Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV GRADIENTE HT M299S (mesma JVC AVT2977) pisca led vermelho e desliga


Ir à solução Resolvido por hardtecnica,

Posts recomendados

10 minutos atrás, hardtecnica disse:

Sem os dois capacitores eu tenho entre -1 e -1.6V (negativo) no coletor. O resto permaneceu o mesmo. 

adicionado 2 minutos depois

Ou seja, só apareceu isso do outro lado. Podemos condenar o q921 ou ainda falta algo?

os capacitores são estes no circulo,

correto?

Capturar.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa,

Não recomendo que troque este transístor até que façamos um teste.

Ele é um PNP, o que significa que a base precisa de uma corrente mais negativa do que no emissor pra conduzir.

 

Poderia colocar um resistor de 10K entre base e terra deste transístor?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente, como parece que a tensão está igual no E e B, o C não conduz. Mas é uma diferença pequena no manual. 10.4v no emissor e 9.9v na base.

adicionado 5 minutos depois

Não posso afirmar uma diferença como essa por conta daquele problema que deu no multímetro. Mas no caso, eu poderia sim colocar o resistor. Só não entendi onde seria o terra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, hardtecnica disse:

Exatamente, como parece que a tensão está igual no E e B, o C não conduz.

Quando o zêner atinge sua Tensão de ruptura ( em outras palavras, quando se alcança a VZ, acontece um rompimento de ligações covalente do semicondutor) e nesse momento o bichinho conduz. Quando em condução, ele força uma circulação de corrente que vem do emissor do transistor por ele também. 

Aí o transístor fica com um potencial mais baixo na base e permite uma condução do outro lado no coletor.

 

Citação

Mas é uma diferença pequena no manual. 10.4v no emissor e 9.9v na base.

De emissor pra base vai haver uma queda de tensão típica de 0,7V, também chamada de Veb/

De emissor pra coletor, também deve existir uma queda típica de 0,3V.

 

Pode fazer as contas que dá isso.

 

adicionado 17 minutos depois

@hardtecnica

O resistor ficaria em paralelo com o zener.

 

Isso é apenas pra forçar o transístor a conduzir e eliminar ele da lista de componentes defeituosos.

 

Em seguida, e se funcionar, recomendo que recoloque os capacitores, retire sua fonte. 

 

Ligue a TV e veja se algo mudou após a troca do zener.

 

Se ainda não tiver funcionando sua RV, consiga um transformador abaixador de uns 6V, desses de rádios relógios e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Classificados Mineiro

 

Com o resistor ( na verdade ele fica em paralelo em  relação a serie de d923 e r925) eu agora tenho coletor conduzindo. Tenho 10.6v na base e 11.4 no coletor e emissor. E agora, devolvo os capacitores, os pinos do chopper, diodo e testo pela fonte da tv?

adicionado 17 minutos depois

 

Citação

Em seguida, e se funcionar, recomendo que recoloque os capacitores, retire sua fonte. 

 

Ligue a TV e veja se algo mudou após a troca do zener.

 Foi isso que fiquei em duvida na pergunta acima. Se devo religar mantendo o resistor e devolvendo tudo que retirei/levantei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo.

Sabemos que o transístor está filé;

Zener Ok.

 

Retire o resistor de 10K;

Coloque os capacitores de volta às suas posições;

Conserte e revise soldas;

Ligue a TV SEM a fonte externa.

 

Ah,

Não se esqueça de reconectar os componentes que levantou, inclusive aquele que faz a partida.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, hardtecnica disse:

Pronto. No aguardo das instruções. Minha projeção atual é de ser o STR.

 

Infelizmente deverás retirar o chopper do circuito.

Sei que dá trabalho, mas não tem como testar no circuito sem que as leituras sofram alterações e sem que comprometa alguma coisa.

 

Os campos em vermelho são os locais onde deverás ligar os terminais do transformador.

Os terminais em azul, serão os locais onde você vai colher uma leitura.

 

Em todos eles(os azuis) deverão ser colhidos alguma leitura.

 

Sei que parece radical, normalmente nínguém faz isso. A título de aprendizagem eu recomendo que faça/

O STR tem muita probabilidade de ser o causador disso tudo.

 

 

Capturar.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa ver se entendi. Você quer que eu pegue outro transformador (de um rádio) e utilize na TV? Esses pontos azuis também devem ser soldados, certo?

 

É fácil achar um substituto pra esse STR F6654?

adicionado 1 minuto depois

Porque talvez seja mais fácil eu conseguir o próprio IC do que um transformador que possa servir neste teste dele.

adicionado 2 minutos depois

Você pensa que se não for o IC seria o transformador/chopper?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, hardtecnica disse:

Deixa ver se entendi. Você quer que eu pegue outro transformador (de um rádio) e utilize na TV? Esses pontos azuis também devem ser soldados, certo?

 

É fácil achar um substituto pra esse STR F6654?

Você não vai ligar nada com o chopper no circuito.

Vai fazer isso com ele fora!

 

acho que não é difícil encontrar esse STR no mercado/ só que deve custar uns 20 mangos.

adicionado 5 minutos depois
Citação

Você pensa que se não for o IC seria o transformador/chopper?

Sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!