Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
47 minutos atrás, Vitor Magalhães disse:

Alguém pode min dizer qual o fio awg que é bobinado no primário do transformador de microondas?

Você quer saber qual o fio já vem bobinado de fabrica ? ou quer saber qual fio utilizar para bobinar ele ?

• 1 ano depois...
Postado

Enrolamento primário dos trafos de microondas feitos de alumínio...

Essa eu confesso que também não sabia. Descobri essa semana e vim vasculhar na internet a respeito.

Estava fazendo um outro experimento de indução e para não ir até a esquina comprar um pedaço de fio esmaltado nesse calibre resolvi aproveitar um trafo aqui da sucata.

Quando fui desenrolar o primário percebi que não era de cobre !!

Pensei que fosse alguma falsificação ou algo do tipo, e abri um segundo trafo:  Mesma coisa.... alumínio.

Alguém sabe dizer se realmente são todos assim ou se existe algum que seja de cobre ?

'_'

Postado

Os muitos antigos eram de cobre. 

Eu tenho uma máquina de solda com fio de alumínio também. 

Por ser um fio grosso por onde circula tensão e corrente muito altas não é necessário ser de cobre. 

• Curtir 1
Postado

Sr @Mestre88 .

Posso supor que a substituição por fio de cobre na mesma bitola e número de voltas no mesmo espaço util da carcaça vai me produzir uma tensão sensivelmente maior no secundário ??

Ou tô 'viajando' na Eisenbahn nessa noite fria aqui de Curitiba ?

'_'

• Membro VIP
Postado
Em 05/10/2018 às 01:26, Mestre88 disse:

tensão e corrente muito altas não é necessário ser de cobre

de fato é pelo preço R$c u>R$al

12 horas atrás, Tito Fisher disse:

a substituição por fio de cobre na mesma bitola e número de voltas no mesmo espaço util da carcaça vai me produzir uma tensão sensivelmente maior no secundário

tensão a mesma. Corrente maior. Rcu<Ral

@Mestre88 deve confirmar... ou não

Postado
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

de fato é pelo preço R$c u>R$al 

Foi isso que eu quis dizer, não sendo necessário ou obrigatório se opta pelo mais barato.

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Sim, quem manda na tensão é o numero de voltas independente do material usado.

Com um fio mais fino e número de voltas maior, se tem mais tensão (no secundário).

Para o primário, aumentar o número de voltas aumenta a tensão de entrada e vice-versa.

Postado
5 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Sra  @Isadora Ferraz  e Sr @Mestre88

Estou passando por um processo de 'burrificação' , ou afundei no pote de Hellmann's ...

Então, se eu mudar o enrolamento primário para fio de cobre e deixar o secundário intacto vou ter a mesma tensão de saída porém com uma corrente relativamente maior, isso ?

Quer dizer que para ter essa corrente maior na saída ( secundário )  o enrolamento primário de cobre TAMBÉM consome mais corrente  do que o enrolamento de alumínio ? 

'_'

Postado
16 minutos atrás, Tito Fisher disse:

o enrolamento primário de cobre TAMBÉM consome mais corrente  do que o enrolamento de alumínio ? 

Exatamente.

Sendo U=R x I, com resistência menor do fio de cobre e mesma tensão se tem maior corrente.

Quando se deseja a mesma potência, é só alterar o comprimento (tensão) ou a bitola (corrente).

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!