Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte corsair cx600w ligar direto na tomada ou não?


Posts recomendados

Estou desesperada, comprei uma fonte da corsair da serie cx600W , mas estou com um pouco de medo em liga-la. Vi em vários comentários em videos e até aqui no mesmo no Forum, de que deve ligar a fonte direto na tomada ou em um filtro de linha, mas fui em uma loja de Hardware e perguntei se tenho que usar um filtro de linha, ligar no estabilizador ou na tomada.

Ele me disse que o filtro de linha só serve para filtrar a corrente , e que o certo mesmo seria eu ligar a fonte em um estabilizador de pelo menos 700W. 

Sou leiga nesse assunto de Hardware, mas vi na etiqueta da fonte que ela e bi-volt e as tensões dela são 100v~240v  , mas no site da Corsair vi sobre as especificações da minha fonte e vi que a tensão dela e de 110v~264v.

Se puderem me ajudar ficarei muito agradecida, pois quero ligar a fonte mas estou com medo pois é a minha primeira fonte gamer, e nunca tive experiencia com fontes de potência alta e real.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendar estabilizador deveria ser considerado crime.

 

https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/razoes-pelas-quais-os-estabilizadores-atrapalham-a-fonte-do-pc.254007/

 

Pode ligar direto à tomada. Se quiser mais proteção compre um protetor contra surtos da Clamper ou Upsai. Não é obrigatório ter, mas muito aconselhável. Filtro de linha é um nome genérico que muitas extensões simples de 20 reais levam.

 

http://www.pichau.com.br/catalogsearch/result/?q=Clamper

 

Cair a energia não danifica componentes, pois as fontes, placas-mãe etc. têm proteções - o problema é o surto que geralmente acompanha o retorno da energia. Mais um motivo p/ comprar um DPS.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sara007 Estou na minha 2ª CX600, nenhuma das duas queimaram, sempre liguei na tomada. Algumas pessoas recomendam filtro de linha, mas não acho necessário, a menos que queira ter certeza que nada de ruim acontecerá.

 

Dificilmente essa fonte queima, a minha anterior só foi embora porque vendi o computador junto e aqui algumas vezes a luz caiu e nada aconteceu nela, fique tranquila. Raro alguém falar que uma CX queimou, eu mesmo nunca vi.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado, vou agora mesmo fazer a instalação dela :thumbsup:.

Mas minha ultima duvida, percebi que dentro da minha fonte tem um plastico acho que é de  acrilico em baixo do cooler e entre alguns componentes, tem algum risco de derreter e danificar? Ou é melhor eu abrir a fonte e retirar?

 

OBS: A fonte chegou ontem na minha casa e estava tudo ok, lacrada e com toda a segurança na embalagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Sara007 disse:

Razzee então posso liga-la direto sem medo algum, mas se a energia acaba de repente e volta levando apenas 3 segundos a fonte corre risco?

Nas especificações diz que ela tem PFC ATIVO.

 

 

Sim, o risco existe. Como a energia cai e volta muito rápido você não tem chance de tirar os aparelhos da tomada. Agora a fonte do seu monitor, home theater ou seja mais o que estiver ligado ao PC não vai segurar o surto de energia e pode levar à queima da placa-mãe pelo HDMI. Linha telefônica também é uma ameaça. 

 

Único plástico que você deve tirar é o que vem em cima do logo da Corsair na ventoinha da fonte. Não sei para que serve a chapa de acrílico embaixo da ventoinha, mas não deve ser removida, porque alguma finalidade ela tem. A temperatura interna da fonte é nada comparada ao ponto de fusão do material.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estabilizador até chega a ser útil com fontes genéricas com seletor de tensão ou usado como transformador, mas proteção não oferece. Esses seus aparelhos devem ter fonte bivolt e a cada "tec-tec" do estabilizador é uma correção a mais que elas fazem, além de aumentar o consumo. Sugiro que leia o tópico do @faller.

 

Por enquanto pode ligar os aparelhos direto à tomada. Ter algum aparelho danificado a curto prazo é improvável que aconteça.

 

http://www.pichau.com.br/filtro-de-linha-clamper-iclamper-energia-5-tomadas-010872

 

Sai bem mais barato que comprar qualquer outro aparelho que você tem aí novo. Se paga sozinho com o tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Sara007 Seja bem-vinda ao Clube do Hardware. :)

 

Estabilizadores NUNCA devem ser usados, independentemente do tipo de fonte ou equipamento. Essas tranqueiras são perigosas e podem danificar qualquer equipamento eletrônico:

 

 

Leve o estabilizador a algum local de reciclagem de lixo eletrônico. Ou então use como peso de porta, como muito bem sugerido pelo colega @Telmo Chaise

 

Sua fonte não é bivolt, é full range. Opera dentro de uma faixa de tensões, como você encontrou no site da Corsair.

 

E não sei em qual loja de hardware você foi, mas recomendo que não volte lá. Procure algum lugar com pessoas que saibam do que estão falando, e não com amadores capazes de fazer a insanidade de recomendar o uso de estabilizador. ;)

 

PpDjVKr.jpg?1

 

Você pode perfeitamente ligar a fonte direto na tomada, mas o ideal seria providenciar um bom anti-surge (incorretamente chamado de filtro de linha no Brasil). Recomendo os da marca Clamper.

 

45 minutos atrás, Sara007 disse:

Oi, mas tipo se a luz acabar e voltar dentro de uns 2segundos pode danifica-la?

Vai e volta de energia não provoca queima de equipamentos. Surtos associados podem provocar. E daí entra o "filtro de linha" como proteção.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Em 01/04/2017 às 20:36, Sara007 disse:

Razzee então posso liga-la direto sem medo algum, mas se a energia acaba de repente e volta levando apenas 3 segundos a fonte corre risco?

Nas especificações diz que ela tem PFC ATIVO.

 

Faça você mesmo a experiência.. Puxe a tomada da sua fonte, da parede, conte rápido até 2 e reinsira a mesma. Vais notar que seu PC não vai ligar. Como queimaria alguma coisa se nem ligar sozinho ele liga, no retorno da energia??????? Pense... Pense um pouco..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!