Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
GabrielLP14

Trabalho sobre componentes de informática com conversores analógico/digital

Recommended Posts

Olá, por gentileza, alguém poderia me dar uma ajuda nesse tema sobre o que eu deveria pesquisar, pesquisei no google e fiquei "boiando".

E já peço desculpas caso seja a área errada, más não achei um local mais " devido".

ATT Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 Poderia explicar melhor a "questão"? Quer saber algum componente que use sinais analógicos e digitais?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Godzilla_Giroflex resumidamente eu já expliquei como ambos funcionam A->D e D->A 

eu preciso de algumas utilidades de conversores analógicos para digitais, exemplo de como podem ser usados na área de tecnologia, computadores etc, entendeu ?

desde já, já agradeço

Compartilhar este post

Link para o post

@GabrielLP14 Em monitores, tipo, ter um monitor VGA, e colocar um adaptador DVI para VGA na placa de vídeo (D -> A)

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Bem aí do seu lado talvez na palma da mão, você tem um exemplo... câmera digital do seu smartphone. Tem conversor ad e conexão praticamente direta com o ramo informática. De fato ele tem ad/da em quase tudo: som, imagem, video, antiga tv analógica, touch e afins

De fato sua inquietação ficou 1/2 vaga...

mas p.ex. simplista: captura o som de sua voz analógica, converte para digital, modula em h.f., transmite e na recepção.. o contrário

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Isadora Ferraz @Godzilla_Giroflex obrigado pelas sugestões, relamente coisas usadas no dia a dia que nem reparei kkk obrigado a todos

Compartilhar este post

Link para o post

A placas de vídeo com saida VGA usam um circuito chamado RAMDAC, para gerar os quadros na tela, basicamente trata-se de um contador endereçando a memória de vídeo, e jogando o conteúdo dessa memória em um DAC, nas primeiras placas, o processador formava as imagens e colocava elas na memória de vídeo, nas atuais, a placa faz isso por conta com um processador próprio.

O CODEC de som do som onboard, tem um DAC/ADC integrado... nas memorias flash, é armazenado 2, 4, ou 8 niveis de tensão analogica nas celulas representando 1,2 ou 3 bits digitais, de certa forma ha conversores DAC/ADC entre os circuitos de controle delas...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@F4b10 sim, isso eu já havia colocado más valeu pela dica, quem precisar disto já terá ajudado, abraços colega :) 

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei o quão abrange sua pesquisa! (informática), Mas desde a "aposentadoria" dos discos de vinil e fitas K7, (Analógicos) TUDO foi digitalizado, Os CD's, DVD's, Leitores de pendrivers e cartões SD's, TUDO hoje é digitalizado!

Se a imagem de seu monitor for ligada por uma saída VGA, (Analógica) saiba, dentro de seu PC, todo um circuito transformou a informação processada de imagem de digital (Uns e zeros) para uma imagem analógica (nível de tensão de cada cor processada), São as Verde, Vermelha e Azul...

Isso sem adaptadores...

Quando falamos das saídas digitais como DVI ou HDMI, não existe conversão de sinal! Da forma que o sinal é tratado no processador da placa, ele é enviado para o dispositivo de imagem (Monitor) Resultado! Imagens sem "conversões" ou "adaptações" ou seja uma imagem praticamente "perfeita"!... entre aspas!.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Bcpetronzio boa valeu pelas dicas, isso conta também, nem me lembrava disto

muito obrigado champs

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais