Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ferro de soldar em CC


Posts recomendados

Galera, alguem sabe se é possível usar ferro de soldar em corrente continua? Se teria algum beneficio e se teria algum problema com o aparelho. Vi um video certa vez sobre a diferença em cc e ca. A cc esquenta mais e beeem mais rapido. Ate nas máquinas de solda de eletrodo a corrente contínua é bem melhor (contexto fora)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ferro de solda tem no seu interior uma resistência e tem o mesmo comportamento tanto em CA como em CC, nao trazendo nenhuma vantagem ou prejuízo ao seu funcionamento. Quanto a esquentar mais rápido, também acho que não é verdade, pois se for ligado em CC ele vai dissipar a mesma potência para o qual foi projetado, pois quando ligado em CA a tensão que é levada em conta é a tensão RMS, que é o equivalente a CC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

 

4 horas atrás, Gustavo Veronezi Sposito disse:

Galera, alguem sabe se é possível usar ferro de soldar em corrente continua?

Sim, é possível. Tanto é que existem alguns modelos que funcionam com baterias.

 

4 horas atrás, Gustavo Veronezi Sposito disse:

 A cc esquenta mais e beeem mais rapido. 

Essa afirmação pode ser verdadeira no caso de simplesmente retificar e filtrar a rede AC da tomada.

Com um capacitor em paralelo com o ferro, ele vai se carregar com a tensão de pico da onda, aumentando a tensão de 120VCA da tomada para aproximadamente 160VDC. Isso vai fazer com que o ferro esquente mais e bem mais rápido, mas vai ocasionar a queima de sua resistência bem mais rápido também, já que estará sendo alimentado com uma tensão acima da qual foi projetado.

No caso de se fazer uma fonte de exatos 110VDC não muda nada, vai funcionar igual em corrente alternada.

 

4 horas atrás, Gustavo Veronezi Sposito disse:

Ate nas máquinas de solda de eletrodo a corrente contínua é bem melhor (contexto fora)

Sim, é verdade. Mas máquinas de solda não usam resistores (resistência), no caso o metal a ser soldado é a própria resistência. A diferença nesse caso é que em corrente contínua não existe o liga-desliga da CA, o que faz com que o metal se derreta de maneira contínua e uniforme, isso diminui a quantidade de respingos de solda também.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas repostas galera. Eu sabia dos semi ciclos positivos da CA, mas imaginei que tivesse alguma desvantagem sobre a CC (como o nome diz continua, e não pulsos a 60hz como o liga e desliga da CA). Pensei que tivesse alguma vantagem usar uma ponte retificadora pra usar no ferro em CC, mas vejo que é trocar Coelho por lebre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Mestre88 disse:

A diferença nesse caso é que em corrente contínua não existe o liga-desliga da CA, o que faz com que o metal se derreta de maneira contínua e uniforme, isso diminui a quantidade de respingos de solda também.

 

 

 

 

 

Eu tinha lido sobre isso, mas faz tempo.

Realmente existe um efeito, onde um dos polos se torna mais quente que o outro, mais não é por causa do "liga desliga do AC" pois o que valeria aí seria o valor em RMS da tensão. 

 

O efeito que faz um polo da maquina de solda esquentar mais que o outro, é o mesmo fenômeno físico que faz uma pastilha de peltier esquentar de um lado e esfriar do outro.

 

Ao que parece, quando os elétrons estão circulando, eles carregam calor de um lado pro outro.

 

No momento não me lembro qual polo fica mais quente. Mas se isto for a verdade, o polo que fica mais quente será o polo positivo, pois os elétrons sempre circulam do polo positivo para o negativo.

Então logicamente deve levar calor do polo negativo para o positivo. 

 

 

  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, albert_emule disse:

O efeito que faz um polo da maquina de solda esquentar mais que o outro, é o mesmo fenômeno físico que faz uma pastilha de peltier esquentar de um lado e esfriar do outro.

 

Ao que parece, quando os elétrons estão circulando, eles carregam calor de um lado pro outro.

 

No momento não me lembro qual polo fica mais quente. Mas se isto for a verdade, o polo que fica mais quente será o polo positivo, pois os elétrons sempre circulam do polo positivo para o negativo.

Então logicamente deve levar calor do polo negativo para o positivo. 

 

 

  

Albert, eu sei alguma coisinha sobre solda SMAW (eletrodo revestido, nada a ver com solda estanho, que na verdade se chama BRAZAGEM). Pelo que eu saiba uma máquina de solda de eletrodo revestido em CC há duas formas de soldar: polaridade direta (eletrodo positivo e peça negativo) ou polaridade reversa (eletrodo negativo e peça positivo) sendo que na direta, há maior penetração da solda, ou seja, o metal derrete mais profundamente naquele ponto, com menos enchimento. E a polaridade reversa, que há menos penetração e solda "espalha" mais a poça, maior enchimento.

 

Sobre o efeito de os elétrons levar calor de um lado para o outro, eu nem sonhava com isso, apenas conhecia o "efeito joule", que nada mais é que particulas em movimento num condutor se atritando e gerando calor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/02/2017 às 03:06, Gustavo Veronezi Sposito disse:

Albert, eu sei alguma coisinha sobre solda SMAW (eletrodo revestido, nada a ver com solda estanho, que na verdade se chama BRAZAGEM). Pelo que eu saiba uma máquina de solda de eletrodo revestido em CC há duas formas de soldar: polaridade direta (eletrodo positivo e peça negativo) ou polaridade reversa (eletrodo negativo e peça positivo) sendo que na direta, há maior penetração da solda, ou seja, o metal derrete mais profundamente naquele ponto, com menos enchimento. E a polaridade reversa, que há menos penetração e solda "espalha" mais a poça, maior enchimento.

 

Sobre o efeito de os elétrons levar calor de um lado para o outro, eu nem sonhava com isso, apenas conhecia o "efeito joule", que nada mais é que particulas em movimento num condutor se atritando e gerando calor.

 

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_Peltier 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!