Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fx 8350 ou i5?


Posts recomendados

9 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Ryudo Como é? Estamos no mesmo tópico? Viu ambos os vídeos que eu postei? Eu não falo as coisas por achismo, ok?

 

Concordo com várias coisas que você disse. Me referi apenas a parte que diz que em muitos jogos não é possível manter 60fps com FX8350 e a GTX1060. Não posso afirmar com certeza pelo FX 8350, mas baseado nos resultados que obtive com o 8370e, eu não creio que essa afirmação procede. Já rodei vários jogos nessa config e o único que não mantem 60FPS no ultra com tudo no máximo é o witcher 3, sendo que nesse caso é uma limitação da GPU e do próprio jogo. Quase todas as médias FPS que obtive estão +- na média da maioria das CPUs. Acho exagerado esse tipo de afirmação, assim como outros a respeito do desempenho dos FX.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ryudo Eu não disse que o FX não consegue rodar a 60 FPS, eu disse que não consegue manter, é diferente. Mas eu não vou discutir com você, já que você tem um FX. Só que reparei também que você usa OC, estou falando sobre o processador em stock,OC de 4.7GHz num FX-8350 seria quase 20%, e 20% faz bastante diferença no desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos retirar estes mitos de que AMD é ruim e Intel é bom:

 

Tecnicamente o que ocorre em jogos é que eles nem sempre rodam com mais fps em processadores mais fortes em processamento de múltiplos núcleos, ou seja, usando Multi-Thread, usando seu potencial verdadeiro, pois quanto mais núcleos e mais desempenho Multi-Thread maior é o poder de processamento de um CPU


Existe defasagem nas apis antigas e as engines nos games atuais ainda não tem total compatiblidade com features de baixo nível das apis DX 12 e Vulkan, sem falar que a maioria dos desenvolvedores de pcs tem habilidade em alto nível e poucos em baíxo nível.

 

GTA 5 embora seja CPU BOUND ele roda melhor em i7 quad-core e HT, inclusive um i7 6700k em stock e overclock vs i7 5820k vs i7 5960x rodam com menos fps que o i7 6700k:

http://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-2016-what-is-the-fastest-gaming-cpu

 

Resumindo:

 

Jogos atuais rodam melhor no conjunto i7 e HT + ipc alto + clock alto + maior desempenho Multi-Thread sendo 4 núcleos e HT.

 

Os AMD FX são fortes em Multi Thread mas fracos em single thread.

 

Um cara que for investir em um processador para redenrizar ele vai escolher o processador mais forte em multi tarefa, ou seja, o CPU definitivamente mais rápido dentro do orçamento dele.

 

Vejam que um FX 8350 em Multi Thread não deve em nada para um i7 3770k concorrente dele na época só que bem mais barato que o i7 e i5 4690k, a questão é que em jogos não existe boa otimização para CPUs com maior poder de processamento mas sim com maior ipc e melhor desempenho single:

 

51120.png

 

51136.png

 

 

67483.png

 

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas resumindo tudo: em jogos não adianta o processador ter um multi-thread forte e um single-thread fraco, ou vice-versa, podemos ver isso na linha entusiasta de Core i7, processadores de até 20 threads, porém com clock muito baixo, acabam perdendo para Core i7 comum em jogos como GTA 5, ou se também colocar um Pentium com OC de 4.7GHz para rodar GTA 5, veremos um desempenho bem ruim por falta de threads.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB

 

Cara se colocar um Xeon com 20 núcleos físicos e HT sendo um monstro em processamento e Multi-Thread eu aposto todas as minhas fichas com um i7 6700k com 4 núcleos físicos e HT rodam melhor e pode até fazer OC no Xeon que no máximo que pode ocorrer é igualar a performance do i7 6700k dependendo do tamanho do OC, pois jogos se beneficiam de 4 núcleos físicos e HT aliado ao ipc alto, clock alto.

 

Podem encher a tela de NPCs e usar bastante I.A no jogo mas o melhor combo ainda continua sendo i7 6700k e futuramente será i7 7700k.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso dos jogos, o skylake é a escolha óbvia  pra montar um PC do zero no momento. Mas tem muita besteira sendo dita a respeito dos FX.  Vejo muita desinformação por ai. Pelo que eu mesmo testei, na maioria dos jogos o desempenho será muito semelhante aos processadores mais novos, perdendo em pouca coisa. O gap não é tão grande assim como dizem.

 

Em alguns poucos jogos o desempenho dos i5 e i7 será consideravelmente maior, mas isso independe da placa de vídeo. Não tem essa de FX não "segurar" a GTX1060 ou de gargalo. Se o jogo é pouco otimizado e roda melhor nos intel, então haverá perda de desempenho no FX independentemente da GPU. Outro detalhe é que a GTX1060 já é uma placa bem forte e dependendo do jogo e do monitor essa diferença nem será percebida. Se o cara está utilizando um monitor de 60hz por exemplo, não faz diferença se o jogo roda a 100fps num FX ou a 150fps num i5 ou i7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT As APIs e o próprio Windows ainda precisa de otimizações para múltiplos núcleos, eu acredito que o Windows não consiga usar mais do que 8 núcleos adequadamente, pois ouvi falar que na época que saiu os FX octa-core precisou haver atualização no Windows para funcionarem corretamente. Se o Windows e as APIs (DirectX) suportassem corretamente os 20 núcleos do Xeon, o desempenho seria muito alto, pois na lógica 20 núcleos a 3Ghz ainda são mais poderosos que 4 a 4.5GHz.

 

@Ryudo Primeiramente, como eu já disse, existe uma série de jogos onde o FX-8350 em stock não consegue nem segurar 60 FPS, por isso eu digo que não segura GTX 1060, na verdade ele não seguraria nenhuma outra placa caso o usuário quisesse 60 FPS, mas a GTX 1060 eu sei que ela roda qualquer coisa acima de 60 FPS, então rodar abaixo disso é um grande desperdício, até porque o que as pessoas mais procuram num PC Gamer é 60 FPS, gastar 3-4K num PC e não conseguir isso é uma decepção. Se fosse esse seu caso aí de FX rodar a 100 e Core i5 a 150 eu nem falaria nada, mas está muito longe de ser assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FX 8350 dá gargalo na GTX 1060 = MITO.

 

Um FX 8350 segura a maioria dos jogos aliado com uma GTX 1060 ou RX 480, já se o usuário for investir em vga high-end com potência acima da GTX 1060 sugiro ir de i7.

 

Vejam alguns testes um FX 8350 e i7 6700k rodando GTX 1060 e RX 480, no melhor dos casos a diferença é de apenas 10 fps algo que não é relevante pelo valor que se paga mais que o dobro em um i7 6700k:

 

Arma 3 1440p:

 

Z40HIVG.png

 

Crysis 3 1080p:

HqKOV26.png

 

BF4 1440p:

 

gmjnhn0.png

 

Star Wars Battlefront 1080p:

i97FqMZ.png

 

Battlefront 1440p:

yVbLWoJ.png

 

Doom 2016 1440p:

97VRmUz.png

 

GTA 5 1440p:

TrYExlB.png

 

The Witcher 3 1080p:

Bs0Sy8q.png

 

The Witcher 3 1440p:

GERnwLh.png

 

Shadow of Mordor 1080p:

t3jv1Po.png

 

Tom Clancy's The Division 1080p:

cvyXhWf.png

 

Vejam a fonte:

http://www.hardwareunboxed.com/gtx-1060-vs-rx-480-fx-showdown/

 

Na conclusão o autor do review declara que alguns jogos onde o FX 8350 perde fps são somente em 1080p e aumentando para 1440p elimina qualquer tipo de gargalo possível.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB

 

Mas alguns jogos o FX 8350 roda bem e equivalente um i7 6700k em 1080p como Crysis 3, The Witcher 3, Star Wars Battlefront, Shadow of Mordor, The Division e outros que tem na fonte original, não compensa pagar mais que o dobro em um i7 6700k para usar com uma GTX 1060 e/ou RX 480 em 1080p, em cenários que a diferença é em torno de 2 à 5 fps e mesmo que fosse 10 fps não compensaria ainda o gasto, só se o usuário for investir em vga high-end.

 

Sem falar que alguns jogos como GTA 5, Doom 2016, dá para rodar bem perto ou acima de 60 fps em 1440p.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Cara eu estou utilizando um FX e uma 1060, e estou te dizendo que não existe gargalo. Fiz os testes do unigine e obtive notas maiores do que alguns testes de 6700k que vi, o que prova que não existe gargalo. O que existe são jogos mal otimizados. Minha namorada tem um 8320 (sem OC)  rodando com uma GTX770 e a maioria dos jogos que coloca lá rodam liso em 60fps com gráficos no máximo , e esse GTA  V roda liso também com quase tudo no máximo.  Imagina a GTX1060, muito raro ter problema.

 

Se o jogo for zuado demais e não passar de 60fps ou não conseguir se manter em 60fps no FX com uma GTX1060, então provavelmente vai ter problema com i5 ou i7. Um ou outro apenas que você vai ter alguma queda de desempenho, mas são minoria e eu nem posso falar com certeza porque nunca testei esses jogos aqui.  A diferença na maioria deve ser +- como nos gráficos que @OCCT passou. E não estou falando de FPS máxima, estou falando de média (average), como nos gráficos. As tais médias que você diz que o FX não mantem. Esses testes benchs são bons porque tem a média, então dá pra comparar. Pelo menos o witcher 3 que testei está batendo +- com o gráfico acima, os outros eu não tenho para testar.  

 

E cara...jogos mais antigos como battlefield 4 dependendo da configuração que você coloque passam de 200fps e se mantem com médias bem acima de 100. Depois vou comprar esse GTA V, fazer um vídeo e postar aqui. Também farei com o battlefield novo, quando tiver algum tempo. 

 

 

@Marcelo.Lima Coloquei a Vcore em cerca de 1.4, ou bem pouca coisa acima disso pra ficar estável, não lembro bem..precisaria olhar na bios.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu já disse, FX-8320E a 4.7GHz é 46% mais potente que em stock, ainda sim 17% mais potente que um FX-8350 em stock, e se você está tendo uma média de 50 FPS num jogo com FX-8350 por limitação do processador, com um ganho de 17% seus FPS podem subir para 58, te deixando na faixa dos 60.

 

Discutir com alguns usuário AMD é complicado, não sei porque insistem em comprar FX-8350 com Core i7, e a galera vem com essa de preço, isso não é mais desculpa, FX-8350 está mais caro que Core i5 6400 tendo desempenho inferior em jogos.

 

Eu não tenho mais o que discutir aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara... Não adianta tentar polarizar a conversa me chamando de fanboy. É obvio que o i7 terá um desempenho superior, ele tem que ter, é bem mais atual, mais caro etc.  Não é questão de comparar com i7, é questão de você fazendo uma falsa afirmação.   

 

Em relação ao preço, é exatamente assim que funciona. Não adianta ficar chorando. Uma GTX770 não vai baixar 50% do valor porque a GTX970 tem 50% a mais de desempenho que ela.

 

É fato que por várias razões não vale a pena montar AMD pra jogos no momento. Mas me limito a dizer o que sei, não saio inventando argumentos doidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!