Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV GRADIENTE HT M299S (mesma JVC AVT2977) pisca led vermelho e desliga


Ir à solução Resolvido por hardtecnica,

Posts recomendados

D929 está ok.

adicionado 23 minutos depois
9 minutos atrás, Classificados Mineiro disse:

@hardtecnica

O terra da fonte primária é diferente do terra da fonte secundária/ isto é, não dá pra aproveitar a orelha do tubo como terra de tudo.

adicionado 0 minutos depois

@hardtecnica

 

É nesse ponto que estou confuso. Não sei mesmo. Poderia ser o - do C906?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok. Vamos as medidas. Na fonte primária, ao contrário da secundária, mesmo depois que ela se desliga eu contínuo tendo tensões, não cai.

 

Ic921:

1: 0v

2: 0v

3: Não medi

4: (consta 18.4v no manual): varia entre 10v e 15v, quando chega em 15v volta pra 10v e sobe novamente e assim por diante.

5: 0v

 

Q921:

B:0.5v

C: -0.5v

E: 0.5V

 

Suspeito esse q921?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, hardtecnica disse:

Ok. Vamos as medidas. Na fonte primária, ao contrário da secundária, mesmo depois que ela se desliga eu contínuo tendo tensões, não cai.

 

Ic921:

1: 0v

2: 0v

3: Não medi

4: (consta 18.4v no manual): varia entre 10v e 15v, quando chega em 15v volta pra 10v e sobe novamente e assim por diante.

5: 0v

 

Q921:

B:0.5v

C: -0.5v

E: 0.5V

o esperado no Q921 é:

C: 10.4V     / B: 9.9V      / E: 10.5V

 

o esperado no IC921 é:

1: 2.8V   / 2: 0V    / 3: 126V    / 4: ? (não consigo visualizar/ verifique no seu esquema)     / 5: 0V

 

Q921 está parado por alguma razão:

Curto ou não está recebendo alimentação (mesma alimentação de VCC/ pino 4 de IC921) através de D922 pelo emissor.

 

Citação

4: (consta 18.4v no manual): varia entre 10v e 15v, quando chega em 15v volta pra 10v e sobe novamente e assim por diante.

como a alimentação está chegando ao pino 4, é fácil supor que devemos encontrar no anodo de D922 um nílvel DC próximo do que você informou (10/15V). Porém, pelas medidas, há de supor que no cátodo não vai encontrar nada porque ele deve estar aberto.

 

A amostra do opto precisa de mais uma tensão pra subir rampa no pino 1 de IC921 e alterar o tempo ON do fet de potência interno, e com isso o STR se vê na condição de proteção por OVP.

 

Cheque D922.

Também duvido da integridade de Q921, mas recomendo que veja o diodo antes.

 

Como eu te disse, estamos chegando ao fim  ;)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Podemos descartar o D922 e trocar o q921 (preciso de instruções de qual seria o substituto, se é algo mais genérico ou mais específico como o ic941)? Porque esse diodo dá ok no circuito, resistência de 518ohm com o negativo do teste no cátodo e infinito invertendo. Ou seja, não parece estar aberto. Mas ainda assim não encontrei nenhuma tensão nesse díodo.

adicionado 12 minutos depois

Para ser mais preciso. No anodo eu não encontro nada, e no catodo 0.2v, as vezes 0.4, 0,5v

adicionado 16 minutos depois

Também sinto que estamos chegando ao fim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Siga essa trilha.

Observe que a alimentação de 18V sai de um terminal do chopper e divide pro ic921 e outra vai pro emissor e base de q921.

 

So precisa descobrir em que ponto essa tensão deixa de chegar.

 

Talvez até a trilha esteja rompida.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RGP10J C1 T3 é o que consta no manual no lugar do D921. Com essa informação eu cheguei no datasheet do NTE552 que segundo o site é equivalente dele e de outros vários.

 

Fonte: https://vetco.net/products/1n5614-600-volt-1a-si-diode-nte552

adicionado 31 minutos depois

Eu nao encontro nenhum resultado quando eu uso esse código que vem após, tipo: "0920A", "9736". Como se ele não importasse na classificação dos diodos. Tanto que no manual consta esse "c1-t3" no lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hardtecnica

Como eu já imaginava, este é um diodo de recuperação rápida.

Amanhã, quando for comprar o diodo, recomendo que aproveite e compre também o Q921, D923 e C925.

 

Como você disse que não tem tensão no anodo, isso não significa que seja verdade. Seu multímetro pode não conseguir medir a tensão AC nesse ponto e talvez por este motivo, não foi possível interpretar a leitura correta. Como só encontrou uma micharia de tensão no cátodo, isso significa que o transístor ou o zêner estejam matando essa tensão.

 

Isso faz sentido pro senhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Virtualmente nenhuma. 

adicionado 2 minutos depois

São aquelas do post mais acima. Nesse cátodo do diodo não deveria ter uns 18.4v que vem do pino 4? Acredito que 10v à 15v no cátodo do d921 seja alguma coisa, aí por isso não sei se seria o momento de descartar o defeito nesse diodo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, hardtecnica disse:

Virtualmente nenhuma. 

depois do cátodo as leituras devem ser em DC.

 

Sendo assim, Amanhã, quando for comprar o diodo, recomendo que aproveite e compre também o Q921, D923 e C925.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, hardtecnica disse:

Ah ok, não sabia disso. Vou medir tudo novamente em AC, estava em DC aqui. Então nesse caso talvez nem precise trocar esse díodo. Certo? @Classificados Mineiro

do lado do anodo, - tudo AC

Depois do cátodo, - Tudo DC.

 

talvez seja necessário substituir o diodo também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu medi agora em AC e nada no anodo, eu substitui por aquele diodo após estar quase convencido que o modelo de ambos é o mesmo. O sintoma não mudou, e nem as medidas.

adicionado 4 minutos depois

Não creio que seja o multímetro.

adicionado 6 minutos depois

Ou melhor. O led está desconectado. Então não posso afirmar ainda que o sintoma não mudou. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!