Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV GRADIENTE HT M299S (mesma JVC AVT2977) pisca led vermelho e desliga


Ir à solução Resolvido por hardtecnica,

Posts recomendados

Kkkk.

Nem tinha reparado.

adicionado 50 minutos depois

Creio que não temos um osciloscópio pra ajudar. Correto?

 

Então, vamos fazer algumas medições complementares pra certificar direitinho o que está acionando a proteção.

 

O que é fato:

Você tem um problema na fonte!

 

Então, mais tarde eu retorno e informo os pontos que desejo conhecer as tensões.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hardtecnica

estou fazendo um levantamento...

Um momento.

adicionado 32 minutos depois

você já me passou as tensões de IC921.

tinha esquecido.

 

Citação

Ic921:

1: 0v

2: 0v

3: Não medi

4: (consta 18.4v no manual): varia entre 10v e 15v, quando chega em 15v volta pra 10v e sobe novamente e assim por diante.

5: 0v

o esperado no IC921 é:

1: 2.8V   / 2: 0V    / 3: 126V    / 4: ? (não consigo visualizar/ verifique no seu esquema)     / 5: 0V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Classificados Mineiro disse:

@hardtecnica

estou fazendo um levantamento...

Um momento.

adicionado 32 minutos depois

você já me passou as tensões de IC921.

tinha esquecido.

 

o esperado no IC921 é:

1: 2.8V   / 2: 0V    / 3: 126V    / 4: ? (não consigo visualizar/ verifique no seu esquema)     / 5: 0V

De fato. Só obtive  tensão no pino 4 e 3 (o do 3 eu medi depois "sem querer", quando toquei intencionalmente no pino 2 do chopper. Eu lembro de ter visto mais de 1000V no display, tirei logo pois me dei conta que era o local perigoso).

 

adicionado 4 minutos depois

Esse 3 é 1260v mesmo, acho que foi isso que meu multimetro mostrou no display.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Esse 3 é 1260v mesmo, acho que foi isso que meu multimetro mostrou no display.

Esses picos podem danificar o multímetro/ por isso recomendei que não medisse alí.

 

Bom, Como não tem tensão nenhuma no pino 1(FEEDBACK) do STR, isso leva a conclusão que não temos condução do opto e do transístor chaveador.

 

Com base nisso, só posso imaginar que IC921 está em curto.

Vamos certificar então...

 

Retire toda a solda do pinos 5, 4 e 1 com a ajuda do sugador de solda e meça a resistência dos pinos 5 e 4 com pino 1.

Se a resistência for zero, podemos ter um curto nele e aí você pode retirar do circuito e refazer as medidas pra se certificar.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Classificados Mineiro disse:

Esses picos podem danificar o multímetro/ por isso recomendei que não medisse alí.

 

Bom, Como não tem tensão nenhuma no pino 1(FEEDBACK) do STR, isso leva a conclusão que não temos condução do opto e do transístor chaveador.

 

Com base nisso, só posso imaginar que IC921 está em curto.

Vamos certificar então...

 

Retire toda a solda do pinos 5, 4 e 1 com a ajuda do sugador de solda e meça a resistência dos pinos 5 e 4 com pino 1.

Se a resistência for zero, podemos ter um curto nele e aí você pode retirar do circuito e refazer as medidas pra se certificar.

 

 

Entre os pinos 1 e 5 eu tenho uma resistência de uns 600ohm e invertendo uns 280ohm. Entre o 1 e o 4 infinito e invertendo vai de -0 e estabiliza em uns 300ohm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hardtecnica

mandei duas fotos pra ver se ajuda.

 

Os pinos 2 e 3 devem também ser medidos/ lembrando que são o Dreno e Source do transístor chaveador do STR:

  • O terminal 2 é o Source;
  • O terminal 3 é o Dreno.

Nota:

Os terminais do STR não podem estar encostando na PCI, se tiver dificuldades, recomendo que retire do circuito e teste corretamente. Eu estou pedindo que olhe direitinho só pra garantir que não estamos deixando para trás um componente com defeito.

 

use a escala de continuidade ou de resistência mais baixa do seu multímetro.

str 2.PNG

str 1.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hardtecnica

Com relação ás medições, ao menos sabemos que não existe um curto muito grave (mas não significa que está funcionando).

 

O próximo passo deveria ser a troca desse STR.

 

Por acaso existe alguma tensão aparecendo do lado secundário dessa fonte?

  • C942;
  • C945;
  • C952.

Qualquer coisa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No secundário eu tenho sim, aquelas tensões que eu já medi e essa do C942 eu membro bem. No secundário eu só tenho aquele pico de quando liga, diferente do primário.

 

Vale dizer que o ânodo no D921 eu tenho um principio de tensão (muito rápido) quando liga e depois fica só  zero, e estamos tentando entender a razão disso.

 

Curto não grave você se refere entre o pino 2 e 3? Do jeito que essa TV é uma incógnita, eu imagino que a substituição do STR não resolva, mas já teria trocado se tivesse um aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já teria trocado tudo na verdade. Hehehehe.... Já me imaginei trocando a placa inteira e o cine e o problema permanecendo, porque essa TV parece fugir a lógica.

 

Tenho algumas de sucata e tenho outra funcionando, só tenho que trocar o capacitor dela que tá meio barrigudo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hardtecnica

Correto.

 

! Desligue a TV da tomada e Não ligue enquanto estiver fazendo isso!

 

  1. Dessolde e deixe completamente limpo os terminais 8 e 9 do chopper, de modo que os terminais dele não venha interferir;
  2. Levante o cátodo de D903;
  3. Pegue uma fonte externa de 12V ´pode ser de computador';
  4. Pegue o fio ou ponteira (-) negativa da fonte e conecte no terra do capacitor de entrada da fonte;
  5. A outra ponta (+) positiva você vai colocar no anodo de D921.

 

O que quero que faça...

  1. Primeiro, veja se tem algum aquecimento excessivo desse lado da fonte/ pegando Q921, IC921 e tudo aí que tiver no caminho dessa alimentação.
  2. Em seguida, faz medições e informe os valores das leituras/ Tensão de base, coletor e emissor de Q921, VCC (pino 4 de IC921)

este é o primeiro passo.

Depois, precisaremos de um trafo de 5 ou 6V (desses de rádio velhos)

 

Veja bem, o ideal seria uma fonte ajustável pra limitarmos a corrente máxima e que a tensão na saída tivesse um nível Dc de 16 a 18V. Assim, esperamos algumas leituras baseada em valores aproximadas/ dependendo de valores absurdos, será necessário uma verificação mais minuciosa.

 

Boa sorte  ;)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Spoiler

 

Posso esperar que o cinescópio entre em ação com essa alimentação externa? O cinescópio fica muito próximo do terra do primário (dissipador do IC 921) pelo fato de eu ter que deixar deitada  placa para medir. O cine está aterrado com o secundário, mas mesmo assim pergunto se tem algum arisco o terra do primário entrar em contado com o do secundário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente desde o dia que medi por vacilo o pino 2 do chopper o multímetro não lê mais corretamente tensões. Eu agora tenho que multiplicar por 4 pra achar o valor real.

adicionado 5 minutos depois

Acredito que deve ter alterado algum resistor no multímetro, mas da pra usar ele assim mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!