Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Igor Rover

Calcule a frequência de ressonância - fo

Recommended Posts

Boa tarde, galera , gostaria de tirar uma dúvida  sobre o calculo da frequencia de ressonancia, 

tenho um circuito assim:

V: 15

R: 160

L: 1.1 mH

c: 110mf

a fórmula é a fo = 1 / 2x(pi) 3.14 raiz L x C

1/2x3.14 raiz 1,1 x 10 elevado -3 x 110 x 10 elevado -3 =

1/2*3.14 raiz 121000000 = 

1/2*3.14 * 11000 =

1/69.080 = 0.0145

puxo a virgula tres casas pra frente , pois percebi que em alguns exercicios é feito isso (não tenho certeza porque)

faço o calculo e meu resultado é: 14,5 Hz  

seria isso mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
24 minutos atrás, Igor Rover disse:

1/2x3.14 raiz 1,1 x 10 elevado -3 x 110 x 10 elevado -3 =

1/2*3.14 raiz 121000000

De onde saiu esse valor em negrito?? Deveria retornar um valor na mesma ordem (10 elevado a -3)..

Compartilhar este post

Link para o post

@Igor Rover

Não? Eu usei uma Casio comum, pra fazer Faculdade.. Ela usa expoente negativo.. Bom, deveria.. Qual o modelo dela?

É que da forma que você tá fazendo, você tá transformando "mili" em "kilo".. A diferença será enorme mesmo.. Se não der mesmo, você vai ter que fazer a conta em decimal mesmo: 1.1 mH = 0,0011H / 110 mF = 0,110 F

É bom usa parenteses, pra separar valores.. Só por precaução..

Compartilhar este post

Link para o post
4 minutos atrás, RS Faria disse:

@Igor Rover

Não? Eu usei uma Casio comum, pra fazer Faculdade.. Ela usa expoente negativo.. Bom, deveria.. Qual o modelo dela?

É que da forma que você tá fazendo, você tá transformando "mili" em "kilo".. A diferença será enorme mesmo.. Se não der mesmo, você vai ter que fazer a conta em decimal mesmo: 1.1 mH = 0,0011H / 110 mF = 0,110 F

É bom usa parenteses, pra separar valores.. Só por precaução..

@Igor Rovervai dar 121 o valor usando os mesmos em decimais? teria que fazer assim então 0,0011 * 10 ^3 * 0,110 * 10 ^3 = 121 ? seria isso, se for assim o resultado final continua o mesmo . 

adicionado 2 minutos depois

@RS Faria

vai dar 121 o valor usando os mesmos em decimais? teria que fazer assim então 0,0011 * 10 ^3 * 0,110 * 10 ^3 = 121 ? seria isso, se for assim o resultado final continua o mesmo . 

Compartilhar este post

Link para o post

@Igor Rover

Quando você usa o valor decimal, você não eleva ele.. Notação Científica é só pra você não ter que escrever duas dúzias de zeros, antes ou depois do valor que importa..

110 mF e 0,110 F são o mesmo valor.. O primeiro usa notação científica (mili = 10 elevado à -3) e o segundo não..

A conta ficaria assim - 1 /  {2 * 3.14 * [Raiz (0,0011 * 0,110)]}

Compartilhar este post

Link para o post
5 minutos atrás, RS Faria disse:

@Igor Rover

Quando você usa o valor decimal, você não eleva ele.. Notação Científica é só pra você não ter que escrever duas dúzias de zeros, antes ou depois do valor que importa..

110 mF e 0,110 F são o mesmo valor.. O primeiro usa notação científica (mili = 10 elevado à -3) e o segundo não..

A conta ficaria assim - 1 /  {2 * 3.14 * [Raiz (0,0011 * 0,110)]}

colocando direto assim na calculadora deu resultado = 14,4760 , correto?

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, Igor Rover disse:

colocando direto assim na calculadora deu resultado = 14,4760 , correto?

Bateu aqui..

Só dá uma olhada na sua calculadora, pois ela deveria aceitar elevar com número negativo...

Compartilhar este post

Link para o post

@Igor Rover ,

Sugiro voce dominar muito bem sua calculadora científica, meu amigo. Ou então saber simplificar muito bem as potências de 10. Claro que é possível colocar expoente negativo !

Uma coisa que voce pode estudar mais é o significado dessa ressonância. Afinal, o que que aconteça ? Qual a física que está envolvida ?  O circuito LC em paralelo funciona como um filtro também ?

Fazer continhas é bem básico. Saber que elas significam é muito mais importante, ok ?

Paulo

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Igor Rover Só um pequenino detalhe lá no enunciado do problema! 

Não existe denominação de capacitores por mF (Mili Farads), seu cálculo só não deu exato porque aquele mF é na verdade uF ou seja 10 elevado a -6 (Micro Farads) e não 10 elevado a -3 (Mili farads) como você desenvolveu na fórmula!

Ai colocando os valores o resultado da fórmula daria 457,54Hz...

Verifique se não é isso!.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 26/11/2016 às 11:30, Igor Rover disse:

@aphawk é casio fx 82ms , são as comuns acredito.  Quando uso o 10 ^ -3 digitando dessa forma com algum número ela me retorna 0 , em quase todas operações. 

1 - O sinal negativo do expoente não é o mesmo sinal negativo de subtração. A tecla de sinal negativo de expoente é (-) 

2 - Se você estiver entrando corretamente com 10^(-)3 = e retorna 0, pode significar que você não está usando o modo científico da calculadora.

Para usar o modo científico, siga os passos seguintes:

1 - Ligue a calculadora (claro, né?).

2 - Procure pela inscrição MODE. Na minha Cassio fx-300MS (o mesmo manual da sua), a inscrição está ao lado da tecla ON. Tecle a tecla MODE três vezes. Em cada vez vão aparecer algumas opções. Verifique (fique esperto) se na terceira vez aparece a opção Sci. Na minha Sci tem o valor 2 logo abaixo. Não precisa necessariamente ser igual a minha calculadora. Vá teclando MODE até aparecer a opção Sci. Quando aparecer, tecle o dígito indicado logo abaixo de Sci. Na minha calculadora é o 2. Aí vai perguntar quantas casas decimais você deseja que seja mostrado nos cálculos. Aparece Sci 0~9? De 0 a 9. Costumo usar o 5. Satisfaz meus propósitos, mas você pode usar qualquer valor entre 0 e 9. Digite o valor desejado.

3 - Pronto. Refaça seus cálculos e verifique se o resultado está correto.

Experimente fazer 6^(-)5 e veja se dá 1,28601 vezes 10 elevado a -4. Caso afirmativo, está correto. 

(-) não é abre parênteses, menos e fecha parênteses. É a tecla (-) mesmo.

Nos informe se deu certo.

Bons cálculos.

MOR_AL

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Bcpetronzio

Em 26/11/2016 às 23:05, Bcpetronzio disse:

Não existe denominação de capacitores por mF (Mili Farads), seu cálculo só não deu exato porque aquele mF é na verdade uF ou seja 10 elevado a -6 (Micro Farads) e não 10 elevado a -3 (Mili farads) como você desenvolveu na fórmula!

Pode ser que esteja errado mesmo, mas o exercício diz que o C = 110mf , L = 1,1mh

Compartilhar este post

Link para o post
Em 26/11/2016 às 23:05, Bcpetronzio disse:

tenho um outro cálculo a se fazer que tem C = 1,1 uF e 1,1mH , cheguei a resposta de 0,04578 ou arredondando 0,46 Hz seria isso mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

@Igor Rover ,

1,1 uF = 1,1 x 10^-6

1,1 mH= 1,1 x 10^-3

Então fica assim :  primeiro multiplicar L vezes C que dá 1,21 x 10^-9 .

Tirando a raiz quadrada resulta em 34,785 x 10^-6 .

Multiplicando isso  por 2 X 3,1415 resulta em 218,56 x 10^-6.

Calculando o inverso , chegamos a 4,5754 x 10^3 , ou 4.575,4 Hertz.

Desculpe o jeitão dos resultados pois estou usando a minha HP no modo Engenharia.

Paulo

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
26 minutos atrás, aphawk disse:

@Igor Rover ,

1,1 uF = 1,1 x 10^-6

1,1 mH= 1,1 x 10^-3

Então fica assim :  primeiro multiplicar L vezes C que dá 1,21 x 10^-9 .

Tirando a raiz quadrada resulta em 34,785 x 10^-6 .

Multiplicando por 2 X 3,1415 resulta em 218,56 x 10^-6.

Calculando o inverso , chegamos a 4,5754 x 10^3 , ou 4.575,4 Hertz.

Desculpe o jeitão dos resultados pois estou usando a minha HP no modo Engenharia.

Paulo

Então mas porque tem que fazer 218,56 * 10^-6? E o meu resultado da raiz da 3,478 . Asaim resultado da 0,04578 arredondando pra 0,046 .  Qual seria o meu erro nesse cálculo.? 

Compartilhar este post

Link para o post

@Igor Rover  

Você está usando errado a notação científica, se atrapalhando quando tem de usar  10 elevado a uma potência negativa !

Vai com calma, faça alguns exercícios e verifique o resultado, até você aprender a usar essa notação científica sem enganos.

Paulo

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@aphawk realmente estou me complicando com isso, mas comecei entender. vou praticar para conseguir resolver exercícios , obrigado. 

adicionado 29 minutos depois

@Ricardov .. Me enganei com os números , mas agora deu certo , obrigado. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais