Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá galerinha, tudo ok?

Bem, primeiramente peço desculpa se eu estiver postando em local errado, sou novo no fórum!!

Enfim, minha dúvida é a seguinte, eu possuo uma fonte Cooler Master GX 650W Bronze, futuramente pretendo substitui-la por uma Cooler Master V1000, eu já tenho essa fonte a uns 4 anos e a fan dela está com um pouco de dificuldade de girar e faz barulho por conta da poeira, pois nunca limpei a fan e nem pretendo limpa-la pois gostaria de colocar uma fan nova... Eu tenho uma fan nova aqui da Akasa, só que ela é de 3 pinos e a da fonte é somente 2 pinos... Queria saber se eu posso anular o conector de 2 pinos que tem na placa da fonte e ligar a fan da Akasa de 3 pinos direto na placa-mãe? 

Tem algum problema ou a fonte tem algum sensor que impede de ligar caso não esteja conectado no conector 2 pinos dela?

Agradeço desde já pela ajuda, forte abraço a todos!!

Postado
9 horas atrás, qrajuliocezar disse:

Olá galerinha, tudo ok?

Bem, primeiramente peço desculpa se eu estiver postando em local errado, sou novo no fórum!!

Enfim, minha dúvida é a seguinte, eu possuo uma fonte Cooler Master GX 650W Bronze, futuramente pretendo substitui-la por uma Cooler Master V1000, eu já tenho essa fonte a uns 4 anos e a fan dela está com um pouco de dificuldade de girar e faz barulho por conta da poeira, pois nunca limpei a fan e nem pretendo limpa-la pois gostaria de colocar uma fan nova... Eu tenho uma fan nova aqui da Akasa, só que ela é de 3 pinos e a da fonte é somente 2 pinos... Queria saber se eu posso anular o conector de 2 pinos que tem na placa da fonte e ligar a fan da Akasa de 3 pinos direto na placa-mãe? 

Tem algum problema ou a fonte tem algum sensor que impede de ligar caso não esteja conectado no conector 2 pinos dela?

Agradeço desde já pela ajuda, forte abraço a todos!!

Antes de mais nada, recomendo que você leia esse tópico:

Você diz estar pensando em comprar uma fonte de 1000w. Pra você realmente precisar desse mundarel de potência, a configuração precisa ter 4 ou 5 placas de vídeo ligadas ao mesmo tempo. Caso contrário, só estará jogando dinheiro fora.

Quanto à sua dúvida, a troca de fan da fonte é totalmente possível, eu já fiz isso uma vez, há muito tempo atrás... Porém, qualquer manutenção na parte interna da fonte é extremamente perigosa, mesmo com a fonte fora da tomada, pois seus capacitores acumulam energia e o choque que eles podem dar pode ser fatal. Logo, se quiser mesmo fazer isso, recomendo solicitar esse serviço à um profissional (caso não seja o seu caso).

Postado

Olá braconius, tudo beleza?

Então cara, na verdade eu sei que não vou usar toda potência da V1000 e que é meio que um dinheiro desperdiçado a toa, o máximo que pretendo usar com ela só é uma Radeon R9 390 mais pra frente, vai parecer meio *****, mas só quero comprar ela por gostar mesmo, sabe como é né, só pra ter a emoção de saber que tenho uma V1000 hauhau, e se caso algum dia pintar uma oportunidade de algum Crossfire já vou estar preparado e não vou precisar gastar com fonte nova... Sobre abrir a fonte, eu já fiz isso algumas vezes, para remover excesso de poeira, mas nunca limpei a fan por preguiça mesmo, a minha dúvida é só se a fonte liga sem ter fan conectada no conector 2 pinos dela ou se ela tem algum tipo de sensor ou algo do tipo que impede a fonte de ser acionada caso não tenha uma fan ligada nesse conector 2 pinos, porque eu pretendia colocar uma fan de 3 pinos e ligar direto na placa-mãe pra poder ficar sempre de olho se está tudo funcionando, pois a fan da minha fonte estava praticamente parada esses dias e eu nem tinha percebido, só percebi porque coloquei a mão atrás dela e vi que estava meio quente, abração!!

Postado
3 horas atrás, qrajuliocezar disse:

mas só quero comprar ela por gostar mesmo, sabe como é né, só pra ter a emoção de saber que tenho uma V1000

Quando você pensa que já viu (e leu) de tudo... Mas, pelo "barato", talvez valha a pena, pois esse tipo de fonte, tem tendência a entrar em extinção...

Enfim, quanto à fan da fonte, ela tem um sistema que controla a rotação da mesma, de acordo com a carga exigida dela e de sua temperatura interna.. Creio que, sem fan, ela não funcione..

Postado
11 minutos atrás, RS Faria disse:

Quando você pensa que já viu (e leu) de tudo... Mas, pelo "barato", talvez valha a pena, pois esse tipo de fonte, tem tendência a entrar em extinção...

Enfim, quanto à fan da fonte, ela tem um sistema que controla a rotação da mesma, de acordo com a carga exigida dela e de sua temperatura interna.. Creio que, sem fan, ela não funcione..

Acho difícil uma coisa dessa valer a pena, independente de qualquer fator! Além de gastar dinheiro à toa, a eficiência da fonte será menor, a conta de luz será maior, a vida útil da fonte será, em teoria, menor... Mas, claro, cada um gasta seu dinheiro como quer! hehe

Postado

Eu sei que muitos vão me criticar por eu querer uma fonte dessas sem necessidade hauhaua, mas não vem ao caso... Bem, já que ela não funciona sem ter a fan 2 pinos conectada nela então o jeito vai ser só lubrificar a fan atual da fonte mesmo... É uma pena que não de certo porque tenho uma fan novinha aqui de 3 pinos pra colocar nela... Mas enfim, muito obrigado pela ajuda pessoal.

Postado
5 minutos atrás, qrajuliocezar disse:

Eu sei que muitos vão me criticar por eu querer uma fonte dessas sem necessidade hauhaua, mas não vem ao caso... Bem, já que ela não funciona sem ter a fan 2 pinos conectada nela então o jeito vai ser só lubrificar a fan atual da fonte mesmo... É uma pena que não de certo porque tenho uma fan novinha aqui de 3 pinos pra colocar nela... Mas enfim, muito obrigado pela ajuda pessoal.

Não consegue comprar uma fan com 2 pinos?

Postado

no fan de 3 pinos, 1 pino serve para medir a rotação e os outros 2 para a energia do fan, no caso a sua fonte só tem os de energia então deve conectar somente os fios de energia do seu fan

tenta encaixar, provavelmente deve dar certo, se não der pra encaixar você pode cortar o conector do fan de dois pinos e emendar com o fio preto e vermelho do fan de 3 pinos com o preto e vermelho do conetor de dois pinos

se colocar os fios errados o fan apenas não liga

OBS: Já fiz isso um bocado de vez

Postado

XtremeXX vou fazer o que você disse então, tentar encaixar só o negativo e positivo se não der vou fazer essa emenda que você disse, valeu mesmo =D

Então braconius, eu procurei esses fan 2 pinos e não achei pra comprar, eu moro no interior de São Paulo e as lojas de informática por aqui é muito fraquinha, não tem muita coisa... Mas vou fazer o que o XtremeXX disse, tentar encaixar só os fios negativo e positivo do conector 3 pinos e se não der encaixe vou fazer essa emenda naquele próprio conectorzinho 2 pinos da fan da fonte mesmo... Mais uma vez obrigado pessoal XD

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!