Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV GRADIENTE HT M299S (mesma JVC AVT2977) pisca led vermelho e desliga


Ir à solução Resolvido por hardtecnica,

Posts recomendados

Sabemos que tem que chegar algo próximo de 18V depois do cátodo / mais precisamente no emissor de q921.

 

Sabemos também que no chopper sai alimentação também, porque ela chega lá em cima no ic921.

 

Então, 

Tem alguma coisa aí.

Não é necessário medir tudo.

Apenas as tensões de q921.

 

Se não tem, aí é preciso verificar o que está parando isso. 

adicionado 6 minutos depois

No emissor do transístor já deve medir uma tensão com nível DC porque o diodo retifica e o capacitor armazena essa tensão até o próximo pulso de chaveamento de ic921.

 

Como o consumo é lento, até o próximo pulso ele sinda se mantém carregado e portanto temos uma tensão filtrada.

 

Tensão essa que pode ser monitorada facilmente pelo multímetro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

D922 eu também não tenho tensões, assim como o q921.

adicionado 31 minutos depois

C928

 

Antes de abrir esse tópico, lembro de ter sem querer descoberto que esse capacitor poliéster estava meio solto. Ressoldei na espectativa de sanar o defeito. Nada. 

 

O interessante é que só passa tensão até um dos seus lados, o mesmo do acoplador no pino 4, do outro lado do capacitor, passando pelo diodo 927 em diante não tenho mais nenhuma tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

O interessante é que só passa tensão até um dos seus lados, o mesmo do acoplador no pino 4, do outro lado do capacitor, passando pelo diodo 927 em diante não tenho mais nenhuma tensão.

Bom dia.

Dessa forma, o D929 também entra na sua lista de compras.

Mas o opto também merece uma atenção.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opto seria? Ou seja, o capacitor não entra nessa lista?

adicionado 12 minutos depois

Você não quis dizer d927? Quando disse que não tenho mais tensão é da outra perna do C928 em diante, e não do diodo. Coloquei esse diodo como exemplo pra facilitar pra você achar no esquema, porque ele vem logo depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A lista cresce um pouco com ele.

Provavelmente essa fonte perdeu regulagem e saiu brincando quase que tudo nela.

 

Eu disse quase porque não tenho certeza/ só hipóteses baseada nas leituras do multímetro

adicionado 10 minutos depois
Citação

Você não quis dizer d927? Quando disse que não tenho mais tensão é da outra perna do C928 em diante, e não do diodo

O esquema não ajuda muito, mas acho que é o d927 mesmo (próximo do ic921).

Ele é um zener 2V8.

Se tiver em curto, ele mata a tensão a alimentação que vem do pino 3 do opto.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A lista cresce com o capacitor ou entendi errado?

adicionado 3 minutos depois

D927 não está em curto.

adicionado 4 minutos depois

A frio.

adicionado 32 minutos depois

C928 estava com ferrugem, por isso estava solto. Acho que a TV chegou a funcionar com ele nesse estado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Citação

A lista cresce com o capacitor ou entendi errado?

Certo.

 

Quanto aos demais, é importante substituir por questão de garantia mesmo.

 

Existe com toda certeza alguma coisa aberta ou em curto aí.

 

Se tiver uma fonte estabilizada e ajustável, recomendo que use pra refinarmos as causas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenhos vários desse laranja da esquerda aqui de mesma capacitância desse C928. Impresso nesse laranja em cima: "0.1 J 100". O original da direita é 104J de 50V, a tensão só achei no manual. Minha duvida é se esse laranja seria um substituto, pela falta do "V" especificando que aquele 100 é  tensão. Se for serve, ele só é menor fisicamente.

IMG_20170216_154105.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Com a troca do capacitor continuo não tendo tensão do outro lado dele.

O transístor do opto pode não estar conduzindo!!!

É apenas uma hipótese.

 

Citação

É possível que o esteja matando essa tensão seja apenas o q921?

Não acredito, porque ao menos deveríamos ter uma tensão como nível DC no emissor dele.

 

Citação

Posso testar ele fora?

Não tenho o datasheet dele pra verificar se existe resistores internos que podem influenciar a leitura.

Mas pode testar fora, desde que NÃO tente ligar a TV sem ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Classificados MineiroQ921. Tá na mão. http://www.datasheetq.com/pdf/ROHM/220184.pdf

 

Já tirei ele fora.

De forma alguma ligaria a TV sem, pode ficar tranquilo.

adicionado 11 minutos depois

Ou aqui http://alltransistors.com/pdfview.php?doc=2sa933as.pdf&dire=_update

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hardtecnica

Bom dia.

Recomendo que troque sem testar.

 

Quero te explicar uma coisa de forma bem simples...

num dado circuito, só é possível existir um curto, se um semicondutor ou qualquer outro componente levar o potencial elétrico para o terra.

 

Porque eu estou te explicando isso?

Bom, a verdade é que o transístor Q921 por si só, não pode matar o nível DC nos terminais 1 e 2 do STR.

 

Eu estava analisando essa fonte mais um pouco agora, e percebi que os resistores sense estão aí no pino 2(SOURCE).

A função deles é levar uma amostra da frequência/tensão do pino 2 para  1 (feedback).

Portanto, verifique esses resistores assim que puder.

Pois algum deles podem estar em curto.

 

O Zêner no pino 1 faria a mesma coisa.

 

Estou dizendo que estes resistores sobem na sua lista verificação imediata por serem considerados por mim os culpados. Se estiverem bons, a lista antiga permanece/ inclusive o STR.

 

boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, hardtecnica disse:

Acho que entendi. Se você se refere ao R923 e R922 de 0.22 ohm, ambos já foram trocados.

Eu não posso confirmar se são eles porque no momento não tenho acesso ao esquema. De qualquer modo, vale a pena conferir novamente.

 

Você vai comprar as peças hoje?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se der eu compro. Mas como já isolei os diodos e esses dois resistores em paralelo estão novíssimos e perfeitos no teste, seria o q921 e qual outro componente?  O ic921(STR) é complicado de conseguir e caro se achar. É certeza que também preciso trocá-lo ou posso começar por outro?

adicionado 1 minuto depois

Ainda não pude testar o q921 a frio. Posso seguir o teste padrão para transistores com base, coletor e emissor nele? Vou fazer aqui de qualquer forma e posto o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bem frustrante essa TV. Queria encontrar problemas no q921, mas esse PNP está perfeito no teste. Segui rigorosamente e posso te afirmar que se no teste a frio for algo garantido de descartar falsos positivos nele, não há motivo pra trocar.

adicionado 22 minutos depois
Citação

Q921 está parado por alguma razão:

Curto ou não está recebendo alimentação (mesma alimentação de VCC/ pino 4 de IC921) através de D922 pelo emissor.

 

Vou recapitular pra eu mesmo me  reorientar, hehe. Podemos descartar curto em q921. O emissor dele e o d922 não estão recebendo alimentação do pino 4 talvez porque não tenho mais tensão desde o ânodo do d921. Esse danado já foi trocado e continuou sem tensão no ânodo. Já devolvi o original.

 

adicionado 36 minutos depois

Pergunta de new bie. D922 está invertido em relação ao D921. Se d922 (ok no teste a frio no circuito) estiver aberto, ele poderia estar anulando essa tensão do ânodo do d921? Se for uma pergunta tosca não leve a mal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hardtecnica

Citação

Vou recapitular pra eu mesmo me  reorientar, hehe. Podemos descartar curto em q921. O emissor dele e o d922 não estão recebendo alimentação do pino 4 talvez porque não tenho mais tensão desde o ânodo do d921. Esse danado já foi trocado e continuou sem tensão no ânodo. Já devolvi o original.

Bom dia.

Testes a frio não dão sempre garantias de funcionamento do semicondutor./ mas serve pra grande maioria.

 

Eu adoro quando pessoas perguntam. Isso é mágico/ porque força o aprendizado e aprimora técnicas de todo mundo. Faça isso sempre que puder  ;)

 

De volta ao tópico...

 A indicação do transístor pra troca se devia à uma provável presença de um nível DC no seu emissor.

Como você garantiu que não tem NADA no ânodo de D921, é bem provável que não tenha mesmo.

 

Aí se você me perguntasse...

 

Que função esse transístor faz nesse circuito?

Bom, esse circuito faz a realimentação positiva de IC921.

 

Como é possível haver um nível DC de +/- 18V no pino VCC do STR?

D903 e R902 estão fornecendo a alimentação na entrada VCC(pino 4)/ na verdade, esses componentes apenas deveriam entregar um pulso nessa entrada para que o STR inicie a oscilação e se mantenha depois via Q921/ mas nunca uma alimentação contínua.

 

Ele não vai parar! ( me refiro a condução continua de D903 e R902)

Precisa surgir um nível potencial maior na entrada VCC - vinda a partir de Q921 pra acabar com isso. Quando isso ocorrer, saberemos que o circuito está se realimentando.

 

Então, o que pode estar acontecendo?

Portanto, verifique os componentes que estão atrás do diodo D921, incluindo o resistor R932 + o que tiver.

Caso este resistor esteja aberto/ troque. Caso contrário, ressolde o jumper que tem atrás desse resistor e o chopper.

 

Se não tiver nada mesmo, aí você deverá retirar o Chopper e medir a condutividade desse enrolamento(7 e 8). Caso esteja aberto, a solução é troca mesmo.

 

Citação

D922 está invertido em relação ao D921. Se d922 (ok no teste a frio no circuito) estiver aberto, ele poderia estar anulando essa tensão do ânodo do d921?

 

Basta verificar se o ânodo do diodo aponta pro terminal 8 do chopper/ Basta seguir a trilha ou a serigrafia da PCI.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Tenho condução entre o enrolamento 7 e 8. Não está aberto, testei no circuito, mas pelo esquema esse teste dá pra fazer nele sem risco de erro.

 

Citação

Portanto, verifique os componentes que estão atrás do diodo D921, incluindo o resistor R932 + o que tiver.

 

Esse atrás inclui R928, C924? Esse R932 está perfeito no circuito e o jumper que leva ao pino 8 do T921 também. Para descartar a possibilidade de haver solda fria nele eu medi a escala ôhmica do r932 entre sua primeira perna e o pino 8 e 7 do T921. Acredito até já ter ressoldado esse jumper. Na verdade esses resistores de carvão eu poderia descartar como culpados pois já testei todos. Os que estavam enferrujados e descascando eu já troquei, exceto o R962 de 1.2ohm que está até deformado (tenho um aqui e vou trocar por trocar, sei que não tem nada a ver com o defeito no primário), que aliás está ok no teste.

Vale observar que todos os jumpers, resistores, diodos, estão com uma fina camada de oxidação na superfície na parte exposta da placa, mas isso não está impedindo de conduzir sem resistência.

 

Citação

Basta verificar se o ânodo do diodo aponta pro terminal 8 do chopper/ Basta seguir a trilha ou a serigrafia da PCI.

 

 Eles apontam sim.

adicionado 10 minutos depois
Citação

 esses componentes apenas deveriam entregar um pulso nessa entrada para que o STR inicie a oscilação e se mantenha depois via Q921/ mas nunca uma alimentação contínua

  Você quer dizer então que após haver a realimentação, eu não deveria mais ter esse 10v~15v que estou lendo no vcc (pino4)?

 

 O fato dessa tensão estar subindo de 10v à 15v, depois retornando para 10 e subindo para 15, e assim sucessivamente, pode ser uma informação relevante?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hardtecnica

Citação

  Você quer dizer então que após haver a realimentação, eu não deveria mais ter esse 10v~15v que estou lendo no vcc (pino4)?

O pulso nada mais é do que uma tensão com nível DC de curta duração.

Na verdade, ele é tão curto quanto for o nível DC de realimentação e o tempo para superá-lo.

 

Na inicialização, C924 é carregado através da resistência de inicialização, R902.

 

Quando a tensão do terminal 4 de IC921 atinge  um nível DC de 16 V (típico), o circuito de controle permite o funcionamento do STR. Uma vez o que o STR inicia o funcionamento, ele extrai até 30 mA de C924/ fazendo com que o nível DC deste capacitor caia momentaneamente.

 

Assim o STR oscila, e com o chaveamento do fet interno, ele obriga uma corrente a percorrer o chopper, que em seguida induz uma tensão no mesmo, e começa o carregamento de C924 através de D921. Assim, antes do próximo pulso, o nível DC de C924 sobe e alcança os 18V.

adicionado 7 minutos depois
Citação

 O fato dessa tensão estar subindo de 10v à 15v, depois retornando para 10 e subindo para 15, e assim sucessivamente, pode ser uma informação relevante?

Isso ocorre porque C924 demora pra se recuperar/

e com isso, o STR não consegue balancear a corrente de bloqueio dele, e com isso, o bichinho fica sempre tentando e fazendo oscilar a alimentação de entrada Vint.

adicionado 11 minutos depois

Acho que expliquei de mais,

Agora que já conhece a importancia dos elementos na polarização correta de IC921, imagino que vai me dar razão na insistência da investigação neste setor.

 

acontece que o enrolamento que faz a realimentação do STR precisa fornecer uma alimentação pra TV funcionar.

Ainda insisto...

Tem alguma coisa aí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hardtecnica

Pode perguntar até mais.

Não tem problema! 

 

Esse enrolamento auxiliar de que estamos falando, faz justamente uma função que é de fornecer 18V para o STR permanecer funcionando.

 

Como temos uma tensão do outro lado do chopper, e nada nesse auxiliar, há de se concluir que existe algo aberto nesse caminho.

 

Pode ser alguma trilha partida entre o ânodo de D921 e o chopper/ ou o próprio chopper.

 

Há de se supor também, que se caso esse enrolamento auxiliar esteja bom, o defeito pode ser também um curto lá do lado em que o STR chaveia.

 

Estou sem o esquema aqui, por isso não posso te dizer os pinos certos do primário do chopper.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra fechar qualquer lacuna de duvida com relação a uma abertura no chopper ou no circuito, eu medi a continuidade entre o anodo do d921 e o - do C924 e só tenho a resistência do R932 entre eles, ou seja, o problema não está aí entre eles que levam a realimentação do pino 4 do STR. Então podemos avançar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!