Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

I7 7700k temperatura


Posts recomendados

2 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

 

Eu aqui pensando que se ele comprar um bom WC ainda dava colocar 5.0GHz com a diferenca de temperatura...

Mas se você ta achando que e` caso de RMA... tenta mandar isso para RMA para o povo da intel fazer teste se vocês estão achando isso muito errado.

 

 

Isso vai demorar... mas vai ter o caso resolvido ou continuar...

penso que não é caso de RMA porque tem muita gente com esse mesmo problema, ou então deve ter um Lote inteiro com problema e logo descobriremos. Procurei um técnico e o mesmo me cobrou 200 reais so pra dar uma olhada, sem compromisso de que pode resolver o problema, dai resolvi que vou esperar um pouco pois como tem muita gente em outros fóruns com o mesmo problema, logo logo vai surgir alguma solução.
você deve ter vist meu post ai acima, um cara usando configuração parecida porém com water cooler h80i v2 e com temperaturas bem próximas das minhas com o 212x, ai já descarto a possibilidade de erro de instalação.
Outro fato curioso é que vi uns testes com esse processador com baixa temperatura, porém em todos usavam water cooler parrudo. Resumindo, vou esperar uns dias pra ver se alguém descobre o problema mas até então to contando com a possibilidade de comprar um WC bom, já separei a grana, minha maior dificuldade é que sou verde no assunto, e to com dificuldade de conseguir informação para o meu caso em especifico, somente você e o @Contiusa me deram suporte porém desconhecem o problema.  você me sugeriu o WC, o @contiuasa  sugeriu procurar um técnico, mas 200 reais por uma visita pra talvez me dizer pra abrir RMA ou comprar o WC? isso vocês já fizeram e de graça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vi o WC esse h80i v2 no google e e` pequeno... Estou sugerindo uma ``parrudo`` de duas fans.... porque aqui na comunidade ja vi nego com esses pequenos sofrendo com temperatura.

 

Olha mais duas visitas e você poderia gastar o valor do WC parrudo ....

 

O RMA da intel você gasta so com sedex de ida porque ta na garantia.

adicionado 3 minutos depois

Espera o @Contiusa ou outro por segunda ou terceira opinião X)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Bommu Perneta disse:

Eu aqui pensando que se ele comprar um bom WC ainda dava colocar 5.0GHz com a diferenca de temperatura...

 

Não dá, cara. 5Ghz em um H100i só se for um chip premiado mesmo, e o dele não parece ser o caso. Eu estou acompanhando um tópico de over no Kaby Lake e quem está com 5Ghz ou mais está fazendo o delid e usando pasta térmica top, water cooler custom. Quem está usando Liquid Pro no IHS e no cooler diz que a diferença é de 30ºC. Quem não está fazendo o delid está com chips premiados. Mas não vi ninguém a 5Ghz sem o delid. Vi um a 5.1Ghz com apenas 1.32V usando um H110i com delid.

 

Mas são overclocks "oficiais", usando a metodologia do fórum. Porque tem gente que coloca a 5Ghz, roda o AIDA com tudo marcado (fica bem fraco) por meia hora e tá beleza. Aí nem dá para dizer que é overclock. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Contiusa disse:

 

Não dá, cara. 5Ghz em um H100i só se for um chip premiado mesmo, e o dele não parece ser o caso. Eu estou acompanhando um tópico de over no Kaby Lake e quem está com 5Ghz ou mais está fazendo o delid e usando pasta térmica top, water cooler custom. Quem está usando Liquid Pro no IHS e no cooler diz que a diferença é de 30ºC. Quem não está fazendo o delid está com chips premiados. Mas não vi ninguém a 5Ghz sem o delid. Vi um a 5.1Ghz com apenas 1.32V usando um H110i com delid.

 

Mas são overclocks "oficiais", usando a metodologia do fórum. Porque tem gente que coloca a 5Ghz, roda o AIDA com tudo marcado (fica bem fraco) por meia hora e tá beleza. Aí nem dá para dizer que é overclock. 

@Contiusa mas camarada eu so quero estabilizar a temperatura em stock  mesmo,  vc me indicaria algum WC que de conta de baixar essas temperaturas.
qual pasta termica devo comprar

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lu Roxinol você pode comprar um H100i V2 (tem que ver se cabe no seu gabinete), mas entenda que tudo isso que você está passando pode ser inexperiência, cooler mal instalado, chip com pasta TIM mal aplicada de fábrica, Vcore alto. Então você pode estar empurrando o problema com a barriga, mas 'deve' dar uma boa melhorada com o H100i.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Contiusa disse:

@Lu Roxinol você pode comprar um H100i V2 (tem que ver se cabe no seu gabinete), mas entenda que tudo isso que você está passando pode ser inexperiência, cooler mal instalado, chip com pasta TIM mal aplicada de fábrica, Vcore alto. Então você pode estar empurrando o problema com a barriga, mas deve dar uma boa melhorada com o H100i.

eu entendi, mas insito que nao e o cooler mal instalado, eu reinstalei 4x, tudo bem que nunca havia instalado um 212x mas eu monto e desmonto pc a mais de 10 anos, seja pra uso proprio ou de amigo ou apenas para limpesa. Nunca estudei a fundo, apenas suficiente pra montar minha maquina e usala, eu ate cogitei algum erro de intalacao no inicio mas agora posso te garantir que o cooler esta instalado corretamente.  Eu queria perguntar lhe o seguinte, comparado as temperaturas no 212x, quanto em media um h100i v2 seria capas de reduzir
a outra pergunta e se o h110i v2 alem da boa diferenca em preco tem tambem  em desempenho, se vale mais apena ele, ou se tem alguma outra melhor opcao ate 700 reias
eu devo comprar amanha, se poder ser bem especifico no que devo fazer.
se nao couber no gabinete eu troco o gabinete tbm, so quero solucionar essa problema, sem ter que enviar processador pra intel esperar mais de mes, e me estressar mais ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lu Roxinol se quiser algo melhor do que o H110i V2, tem o H115i ou um H110i V2. Os dois vão ser um pouco mais caros do que o H100i, mas eles são maiores (radiador de 280), são mais fortes e o custo benefício é melhor. Só tem que ver se cabe no seu gabinete.

 

Eu também comprava uma pasta Arctic MX-4, mas só pode ser a de embalagem branca. A de embalagem cinza é de 2011 para trás. Não compre a embalagem de 20g da Waz porque vem muita quantidade e sai caro. Só encontrei a MX-4 branca de 4g no Mercado Livre. Outra opção muito parecida é a NT-H1 da Noctua. Fora isso tem a Fusion X1 da Cooler Master. Minha preferida, mas ela é bem consistente e difícil de aplicar / espalhar. Compre a seu próprio risco. Não estou encontrando muitas marcas de pasta no mercado. Acho que as lojas estão esperando o dólar baixar com essa crise do "Trump". Outra opção similar a essas pastas que eu citei é a MasterGel Nano da Cooler Master.

 

Todas elas vão estar na mesma margem de 0,5ºC de diferença. Um pouco mais, um pouco menos, então compre a que for mais fácil, mais barata. Mas eu evitava comprar a Fusion X1. É uma pasta para quem tem mais experiência.

 

Se for comprar em loja, não entre em conversa de vendedor querendo empurrar "Arctic Silver 5". Recuse. É uma pasta ultrapassada, de pior desempenho, com tempo de cura, antiga (você pode pegar um lote fantasma da década de 2000) e você ainda pode pegar uma falsificada. Não compre. Melhor usar a pasta pré-aplicada até você comprar um tubo de pasta atual, novo, moderno e que vai durar alguns anos. Implastec e pastas de tubinho genérico "Silver", "Gold" e similares são embuste. Só compre pasta de marca tipo Cooler Master, Noctua, Xigmatek, Arctic, Gelid, etc. Nada génerico ou nacional.

 

Sobre a diferença de temperatura, eu testei um Hyper 212X, que é igual ao Themis Evo. O Themis Evo é 10ºC mais quente do que o H45 no meu i7-3770K a 4.4Ghz, mais ou menos o Vcore que você está usando. O H100i V2 talvez seja uns 4ºC melhor do que o H45, e o H110i e o H115i de 6ºC ou mais. Por aí você faz as contas. De 12 a 16ºC mais frio com o H100i e de 14 a 20ºC mais frio com o H110 ou H115.

 

Mas isso no meu sistema, comparado ao Hyper 212X que está instalado certinho, com pasta topo de linha, em teste de bancada, Vcore decente, etc. Sem contar que o meu i7 tem a pasta TIM super bem aplicada de fábrica (dei sorte). No seu sistema, dependendo do contexto, espere resultados diferentes. Não posso dizer nada com certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa sabe algum lugar aqui no rj onde eu consiga ir comprar e trazer pra casa, ultimas peças compradas na na net levou 11 dias pra chegar aqui.
enquanto aos WC qye vc citou encontrei o H100i v2 a 640,00 na kanum
e o h110i v2 pelo mesmo preço na pichau.
eu verifiquei i o gabinete m25-w cabe um radiador até 280, com altura de 5cm contando com a ventoinha, porém so cabe na parte frontal, há algum problema em instalar o radiador na frente ?
outro detalhe que atentei são as entradas de ar frontal do meu gabinete, vou colocar o link dele e vc pode da uma olhada se há algum problema?
http://www.kabum.com.br/produto/84082/gabinete-sharkoon-m25-w-black-atx-/?tag=m25-w

o WC que fiquei de olho é esse aqui
http://www.pichau.com.br/hardware/cooler-processador/water-cooler-corsair-hydro-h110i-v2-cw-9060026-ww

muito obrigado pela ajuda
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lu Roxinol na parte frontal não cabe, só cabe dois fans de 120. O H110i tem dois fans de 140. Em cima talvez caiba, mas para colocar dois fans de 140 teria que tirar a baia de driver de DVD. Mas tem que ver se não vai bater nas memórias ou se as mangueiras vão caber. Porque uma coisa é caber dois fans de 140, outra coisa é caber um water cooler de 280.

 

Na dúvida compre o H100i V2.

 

Aqui no Rio não vale a pena. Só no Boa Dica, mas está tudo muito mais caro. Se fizer a compra pelo Kabum, pode comprar a pasta térmica aqui, no Edifício Avenida Central, porque no Kabum esgotaram todas as pastas. Na Pichau também não tem nada que preste de pasta. Só encontrei por um preço decente a MasterGel Nano. Está até bem barato. Mas na cidade não tem nenhum water cooler com preço bom, só entre 700-800 reais. Então se quiser comprar outra pasta de outra loja, dá tudo na mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Contiusa disse:

@Lu Roxinol na parte frontal não cabe, só cabe dois fans de 120. O H110i tem dois fans de 140. Em cima talvez caiba, mas para colocar dois fans de 140 teria que tirar a baia de driver de DVD. Mas tem que ver se não vai bater nas memórias ou se as mangueiras vão caber. Porque uma coisa é caber dois fans de 140, outra coisa é caber um water cooler de 280.

 

Na dúvida compre o H100i V2.

 

Aqui no Rio não vale a pena. Só no Boa Dica, mas está tudo muito mais caro. Se fizer a compra pelo Kabum, pode comprar a pasta térmica aqui, no Edifício Avenida Central, porque no Kabum esgotaram todas as pastas. Na Pichau também não tem nada que preste de pasta. Só encontrei por um preço decente a MasterGel Nano. Está até bem barato. Mas na cidade não tem nenhum water cooler com preço bom, só entre 700-800 reais. Então se quiser comprar outra pasta de outra loja, dá tudo na mesma.

então, da uma olhada nesse link aqui do gabinete, ele diz que cabe radiador de 280, eu já retirei as gavetas  das baias de dvd pra melhorar circulação de ar, aparentemente o radiador vai bater nas travas da memorias na parte superior, já na frontal aparenta da com folga
https://pt.sharkoon.com/product//M25-W#desc

IMG_20170131_134039859.thumb.jpg.45c99c719633ee77e3dfd4db2edc5e02.jpg


IMG_20170131_134027546.thumb.jpg.7e4e6e7f01ba8e20aa079d8a70c3f145.jpg

IMG_20170131_133908972.thumb.jpg.bee6a8cb7ab646d50c1e57d782de133e.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lu Roxinol nas especificações apenas diz dois fans de 120 na frente, então você tem que medir e ver se cabe. Veja as especificações dos water coolers no site da Corsair.

 

Mas o problema de instalar na frente é que as mangueiras ficam para cima e o bloco fica ainda mais acima do radiador, então se houver ar dentro do radiador ele vai subir para a bomba. Já vi várias pessoas usarem radiador na frente, mas corre o risco de a bomba ficar fazendo barulho e eventualmente até quebrar (ar na bomba é prejudicial).

 

Eu arranjaria uma maneira de instalar no teto, se der.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Contiusa disse:

@Lu Roxinol nas especificações apenas diz dois fans de 120 na frente, então você tem que medir e ver se cabe. Veja as especificações dos water coolers no site da Corsair.

 

Mas o problema de instalar na frente é que as mangueiras ficam para cima e o bloco fica ainda mais acima do radiador, então se houver ar dentro do radiador ele vai subir para a bomba. Já vi várias pessoas usarem radiador na frente, mas corre o risco de a bomba ficar fazendo barulho e eventualmente até quebrar (ar na bomba é prejudicial).

 

Eu arranjaria uma maneira de instalar no teto, se der.

no site da kabum diz isso que vc falou, mas no link da shakoon que te mandei no post acima .
Screenshot_11.thumb.png.f9b4c33203e8ca2cf89ed9c4be73f621.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lu Roxinol não, cara, eu não vejo essas coisas em sites de venda. Eu vejo no site oficial, nas especificações. Como são informações conflitantes (ainda menciona radiador), você tem que medir aí no seu gabinete. E como eu disse, se vier um pouco de ar no radiador, e sempre vem um pouco, corre o risco de subir ar para a bomba. Veja se cabe em cima.

 

 

 

 

radiador_02.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fells bad cara.

4centimetros até a trava do slot de memoria
IMG_20170131_134039859.thumb.jpg.45c99c719633ee77e3dfd4db2edc5e02.jpg
e 5,5 centímetros até essa  parte aberta onde ta o frontal de baixo.
IMG_20170131_134027546.thumb.jpg.7e4e6e7f01ba8e20aa079d8a70c3f145.jpg

o h110i v2 precisa de no mínimo 5cm, 2,5 do radiador + 2,5 do fan
enquanto a ser 280 ou 240 não influenciaria no meu caso pois não muda a altura so comprimento

adicionado 5 minutos depois

na boa, não to disposto a gastar + de 1000 reais com outro gabinete + WC não cara, já gastei 6.5 nessa maquina, vou colocar essa porcaria a venda no mercado livre, se alguém quiser comprar essa merda eu compro outro, se não que frite essa bosta.
MOD pode fechar o tópico, problema sem solução .

obrigado por todo apoio @Contiusa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Lu Roxinol disse:

vou colocar essa porcaria a venda no mercado livre,

 

Hahahaha! Eu sei como é, dá vontade de jogar pela janela. Como o colega acima falou, você precisa ver isso, porque hardware é assim mesmo. Os micros da Intel tem alguns problemas, os da AMD tem outros, e passa geração e vem geração e os problemas mudam.

 

Se você não tem paciência para fazer essas coisas, faz o que eu disse. Chame um colega mais manjado e peça para ele ajustar as coisas.

 

adicionado 40 minutos depois

@Lu Roxinol eu dei uma pesquisada sobre os núcleos do processador e vi que a 6ª e 7ª gerações (Skylake / Kaby Lake) tem vindo com os núcleos com temperaturas mais homogêneas devido a melhor distribuição dos cores. Isso era uma dúvida antiga minha. Ou seja, a pasta TIM do seu processador está legal. Desculpe a minha falha.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, RS Faria disse:

@Lu Roxinol

 

Vcê experimentou mexer no VCore dele?

não experimentei não, vc deu uma olhadas nos testes que eu fiz ? ta tudo no tópico, se tiver algum tempo disponível da uma olhada, tem praticamente toda informação necessária pra vc opinar especificamente no que devo fazer, desde j´pa grato camarada.

adicionado 1 minuto depois
49 minutos atrás, Contiusa disse:

 

Hahahaha! Eu sei como é, dá vontade de jogar pela janela. Como o colega acima falou, você precisa ver isso, porque hardware é assim mesmo. Os micros da Intel tem alguns problemas, os da AMD tem outros, e passa geração e vem geração e os problemas mudam.

 

Se você não tem paciência para fazer essas coisas, faz o que eu disse. Chame um colega mais manjado e peça para ele ajustar as coisas.

 

adicionado 40 minutos depois

@Lu Roxinol eu dei uma pesquisada sobre os núcleos do processador e vi que a 6ª e 7ª gerações (Skylake / Kaby Lake) tem vindo com os núcleos com temperaturas mais homogêneas devido a melhor distribuição dos cores. Isso era uma dúvida antiga minha. Ou seja, a pasta TIM do seu processador está legal. Desculpe a minha falha.

 

 

sendo assim descarto defeito de fabricação ?
e ficamos em gargalo do 212x ou problema de instalação ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Lu Roxinol disse:

sendo assim descarto defeito de fabricação ?
e ficamos em gargalo do 212x ou problema de instalação ?

 

Sim, descartado o defeito de fabricação. O que resta agora é problema de instalação ou Vcore alto. Acho muito improvável o gargalo do Hyper 212X.

 

Uma coisa simples que você pode fazer é comprar a pasta térmica. A NT-H1 da Noctua é uma boa opção e está barata. Mesmo que você troque de cooler, você vai poder usá-la por alguns anos em qualquer cooler.

 

Eu não conheço o BIOS da MSI, então você teria que pesquisar para saber como baixar o Vcore.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Contiusa disse:

 

Sim, descartado o defeito de fabricação. O que resta agora é problema de instalação ou Vcore alto. Acho muito improvável o gargalo do Hyper 212X.

 

Uma coisa simples que você pode fazer é comprar a pasta térmica. A NT-H1 da Noctua é uma boa opção e está barata. Mesmo que você troque de cooler, você vai poder usá-la por alguns anos em qualquer cooler.

 

Eu não conheço o BIOS da MSI, então você teria que pesquisar para saber como baixar o Vcore.

eu já vionde abaixo o vcore, mas em quanto devo colocalo ?
eu vi a pasta térmica q vc falou, vou compra la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 @Lu Roxinol como a sua CPU fica em 4.2Ghz em teste de estresse, tente colocar a 1.100v e rode o OCCT por 15 minutos (foto abaixo). Onde está 13 na imagem, coloque 15, e deixe na aba CPU:OCCT. Se passar de 80ºC, use o AIDA64 marcado CPU e FPU. Se ainda assim passar de 80ºC, marque apenas CPU.

 

Mas com Vcore de 1.100v não deve passar de 80ºC nem com o OCCT.

 

Aí você faz o seguinte:

 

Se 1.100v passar por 15 minutos, rode meia hora. Se passar por meia hora, rode por seis horas.

Se 1.100v não passar nos 15 minutos, aumente para 1.105v. Se não passar, aumente para 1.110v (e assim por diante até passar).

Quando você conseguir passar no teste de 6h, suba 10v só por garantia, especialmente se o teste for no AIDA64, que é mais fraco.

 

Acredito que você consiga ficar entre 1.100v e 1.130v.

 

Com esse Vcore a temperatura não deve passar de 65-70ºC jogando.

 

 

OCCT2.jpg

adicionado 2 minutos depois

 

@Lu Roxinol ah, lembre também que se o Vcore for muito baixo o micro pode não dar boot, aí você tem que limpar o CMOS da placa-mãe (dar o reset). Algumas placas-mãe têm botão de reset justamente para isso.

 

Tem gente que deixa rodando no teste de estresse da noite para o dia ou até 24h para considerar o Vcore ou overclock estável, mas se passar por 6h e você aumentar 10v no Vcore, não vejo problema. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Contiusa disse:

 @Lu Roxinol como a sua CPU fica em 4.2Ghz em teste de estresse, tente colocar a 1.100v e rode o OCCT por 15 minutos (foto abaixo). Onde está 13 na imagem, coloque 15, e deixe na aba CPU:OCCT. Se passar de 80ºC, use o AIDA64 marcado CPU e FPU. Se ainda assim passar de 80ºC, marque apenas CPU.

 

Mas com Vcore de 1.100v não deve passar de 80ºC nem com o OCCT.

 

Aí você faz o seguinte:

 

Se 1.100v passar por 15 minutos, rode meia hora. Se passar por meia hora, rode por seis horas.

Se 1.100v não passar nos 15 minutos, aumente para 1.105v. Se não passar, aumente para 1.110v (e assim por diante até passar).

Quando você conseguir passar no teste de 6h, suba 10v só por garantia, especialmente se o teste for no AIDA64, que é mais fraco.

 

Acredito que você consiga ficar entre 1.100v e 1.130v.

 

Com esse Vcore a temperatura não deve passar de 65-70ºC jogando.

 

 

OCCT2.jpg

adicionado 2 minutos depois

 

@Lu Roxinol ah, lembre também que se o Vcore for muito baixo o micro pode não dar boot, aí você tem que limpar o CMOS da placa-mãe (dar o reset). Algumas placas-mãe têm botão de reset justamente para isso.

 

Tem gente que deixa rodando no teste de estresse da noite para o dia ou até 24h para considerar o Vcore ou overclock estável, mas se passar por 6h e você aumentar 10v no Vcore, não vejo problema. 

não to conseguindo alterar o vcore, ta em auto, dai coloco em manual, quando coloca o valor automaticamente muda para 1700 e fica em cor vermelha, tentei varias vezes procurei na net e não achei.
la tem a opção de alterar o core ratio que quando diminuo por exemplo 4.2 o Vcore muda sozinho pra 1.152, ou 4.0 fica em 1088. se vc souber o pq ñão to conseguindo alterar ou como devo fazer manda ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Lu Roxinol disse:

não to conseguindo alterar o vcore, ta em auto, dai coloco em manual, quando coloca o valor automaticamente muda para 1700 e fica em cor vermelha, tentei varias vezes procurei na net e não achei.
la tem a opção de alterar o core ratio que quando diminuo por exemplo 4.2 o Vcore muda sozinho pra 1.152, ou 4.0 fica em 1088. se vc souber o pq ñão to conseguindo alterar ou como devo fazer manda ai.

Bom, pra fazer OC, o princípio é mexer no multiplicador (Ratio), depois mexe no Vcore, se precisar.. Mexa no Ratio mesmo.. Se o Vcore acompanhar e não der BOOT, você terá de mexer nele manualmente, também..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lu Roxinol você está fazendo nas opções abaixo? Na aba AI Tweaker. Deixando o CPU Core Voltage em Manual e depois setando o Vcore no Voltage Override? Se der, coloque logo em 1.130v e faça um teste com o OCCT de 15 minutos.

 

 

asus_over.jpg

 

Mas o BIOS da Asus é muito complicado (para mim) e pode mudar de geração para geração. Esse aí é de uma Z170.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Vai la ver o manual que postei antes aqui para a bios do cara com instruções.

 

@Lu RoxinolPelo visto ele deu azar no processador quente e deu sorte na placa de video fria...

 

Pelo menos agora ele esta querendo vender o pc em vez de quebrar... temos um pregresso X) Vamos la cara, to acompanhando aqui ate` o fim para ver se finalmente vc resolve seu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!