Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom gente, meu processador é um i7 4790K, e com o cooler box padrão, ele estava chegando aos 100ºC facilmente (In-game). A um tempinho atrás (03/12) fiz um tópico aqui no fórum pedindo ajuda para escolher um cooler que resolvesse esse problema. A questão é, surgiram várias complicações e eu demorei um pouco para comprar tudo, mas enfim, comprei um Bom Cooler (Aquele Cooler v8), uma boa pasta térmica, tudo para resolver logo isso do superaquecimento, também tinha uma hipótese da minha fonte ser de má qualidade e isso estaria prejudicando o PC, mas eu ainda planejo comprar essa fonte mais pra frente, porém isso não vem ao caso. Enfim, antes de comprar o cooler, eu fui lá no técnico e ele teve uma ideia de colocar um cooler que ele já tinha, pra tentar ver se isso já resolvia, para eu não ter que comprar um novo. Então ele retirou o cooler box padrão e colocou um que era um pouco melhor; a temperatura caiu de 100ºC para 80ºC, mas ainda assim, essa temperatura é considerava elevada. A questão é, os componentes que comprei ainda estão pra chegar, faltam mais de 10 dias, e é bem difícil esperar esse tempo sem dar uma jogadinha, considerando que já venho esperando desde o dia 3/12. Então, eu deveria esperar as peças chegarem para poder jogar? Ou jogar com a temperatura do processador a 80ºC é muito arriscado?

Postado

meu processador in game as vezes fica a 100º porém como só tenho os fins de semana para jogar eu arrisco... pode também jogar um pouco depois da um tempo pro pc desliga e resfriar o processador... depois voltar a jogar novamente...

Postado

Acontece que sempre, sempre que eu jogo fica a 80ºC, mesmo que eu desligue pra esfriar um pouco, assim que eu ligasse pra jogar novamente, daria no mesmo. Então acho melhor eu esperar mesmo :/

Postado

@Jasiel @xMinato Ata, entendi, mas assim, isso chegaria a fazer uma grande diferença? Porque pelo o que vi, realmente só a compra de um bom Cooler seria suficiente pra resfriar adequadamente o CPU, e esse já foi comprado, só espero chegar. A questão era apenas saber se eu poderia esperar os componentes jogando normalmente com a temperatura a 80º, talvez isso ajude a deixar o resfriamento um pouco melhor, mas chega a deixar a situação realmente melhor para eu poder jogar por em quanto que o Cooler e a Pasta Térmica não chegam? E a propósito, eu poderia mandar uma foto aqui do estado da organização dos fios, pois não entendo muito, mas tenho impressão que está um pouco organizado.

Postado

@Lucas Quaresma  não vai dar um grande impacto, porém vai deixar que você jogue até o cooler chegar...

@edit: cilada essa parta termica heim, com essa grana você compraria umas 4 da xigmatek, que é uma das melhores pasta termicas...

• Membro VIP
Postado

@Lucas Quaresma Cara você já foi orientado no outro tópico que a primeira coisa que você tinha que fazer era comprar uma fonte decente, criou outro tópico agora falando que comprou cooler e pasta térmica sem ter comprado a fonte?

Assim fica difícil. Tudo que agente fala não serve de nada, você vai no seu "técnico" ele fala umas asneiras e você segue o conselho dele para depois vir pedir orientação aqui e o ciclo se repete.

Para quem ainda não teve oportunidade de acompanhar o primeiro tópico:

Fonte usada atualmente pelo autor do tópico:
fonte.jpg

Edit: Agora que eu vi os itens, gastou R$400 no cooler e R$100 na pasta térmica sendo que no primeiro tópico disse que estava com a grana curta.

Postado

@grievous Cara, não queria ir para o lado pessoal, mas ok, vou te explicar. A grana realmente está curta, realmente mesmo, minha mãe sequer tem um cartão de crédito, então por isso quando eu preciso comprar alguma coisa pro computador, tenho que comprar pelo cartão do técnico, que é amigo da minha mãe e eu. Eu acreditei em tudo que me orientaram, eu segui tudo que me orientaram, fiquei certo de comprar a fonte e tudo mais. Mas minha mãe ficou com implicações dizendo que era pra eu levar a fonte no técnico pra ele dar uma olhada, lá ele abriu ela, verificou tudo e disse que os problemas estavam em alguns capacitores (Acho que isso), então ele trocou os capacitores por novos e testou na BIOS, e disse que agora as vontagens estavam normais. Ainda assim eu fiquei com o pé atrás, porque ainda lembrava que tu tinha dito que a fonte era genérica. Eu perguntei a ele se realmente era, afinal ele que me vendeu a fonte, e ele disse ''Olha, ela não é nenhuma Corsair ou EVGA, mas não chega a ser génerica'' e me disse que eu podia usar ela. Mesmo assim eu ainda fico com o pé atrás, eu sei que vocês querem me ajudar, e eu não estou simplesmente ignorando as suas tentativas de me aconselhar a fazer o certo. Olha, se eu comprasse a fonte, não teria dinheiro pra nenhum cooler, nenhuma pasta, não teria dinheiro pra nada, e no caso eu me manteria na mesma situação, com um PC que não posso usar pra fazer o que mais me diverte: JOGAR. O cooler v8 que eu disse que comprei, não é aquela versão mais cara, é uma mais simples, que eu não achei na loja, e eu vou comprar ele a um colega meu, que disse que faria a 3x de 80. A pasta térmica foi comprada no cartão do técnico e ele aceitou que eu só pagaria ela daqui a 11 meses, quando minha mãe e eu terminássemos de pagar o PC todo. E ok, é um perigo usar essa fonte, mas minha mãe vendo que ele supostamente concertou ela, disse pra eu mantê-la, eu avisei pra ela que vocês aqui do fórum tinham explicado que era arriscado usar essa fonte, então minha mãe disse que mesmo assim eu continuasse usando ela, e que se ela desse problema, a responsabilidade seria do técnico, porque como foi ele que vendeu, ele que teria que se responsabilizar pela fonte não boa e ter prejudicado o meu PC. Eu tenho 16 anos, só pra esclarecer mesmo. Cara, bem que eu queria comprar a fonte, bem que eu queria fazer tudo isso que você e os outros me recomendaram no outro tópico. Mas agora tu entende porque eu não fiz isso?

• Membro VIP
Postado

@Lucas Quaresma Agora eu entendo, se você tivesse explicado a situação não teria problema algum.

Você tem que ver do nosso lado também, ninguém aqui é pago para te orientar e as pessoas te ajudam por boa vontade. Quando no primeiro tópico eu, o contiusa o luan cabral falamos "troque a fonte" e você não troca sem ter dado explicação parece que você ta de sacanagem com agente.

Sua situação é delicada. Eu fico com o pé atrás de recomendar mais coisas por causa da fonte mas...

Você pode tentar:

1 - Atualizar a BIOS da placa-mãe

2 - Resetar a BIOS da placa-mãe removendo a bateria por 10s e colocando devolta.

3 - Limpar todos os componentes, você mostrou as fotos no tópico anterior e estão todos bem empoeirados.

4 - Verificar as temperaturas com outros programas.

5 - Verificar se a temperatura realmente está a 80ºC em caso o sensor esteja com defeito. Realizando um teste de estresse no processador e triscando rapidamente o dedo (com muito cuidado) no dissipador do processador.

• Curtir 1
Postado

Obrigado pela compreensão cara, e desculpa se passei a impressão errada sobre tudo isso. Sobre suas recomendações, não estou entendendo o porque de Atualizar a BIOS e coisas relacionadas a isto. Mas se for em relação pra saber se a temperatura mostrada no PC realmente está correta, isso eu posso te dizer que está. Antes estava a 100ºC, com o cooler temporário está a 80ºC. Mas enfim, amigo, eu te agradeço de verdade pela boa vontade de me ajudar, mas se Deus quiser, dessa vez realmente vai dar certo, só preciso esperar a Pasta Térmica chegar, o filtro de linha, e quando tudo isso chegar, eu já compro o Cooler ao meu colega, e então esse problema vai se resolver. A única coisa que restará de problema é essa fonte, que com toda certeza mais pra frente, eu vou comprar outra, e caso ela dê problema, então a responsabilidade caí pra cima do técnico, então por isso é um risco que não será em vão, caso o pior acontecer. Quando as coisas chegarem eu mantenho todos vocês informados, e novamente, obrigado por tudo. @grievous

• Membro VIP
Postado

@Lucas Quaresma A Bios é o primeiro sistema que é carregado quando seu computador inicia, ela faz verificações do hardware, conta a memória e ensina o processador a acessar o HD para carregar o sistema operacional.

E falhas podem acontecer que só a atualização de BIOS pode resolver, pesquisei um pouco sobre seu problema e parece que muita gente tem problema de superaquecimento com seu processador. Existe um tópico imenso no fórum da intel com pessoas discutindo soluções e um usuário criou um guia de como proceder caso você tenha esse problema

https://communities.intel.com/docs/DOC-23517

No guia ele fala que 3 procedimentos resolvem a maioria dos casoss:
1 - Atualizar a Bios.
2 - Verificar a pasta térmica.
3 - Verificar se a BIOS está com o perfil XMP das memórias ativado. Caso esteja ativado você deve desativar, usar o perfil XMP aumenta o consumo de energia da controladora de memória (que fica dentro do CPU) e por sua vez aumenta a temperatura.

Se mesmo assim continuar tendo problemas tem mais coisas para fazer que contribuem com a diminuição das temps.

Postado

@grievous Como eu não sei muito bem como fazer essas etapas, eu vou levar lá no técnico pra ele fazer que nem você disse, passo a passo, certo?

• Membro VIP
Postado

@Lucas Quaresma Você pode levar sim, pedir para verificar a versão da BIOS e atualizar para a versão mais recente caso exista. O mesmo vale para desativar o perfil XMP das memórias, mas uma hora ou outra você terá de aprender a fazer sozinho essas coisas para não ficar dependendo de terceiros.

Pelo menos tente acompanhar o serviço dele para ver o procedimento e aprender algo apenas observando.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!