Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Distribuidor de som para várias caixas.


Rvs

Posts recomendados

Ja tinha visto essa chave, que no caso seria pra liga-las tipo separado,ou seja, quando quisesse som na sala, mudava a chave, no quarto mudava para o quarto, seria assim?

O que estava pensando em fazer era liga-las todas juntas, sei que o problema e a impedancia, mais teria como fazer alguma esquema, ou teria algum ja para venda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem sim como fazer uma gambiarra associando essas caixas em série-paralelo de tal modo a distribuir a energia de modo ponderado e também de modo a aproximar a impedância final àquela do amplificador.. Dá uma distribuição de fios bem complicada...

 

Existe também, a chance de se usar um transformador de áudio para cada caixa (solução bastante usada para distribuição de música ambiente) mas isso dai vai depender e muito da correta escolha desses transformadores ou até mesmo mandar fazer em especial.. Essa solução dai facilita a ligação que é somente a dois fios para cada canal que vão ligados ao primário de cada transformador.. A função de cada transformador é a de distribuir de modo adequado a potência em cada caixa bem como de casar as impedâncias em toda a instalação. Para tal o correto seria fazer um projeto e mandar enrolar um transformador para cada caixa especificamente. Atualmente nem vejo mais isso dai sendo feito a capricho como deveria..

 

Se forem caixas muito diferentes em volume, características, impedância acho até que nem vale a pena misturar..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma solução mais barata que os transformadores, seria montar pequenos amplificadores usando cis de aparelhos de som automotivo do tipo TDA ou LA, são fáceis de encontrar em aparelhos fora de uso e podem ser alimentados com uma fonte de PC. A potência fica entre 5 e 10W para cada caixa, acho que o suficiente para um som ambiente. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Rvs Uma associação em série de falantes de mesmo tamanho de mesma impedância e de potências diferentes, podem ocasionar na queima do falante com menos "potência" (Imã mais fraco), isso ocorre porque o decurso do cone do falante mais fraco será mais amplo, e pode fugir do campo do imã, (dependendo do volume), nesse momento a corrente aumenta muito na bobina do falante levando-a a queima, o verniz do fio de cobre derrete e o falante passa a "raspar" produzindo um som muito destorcido!... (Irreversível)!

Uma solução muito viável já foi te dada pelo colega @Mestre88, "Montar vários amplificadores separados".

Existem várias opções analógicas e digitais na NET com preços muito bons!....

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Tenho conhecimento médio em eletrônica e estou estudando a área de áudio.

Vamos supor que ele tenha  alguns falantes de 4R e outros de 8R, no caso os amplificadores seriam de 4R de impedância para os falantes de 4R

e 8R de impedância para os falantes de 8R?

 

Isso faria o casamento das impedâncias na saída do amplificador principal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@cesardelta1  entre alto falantes de impedâncias diferentes, em paralelo, a impedância resultante será sempre menor que a menor das impedâncias

 

O que vale é a impedância menor. Então tomemos um de 4 e um de 8R... vale a relação serie/paralelo de resistores. então... 4*8=32 4+8=12 32/12 = 2,alguma coisa.

 

Então, se o amplificador/módulo não pode trabalhar abaixo de 2ohms, ele vai desligar, acionar a proteção, ou queimar.

 

Geralmente, amplificadores e módulos trabalham a 4~8ohms. Neste horizonte, a impedância mínima é de 4ohms. Assim, numa associação de alto-falantes de 4ohms, daria para ligar 2 a 2 em série, que resultaria em 8ohms, e duas vezes "esta série" em paralelo, que daria uma resultante de 4ohms. Mas vale o que o @Bcpetronzio falou quanto a queimar um deles, ou pior, em alguns deles o som ficar horrível, visto que se forem muito diferentes, não ficará bom.

 

@Rvs pegue amplificadores antigos, na faixa de até 100W RMS e monte cada um em uma caixa. E dê "um sinal" a ser controlado para eles... Agora se tu és interessado em eletrônica, eu tenho um link de projeto, que não é meu, para sistemas de até 6 caixas de som, que em junho eu tentarei montar. É de graça

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ilkyest Eu sei associar os falantes, o que eu achei interessante é que usando um amp para cada falante seria como casar as impedâncias, pois então o amp principal "sentiria" as impedâncias de entrada de cada novo amp de cada falante e não do falante em sí. É isso mesmo?

 

Ah! me interessa  esse link oferecido aí em cima, agradeço se puder disponibilizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@cesardelta1

http://construyasuvideorockola.com/proyecto_amp_240w_ambiental_01.php

 

Citação

É isso mesmo?

Casar impedância.... não seria isso não. Seria tu manteres um amplificador, e fazer o casamento para a impedancia final... mas eu não sei explicar (sequer entendo direito, kkkk)

 

neste teu caso, eu prefiro mais... visto que eu não forço muito, e claro, a hora que eu quiser "full" em todos, terei uma baita potência

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto desse cara aí desse site, ele não tem dó de compartilhar os projetos dele, e geralmente parecem ser projetos decentes.

12 minutos atrás, ilkyest disse:

mas eu não sei explicar

Ok! Vamos esperar o Mestre, pois eu quero mesmo é a teoria rsrsrs

Não tenho realmente essa situação de falantes variados, foi só um exemplo para ilustrar a duvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, cesardelta1 disse:

@Mestre88 Tenho conhecimento médio em eletrônica e estou estudando a área de áudio.

Vamos supor que ele tenha  alguns falantes de 4R e outros de 8R, no caso os amplificadores seriam de 4R de impedância para os falantes de 4R

e 8R de impedância para os falantes de 8R?

 

Isso faria o casamento das impedâncias na saída do amplificador principal?

Sim, é uma maneira.

Existe as mais variadas formas de fazer isso, desde associar os alto falantes em serie, paralelo ou os dois juntos. Usar amplificadores separados é uma boa, pois o som fica bem melhor, os amplificadores mais fáceis de se encontrar hoje em dia são de 4R, pois esses funcionam com tensões mais baixas como 6 e 12V, é o caso de aparelhos movidos a pilhas ou baterias. Os alto falantes de 8R podem ser ligados neles sem risco de queima, o único problema é a perda de potência que fica em torno de 35%.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, realmente faz todo o sentido!

Obrigado.

Da sua resposta me surgiu outra curiosidade.

6 horas atrás, Mestre88 disse:

os amplificadores mais fáceis de se encontrar hoje em dia são de 4R, pois esses funcionam com tensões mais baixas como 6 e 12V, é o caso de aparelhos movidos a pilhas ou baterias.

Qual o motivo deles funcionarem com tensões menores e outros não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@cesardelta1  parrudez mesmo...

 

na verdade, se tu sabes, eles são nada mais do que amplificadores de tensão, que trabalham na ordem de 60 ou 80V. Não vi, ainda, amplificadores de 6V, só 12, e 24V (acreditem, a linha automotiva de barulho é ampla)

 

O principal é que como eles não trabalham com baixa impedância, não requerem componentes caros, ou estáveis, assim, são mais "amplamente" ofertados, e o preço reduz.

 

Imagine quão estável deve ser um dispositivo capaz de fornecer 600W RMS a 1 ohm?

 

Ainda tem a questão de serem AB, A, B, e os ditos "digitais" classe D, que geralmente trabalham em baixíssimas impedâncias). Mas normalmente os classes até AB trabalham com 4 ohms, alguns casos até 2ohms.

 

Sempre, claro, lembrando que a medição RMS é feita em 13,8V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...