Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV GRADIENTE HT M299S (mesma JVC AVT2977) pisca led vermelho e desliga


Ir à solução Resolvido por hardtecnica,

Posts recomendados

  • 3 semanas depois...

Desisti da TV não. Como não consegui aqui o componente eu vou importar da China, assim que eu conseguir um vendedor que envie apenas 1 unidade. Então ela vai ficar aqui no limbo por alguns meses.

 

Ontem eu achei uma Philco de 29 na porta pra ser descartada pela prefeitura. Como estou querendo uma de 29 resgatei ela, modelo PCS-2976S. O sintoma é aquele mesmo que a Sony que reparei com sua ajuda apresentou. Retraços horizontais e instabilidade (a imagem faz que quer fechar horizontalmente, mas nada muito grande), a tela toda cheia. Igualzinho a Sony do meu outro tópico. Ainda não abri ela, se não for algo óbvio eu peço ajuda num outro tópico.

 

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...
  • Solução
Em 12/02/2017 às 08:23, Visitante disse:

Trabalhe pra rastrear os motivos que fazem as tensões de PC921 ficarem tão baixas assim

 

Olá a todos!

 

Após quase 6 anos venho trazer o desfecho desta TV. Fiquei sem tocar nela por todo esse tempo porque na época nada a fazia ligar, nem ao menos standby. Iria trocar o STRF6654, mas o tempo passou e não fui atrás. Esses dias resolvi finalmente abrir novamente, relendo aqui e relembrando, estava certo de substituir aquele componente, até que lembrei que nunca havia levantado o foto-acoplador (PC921) do circuito. Fiz pela primeira vez pra testa-lo no multimetro, já que poderia trocá-lo rapidamente por ter de sucata e ele estava de certa forma na lista de suspeitos na época. Pra minha surpresa ao remover as soldas, percebo que o terminal 4 se soltou de ferrugem, quebrada no meio, as soldas novas pois havia refeito na época, mas o problema estava oculto no orifício da PCB, ou seja, depois de tudo, trocas de componentes, era um terminal desconectado esse tempo inteiro, o que explica o contato ruim quando ela funcionou após a troca do C524 na época antes de parar de vez, e eu fiquei sem ter o que fazer pois já havia refeito pelos menos as principais soldas e continuava variando a imagem com a posiçao da PCB, até que a TV chegou no estado que abre este tópico. Refiz a perna do foto. A TV então parecia ainda ter o mesmo sintoma pelos primeiros segundos, até que pela primeira vez em anos sem receber alta, demorando um pouco mais que o normal, os filamentos então esquentaram e a imagem azul abriu. Era este infeliz "fora" do circuito o tempo todo! 😂

 

Com o uso, logo percebi que o vermelho estava variando até sumir de vez. Quebrando um pouco mais a cabeça primeiro na placa do soquete sem resolver, fui na principal e lá estava o D801 do R, um Zener de 15V, conduzindo diferente dos seus irmãos gêmeos do circuito do G e B. Baixa resistência. Algo de errado não estava certo. 🤔 Fora do circuito confirmei a suspeita de que estava conduzindo dos dois lados no multimetro que tem muito menos de 15v. Tinha um fácil e foi a solução.

 

TV tem imagem ótima, afinal é da japonesa JVC. Mesmo sendo composto dá pra ver os scanlines em 224p. Esta vai acrescetando e preenchendo enquanto não me aventuro no 4 code da Sony.

 

Obrigado @BCP por reativar o tópico.

@Classificados Mineiro infelizmente parece não ter mais perfil ativo aqui. Imensamente grato a ele por toda a atenção e interesse genuíno de ajudar que ele dispôs. Esquemas pouco legíveis, mas ele estava lá me orientado como podia, algo raro na internet naquele nível e com explicações e conhecimento. Você tinha razão, o defeito era no primário.

Não sou técnico, apenas alguém que ama essa tecnologia de display de tubo e busca preservar porque não mais se fábrica.

 

 

20221203_145857.jpg

_20221205_110038.JPG

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!