Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aterramento em uma única tomada


Posts recomendados

Olá, preciso urgentemente instalar um aterramento em uma única tomada, gostaria de instalar em todas mas serei forçado a deixar pra depois. O problema e que eu não entendo nada de rede elétrica, desta forma, resolvi passar a tarde dando uma estudada "básica" sobre o assunto  pra que eu mesmo pudesse fazer a instalação. E gostaria da opinião dos amigos pra não fazer nada errado!

 

Gostaria de saber se a seguinte forma de instalação já deixaria a tomada aterrada:

 

ZjMaiIb.jpg

 

Eu tenho a tomada com o terceiro pino de terra instalada aqui em casa, porém, ela só está com o fio de neutro e fase, gostaria de saber se eu ligar um fio no terra e puxar pra fora de casa e ligar diretamente na haste de aterramento e afundá-la na terra eu já teria uma tomada 100% aterrada ? ou eu precisaria de outra coisa ? Lembrando que minha casa não tem quadro de distribuição, somente aqueles padrões de energia normais que ficam na calçada.

 

Resumindo, eu só iria ligar um fio no terra da tomada e puxar ele pra fora e ligar na haste, funcionaria ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pablo Franco, teoricamente funcionaria (dificilmente os 100%) mas o que vc vai ligar nesta tomada?

Vc disse que não tem QD na casa então como são divididos os circuitos (ilum, tom uso geral, chuveiro, etc)?

Normalmente o neutro da concessionária é aterrado na entrada. Por que não coloca mais uma ou duas hastes na entrada e puxa o terra de lá?

Um aterramento que cumpra suas funções teria que ter menos de 10ohms e isso vai depender muito da resistividade do solo. Então, uma, duas ou três hastes é relativo. E dependendo como é sua instalação elétrica um segundo aterramento pode gerar uma diferença entre eles em caso de descargas atmosféricas (raios). 

Outro detalhe é o conector olhal (eese de latão que aparece na sua foto) que também é bem discutível.

A haste é cobreada. o conector é de latão e o parafuso zincado. Como a haste está aterrada formará um eletrólito e isso acarretará no fenômeno da pilha galvânica, levando à corrosão. O primeiro que vai é o parafuso. Com isso aumentará drasticamente a resistência do conjunto e o aterramento perderá a eficiência. A única forma de burlar isso é a solda exotérmica.

Se vc está querendo aterrar somente uma tomada não adianta nem falar mas eu só utilizo solda exotérmica. Veja a qualidade abaixo:

 

setores residencial.jpg

2013-03-10-243b.jpg

2012-08-10-035.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Triumvirat Então, eu vou ligar um PS4+TV+PC+Home+Telefone fixo+Monitor+modem+roteador. Não vou saber lhe explicar como são dividido os circuitos pois não entendo muito sobre rede elétrica. Mas eu olhei aqui e me parece uma instalação bem simples(ou não).

 

Uma vez instalado, eu consigo medir o ohms através de um multímetro ? 

 

21 minutos atrás, Triumvirat disse:

E dependendo como é sua instalação elétrica um segundo aterramento pode gerar uma diferença entre eles em caso de descargas atmosféricas (raios). 

 

Posso interpretar essa diferença como desproteção?

 

Caso eu faça a instalação da forma demonstrada no tópico eu posso correr algum risco de dano nos equipamentos ? como por exemplo, quando ocorrer uma descarga de energia elétrica ela não ser direcionada pro terra ? Lembrando que usarei um clamper energia 8 nessa tomada.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pablo Franco, o desenho não te deu uma luz no problema? o desenho é de uma instalação bem básica (nem possui DDR). 

Se vc soubesse o trabalho que dá fazer uma eficiente medição de resistência de aterramento... não com multímetro, somente com equipamento dedicado - terrômetro.

Descarga atmosférica é uma coisa bem complexa e nem o pára-raios (SPDA) garante proteção - somente minimiza os danos. A diferença que escrevi é no caso da descarga atmosférica cair na fiação da concessionária e entrar via centro de medição. Um aterramento subirá a um patamar diferente do outro e isso é um problema. Ainda, dependendo da resistividade do solo (baixa) e distância entre aterramentos, isso pode acontecer via solo. Chama-se área de influência de eletrodos.

 

Aqui no fórum existe farto material sobre aterramento, tipos, explicações, NBR5410, etc. Existe um - não lembro o nome do colega - que teve uma paciência e fez um bom artigo a respeito.

 

Risco com descarga atmosférica sempre tem independente do que utilizar. Um líder (aquele descarga principal) pode chegar a 200kA. 

O problema é que o neutro está aterrado lá na entrada e isso se chama ligação equipotencial. Fica difícil vc melhorar o aterramento no centro de medição e puxar um terra para esse local?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As concessionárias de energia não garantem o aterramento do neutro e, por essa razão, exigem que toda residência tenha o neutro aterrado. 

11 horas atrás, Pablo Franco disse:

Não vou saber lhe explicar como são dividido os circuitos pois não entendo muito sobre rede elétrica. Mas eu olhei aqui e me parece uma instalação bem simples(ou não).

Mesmo tendo um quadro de distribuição pequeno (6 disj.) ele é necessário pois também acomoda as barras de proteção e neutro.

Vamos voltar um pouco... esse aterramento é para proteger os equipamentos que citou contra surtos. Em alguns locais, por questões diversas, a incidências de descargas atmosférica é maior. Se esse é o seu caso um DPS adicional na entrada (centro de medição) pode ajudar. Para um bom funcionamento de um protetor é necessário um aterramento em boas condições. E para que isso exista algumas regras devem ser observadas.

11 horas atrás, Pablo Franco disse:

Você sugere que eu localize aonde o neutro está aterrado e aterre outra haste(s) ali ? Neste caso, eu teria que remover o fio do neutro na haste pra colocar o do terra ? Ou teria que colocar ambos os fios ?

O neutro está aterrado na sua entrada de energia (centro de medição). No local é piso? existe caixa de inspeção de aterramento ou não? alguém enfiou uma haste, colocou conector, puxou um cabo e cimentou por cima (errado)? A caixa de inspeção - como o nome já diz - é para inspecionar as condições do aterramento (aquele problema da corrosão que falei no inicio). 

Não é o fio do neutro que está na haste. Existe um cabo que sai da haste (deveria ser verde) e vai para o barramento ou é ligado com conector split-bolt ao neutro. Prefiro a barra.

A intenção é melhorar o aterramento lá na entrada deixando-o mais eficiente. Como não haverá medição da resistência do mesmo, 3 hastes com 2 m de distância entre elas ajudarão bastante para que a resistência caia.

Como já te disse existem vários tipos de aterramentos(TN-S, TN-C, TN-CS, TT, IT) e todos funcionam mas é recomendável não fazer uma salada entre eles. É comum as concessionárias, para consumidores residenciais, utilizar o esquema TN-CS.

Outra coisa, aprender ou melhorar nossas noções nunca é demais. Baixe o arquivo, tem desenhos e muitas explicações a respeito.

http://br.prysmiangroup.com/br/files/manual_instalacao.pdf

O último desenho (40) é da Celg.

 

 

qd01.JPG

dps01.JPG

celg.JPG

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Triumvirat disse:

Mesmo tendo um quadro de distribuição pequeno (6 disj.) ele é necessário pois também acomoda as barras de proteção e neutro.

 

Mas um quadro de distribuição, com as barras de proteção e neutro, será necessário até mesmo pro esquema que eu citei ? a forma exposta não funcionaria nem parcialmente em termos de proteção ? 

 

5 horas atrás, Triumvirat disse:

Vamos voltar um pouco... esse aterramento é para proteger os equipamentos que citou contra surtos. Em alguns locais, por questões diversas, a incidências de descargas atmosférica é maior. Se esse é o seu caso um DPS adicional na entrada (centro de medição) pode ajudar.

 

A princípio, eu pensava em instalar um VCL da clamper de 40kA, mas eu não tenho quadro de distribuição e o padrão de energia parece que só acomoda um único disjuntor. 

 

5 horas atrás, Triumvirat disse:

Para um bom funcionamento de um protetor é necessário um aterramento em boas condições. E para que isso exista algumas regras devem ser observadas.

 

No método citado por mim o aterramento não estaria em boas condições ? Somente o aterramento no centro de medição teria as condições necessárias, nesta ocasião ? Um filtro da clamper não exerceria suas funções no tipo de aterramento citado por mim ?

 

5 horas atrás, Triumvirat disse:

O neutro está aterrado na sua entrada de energia (centro de medição). No local é piso? existe caixa de inspeção de aterramento ou não? alguém enfiou uma haste, colocou conector, puxou um cabo e cimentou por cima (errado)? A caixa de inspeção - como o nome já diz - é para inspecionar as condições do aterramento (aquele problema da corrosão que falei no inicio). 

 

No local é piso somente a parte onde o padrão foi cimentado, o resto é terra. Não existe caixa de inspeção de aterramento. Acabei de tirar dúvidas com a pessoa responsável pela construção da casa e ela me confirmou que embaixo desse cimento tem uma haste de aterramento.

 

5 horas atrás, Triumvirat disse:

Não é o fio do neutro que está na haste. Existe um cabo que sai da haste (deveria ser verde) e vai para o barramento ou é ligado com conector split-bolt ao neutro. Prefiro a barra.

A intenção é melhorar o aterramento lá na entrada deixando-o mais eficiente. Como não haverá medição da resistência do mesmo, 3 hastes com 2 m de distância entre elas ajudarão bastante para que a resistência caia.

 

Entendi, então a resistência baixa é a prioridade, tentarei fazer desta forma. Caso eu coloque mais 2 hastes pra somar com a que esta aterrada na central de medição, totalizando 3, com a distância sugerida de 2m entre cada uma, bastaria eu interligar as barras e conectar o fio de terra em uma delas e ligar na terra da tomada pra obter a proteção do terra ?

 

5 horas atrás, Triumvirat disse:

Outra coisa, aprender ou melhorar nossas noções nunca é demais. Baixe o arquivo, tem desenhos e muitas explicações a respeito.

http://br.prysmiangroup.com/br/files/manual_instalacao.pdf

O último desenho (40) é da Celg.

 

Muito obrigado, vi o documento e parece ser bem simples o aprendizado.

 

@Triumvirat

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pablo Franco

2 horas atrás, Pablo Franco disse:

Mas um quadro de distribuição, com as barras de proteção e neutro, será necessário até mesmo pro esquema que eu citei ? a forma exposta não funcionaria nem parcialmente em termos de proteção ? 

O primeiro desenho mostra a função do QD no conjunto entrada e circuitos terminais. Imagine uma residência pequena com sala, cozinha e banheiro. Na sala terá pelo menos uma lâmpada (cabo 1,5mm2) e uma ou duas tomadas de uso geral (TUG-cabo 2,5mm2). Na cozinha terá uma geladeira e um micro-ondas (TUE-tom de uso específico). No banheiro um chuveiro elétrico (TUE). Chuveiro e micro-ondas tem uma potência maior e por isso destina-se uma ligação especial (TUE) com cabo e disjuntor compatível à carga.

Vc disse que não tem QD e me deixou curioso sobre como fizeram os circuitos com um único disjuntor.

Isso na realidade não foi feito por um eletricista. Enfim...

Vc deve ter seus motivos e não quero perguntar e nem precisa responder. O QD é necessário para que a instalação fique mais adequada. Eu já vi tantos problemas em instalações que daria para escrever um livro sobre o assunto.

Respondendo: a forma exposta funcionaria parcialmente (com os riscos já expostos) mas uma haste (sem levar em conta o tipo de solo) dificilmente chegará em um valor de resistência adequado. 

 

2 horas atrás, Pablo Franco disse:

No método citado por mim o aterramento não estaria em boas condições ? Somente o aterramento no centro de medição teria as condições necessárias, nesta ocasião ? Um filtro da clamper não exerceria suas funções no tipo de aterramento citado por mim ?

 

Qual a distância do centro de medição até a tomada? eu eliminaria o aterramento que está cimentado - mesmo porque quem sabe o que existe embaixo? - e faria um novo - com cx. de inspeção. 

Esse filtro que está se referindo são dois aparelhos em um só. O filtro propriamente dito e o protetor contra surtos. Já vi uns "filtros" que não precisam de aterramento mas em elétrica costumamos chamar de "percurso de falta" que é o caminho que a corrente de falta fará para se extinguir (no caso um aterramento) e o mesmo acontecerá com descarga atmosférica.

Se vc tem acesso à pessoa que construiu podia levar umas dúvidas/sugestões sobre a ligação dos circuitos terminais.

2 horas atrás, Pablo Franco disse:

Entendi, então a resistência baixa é a prioridade, tentarei fazer desta forma. Caso eu coloque mais 2 hastes pra somar com a que esta aterrada na central de medição, totalizando 3, com a distância sugerida de 2m entre cada uma, bastaria eu interligar as barras e conectar o fio de terra em uma delas e ligar na terra da tomada pra obter a proteção do terra ?

Instalar as barras, conectar no centro de medição onde está conectado o aterramento existente. Pelo que entendi só tem 1 fase e um neutro na entrada, é isso? só tem 127vac e não 220vac?

Se ler esse manualzinho com atenção entenderá melhor o que conversamos.

 

Vou postar uma foto para vc ver o que um aterramento em más condições pode fazer. Esse é um edifício residencial e a corrente do raio ao descer pelo cabo do pára-raios (SPDA) preferiu romper a rigidez dielétrica do ar, explodir a parede e buscar uma ferragem da construção ao invés de descer pelo cabo para o aterramento no solo (conector olhal, resistência alta).

 

raio165a.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Triumvirat disse:

Qual a distância do centro de medição até a tomada? eu eliminaria o aterramento que está cimentado - mesmo porque quem sabe o que existe embaixo? - e faria um novo - com cx. de inspeção. 

 

A distância é de 5 ou 6 metros, não excedendo isso! No meu caso, não seria possível eliminar o aterramento pois não conto com equipamentos pra quebrar concreto.

 

20 minutos atrás, Triumvirat disse:

Instalar as barras, conectar no centro de medição onde está conectado o aterramento existente. Pelo que entendi só tem 1 fase e um neutro na entrada, é isso? só tem 127vac e não 220vac?

 

Exatamente, F+N na entrada e a energia é 220v.

 

Por ora, deixarei essa instalação de lado pois não terei a proteção que preciso. Agradeço ao amigo @Triumvirat pela atenção e suporte.

 

Uma última pergunta, existiria alguma forma de evitar aquelas quedas de energia em que os equipamentos apagam e religam no mesmo instante, coisa de milésimos de segundo ? ou esse tipo de queda e impossível de se evitar ? Quando digo evitar, digo no sentido de permanecer com os equipamentos ligados sem que eles desliguem.

 

Na minha região praticamente todos os dias da semana tem esses tipos de queda, aquelas quedas que a energia cai e demora horas pra voltar são bem raras por aqui.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/02/2017 às 20:14, Pablo Franco disse:

A distância é de 5 ou 6 metros, não excedendo isso! No meu caso, não seria possível eliminar o aterramento pois não conto com equipamentos pra quebrar concreto.

Não precisa quebrar o piso. Nos desenhos que postei - e como já disse - sai um cabo verde da haste e entra na caixa de entrada (medidor). É nesse ponto que vai eliminar simplesmente soltando-o da ligação. Crave as outras hastes e ligue da mesma forma que a haste eliminada estava. Com 5 metros de distância eu não faria 2 aterramentos mesmo porque não há necessidade.

Se a queda de energia que se refere é o corte da energia (a luz apaga e acende rapidamente) somente nobreak/ups e eles podem variar de centenas de reais a milhares de reais, dependendo da marca e potência em questão.

A manutenção inadequada da rede, que infelizmente muitas concessionárias de energia tem hoje como rotina, podem gerar esse problema. Para ter certeza que não é somente na sua instalação converse com vizinhos e faça a reclamação - sozinho ou coletivamente - na concessionária. Pode inclusive pedir ressarcimento por danos causados a equipamentos.

Boa sorte...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/01/2017 às 22:40, Triumvirat disse:

 

Aqui no fórum existe farto material sobre aterramento, tipos, explicações, NBR5410, etc. Existe um - não lembro o nome do colega - que teve uma paciência e fez um bom artigo a respeito.

 

 

Acredito que você esteja se referindo a este tópico aqui: 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!