com.br/produto/79566/placa-de-video-vga-sapphire-radeon-rx-480-4g-gddr5-1306mhz-nitro-11260-02-20g (vale a pena pegar ela ou devo investir numa com 8gb de memoria?)

Sim, rodaria. Dito isso, a Rx 480 não é tão melhor assim que valha a pena trocar uma 280x por ela. É um upgrade, mas a diferença é pouca; na minha opinião, não se justifica.

17 minutos atrás, phnunees disse:

2 - Outra opção que tenho agora é vender a minha vga atual e comprar esta RX citada acima, meu fx 6300 vai dar conta dela? Esta opção é visando esperar os Zen da AMD, ou vocês acham que ir de i5 6400 não vou me arrepender? Vou usar 2 dessas memorias http://www.kabum.com.br/produto/63932/memoria-kingston-hyperx-fury-4gb-2133mhz-ddr4-cl14-black-series-hx421c14fb-4

Não não amigo, você está fazendo as coisas na ordem errada. Você primeiro compra o processador / mobo / RAM novos e vende os antigos, DEPOIS você vende a VGA para fazer o up.

 

Quanto à esperar por processadores Zen, não há motivo. Se Zen entregar o que promete, o desempenho vai ser de um processador Haswell, não é nem de um Skylake! E isso assumindo que seja tão bom quanto prometem; se não atender as expectativas, só vai é ser pior. Ou seja, se você quer a performance de uma CPU Zen, não precisa esperar; dá para comprar hoje mesmo um i7 4770, por exemplo.

 

Ou, você pode comprar, hoje mesmo, um processador Skylake com mais desempenho até que um Haswell. De qualquer forma, você já vai ter que trocar a placa-mãe e as memórias, então já faça isso agora e aproveite seu PC agora ao em vez de esperar um produto que talvez saia no começo do ano que vem e talvez seja tão bom quanto um processador de 2 anos atrás.

17 minutos atrás, phnunees disse:

3 - me sacrifico e pego logo um i5 6500 ou o i5 6400 ja vai me satisfazer em rodar os jogos tudo no ultra a 60fps? Fui jogar Quantum Break e deu um lag monstro com minha configuração atual kkkkk

Na boa... 150R$ a mais por 200mhz não vão fazer a menor diferença. No seu lugar, eu investia um pouquinho a mais na placa-mãe, pegando uma Z170 de entrada e fazendo overclock nas memórias. Isso vai te dar um ganho de desempenho maior que pular do 6400 para o 6500.

7 minutos atrás, phnunees disse:

 

Obrigado. Acho que vou manter o i5 6400 e daqui a alguns meses quando o orçamento folgar pego um i7.

Complementando, a mobo que pretendo usar é essa: http://www.kabum.com.br/produto/80612/placa-mãe-msi-p-intel-lga-1151-matx-b150m-bazooka-ddr4/?tag=b150

Er... eu não aconselho fazer isso. Eu realmente não apoio essa sugestão. Se você for seguir esse caminho, sugiro economizar o máximo possível e ficar com um pentium básico ao em vez do i5 e esperar ano que vem para já pegar um i7 Kaby Lake (se você decidir comprar uma mobo H ou B ) ou então um 6700k na Black Friday, se comprar o PC com mobo Z170.

 

Mas pular de i5 para i7, não é uma ideia inteligente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Obrigado, foi bastante esclarecedor. Quando você fala em pegar uma z170 ao invés da b150, é porque a z170 dá para fazer os overclocks na memoria e a b150 não?

Quanto a mudar de i5 para i7, fica esclarecido que para jogos não vale a pena, então vou manter a configuração atual, já estou teclando do notebook pois minhas peças já compraram rsrsrs

adicionado 7 minutos depois
4 horas atrás, Imakuni disse:

Sim, rodaria. Dito isso, a Rx 480 não é tão melhor assim que valha a pena trocar uma 280x por ela. É um upgrade, mas a diferença é pouca; na minha opinião, não se justifica.


Tomei esta decisão porque a RX me parece um excelente custoXbenefício, e tambem estou conseguindo vender a minha por um preço bem em conta pra mim, e por causa deste comparativo aqui http://hwbench.com/vgas/radeon-rx-480-vs-radeon-r9-280x. Realmente não vale a pena? Qual VGA você me aconselha com preço semelhante?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, phnunees disse:

Quando você fala em pegar uma z170 ao invés da b150, é porque a z170 dá para fazer os overclocks na memoria e a b150 não?

Isso.

25 minutos atrás, phnunees disse:

Tomei esta decisão porque a RX me parece um excelente custoXbenefício, e tambem estou conseguindo vender a minha por um preço bem em conta pra mim, e por causa deste comparativo aqui http://hwbench.com/vgas/radeon-rx-480-vs-radeon-r9-280x. Realmente não vale a pena? Qual VGA você me aconselha com preço semelhante?

Okay... a 280x era um pouco pior do que eu lembrava. Uma RX 480 seria um upgrade sim.

 

Só veja se não sai mais barato / mesmo preço pegar uma Gtx 1060 6gb. SE tiver um preço similar, vá com ela ao invés da 480, é uma placa um pouco melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até mesmo um FX 6300 com o overclock para 4ghz já consegue "empurrar" vgas como RX 480, GTX 980, R9 390x, GTX 1060.

 

Se o motivo do upgrade for visando tentar reduzir algum suposto "gargalo", o FX @ 4ghz já segura estas vgas.

 

Recomendaria você aguardar até o inicio de 2017 quando a AMD vai lançar a linha de CPU e APU Zen, será uma arquitetura nova, diferente dos FX e APUs atuais, usará núcleos físicos com mais unidades de ponto fluante, cache L1 e L2 individual para cada núcleo físico, usará um barramento mais eficiente com menor latência e velocidade sendo completamente novo frente ao Hyper Transport, usará esquema SMT baseado nos Core i7 atuais, ipc 60% maior que um FX 8370 Piledrive e 40% maior que esta última linha lançada pela AMD excavator anunciada pela AMD, sendo ainda em 28 nm, mas com suporte a DDR4 e soquete AM4, só que ainda usam arquitetura CMT; digamos que é somente uma "pré-APU" do que virá nos Zen.

 

Lembre-se que a AMD lançando CPUs fortes o suficiente para concorrer com Intel, os preços da Intel irão se equilibrar mais e você poderá migrar logo para Kaby Lake, seja linha i3,i5,i7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, OCCT disse:

Até mesmo um FX 6300 com o overclock para 4ghz já consegue "empurrar" vgas como RX 480, GTX 980, R9 390x, GTX 1060.

 

Se o motivo do upgrade for visando tentar reduzir algum suposto "gargalo", o FX @ 4ghz já segura estas vgas.

 

Recomendaria você aguardar até o inicio de 2017 quando a AMD vai lançar a linha de CPU e APU Zen, será uma arquitetura nova, diferente dos FX e APUs atuais, usará núcleos físicos com mais unidades de ponto fluante, cache L1 e L2 individual para cada núcleo físico, usará um barramento mais eficiente com menor latência e velocidade sendo completamente novo frente ao Hyper Transport, usará esquema SMT baseado nos Core i7 atuais, ipc 60% maior que um FX 8370 Piledrive e 40% maior que esta última linha lançada pela AMD excavator anunciada pela AMD, sendo ainda em 28 nm, mas com suporte a DDR4 e soquete AM4, só que ainda usam arquitetura CMT; digamos que é somente uma "pré-APU" do que virá nos Zen.

 

Lembre-se que a AMD lançando CPUs fortes o suficiente para concorrer com Intel, os preços da Intel irão se equilibrar mais e você poderá migrar logo para Kaby Lake, seja linha i3,i5,i7.

 

Obrigado OCCT. O motivo do upgrade é melhorar a máquina mesmo, visto que um amigo chegou com uma proposta muito tentadora na minha maquina e imediatamente ja fui pesquisando por coisas novas, aí vi que vendendo meu fx, mobo e memorias e juntando mais 400 reais posso comprar esse kit skylake e as ddr4. Tentador não? Não quero ficar sem jogatina até o Zen ser lançado, e SE, se for tão bom assim, eu dou um jeito de migrar pro Zen. Mas acredito que o skylake vai me satisfazer, não sou nenhum entusiasta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Imakuni disse:

Sim, rodaria. Dito isso, a Rx 480 não é tão melhor assim que valha a pena trocar uma 280x por ela. É um upgrade, mas a diferença é pouca; na minha opinião, não se justifica.

Não não amigo, você está fazendo as coisas na ordem errada. Você primeiro compra o processador / mobo / RAM novos e vende os antigos, DEPOIS você vende a VGA para fazer o up.

 

Quanto à esperar por processadores Zen, não há motivo. Se Zen entregar o que promete, o desempenho vai ser de um processador Haswell, não é nem de um Skylake! E isso assumindo que seja tão bom quanto prometem; se não atender as expectativas, só vai é ser pior. Ou seja, se você quer a performance de uma CPU Zen, não precisa esperar; dá para comprar hoje mesmo um i7 4770, por exemplo.

 

Ou, você pode comprar, hoje mesmo, um processador Skylake com mais desempenho até que um Haswell. De qualquer forma, você já vai ter que trocar a placa-mãe e as memórias, então já faça isso agora e aproveite seu PC agora ao em vez de esperar um produto que talvez saia no começo do ano que vem e talvez seja tão bom quanto um processador de 2 anos atrás.

Na boa... 150R$ a mais por 200mhz não vão fazer a menor diferença. No seu lugar, eu investia um pouquinho a mais na placa-mãe, pegando uma Z170 de entrada e fazendo overclock nas memórias. Isso vai te dar um ganho de desempenho maior que pular do 6400 para o 6500.

Er... eu não aconselho fazer isso. Eu realmente não apoio essa sugestão. Se você for seguir esse caminho, sugiro economizar o máximo possível e ficar com um pentium básico ao em vez do i5 e esperar ano que vem para já pegar um i7 Kaby Lake (se você decidir comprar uma mobo H ou B ) ou então um 6700k na Black Friday, se comprar o PC com mobo Z170.

 

Mas pular de i5 para i7, não é uma ideia inteligente.

 

Comparar um processador que ainda nem foi lançado e tão pouco se sabe com um i7 4770 é forçar muito a barra ein !? Não ? :confused:

 

Também não concordo com o que disse, sobre comprar uma placa-mãe mais cara apenas pra fazer overclock na memória. Acho mais inteligente gastar essa diferença da placa-mãe em uma GPU mais potente, ou mesmo em um processador melhor. Veja o teste abaixo:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus amigos, boa noite. Achei estas duas MOBO bem mais em conta aqui, 

http://www.pichau.com.br/hardware/placa-m-e/placa-m-e-msi-b150m-pro-vd-ddr4-chipset-b150-socket-1151-box

http://www.pichau.com.br/hardware/placa-m-e/placa-m-e-msi-b150m-pro-vh-ddr4-chipset-b150-socket-1151-box

 

Qual a diferença entre elas? Vale a pena pegar uma delas ao invés desta:

http://www.kabum.com.br/produto/80612/placa-mãe-msi-p-intel-lga-1151-matx-b150m-bazooka-ddr4/?tag=bazooka

 

Se valer a pena comprar qualquer uma das duas citadas primeiro, vai sobrar dinheiro e dará para eu comprar um i5 6600. Aguardo respostas para finalizar minha compra, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Ryudo disse:

Comparar um processador que ainda nem foi lançado e tão pouco se sabe com um i7 4770 é forçar muito a barra ein !? Não ? :confused:

Ué... eu tomei como base a demo que a própria AMD mostrou. E eles nos disseram que serão processadores +/- iguais a um Haswell.

3 minutos atrás, Ryudo disse:

Também não concordo com o que disse, sobre comprar uma placa-mãe mais cara apenas pra fazer overclock na memória. Melhor gastar essa diferença da placa-mãe em uma GPU mais potente, ou mesmo em um processador melhor.

Se o dinheiro fosse ilimitado, realmente eu concordo com você: melhor investir em outras coisas.

 

Infelizmente, o dinheiro é pouco. Entre uma Gtx 1060 e uma 1070, a diferença de preço é mais que 200R$; um upgrade de GPU não é viável. E entre um 6400 e um 6700, novamente, a diferença é bem mais que esses 200 R$.

 

Agora por outro lado, com 200R$ a mais você consegue pegar uma Z170 ao em vez de uma B150 e fazer OC na RAM. A única outra opção que tem é usar essa diferença para pegar um 6500; mas 200mhz no core não vão ser o bastante para compensar um OC de RAM para, digamos, 2800mhz.

8 minutos atrás, Ryudo disse:

Veja o teste abaixo:

E você mesmo já linkou um vídeo mostrando como RAM melhor ajuda (e muito!) o processador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Imakuni disse:

Ué... eu tomei como base a demo que a própria AMD mostrou. E eles nos disseram que serão processadores +/- iguais a um Haswell.

Se o dinheiro fosse ilimitado, realmente eu concordo com você: melhor investir em outras coisas.

 

Infelizmente, o dinheiro é pouco. Entre uma Gtx 1060 e uma 1070, a diferença de preço é mais que 200R$; um upgrade de GPU não é viável. E entre um 6400 e um 6700, novamente, a diferença é bem mais que esses 200 R$.

 

Agora por outro lado, com 200R$ a mais você consegue pegar uma Z170 ao em vez de uma B150 e fazer OC na RAM. A única outra opção que tem é usar essa diferença para pegar um 6500; mas 200mhz no core não vão ser o bastante para compensar um OC de RAM para, digamos, 2800mhz.

E você mesmo já linkou um vídeo mostrando como RAM melhor ajuda (e muito!) o processador...

 

O teste mostra que ajuda sim, mas também mostra que o único ganho substancial aconteceu no witcher 3. E pagar 200,00 pra ter esse ganho é muito questionável. Eu mencionei a GPU, porque a rx480 também estava sendo considerada. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!