Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar placa solar para carregar pilhas e usa-las ao mesmo tempo?


Sartoni

Posts recomendados

Olá quero saber se eu posso carregar pilhas e ao mesmo tempo usa-las, elas vão mandar a mesma tensão? Ou eu posso queimar o equipamento que eu for ligar?

Por exemplo vou ligar a placa solar com tensão de 7.2v 250ma em pilhas recarregáveis de um carro de controle remoto de 7.2v, ela vai somar essas voltagens ou vai transmitir a mesma? porque assim que eu usar a placa solar, eu posso carregar as pilhas, e ao mesmo tempo usa-las. obrigado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por coincidência, ontem um rapaz me perguntou se não podia carregar essas lanternas ching-ling  na tomada e ligar a lanterna ao mesmo tempo, pois ele o fez e a lanterna queimou.

 

Não parece ser esse o caso do autor do tópico, mas em todo o caso, que fique registrado.

 

NÃO ligue essas lanternas enquanto elas estiverem carregando na tomada.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

você até pode ligar as placas solares - que com sol a pino dá pode dar mais que a V da bateria - porém penso que não deve carregar durante o funcionamento pois ela te dá pouca corrente. O motor deve consumir mais do que aplca fornece, comprendes? Penso algo como leva 1 hora pra carregar pra você brincar por 5 minutos. A não ser que sua placa tenha grande capacidade. Neste caso pode até dispensar a bateria e brincar infinitamente ao sol só com a placa. Bom.. exagerei um pouco. você vai conseguir brincar no máximo por uns 5 bilhões de anos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/12/2016 às 00:54, aphawk disse:

Vai precisar de uma plaquinha que faça esse controle para manter a carga da bateria de maneira correta, e também para alimentar o seu circuito da bateria em caso de baixa iluminação.

 

Ah. também depende do tipo de sua pilha ok ?

 

Paulo

Ok e como seria esse circuito? como eu poderia fazer? isso é possível? Obrigado.

adicionado 2 minutos depois
18 horas atrás, Mestre88 disse:

Pilhas e placa solar com mesma tensão não vai carregar nem mesmo com a bateria sem uso. 

Sua placa solar precisa fornecer 8,5V para carregar essa bateria. 

Ok eu vi para vender essas placas Fotovoltaica também, de 12v 250ma 3w, seria possível com essa tensão? valeu pela ajuda.

adicionado 5 minutos depois
17 horas atrás, cesardelta1 disse:

Por coincidência, ontem um rapaz me perguntou se não podia carregar essas lanternas ching-ling  na tomada e ligar a lanterna ao mesmo tempo, pois ele o fez e a lanterna queimou.

 

Não parece ser esse o caso do autor do tópico, mas em todo o caso, que fique registrado.

 

NÃO ligue essas lanternas enquanto elas estiverem carregando na tomada.

 

Pois sé agora fiquei com o pé atras!! kkkk

adicionado 8 minutos depois
17 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

você até pode ligar as placas solares - que com sol a pino dá pode dar mais que a V da bateria - porém penso que não deve carregar durante o funcionamento pois ela te dá pouca corrente. O motor deve consumir mais do que aplca fornece, comprendes? Penso algo como leva 1 hora pra carregar pra você brincar por 5 minutos. A não ser que sua placa tenha grande capacidade. Neste caso pode até dispensar a bateria e brincar infinitamente ao sol só com a placa. Bom.. exagerei um pouco. você vai conseguir brincar no máximo por uns 5 bilhões de anos...

Ok, então isso não seria possível em nenhuma hipótese? obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, são respostas bem diferentes.

 

Seu carrinho usa baterias mais "parrudas" justamente porque motor consome muita corrente. Nenhum painel solar de tamanho prático consegue fornecer a corrente para manter o motor. Só seria possível fornecer um pouco de corrente que vai carregando a bateria devagar quando o motor não estivesse sendo usado !

 

Dependendo do tipo de sua bateria, existem circuitos integrados especiais para fazer a carga delas, mas vai ser muito difícil encontrar aqui no Brasil. A sua melhor opção é comprar essas plaquinha no Ebay.

 

Mas se sua intenção for manter o carrinho correndo com energia solar, esquece isso ...

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz ,

 

Ah sim.... mas repare que nem tem bateria.... o peso dela torna o conjunto muito pesado, e ainda para carregar a bateria E andar, precisa de um painel solar maior, que aumenta o peso e precisa de um motor maior, que precisa de mais energia, que aumenta o peso...... é o velho círculo vicioso !

 

Do jeito que está evoluindo o aproveitamento dos painéis solares, não tenho nenhuma dúvida de que é apenas uma questão de poucos anos para que este carrinho possa existir, carregando sua bateria e andando ao mesmo tempo !

 

Depois que ví o novo telhado que consegue fer um rendimento de 14% de conversão, que é modular, e podemos usar como telhas normais com um sistema de encaixe, vejo um futuro muito bom para os próximos 5 anos.

 

Ah, para quem se interessa por isto, a empresa que está transformando sonhos em realidade é a Tesla, vejam o conceito do telhado :

 

https://www.tesla.com/solar?redirect=no

 

Alguns anos atrás eles já revolucionaram o conceito de armazenamento de energia, com o Powerwall, um conceito inédito de alta capacidade de armazenamento, baixíssima perda ao recarregar, e durabilidade garantida de 10 anos :

 

https://www.tesla.com/powerwall

 

A nova revolução industrial será justamente o aproveitamento de energia solar em carros, casas, barcos, e produtos portáteis.

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

Eu tenho um sistema misto Eólico/Solar num sítiozinho, como lá venta o dia todo, todos os dias, geralmente 70% da energia elétrica é fornecida pelos cata ventos (2).

O sítio é nas montanhas onde tem muita serração, está a maior parte do dia nublado, por isso os cata ventos geram mais.

Energia da concessionária é usada somente para a bomba d'agua do poço.

 

Mas como no Brasil nada pode ser perfeito, a concessionária está colocando empecilhos para a injeção de volta na rede.

Fora que na área rural a energia é muito mais barata  que na cidade, porém na cidade não tenho espaço físico para montar 2 cata ventos gigantes...hehehe ( acho que nem deixariam)

Não sei se é a mesma dos seus links mas estou de olho nessas placas aqui Para instalar em casa:

https://blogdopicco.blogspot.com.br/2016/11/brasileiros-avancam-em-celulas-solares.html

Esse sistema foi montado (terminado) a 4 meses para fins de pesquisa pessoal e as placas solares seriam instaladas em casa na cidade, porém vou aguardar para ver como fica essa nova tecnologia de placas.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, aphawk disse:

Depois que ví o novo telhado que consegue fer um rendimento de 14% de conversão, que é modular, e podemos usar como telhas normais com um sistema de encaixe, vejo um futuro muito bom para os próximos 5 anos.

 

Tecnologias assim muito específicas, costumam ser muito mais caras que a padrão do mercado. 

Nem chega a ser uma nova tecnologia. É apenas um equipamento específico usando a velha tecnologia:D

 

 

Citação

 

Ah, para quem se interessa por isto, a empresa que está transformando sonhos em realidade é a Tesla, vejam o conceito do telhado :

 

https://www.tesla.com/solar?redirect=no

 

Alguns anos atrás eles já revolucionaram o conceito de armazenamento de energia, com o Powerwall, um conceito inédito de alta capacidade de armazenamento, baixíssima perda ao recarregar, e durabilidade garantida de 10 anos :

 

O trabalho que o Elon musk desenvolve é fantástico e eu sou Fã dele. Mas esta bateria aí é puro marketing.

É como eu já disse antes: Um equipamento específico usando uma tecnologia velha: :D:D

 

São baterias li-ion battery.

Mas vem tudo junto num pacote, como se fosse um combo: Inversor, carreador e bateria. Também é toda automatizada.

 

Num rápido cálculos eu concluí que baterias estacionárias chumbo ácidas são de longe muito mais viáveis. Pelo menos aqui no Brasil. 

 

 

 

  

Citação

 

https://www.tesla.com/powerwall

 

A nova revolução industrial será justamente o aproveitamento de energia solar em carros, casas, barcos, e produtos portáteis.

 

Paulo

 

Essa nova revolução industrial nos trará conflitos rsrsrs.

Veja;

A energia das hidrelétricas não é cara. 1 (Um) mega watts custa menos de R$200,00.

Não é cara para os padrões brasileiros. Fosse em outros países, seria muito mais barata. 

 

Uma pessoa que gasta uns 200Kw mês e paga na fatura mais de R$200,00...Levaria uns 5 meses para gastar 1 mega watts.

Em fim...A fatura dos 200Kw mês ficaria por R$40,00 por mês se a energia pudesse ser comprada diretamente nas hidrelétricas. 

 

A energia solar pode tirar o lucro de todas estas empresas e até mesmo o governo, que juntos acrescentam até 60% em cima da fatura do pobre do Brasileiro. 

 

Ainda mais para sistemas isolados da rede, que não terá como cobrar impostos. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, albert_emule disse:

Num rápido cálculos eu concluí que baterias estacionárias chumbo ácidas são de longe muito mais viáveis. Pelo menos aqui no Brasil. 

 

Viável, sim. Mas em termos de carga, carregar as velhas estacionárias chumbo-ácidas tem um rendimento muito inferior à essa bateria que a Tesla desenvolveu.

 

Para uso com células solares, onde a energia é limitada, economizar energia no carregamento da bateria significa que sobra mais energia para vender à rede !

 

Agora já no início de 2017 a nova fábrica de painéis solares da gigante chinesa que é lider mundial já vai estar produzindo aqui pertinho de Campinas, e o preco dos painéis vai cair ainda mais, tornando mais viável o uso.

 

E outra gigante chinesa de baterias recarregáveis também está aqui no estado de SP, e em 2017 lançará baterias mais modernos do que temos hoje em nosso mercado.

 

Isso tudo veio para ficar, o mercado vai ter de se adaptar, e a melhor maneira para fugirmos desses impostos absurdos é gerarmos a nossa própria energia ....

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cesardelta1 ,

 

Legal isso do seu catavento !

 

Eu também pretendo colocar um pequeno na minha nova casa de praia, pois lá também venta bastante.

 

O que eu quis dizer no link é que já existem células solares feitas como se fossem "telhas", o que permite uma fácil montagem no telhado, tendo tanto a função normal de proteção como a de geração de energia.

 

Quanto ao fato de estarem te complicando no fato de vender energia à rede, temos apenas dois problemas :

 

1 - A rede tem de estar pronta para isso, e no momento existem bem poucas no Brasil.

2 - O equipamento que faz esse acoplamento à rede tem de ser homologado.

 

Em 2017 teremos muitas mudanças nesse sentido, por exemplo a própria CPFL já foi vendida para um grupo chinês, e outras companhias de distribuição estão sendo alvo das aquisições.

Os chineses estão vindo com tudo.... montando fábricas de painéis solares, fábricas de baterias, e modernizando as redes de distribuição para permitir a microgeração.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/12/2016 às 15:49, aphawk disse:

Agora já no início de 2017 a nova fábrica de painéis solares da gigante chinesa que é lider mundial já vai estar produzindo aqui pertinho de Campinas, e o preco dos painéis vai cair ainda mais, tornando mais viável o uso.

 

E outra gigante chinesa de baterias recarregáveis também está aqui no estado de SP, e em 2017 lançará baterias mais modernos do que temos hoje em nosso mercado.

 

Fiquei bem curioso para saber o nome da fábrica de baterias e da fábrica dos painéis.

 

Quanto aquele teste lá do inversor, deu preguiça de montar a parafernália para fazer testes.

Mas acabei aceitando sua sugestão de usar o driver da china. Já até mandei fazer uma placa de potência, que pode chegar a uns 5Kw. 

 

Aquilo lá que eu estava insistindo é besteira. Não influencia em nada na prática. 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule ,

 

Opa, que bom que está indo em frente a sua ideia, meu amigo !

 

Veja a  BYD, ela montou a fábrica de baterias, que já está em operação e fornecendo ônibus elétricos , e montou a fábrica de painéis solares, que começa a produzir no início de 2014.

 

http://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2016/08/chinesa-byd-preve-abrir-fabrica-de-paineis-solares-em-campinas-em-2017.html

 

Quando testar a sua nova placa, me avise dos resultados, fiquei curioso, pois achei um fórum gigante que teve muitos projetos com essa placa, onde conseguiram mais de 10Kw, e alguns vendem o kit completo, exceto o transformador !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, aphawk disse:

@albert_emule ,

Quando testar a sua nova placa, me avise dos resultados, fiquei curioso, pois achei um fórum gigante que teve muitos projetos com essa placa, onde conseguiram mais de 10Kw, e alguns vendem o kit completo, exceto o transformador !

 

Paulo

 

O mesmo sinal que controla um equipamento de 600W também controla um de 100 mil watts. 

Mas o problema maior está na etapa de potência.

Até o transformador precisa de detalhes construtivos especiais. 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!