Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um trafo da tasselli & neto.

Tf 1182/94a

e 54/184a - ne 331750

quero fazer uma fonte, com ponte de diodod + retificaÇÃo,

so nao estou conseguino medir as tensões como faço para ter entre 13 e 15v 

no secudÁrio ele possui:6 cabos; 2 azul, 2 vermelho,1 cinza, 1 verde

sendo que vistos de frente no trafo ficam: Azul,azul,vermelho,cinza,vermelho,verde

sou curioso.

no secundÁrio deste trafo, pois eu nÃo sei qual a corrente mÁxima em cada bobina!

Obrigado a todos que puderem me ajudar!

post-782668-13884957265897.jpg

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, walber de carvalho disse:

Tenho um trafo da tasselli & neto.

Tf 1182/94a

e 54/184a - ne 331750

quero fazer uma fonte, com ponte de diodod + retificaÇÃo,

so nao estou conseguino medir as tensões como faço para ter entre 13 e 15v 

no secudÁrio ele possui:6 cabos; 2 azul, 2 vermelho,1 cinza, 1 verde

sendo que vistos de frente no trafo ficam: Azul,azul,vermelho,cinza,vermelho,verde

sou curioso.

no secundÁrio deste trafo, pois eu nÃo sei qual a corrente mÁxima em cada bobina!

Obrigado a todos que puderem me ajudar!

post-782668-13884957265897.jpg

A parte de cima desse trafo, aparenta ter 4 fios é isso mesmo ?

se sim provavelmente é duas bobinas de 110v, poderia tentar medir continuidade entre ele, e também medir a resistência ver se é igual, nas duas.

• Curtir 1
Postado

@walber de carvalho procure o enrolamento com maior resistencia no transformador com o multimetro. este deve ser o 220VAC e se sua cidade usa 110VAC você procure um enrolamento que tenha relativamente metade da maior resistencia. esse é o primario do trafo, (geralmente o enrolamento do 220V e 110V, são 1 só com center tap, esse center tap é o 110V).

A julgar pela foto ele é enorme kkkk e pelo tamanho do núcleo temos ai um trafo de uns 500W no minimo. N é certeza julgo apenas pelo tamanho pois nao sabemos nada sobre ele. Antes de ligar a rede eletrica ligue uma lampada série. caso você erre o enrolamento você nao corre risco de sair queimando tudo, se a lampada acender com brilho muito forte, ou o enrolamento do primario esta queimado ou é o enrolamento errado. Nunca deixe ligado direto a lampada série, ligue apenas um lado e vá testando até encontrar o enrolamento onde a lampada nao acenda ou apenas aqueça o filamento. 

Caso nao saiba o que é uma lampada série, é uma lampada comum de 100W, (tem q ser de 100W), que você liga em série com o enrolamento do transformador e a rede eletrica, como se a lampada fosse um fusivel q ao acender é porque algo de errado tem no circuito em teste. Até aqui entendeu?

beleza vamos prosseguir.

Antes de ligar na rede eletrica pegue seu multimetro coloque em escala de continuidade,  e vá ao secundario e separe cada enrolamento q tem continuidade um com o outro. caso todos tenham continuidade, temos 1 enrolamento so com vários center tap's. isso significa q você precisa encontrar o primeiro e o ultimo desse enrolamento, entre algum desses enrolamentos você possui ou nao os 15VAC q você almeja. 

Agora tem um porém que faz muita diferença. Temos varios tipos de transformadores, entre eles estão as sub categorias de Abaixador, elevador e isolador. 

O ABAIXADOR, é o que comumente encontramos em rádios antigos, video cacetes e afins. Circuitos que nao necessitam de alta tensão,

O ELEVADOR, que eleva a tensão, exemplo entra 220V  sai 440V ( se for esse tipo cuidado para nao queimar seu multimetro, nos testes utilize a escala mais alta de tensão alternada).

E o ISOLADOR, que é utilizado nos estabilizadores, ele simplesmente pega a mesma tensão de entrada 220V para 220V ou 110V para 110V  e alguns estabilizadores nem sempre são isoladores eles simplesmente utilizam enrolamentos para aumentar ou diminuir o pico de tensão de entrada. 

Então resumindo você deve saber qual é o tipo do transformador também para nao acontecer um desastre kkk

Caso nao tenha entendido poste sua duvida, estamos aqui para lhe ajudar =)

Espero que ajude 

Abraços

Robert

adicionado 3 minutos depois

como o nosso amigo@Matthwus  falou  se esse trafo possuir  2 enrolamentos de 110V e sua rede é de 110V, você deve ligalos em paralelo, mas esse paralelo tem q estar certo com o sentido do enrolamento ou vai dar ruim. E se sua rede é 220V fica mais fácil apenas coloque um jumper entre os terminais do meio e meça a resistencia se aumentar drasticamente ou melhor dizendo o dobro, tem ja pode ligar na rede sem medo com a lampada série.

• Curtir 1
Postado

O primário desse trafo tem 5 fios, dá até pra ver as cores dos fios: Branco, Preto, Azul, Amarelo e Marrom.

Provavelmente tem 4 Taps para entrada: 110V, 127V, 220V e 240V. O fio Preto está na ponta, pode ser o comum, mas não tenho certeza.

Fica fácil entender quem é quem olhando como os fiozinhos das bobinas estão ligados aos bornes, a entrada de 240V são os extremos das bobinas (é onde tem um único fio ligado ao borne), as outras se descobre medindo com o multímetro, e em alguns transformadores elas estão em ordem.

Postado

@Mestre88 realmente você tem razão, mas como eu disse é melhor medir e ver a maior resistencia, pois eu ja peguei, e nao foi poucos, alguns malditos enroladores de trafo q colocam saida de secundario nos bornes ao lado do primario. Isso dificulta para os leigos, por isso a sugestão de testar e achar a maior resistencia entre os terminais para determinar o de 220V e a resistencia intermediaria seria o 110V, mas claro esse trafo pode sim ter todas essas tensões citadas pelo amigo. 

Agora off topic, colocar meia duzia de voltas a mais e dizer q é 127V é uma sacanagem a resistencia muda tão pouco q se der um pico de tensão, o provavel relé que alterna entre os enrolamentos, é tão lento q o pico de tensão passa livremente. É o mesmo q um prego =P. O melhor nesse caso seria enrolar o trafo então com base em 240~250V e colocar proteção de sobretensão antes do trafo. inibiria mais acredito eu. 

• Membro VIP
Postado
7 horas atrás, Mestre88 disse:

Provavelmente tem 4 Taps para entrada: 110V, 127V, 220V e 240V

Só um alerta. Também pode ser

• 0
  • 20
  • 100

• 0
  • 100

Medir resistências e nos informar=melhor alternativa

...

• Membro VIP
Postado
8 horas atrás, Robert Gabriel Da Silva disse:

E o ISOLADOR, que é utilizado nos estabilizadores, ele simplesmente pega a mesma tensão de entrada 220V para 220V ou 110V para 110V  e alguns estabilizadores nem sempre são isoladores eles simplesmente utilizam enrolamentos para aumentar ou diminuir o pico de tensão de entrada. 

Só para não ficar com uma informação mal colocada: O transformador mais usado em estabilizadores se chama autotransformador, que nada tem com o transformador isolador..

• Curtir 1
Postado

@walber de carvalho isso ai como o Mestre88 falou, se você tiver o modelo do aparelho tudo fica mais fácil e te passamos as cores e valores de cada enrolamento ou valores aproximados, assim você nao se preoculparia. Mas se era de um som da toshiba antigo, acredito eu q deve ter 1 enrolamento q seja de tensão e corrente mais baixos, para alimentar os controladores e os outros de corrente mais alta e tensão bem mais altas utilizadas para o amplificador. No caso do toshiba q eu peguei era de +41/-41 para alimentar o amplificador e com certeza o enrolamento deveria ser de uns 35VAC então ja nao ajudaria muito o seu projeto de 18VCA pois como ja falamos no forum, devido aos componentes de mercado, nao conseguiriamos retificar uma tensão maior que 40V, e se o fizer seria de maximo 1A da forma mais simples e para ter mais corrente na retificação envolveria uma parada mais complexa =) 

OffTopic: Não sei porque falei tanta coisa kkkk to prevendo um futuro incerto sem nescessidade kkkkk desculpa ai =P

Robert

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!