Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal, há pouco montei um PC para trabalho de aproximadamente R$:3.000,00 o que para mim atualmente é um investimento alto e me vi em busca de formas de proteger esse investimento. A um tempo atrás estava pensando em comprar um estabilizador, mas entre uma pesquisa ou outra acabei vendo que não era uma opção muito viável pela sua ineficácia, então que me foi sugerido um "No-break Offiline" que seria útil para evitar futuros transtornos com quedas de energia e me traria um custo beneficio melhor do que outros tipo, já que é apenas para o PC. Vim aqui pedir a sugestão e a ajuda de vocês, será que necessito mesmo de um "No-break", é uma boa escolha? Se sim, talvez possam me oferecer alguma marca ou modelo de qualidade que não seja tão caro assim, sempre tendo em vista, obviamente, o custo beneficio para me ajudar com meu baixo orçamento. kkk

Minha fonte atual é esta: Fonte Corsair CX500 V2 500W, Certificado 80 Plus Bronze, PFC Ativo, CP-9020047-WW - BOX

produto172.0ec519dcfd88be91c467a3c5c278fd05.jpg.81f250666b4ed398c698e0a626b88970.jpg

• Coordenador
Postado

@Azog Seja bem-vindo ao Clube do Hardware. :)

Estabilizadores são aparelhos nocivos que podem destruir qualquer equipamento eletrônico. Nobreaks de baixo custo (na realidade shortbreaks) têm estabilizador integrado e podem ferrar seu computador do mesmo jeito.

Seu objetivo é proteger o computador contra danos provenientes de surtos, certo? Compre um bom anti-surge (erroneamente chamado de filtro de linha no Brasil), que é o equipamento destinado a isso. Recomendo Clamper.

• Membro VIP
Postado

Os notebooks são um exemplo de segurança, pois mesmo com queda de energia, nunca ocorre perda de dados ou danos aos discos rígidos, pois eles já vem com bateria que estabiliza e protege de transientes de energia.

Um bom Nobreak resolve o problema.

Eu não sei qual Nobreak seria o melhor, mas creditar ao filtro-de-linha todo o crédito de segurança é absurdo, uma vez que filtro-de-linha não impede o desligamento e ligamentos repentinos e consequente perda de dados. E usar filtro-de-linha sem um aterramento eficiente não tem utilidade.

Aterrar significa enfiar muitas barras de cobre no chão, e apenas para uma tomada. Mesmo assim não é fácil. Há relatos de pessoas eletrocutadas ao passar em cima de aterramentos por causa de infiltração de água e curto com fios eletrizados.

Estabilizadores de qualidade comprovada são usados até para proteger caríssimos equipamentos de diagnóstico por imagem, em hospitais.

Um bom nobreak é a melhor opção. Agora, qual... Sei lá!

Postado

Sempre usei nobreak.

Primeiro foi um SMS que usei por anos e que ainda funciona.

Por último venho usando há anos um APC de 600VA mais parrudo do que o SMS anterior.

Esses dois nobreaks já me livraram de muitos transtornos com os problemas no fornecimento de energia.

Postado

Um Bom No-break é um investimento bem alto, e mesmo ele seria ideal estar conectado a um clamper. ou seja, compra um "Dispositivo de Proteção Contra Surtos Elétricos" (já mencionado clamper) na base de 50 reais que vai ser o suficiente.

Filtro de Linha eu não recomendo pois muitas marcas fazem uma régua de tomadas e vende como filtro, o que dificulta a compra!

Postado

@Henrique - RJ

@Paulo_silver  Este Filtro de linha seria bom @Foxwalt ?

8 horas atrás, Foxwalt disse:

Seu objetivo é proteger o computador contra danos provenientes de surtos, certo? Compre um bom anti-surge (erroneamente chamado de filtro de linha no Brasil), que é o equipamento destinado a isso. Recomendo Clamper.

Mas como foi dito, apenas o filtro de linha não evitaria desligamentos repentinos e perdas de dados então, um No-break faixa dos 400 reais não ajudaria? não sei a faixa de preço, no caso, digo um que não tenha estabilizador que possa me prejudicar.

@hb2016 um bom No-break certamente ajudaria, mas quanto custaria esse "bom"? kkk

Engraçado é que enquanto eu mesmo vou escrevendo as perguntas vou me dando conta que um No-break pode ser um pouco inviável por causa do valor que estou disposta investir, e que a opção que não resolveria, mas amenizaria o problema é o filtro de linha. mas então algum de vocês podem por favor me recomendar um filtro de linha de qualidade?

• Coordenador
Postado
Em 14/04/2017 às 07:47, hb2016 disse:

Os notebooks são um exemplo de segurança, pois mesmo com queda de energia...

Primeiramente, é necessário ressaltar que queda de energia não provoca dano algum. O único componente que poderia sofrer danos por ter tido a alimentação interrompida de forma brusca é o HD, e isso apenas em modelos de mais de 20 anos atrás. Ou seja, a energia pode cair do jeito que for que não vai danificar componentes.

"Mas a energia aqui caiu e minha placa de vídeo queimou", ou "a energia acabou e meu HD pifou": isso ocorreu devido a um surto de tensão, que pode acompanhar (ou não) a queda e a volta da energia. Não é o fato de ter caído bruscamente que provocou danos, o surto provocou.

...nunca ocorre perda de dados ou danos aos discos rígidos...

Ocorre sim, e da mesma forma que acontece em desktops.

...pois eles já vem com bateria que estabiliza e protege de transientes de energia.

A bateria não protege contra surtos, eles passam direto. Logo, o que ia danificar algum componente do desktop vai atingir o notebook do mesmo jeito. E dizer que ela é dispositivo de estabilização e filtragem é forçar a barra.

Um bom Nobreak resolve o problema.

Resolve o problema de não poder continuar usando o equipamento quando acaba a energia. Essa é a função fundamental dele.

Eu não sei qual Nobreak seria o melhor

Não é questão de qual é melhor, mas sim qual seria usável. Esses equipamentos baratinhos que encontramos por aí são na verdade shortbreaks de onda retangular e estabilizador interno. Ou seja, bombas. Nobreak tem que ser senoidal, online e de dupla conversão.

O @faller já publicou muito conteúdo sobre o assunto:

Sobre estabilizadores (e "nobreaks" com estabilizador interno), não precisa nem comentar:

...mas creditar ao filtro-de-linha todo o crédito de segurança é absurdo

Creditar a qualquer coisa todo o crédito da segurança é absurdo, porque nada é perfeito. Mas o anti-surge (como afirmei, o termo filtro de linha seria originalmente usado para designar outro equipamento, de mera filtragem, mas é comum que seja aplicado de forma incorreta para se referir aos protetores anti-surto) é o dispositivo feito para proteger equipamentos contra surtos de tensão, que são os efeitos responsáveis por estragos.

...uma vez que filtro-de-linha não impede o desligamento e ligamentos repentinos e consequente perda de dados.

Desligar e ligar de forma repentina não provoca efeito algum em termos de danos, como já afirmado. Perdas de dados podem ocorrer, considerando apenas o fato de desligar de forma repentina, se o HD estiver escrevendo tal arquivo no momento em que ocorre. Ou seja, isso é difícil de ocorrer e o elevado investimento em um nobreak (de verdade) deve ser bem pensado para julgar se vale a pena ou não.

O HD é um dispositivo sensível, que pode ser comumente danificado por surtos, que são algo diferente de queda/volta de energia. E quanto aos problemas causados por esses surtos o anti-surge protege.

Se o indivíduo realiza algum tipo de trabalho que não possa ser interrompido, aí sim pode ser que não tenha saída a não ser comprar o tal nobreak.

E usar filtro-de-linha sem um aterramento eficiente não tem utilidade.

Em termos de surtos, a falta do aterramento traria problemas a ele da mesma forma que seria com qualquer aparelho com proteção anti-surto, inclusive um nobreak que inclua o sistema. Ou seja, o nobreak que você está indicando como solução (imaginando que inclua um sistema de proteção anti-surto adequada) fica na mesma situação.

Alguém que venha a procurar proteção sem ter antes verificado a questão do aterramento já pulou uma fase muito importante. É importante como proteção para os equipamentos e para as pessoas, já que previne contra choque elétrico.

E um anti-surge opera de forma parcial mesmo sem aterramento, no modo diferencial (que, por sinal, cobre a maior parte dos surtos de tensão comuns do dia a dia).

Aterrar significa enfiar muitas barras de cobre no chão, e apenas para uma tomada. Mesmo assim não é fácil. Há relatos de pessoas eletrocutadas ao passar em cima de aterramentos por causa de infiltração de água e curto com fios eletrizados.

Celulares já explodiram nos bolsos de algumas pessoas. Nem por isso deixamos de usá-los. Nada é à prova de falhas, especialmente se for feito sem prudência.

Sobre aterramento:

O aterramento sempre deveria ser feito.

Estabilizadores de qualidade comprovada são usados até para proteger caríssimos equipamentos de diagnóstico por imagem, em hospitais.

Algo completamente diferente do que o que está sendo abordado aqui.

Um bom nobreak é a melhor opção.

Considerando o que foi dito, melhor opção para qual fim?

Em 14/04/2017 às 08:55, Paulo_silver disse:

Um Bom No-break é um investimento bem alto, e mesmo ele seria ideal estar conectado a um clamper.

Correto. Mesmo considerando um nobreak que inclua devidamente as proteções que um filtro DPS ofereceria, o que é mais caro desgastar e queimar: o protetor ou o nobreak? Meu bolso certamente iria preferir o filtro na linha de fogo, não sei o de vocês.

Em 14/04/2017 às 14:24, Azog disse:

Este Filtro de linha seria bom?

Esse é um bom equipamento de proteção. Contudo, se você usa rede cabeada, o Multi Proteção é o que seria ideal, já que surtos podem também chegar através desse meio. O @RS Faria já lhe deu a dica.

Mas como foi dito, apenas o filtro de linha não evitaria desligamentos repentinos e perdas de dados...

Considerando minhas últimas colocações, você pode repensar esse conceito.

...um No-break faixa dos 400 reais não ajudaria? não sei a faixa de preço, no caso, digo um que não tenha estabilizador que possa me prejudicar.

Não tem nobreak nessa faixa de preço, só shortbreak com estabilizador interno. Só serve para peso de porta.

...um bom No-break certamente ajudaria, mas quanto custaria esse "bom"? kkk

Novamente, considerando minhas últimas colocações, repense o tipo de ajuda que você está procurando.

E um nobreak de verdade vai te custar de R$1.000,00 para cima. O @braconius tem amplo conhecimento dos modelos corretos e pode te ajudar na escolha se você for insistir nisso considerando o que foi dito.

Peço desculpas pela demora em responder. Estou muito atarefado e não consigo acessar o Fórum com a frequência que queria.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...