Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Terceiro Pino do Filtro de Linha


Posts recomendados

  • Membro VIP

Acho a ideia péssima... Fica muito simples de se entender porque...

Uma importante função do pino de aterramento é a de provocar a equalização das carcaças dos equipamentos interligados. O pino de terra faz isso graças ao barramento desse pino de terra dentro dos filtros de linha. É relativamente normal se ter desequilíbrio de potencial entre as carcaças dos diferentes equipamentos que rodeiam nosso PC. Esse pino de terra presente, inserido em um filtro de linha, em contato com o barramento do pino de aterramento garante uma equipotencialização das carcaças diminuindo o ruído de áudio, tornando tudo melhor por ai. Sem pino de terra isso não fica garantido e essa equalização vai se dar através das malhas dos cabos de sinal, às vezes dando choque e até mesmo abrindo faísca ao tentar se colocar algum cabo de sinal. E isso tudo com ou sem a presença do aterramento..

 

Por isso acho péssima ideia a retirada do pino de aterramento. Troque tomada, troque plug, troque o cabo, troque a casa, faça tudo o que tiver a seu alcance antes de cometer essa barbárie...

 

Já falei sobre isso ai arrolando a presença dele, do pino de terra, como importante elemento equipotencializador..

Leia:  As 10 vantagens de se adotar um bom filtro de linha      

Repare a vantagem de número 5..

Não façam difíceis as coisas que são muito simples...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, MORTOPORALGO disse:

Ok mas aqui não da pra ter aterramento, aproveitando que vc ta aqui vc recomenda o filtro da SMS de 4 tomadas ? Agora entendi pq não é bom retirar o 3 pino, que pena eu usaria o filtro da sms em conjunto com o Iclamper Pocket de 2 pinos

Esses filtros de 2 pinos, que mais corretamente deveriam ser chamados de proteções, servem para você conectar seu televisor, escova de dentes elétrica, modem quem sabe, carregador de celular, equipamentos nativos a dois pinos. Ai eles agregam um varistor entre fase e neutro e deu...

Filtro da SMS bom mesmo ainda nem ví... Mas a segurança de seus equipamentos corre por tua conta. Não sei se é uma boa ideia poupar num componente de proteção.. É mais ou menos como poupar no seguro do carro e coisa e tal. Não conte comigo para lhe recomendar um dispositivo de baixo custo mas que possa vir a comprometer o desempenho de sua real função. Adotes então um iClamper 5, um bom dispositivo e preocupe-se em colocar uma proteção adicional que dê conta do circuito de entrada da internet ai na sua casa, do qual não vi você falar ainda... Deixar a entrada de internet sem proteção é igual a colocar ferrolhos na porta da frente e uma tramela na porta dos fundos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/02/2017 às 12:04, MORTOPORALGO disse:

@RS FariaSó que eu usaria o Iclamper Pocket 2p na tomada e ligaria o filtro de linha (sem o terceiro pino) 

 

Nesse caso aí não vai fazer diferença se você cortar o terceiro pino, porque o barramento do terra continuará equipotencializando as carcaças dos equipamentos ligados ao filtro de linha.

 

O que o faller quis dizer aí é pra você não cortar o terceiro pino dos equipamentos que são ligados nas tomadas do filtro, isso sim seria prejudical.

adicionado 4 minutos depois

Na verdade nem foi tão ruim a sua ideia. Pois se eu entendi bem, você está querendo dispensar o uso de um adaptador, não é isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, MORTOPORALGO disse:

Raphael mas nao teria nenhum problema ? 

 

Se você resolver usar esse filtro em outra casa que tenha instalação elétrica com aterramento, vc vai deixar de aproveitar do benefício da proteção contra choques que o aterramento oferece.

 

Mas, retirando ou não o pino, a equipotencializacao dos equipamentos ligados ao filtro continuará existindo.

 

retirando o pino, existe a vantagem de vc não precisar de adaptador pra ligar o filtro no pocket 2p

adicionado 6 minutos depois
5 minutos atrás, Ricardov disse:

É importante manter a polarização correta do fase e neutro e se tirar o pino vai poder ligar invertido o que não é bom.

 

Desculpe a ignorância, mas por que a polarizarão seria importante nesse caso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Ricardov disse:

Não sei, mas tem louco pra tudo. Manter o pino evita essa inversão, além dos aspectos já citados.

 

Mas se ele mantiver o pino ele vai ter que usar o adaptador pra conseguir plugar no pocket 2p.

E usando o adaptador, corre-se o risco de trocar a polaridade da mesma maneira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Raphael Ventorim disse:

 

Mas se ele mantiver o pino ele vai ter que usar o adaptador pra conseguir plugar no pocket 2p.

E usando o adaptador, corre-se o risco de trocar a polaridade da mesma maneira.

E que tal se ele trocar a maldita tomada, que custa menos que um adaptador e resolve tudo de hoje em diante...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Caro membro, estou trazendo os demais tópicos que você fizeste, e em respeito aos demais colegas, para cá.

 

Afinal, graças às postagens você já sabe o que acontece se tirar o 3º pino, se pode ou não usar como extensão, o colega Faller te deu ótimas e valiosas dicas em todos os seus posts, então... após:

 

 

 

 

E entendemos que sua dúvida está sanada.

 

Caso não esteja, favor focar sua resposta neste tópico, exclusivamente, ok?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!