Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

I7 7700k temperatura


Posts recomendados

@Adenilson de Avila cara, eu não prestava atenção nesses tópicos. É um pessoal muito verde, com 10-100 posts no fórum.

 

CPU-Z talvez seja o app de análise mais usado no mundo por todos os entusiastas. Nos casos em que ele mostra o Core VID, aparece no quadrado "Core VID". Se estiver "Core Voltage" é porque está mostrando core voltage.

 

Mas toda placa-mãe tem os seus bugs, então esses aplicativos às vezes mostram valores errados. Por isso que você tem que usar dois ou três ao mesmo tempo e comparar. 

 

Mas obviamente que eu confio mais no CPU-Z do que no HWmonitor no quesito Vcore. Na verdade, é o HWmonitor que costuma trocar os valores e não avisar. 

 

E você pode sempre conferir no BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Adenilson de Avila disse:

Eu achei que a temperatura estava boa pois ele ficou quase uma hora fazendo o teste e não passou de 81°c na maior parte ficou em 78°c. E antes ele ia pra 88°c. Em idle ele fica entre 45°c e 51°c jogando Sniper Elite 4 ele não passou de 60°c.

De fato, a temperatura melhorou com o VCore reduzido. Mas, como o @Contiusa disse, ainda há alguma coisa estranha ai. Você deveria ter temperaturas um pouco mais baixas, uma vez que o seu water cooler é de alto desempenho.

 

CONECTORES DA PLACA-MÃE:

Em que conector da placa-mãe você plugou a bomba? E os fans do radiador? Eu troquei de placa-mãe porque minha antiga tinha poucos conectores para fans. Agora estou com uma ROG Strix B250F Gaming. Eu pluguei a bomba no conector AIO_Pump e o cabo splitter dos fans do radiador no conector CPU_Fan. Os fans do gabinete (frontal e traseiro) eu liguei em Chassis_Fan1 e Chassis_Fan2.

 

Q-FAN CONTROL:

Uma coisa interessante para baixar ainda mais essas temperaturas aí é usar o Q-Fan Control. Tem duas formas de acessar pela BIOS. Em qualquer modo/painel, aperte a tecla F6 para abrir a janela dos gráficos de automação para cada fan. Basta colocar em modo Manual e alterar a curva. A outra forma... no modo Avançado da BIOS (tecla F7 a partir do modo EasyMode), vá até o painel Monitor. Desça até o fim da lista e entre na opção Q-Fan Control. Por esse caminho dá para controlar a automação da bomba também, coisa que na janela do gráfico (tecla F6) não dá. O modo Standard do Q-Fan Control é muito fraco e os fans ficam em baixa rotação, mesmo com temperaturas altas. O modo turbo não é diferente. O ideal é você deixar cada fan no modo Manual e ir mexendo nessas curvas/valores para colocar essas ventoinhas para trabalhar!! O único problema é que quanto mais rápido elas rodarem, mais ruído vão causar.

 

SOFTWARE ASUS AI SUITE:

Outra opção é instalar o software AI Suite da ASUS. Com ele dá para controlar várias opções como a rotação dos fans e o clock do processador, além de monitorar temperaturas e voltagens. O problema é que já vi muita gente falando que esse software é bugado e que nem sempre dá para confiar nele.

 

Janela do gráfico do Q-Fan Control. (essa imagem NÃO É da minha BIOS, catei ela na internet só para ilustrar)59586455039b2_ASUS170ABIOS07-Q-Fan.thumb.jpg.c26232db76f395b13c9793cd1a268276.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, chrisrezende disse:

De fato, a temperatura melhorou com o VCore reduzido. Mas, como o @Contiusa disse, ainda há alguma coisa estranha ai. Você deveria ter temperaturas um pouco mais baixas, uma vez que o seu water cooler é de alto desempenho.

 

CONECTORES DA PLACA-MÃE:

Em que conector da placa-mãe você plugou a bomba? E os fans do radiador? Eu troquei de placa-mãe porque minha antiga tinha poucos conectores para fans. Agora estou com uma ROG Strix B250F Gaming. Eu pluguei a bomba no conector AIO_Pump e o cabo splitter dos fans do radiador no conector CPU_Fan. Os fans do gabinete (frontal e traseiro) eu liguei em Chassis_Fan1 e Chassis_Fan2.

 

Q-FAN CONTROL:

Uma coisa interessante para baixar ainda mais essas temperaturas aí é usar o Q-Fan Control. Tem duas formas de acessar pela BIOS. Em qualquer modo/painel, aperte a tecla F6 para abrir a janela dos gráficos de automação para cada fan. Basta colocar em modo Manual e alterar a curva. A outra forma... no modo Avançado da BIOS (tecla F7 a partir do modo EasyMode), vá até o painel Monitor. Desça até o fim da lista e entre na opção Q-Fan Control. Por esse caminho dá para controlar a automação da bomba também, coisa que na janela do gráfico (tecla F6) não dá. O modo Standard do Q-Fan Control é muito fraco e os fans ficam em baixa rotação, mesmo com temperaturas altas. O modo turbo não é diferente. O ideal é você deixar cada fan no modo Manual e ir mexendo nessas curvas/valores para colocar essas ventoinhas para trabalhar!! O único problema é que quanto mais rápido elas rodarem, mais ruído vão causar.

 

SOFTWARE ASUS AI SUITE:

Outra opção é instalar o software AI Suite da ASUS. Com ele dá para controlar várias opções como a rotação dos fans e o clock do processador, além de monitorar temperaturas e voltagens. O problema é que já vi muita gente falando que esse software é bugado e que nem sempre dá para confiar nele.

 

Janela do gráfico do Q-Fan Control. (essa imagem NÃO É da minha BIOS, catei ela na internet só para ilustrar)59586455039b2_ASUS170ABIOS07-Q-Fan.thumb.jpg.c26232db76f395b13c9793cd1a268276.jpg

Bom meu Water Cooler tem um conector USB que e pra controlar o software Corsair Link e outro conector cabo splitter pra ligar no CPU FAN instalei como esta no manual! Sobre conectores pra fans minha placa-mãe ROG STRIX Z270E GAMING tem ate de mais isso não e problema e meu Gabinete tem controlador de FAN nele tmb. A velocidade da Bomba e do FANS eu controlo pelo software Corsair Link. Eu to achando boa as temp porque em IDLE e jogando na maior parte ele fica entre 50°c a 55°c e em jogos vai ate 60°c. Não esta bom?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Adenilson de Avila disse:

Bom meu Water Cooler tem um conector USB que e pra controlar o software Corsair Link e outro conector cabo splitter pra ligar no CPU FAN instalei como esta no manual! Sobre conectores pra fans minha placa-mãe ROG STRIX Z270E GAMING tem ate de mais isso não e problema e meu Gabinete tem controlador de FAN nele tmb. A velocidade da Bomba e do FANS eu controlo pelo software Corsair Link. Eu to achando boa as temp porque em IDLE e jogando na maior parte ele fica entre 50°c a 55°c e em jogos vai ate 60°c. Não esta bom?

 

Está bom sim. Se você usa o PC mais para games, então não deve subir muito mais do que isso. Porém, quando o verão chegar, essas temperaturas irão subir.

 

Pelo pouco que entendo de hardware (e pelo que eu aprendi lendo em foruns), o ideal é manter o processador operando a, no máximo, 67-69 graus na maior parte do tempo. Obs: me corrijam se eu estiver errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, chrisrezende disse:

 

Está bom sim. Se você usa o PC mais para games, então não deve subir muito mais do que isso. Porém, quando o verão chegar, essas temperaturas irão subir.

 

Pelo pouco que entendo de hardware (e pelo que eu aprendi lendo em foruns), o ideal é manter o processador operando a, no máximo, 67-69 graus na maior parte do tempo. Obs: me corrijam se eu estiver errado.

Com relação ao verão aqui a onde moro no Mato Grosso e sempre quente! Sobre o processador ele ta trabalhando entre 45°c a 55°c em IDLE e em jogos as vezes ele chega a 60°c. Vou mexer mais um pouco no VCORE dele pra ver se baixo um pouco mais a temperatura. O meu H100i v2 esta instalado como na foto abaixo (a foto não e minha peguei na net). O seu esta assim tmb?

H 100i v2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Adenilson de Avila disse:

Com relação ao verão aqui onde moro no Mato Grosso e sempre quente! Sobre o processador ele ta trabalhando entre 45°c a 55°c em IDLE e em jogos as vezes ele chega a 60°c. Vou mexer mais um pouco no VCORE dele pra ver se baixo um pouco mais a temperatura. O meu H100i v2 esta instalado como na foto abaixo (a foto não e minha peguei na net). O seu esta assim tmb?

H 100i v2.jpg

 

Cuidado para não baixar muito o VCore para não deixar o processador instável. Quando eu usei VCore 1.125 e 1.130, meu PC congelou no AIDA64. Se você quiser temperaturas ainda menores, talvez seja melhor aumentar as curvas dos fans do radiador pelo Q-Fan Control ou baixar o clock na BIOS.

 

Sim, o meu H105 está exatamente como na foto que você postou. Até pouco tempo atrás eu usava ele na frente, pois no meu gabinete antigo não era possível instalar o radiador parte de cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!