Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como evitar o retorno de 12V paralelo?


Posts recomendados

Sou iniciante em eletrônica, e preciso de uma orientação.
Estou instalando um video porteiro (made in china) que aciona uma fechadura eletrica HDL... até aí tudo bem, o video porteiro emite os 12 V, e abre a fechadura normal... 
Acontece, que eu quero instalar agora uma botoeira externa (controle remoto embutido) próximo ao portão.
Esse sistema da botoeira funciona sozinho, ligado na tomada e tal, e também gera os 12V que abrem independente  do video porteiro. 
Como o local onde eu devo ligar os 12V na fechadura é o mesmo para os dois casos, meu medo é que ao acionar a botoeira, esta gere uma carga de 12V que retorne pelo cabo do video porteiro, e acabe queimando o aparelho.
Dae vem a minha duvida: como posso fazer para que estes 12V gerados pela botoeira não retornem pelos fios até o video porteiro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que não teria o perigo de queimar nada, o único cuidado que eu acho que deve ser tomado é ligar positivo com positivo, caso seja corrente continua, para que se acionadas as 2 botoeiras ao mesmo tempo não haja curto circuito.

Mas caso você queira, também pode colocar um diodo no fio que vem do porteiro para a fechadura, assim:

 

 

port.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Flavio Chrun disse:

Legal!
Eu tava estudando e tava vendo extamente sobre os diodos... ele vai barrar o retorno mesmo da corrente então?
E um 1n5408 será o suficiente para 12v?

E desdejá,  muito obrigado Cesar!

 

1N5408 é suficiente até mesmo para 800V, pode ligar sem problemas. A corrente dele é 3A, mas a fechadura não passa de 1A. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!