Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mitos sobre núcleos e CPU


Posts recomendados

Quero tirar umas duvidas que eu acho bem pertinente e que isso sirva para pessoas que também pesquise sobre:

 

Já ouvi falar sobre esse tal de Unpark CPU, isso realmente existe? Tem como eu testar?

 

E também outra coisa, com base nesse tòpico aqui

Ele alega que o problema foi resolvido, e aumentando ainda o desempenho, atualizando para o Windows 10.

Em que sentidos eu (usuario do windows 7) atualizando para o Windows 10 posso ter melhora de desempenho? OU eu (usuario do win7) formatando posso ter melhora no desempenho?

 

Outra coisa, ignorando como o jogo foi criado, o que realmente temos de ter em mente quando falamos em desempenho em games? O que influencia um gargalo em FPS (Não uma queda repentina por causa de uma certa area em um jogo 3D) mas uma diferença de desempenho desde que o jogo foi instalado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raul Melo unpark , lendo brevemente, é uma técnica utilizada para melhorar desempenho de notebooks.

 

existe uma ferramenta criada para poder testar essa técnica, agora se vai fazer diferença em games com PCs normais, acho difícil.

http://www.coderbag.com/programming-c/disable-cpu-core-parking-utility

 

podemos resumir que o Windows 10 é um pouco mais leve que o Windows 7, as vezes nem foi só o fato de atualizar o Windows que pode ter influenciado no desempenho dele, mas sim o procedimento de formatar!

 

com sistemas operacionais mais novos, obviamente não é só a aparência que muda, eles sempre buscam uma forma melhor de gerenciar todo o hardware, as vezes você tem uma melhora de performance em sistemas mais novos pois, com o mesmo poder de processamento, existem "novas formas" de se realizar a mesma tarefa. é uma forma bem leiga de falar, não é bem assim. mas da pra entender

 

Desempenho em games = Hardware e Drivers 90%, 10% S.O(nem isso deve ser)

 

a unica coisa que eu consigo pensar que pode ocorrer com o tempo, são as tarefas em segundo plano, pensa que uma tarefa em segundo plano que você tem hoje e não tinha a 1 mês atrás, esteja consumindo um pouquinho mais de poder de processamento do seu computador, e imagina que são várias coisas, consumindo um pouquinho, e ai na hora de iniciar aquele jogo que você sempre jogou, tem mais coisa pra rodar na memoria RAM, processador....

 

mas isso pode ocorrer quando a gente está falando de um PC muito limitado em relação a poder de processamento.




 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CyberTundra Pois é, por exemplo, no meu caso, eu tenho um Phenom II X2 3.10Ghz e 4GB RAM + GTX 550 ti

Mas vamos tomar como exemplo um PC montado para jogos, não um mais modesto.

Mesmo o Win10 sendo mais leve, tomando nota que o SO influencia 10%, não acho que uma melhora de 10% é suficiente para aumentar, por exemplo, 10 FPS (sei que FPS não é o certo ao medir desempenho).

Minha razão de ainda não ter atualizado para o WIn10: Bugs, compatibilidades e costume.

Então, analisando isso, podemos dizer que uma formatação aumentaria o desempenho.

Aí chegamos a outro dilema: Otimização (limpeza) pode fazer o mesmo efeito da formatação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raul Melo alguns anos atrás tinha um Athlon II 250 3.00ghz ,4GB DDR2 e uma gt610 (época triste), Troquei Windows 7 para o Windows 10, a diferença era de 50fps pra 52-53fps no csgo hahahahah

 

cara, todo mundo sempre reclama de bugs, inclusive alguns amigos meus, já tive alguns bugs que me atrapalharam, mas nada que 15 minutos no Google não me desse a solução, independente de ser com hardware simples ou parrudo.

 

compatibilidade? nunca tive problemas, mesmo com maquinas de 2009, 2008.

 

tá, existe perda de algumas coisas, por exemplo no meu note i5 2410m, no windows 10, a HD graphics 3000 não tem suporte a open gl. que para o meu uso a unica coisa que sou impedido de fazer é: jogar Minecraft rsrsrsrs.

 

formatação não vai melhorar muita coisa, a não ser que o sistema esteja muito danificado, com vírus e etc...

 

limpeza, desfragmentação pode melhorar um pouco no tempo de acesso as informações do seu disco. a não ser em casos extremos, mas nada muito grande também.

 

para desempenho geral do computador, hoje em dia sempre recomendo um SSD, a diferença é absurda e infelizmente SSD ainda é uma peça meio incomum.

 

para desempenho em jogos, infelizmente a combinação Placa de Vídeo-Processador-Memória são as principais mesmo.

 

de 4gb pra 8gb de memoria ram por exemplo, tem uma diferença bem interessante.

 

 




 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CyberTundra Eu ainda acho que a melhor coisa em jogos é desativar o Riva statistics e jogar normalmente ahahahahaha

adicionado 4 minutos depois

No meu caso, eu sei que eu tenho 2 problemas, HD e RAM

São 2 HDS= 400+300

São os de fabrica de 2 computadores, o que tem o Windows não foi formatado, e só pretendo formatar depois de zerar Gta V aidfjçdfkjdsçfksjdf

e minhas memórias RAM 2+2 de fábrica, péssima qualidade, nunca trocadas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raul Melo hoje em dia eu só monitoro por causa das temperaturas.

 

os HDs, nem tanto. que nem eu disse, um SSD daria um boost absurdo na performance geral do seu computador, obviamente não em jogos.

 

quando é assim, eu sempre acho bom formatar.

 

coloque 2x4GB ou 1x8GB, com esse upgrade, com certeza voce vai ver um belo aumento na performance dos jogos! hahah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raul Melo nada impede que você coloque 120gb para o sistema/aplicativos etc e utilize os outros 2 HDs para jogos, musica e etc...

 

é o que eu faço.

 

tenho um SSD de 120gb que utilizo para o sistema operacional e todos os programas, e um HD de 1TB que armazeno todos os jogos, musicas,filmes, fotos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raul Melo Vai ter um tempo de carregamento absurdamente mais rápido.

 

por exemplo GTA V, leva o que? uns 3 minutos pra carregar o Single Player? em um SSD levaria menos de 1 minuto.

 

mas esse boost no tempo de carregamento sai caro, por que o ssd tem pouco espaço, e 2 jogos hoje em dia lotaria um SSD.

 

para a nossa realidade brasileira, ter um SSD só para o sistema e talvez, algum jogo que você joga bastante é o recomendado.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Raul Melo disse:

@CyberTundra Mas perai, pelo que eu entendo, um jogo vai ter uma perfomance melhor se eu o instalar no SSD certo ou errado?

Em tese, sim. Na prática, nem tanto, a maioria dos loadings não muda muito, ainda mais pelo seguinte detalhe: uma coisa é um HD que tem que cuidar do jogo + outros processos do windows e apps, outra coisa é um hd que vai ficar dedicado exclusivamente para jogos, já que o resto vai puxar do ssd.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raul Melo

Usei este Unpark CPU quando eu tinha um FX-6100. Que eu me lembre, servia para o Windows 7 reconhecer os 6 núcleos do processador, ao invés de 4.
A diferença de sistemas operacionais tem uma variação  infinita em desempenho. Alguns sets funcionam melhor que outros em Win 7 ou Win 10, o que fica aquela dúvida para saber qual sistema é melhor, e apenas testando para saber.
 

2 horas atrás, Raul Melo disse:

Otimização (limpeza) pode fazer o mesmo efeito da formatação?


Sim e não. Na prática parece que sim, mas em sua função não. Formatação apenas reseta o sistema para o padrão, enquanto otimização estabiliza. O que muito ocorre é que com a formatação você se livra de qualquer bug/vírus que veio com a instalação de programas e drivers, o que parece bom.
Otimizar ou limpar o sistema resulta em extrair o máximo de performance, o que em cada instalação de programa ou driver, deveria se fazer uma varredura completa em busca de alguma, digamos, sequela deixada para ser corrigida, sendo um processo meio que complexo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@imakuni opaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

agora eu entendi

adicionado 3 minutos depois

@Walpurgis Knight Então digamos que o caboclo tenha apenas 2 núcleos, isso não adiantaria muito.

E aproveitando o assunto de otimização.

Desfragmentação

Desfragmentação adiante em que? Se eu possuo no HD 1 arquivo com 500GB, desfragmentar melhoraria algo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raul Melo
O unpark CPU serve para o windows desabilitar a função de "economizar" núcleos do processador, mas não faz nenhum mal ver se faz diferença.

Desfragmentação pode corrigir erros de leituras no HD, podendo em alguns casos resolver questões de lentidão ou queda de performance. Serve para deixar o HD em ordem. Não é necessário desfragmentar SSD, pois não é um disco de leitura.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Walpurgis Knight Hoje vou por tudo que eu li aqui em prática

0.1- Vou gravar o antes dentro do CSGO

1- Vou desmontar o PC inteiro e limpar peça por peça

2- Vou fazer uma limpeza no HD e depois passar o MV RegClean do Marcos Velasco

3- Rodarei o CCleaner

4-Rodarei o AntiMalware Bytes

5- Desfragmentarei

6- Vou abrir o CSGO e gravar a diferença(ou não) de perfomance

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uns adendos básicos sobre otimização :

 

1.Não instale e use programas que prometem melhorar a performance do sistema higienizando o registro.

   Ex.: Wise Registry Cleaner - Causou um bsod

2.Não instale e use programas que prometem melhorar a performance 300%,o Ccleaner é suficiente.

  Ex.: Advanced System Care - Nem sfc/scannow / chkdsk/f/r ou reparo offline resolveu a corrupção causada 

3.Se você torrenta aqui e ali,evite usar como pasta padrão o disco onde está o sistema,ele se fragmenta facilmente assim.Caso se interesse em adquirir um software de desfragmentação,sugiro o Diskeeper.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo,porém devo insistir no desuso quanto a programas que limpem/otimizem/desfragmentem o registro,ali estão,como o próprio nome diz,registradas informações essenciais pois é um banco de dados sobre hardware e software,digo isto porque usei 3x o WRC e nas 3 vezes um erro oriundo da limpeza do registro causou tela azul ao reiniciar o sistema.O Diskeeper atua automaticamente sem a necessidade de intervenção do usuário,a menos que decida realizar uma desfragmentação manualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diskeeper?

Por esse mesmo motivo que o MV Reg clean cria um backup a cada limpeza do registro, mesmo sendo entradas invalidas e que apontem para algo que não existe mais

adicionado 2 minutos depois

@Black Heart Esse DK parece que é um gerenciador, certo? Ele previne que se fragmente.

A solução é : Ele age sozinho

O problema é: Ele age sozinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Black Heart @Walpurgis Knight @Imakuni @CyberTundra Primeira coisa que eu fiz: desmontei o PC todo e pensei como eu poderia esfriá-lo ainda mais.

Então eu organizei ainda mais e BAM consegui diminuir um HD pra 40C e o outro pra 35C. A CPU sò vai diminuir mais se eu trocar o cooler (é o original dele).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 17/03/2017 às 10:46, Raul Melo disse:

Outra coisa, ignorando como o jogo foi criado, o que realmente temos de ter em mente quando falamos em desempenho em games? O que influencia um gargalo em FPS (Não uma queda repentina por causa de uma certa area em um jogo 3D) mas uma diferença de desempenho desde que o jogo foi instalado.

 

Isso vale para qualquer programa, e jogos são programas. ;)

O que influencia o desempenho é o modo como o programa aproveita o hardware.

Esse negócio de ter muitos núcleos só vai ser útil se os programas forem feitos para dividir seus cálculos entre vários núcleos.

 

Por exemplo, o jogo pode dividir o cálculo de ações dos NPCs e a física de cada um deles em várias tarefas (Threads), ou faz isso tudo junto.

Por isso que, em muitos testes de processadores, você vê que um i7 7700 é mais rápido que o 6800 e que um Ryzen no assunto jogos (geralmente, pouco otimizados para dividir as tarefas), mas quando pega um programa que paraleliza (que reparte os cálculos em pequenas partes), quanto mais núcleos, melhor.

 

Outra coisa, com vários núcleos o sistema operacional pode repartir as tarefas entre vários deles, por isso também que entre um i3 e um i5 de mesmo clock o i5 pode ser um pouco mais rápido, porque ele consegue deixar um núcleo ocupado com um programa que não é otimizado para o multiprocessamento e joga todas aquelas outras tarefas inerentes do funcionamento do SO para os outros núcleos que estavam ali jogando buraco e tomando chá.

É o tal do scheduler, e é um dos motivos pra ter diferença de desempenho entre um SO e outro, como falado acima, sem contar que processadores mais novos e SOs mais novos são criados pensando-se no uso de instruções mais novas, o que pode mudar bastante o desempenho de ambos.

 

Meu bom e velho Athlon64 é quase inutilizável pra se navegar na internet atualmente por causa disso.

Ah, o modo como as tarefas são distribuídas e executadas também depende da arquitetura do processador.

 

Então, esse é um buraco bem grande e bem profundo, que não dá pra simplificar, se você quiser realmente entender os detalhes do porque as coisas são como são.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Evandro @Black Heart @Imakuni @CyberTundra @Lost Byte Atualizando, depois de fazer todos os tipos de otimização (Hardware e Software, sem precisar instalar programas adicionais) Eu acho que cheguei no top performance pra um Phenom II 550 X2 3.10Ghz  + 4GB Ram + GTX 550 TI + 2 HDS

 

Os jogos ficaram mais estáveis, estou conseguindo gravar gameplays perfeitamente em HD e ontem, fui instalar o Office 2010, cliquei no Excel, abriu em 1.5s .-.

Melhor que isso só se eu fizer upgrade no Hardware

adicionado 1 minuto depois

Farei um teste de Stream no Youtube e ver se o desempenho é o mesmo

Jogo: CSGO

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!